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Prefeitura abre nova licitação para comprar mais 270 ônibus articulados para o sistema BRT

quarta-feira, 12 de outubro de 2022


A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (11/10), o aviso de licitação para a compra de 270 novos articulados para o sistema BRT. O pregão eletrônico está marcado para o dia 24 de outubro, às 11h, e a previsão é que os veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, comecem a ser entregues a partir de outubro de 2023, até fevereiro de 2024, distribuídos em cinco lotes. O edital está disponível no site:  http://www.comprasgovernamentais.gov.br (UASG 986001).
Essa é a primeira compra de ônibus pela Prefeitura do Rio seguindo a nova norma ambiental Proconve P-8, programa de controle de poluição do ar por veículos automotores pesados, baseado nas normas Euro 6, que aplica-se também a veículos de passageiros, e que começa a vigorar a partir de 2023.

Com o objetivo de acelerar a recuperação do BRT, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou outras duas licitações em abril e maio deste ano para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo padron. Os veículos já comprados nas licitações anteriores serão entregues entre outubro deste ano e março de 2023.

Informações: Prefeitura do Rio
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Trem promete viajar a 1.200 km/h: quanto vai custar uma viagem a bordo?

Os trens-bala já são uma realidade há algum tempo. O primeiro comboio de alta-velocidade começou a transportar passageiros no Japão em 1964. No entanto, os primeiros transportes do tipo que atingiram grandes velocidades foram testados muito antes. Mais precisamente em 23 de outubro de 1903, quando o vagão ferroviário da Siemens & Halske AG alcançou uma velocidade de 206,7 km/h. Agora, um novo trem promete viajar a 1.200 km/h.


Atualmente, os trens de alta velocidade atingem cerca de 285 quilômetros por hora. Algo impensável há alguns anos. Mas eis que, agora, um novo trem do Canadá promete desbancar os japoneses com a promessa de alcançar uma velocidade impressionante de 1.200 km/h.

Um trem pode chegar 1.200 km/h?
O trem que promete atingir a casa dos 1.200 km/h é o Fluxjet Super Trem, da empresa TransPod. O objetivo do “avião sem asas” tem como objetivo ligar as cidades de Calgary e Edmonton, no Canadá – que estão a cerca de 300 quilômetros de distância -, em apenas 45 minutos.

Para se ter uma ideia da velocidade do transporte, uma viagem normal de avião entre os dois municípios dura cerca de 50 minutos, enquanto de carro e de ônibus o trajeto leva em torno de três horas e quatro horas e meia, respectivamente.

Energias renováveis
O FluxJet, da empresa TransPod, além de se tornar o mais rápido do mundo, tem recursos e elementos que vão torná-lo mais limpo até mesmo que aviões. De acordo com os desenvolvedores, essa foi uma das grandes preocupações: reduzir a emissão de poluentes, algo imprescindível para as futuras gerações.

O trem que vai atingir 1.200 km/h vai funcionar com energias renováveis e poderá transportar tanto passageiros quanto mercadores sem deixar rastro de carbono pelo caminho. A empresa calcula que o meio de transporte vai ajudar a reduzir as emissões de gases poluentes em 636 mil toneladas de CO2.

Para atingir 1.200 km/h, o trem faz uso de um sistema de flotação magnética com rede de tubos de baixa pressão. Para completar, quando ele sair de ambientes urbanos, vai funcionar com tecnologia de levitação magnética, eliminando a resistência ao rolamento. A ideia é levar 54 passageiros por vagão.

Quanto vai custar a viagem no trem de 1.200 km/h?
Se já não bastasse a vantagem da velocidade, o Fluxjet terá preços acessíveis. Com um investimento de cerca de 18 bilhões de dólares, o trem que promete chegar a 1.200 km/h deve custar quase a metade do preço de uma viagem de avião. A estimativa da TransPod é que o valor da passagem pode ser 44% mais barato do que uma de transporte aéreo com a mesma rota.

Entretanto, é bom não confundir o Fluxjet com o projeto Hyperloop, apresentando pelo empresário bilionário Elon Musk, que promete chegar a 1.078 quilômetros por hora. São dois projetos completamente diferentes e com desenvolvedores distintos.

Informações: Pronatec
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"Metrô" que chega aos 850 km/h, idealizado por Elon Musk, começa a ser construído na Europa

Lembra da "cápsula humana", uma espécie de metrô futurista, idealizado por Elon Musk lá em 2013? Vai virar realidade na Europa. O Hyperloop, como é chamado, já passou por uma série de testes na Alemanha nos últimos anos e sua infraestrutura começou a ser construída.


E os méritos para este inovador transporte terrestre virar realidade é da Universidade Técnica de Munique (TUM). O principal objetivo do Hyperloop é de que passageiros sejam transportados por terra com a rapidez de transportes aéreos.

A TUM ficou em primeiro lugar nas quatro competições da Hyperloop Pod, organizadas pela Space X, empresa espacial de Elon Musk . Atualmente, o recorde de velocidade atingido pelo Hyperloop é de 482 km/h, porém, a universidade diz que o objetivo é chegar aos 850 km/h quando a operação já estiver acontecendo.

O Programa Hyperloop da TUM foi fundada em 2020 e, após o sucesso nas competições, a construção da primeira infraestrutura em tamanho real da Europa começou no dia 30 de setembro dentro da universidade.

O Hyperloop – uma espécie de vagão futurista – será transportado dentro de vários tubos interligados feitos com aços de ultra-alta resistência. Cada um destes tubos tem 24 metros de comprimento. E eles serão feitos separados para facilitar a construção da estrutura e também os testes.

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Vale ressaltar que o Hyperloop está equipado com a tecnologia maglev, que usa como base o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos para deslizar com suavidade dentro dos túneis, sem qualquer atrito com o solo.

Outro tópico importante para que o meio de transporte possa atingir altíssimas velocidades está relacionado ao ar. Fortes bombas de vácuo estão ligadas à cápsula visando eliminar a resistência do ar para que o trajeto seja ainda mais rápido.

Apesar da estrutura estar sendo fabricada na Alemanha, a ideia dos desenvolvedores do projeto é de testar o Hyperloop, primeiramente, em algum país que ainda não foi definido. Caso ele seja bem recebido e responda da forma esperada, o próximo passo é conectar centros populacionais, tal qual uma ferrovia, mas com viagens muito mais velozes e confortáveis.

Segundo Gabriel Semino, gerente do projeto, o objetivo do TUM Hyperloop é desenvolver uma tecnologia que torne realidade o transporte sustentável de alta velocidade do futuro.

O passo mais importante, que é a construção em escala real do projeto, já começou. Mas ainda há um longo caminho pela frente para chegar até o Hyperloop final. Segundo a TUM, o objetivo é que até o final dessa década a operação já esteja acontecendo na Europa. Uma viagem entre Amsterdã, na Holanda, até Paris, na França, por exemplo, que tem pouco mais de 500 km de distância, será feita em 30 minutos.

Informações: Auto Esporte
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Em Curitiba, Linha Rurbana será estendida e ligará os terminais Pinheirinho e Tatuquara


A partir deste sábado (15/10), a linha de ônibus 680 Rurbana vai ser estendida para ligar o Terminal Pinheirinho ao Terminal Tatuquara, atendendo a uma reivindicação dos usuários do transporte coletivo. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), a linha vai ganhar mais 2,6 quilômetros (ida e volta) com a ligação.

A medida beneficia os 2.156 passageiros que todos os dias usam a linha.

A mudança facilitará o deslocamento do usuário, que até agora precisava fazer a integração temporal na Rua Delegado Bruno de Almeida com uma linha com destino ao Tatuquara ou então fazer a conexão entre linhas no Terminal Pinheirinho.

Com a ampliação, a integração temporal da linha Rurbana na Rua Delegado Bruno de Almeida será desativada.

O trajeto
O trajeto será estendido pelas ruas Miguel Furmann, Urbano Bier Filho, Conceição Maria Vieira da Rosa, Alfredo Safanelli e João Goulart, sentido Terminal Tatuquara; e pelas ruas João Goulart, Maria da Luz Batista, Conceição Maria Vieira da Rosa, Urbano Bier Filho e Miguel Furmann, sentido Terminal Pinheirinho.  

A Urbs anexou cartazes nos ônibus da linha para que os usuários sejam informados sobre a implantação do novo trecho.

A ampliação na linha foi facilitada pela implantação do novo binário das ruas Alfredo Zafanelli e Maria da Luz Batista, no Tatuquara, que entrou em funcionamento em 20 de setembro.

A Rurbana será a oitava linha de ônibus a operar no Terminal Tatuquara, inaugurado no ano passado. Pela plataforma do Tatuquara passam as linhas 617 Jd.Ludovica; 619 Sta Rita/Cic; 650 Sta Rita/Pinheirinho; 681 Dalagassa; 684 Rio Bonito;  685 Rio Bonito/Cic e 773 Vizinhança/Sta Rita. Incluindo a Rurbana, essas linhas transportam, atualmente, 20.203 passageiros/dia útil.

Informações: URBS
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No Recife, Ação em TI vai estimular respeito a idosos e deficientes

A campanha “E Se Fosse Você?” volta a sensibilizar usuários e operadores do transporte sobre limitações de pessoas com mobilidade reduzida. O Grande Recife Consórcio promoverá a ação a partir da próxima segunda (10), no TI CDU, às 9h. Idosos e pessoas com deficiência têm prioridade no acesso aos ônibus, mas nem sempre contam com a compreensão de todos. Por isso, a ação vai convidar algumas pessoas a embarcar nos coletivos utilizando muletas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. A intenção é dar uma ideia de como é a locomoção das pessoas com baixa mobilidade. E, assim, estimular o respeito e o cuidado com esse público. 

Durante o evento, também haverá a fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) instaladas nos ônibus. Esses equipamentos facilitam o acesso dos cadeirantes. A intenção da ação é verificar o perfeito funcionamento, visto que alguns cadeirantes relatam falhas nesses equipamentos. As empresas operadoras são responsáveis pela manutenção e correção dessas falhas. 

Por meio de rodas de conversa com os operadores dos coletivos, a equipe do Grande Recife Consórcio vai orientar motoristas a ter o hábito de confirmar o perfeito funcionamento das PEVs antes de sair da garagem com o veículo. Dessa forma, ônibus que apresentam problemas com a PEV devem seguir para a manutenção, evitando que circulem sem cumprir a função de transportar cadeirantes. 
A ação será realizada em conjunto com militantes do movimento da pessoa com deficiência, agentes de fiscalização do Grande Recife, equipe da área pedagógica do Grande Recife, representantes de RH e de operação das empresas operadoras

Confira abaixo o cronograma de realização da ação: 

Dia 10 de outubro 
Terminal CDU às 9h 

Dia 25 de outubro 
Terminal Getúlio Vargas às 9h

Dia 10 de novembro 
Terminal Rio Doce às 9h

Dia 23 de novembro 
Terminal Abreu e Lima às 10h

Dia 7 de dezembro 
Terminal Cais de Santa Rita às 9h

Em caso de dúvidas ou para registrar queixas e sugestões, os usuários podem entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações. 

Informações: GRCT
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SPTrans amplia piloto para pagamento via QR Code

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que a partir desta quinta-feira, 6 de outubro, o projeto experimental para pagamento de tarifa via QR Code pelo app SP Pass será ampliado para mais cinco linhas de ônibus que operam na Zona Sul.

Trata-se de uma opção de pagamento de transporte público por ônibus em avaliação na cidade de São Paulo para atender passageiros que pagam a tarifa em dinheiro. O piloto serve para que a SPTrans faça avaliações, ajustes e alterações necessárias no sistema para posterior ampliação.

Desde outubro do ano passado essa forma de pagamento já pode ser feita em coletivos da linha 4031/10 Pq. Santa Madalena – Metrô Tamanduateí.

Funcionamento

Para realizar o pagamento durante a fase experimental, o usuário precisa instalar em seu smartphone o app SP PASS, cadastrar-se, adquirir créditos/passagens e gerar o QR Code para a leitura no próprio validador do ônibus. Esta modalidade permite utilizar o smartphone para pagamento, o que garante mais facilidade.
O pagamento com QR Code permitirá que o passageiro realize uma viagem a cada tarifa de R$ 4,40 paga. Assim, a ferramenta atende passageiros eventuais, como turistas, que não têm o Bilhete Único para realizar a integração; quem está sem crédito no bilhete ou mesmo esqueceu de levar dinheiro para pagar sua viagem.

O sistema de geração de QR Code que será utilizado foi desenvolvido pela empresa UPM2, que administra o aplicativo SP PASS.

Confira o passo a passo para pagamento da tarifa por QR Code no site https://sptrans.com.br/qrdigital.

Linhas que passam a aceitar pagamento por QR Code

736G/10 Jd. Ingá - Shop. Morumbi
746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
8026/10 Jd. Ingá - Term. Vila Sônia
746C/10 Jd. Taboão - Santo Amaro
7002/10 Jd. Rosa Maria - Hospital das Clínicas

A linha 4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí já está no projeto experimental desde outubro de 2021

Informações: SPTrans
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Metrô do Rio de Janeiro já possui 4G em todas as linhas e estações

Agora você pode utilizar o seu celular em toda a extensão do metrô do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (10), a MetrôRio anunciou a ativação da nova rede 4G para telefones da Claro, Vivo e TIM nos túneis e estações das três linhas do estado. A novidade é fruto de uma parceria entre a concessionária e as operadoras de telefonia. 

A novidade garante conexão aos clientes do metrô. “A iniciativa disponibiliza mais de 30 km com conexão de fibra óptica via cabo que garante melhorias na qualidade de sinal em ambiente fechado e ampliação da cobertura 4G para celular em todo o sistema metroviário”, informaram à imprensa. O projeto foi dividido em quatro fases.

Linha 4, enfim, recebe sinal da Claro, TIM e Vivo

A última etapa do projeto contempla a linha 4, que liga General Osório, em Ipanema, até Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Este trecho, que foi inaugurado nas Olimpíadas de 2016, ficava sem sinal em toda a extensão entre a Barra da Tijuca e Ipanema até pouco tempo atrás. Mas, agora, os clientes contam com acesso às redes 4G da Claro, TIM e Vivo tanto nos túneis quanto nas estações.

E, de fato, o serviço está funcionando corretamente. Antes, era normal ficar sem sinal em alguns pedaços das linhas 1 e 2 e em toda a extensão da linha 4, independente da operadora. Mas, desde o primeiro semestre de 2022, esta realidade começou a mudar ao ponto de eu conseguir acesso ao 5G DSS da Claro e da Vivo passando por baixo da Pedra da Gávea (!).

Metrô do RJ já tinha sinal nas linhas 1 e 2

As duas primeiras etapas são voltadas para os trens e estações da linha 1, que vai da Uruguai, na Tijuca, até General Osório, em Ipanema. Aqui, é importante destacar que todos os trilhos são subterrâneos, mas os túneis já tinham sinal de celular em quase todos os pontos. Neste momento, o projeto também alcançou a extensão da linha 2, que linha a Pavuna até a Cidade Nova, no Centro, pela superfície.

A ativação da rede também atingiu a linha 2. Isto inclui o trecho operado durante os dias semana, que liga a Central, no Centro, até a estação Botafogo/Coca-Cola, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). A MetrôRio também informou que há 4G nos túneis subterrâneos localizados no Maracanã, Del Castilho e Maria da Graça, na Zona Norte da capital fluminense. 
A concessionária, no entanto, não mencionou a estação e o túnel da linha 2 da estação Estácio em seu comunicado à imprensa. A parada, vale lembrar, é utilizada para fazer transferência entre as linhas 1 e 2 nos fins de semana e feriados. 

Projeto utiliza Sistema de Antenas Distribuídas (DAS)
A iniciativa foi anunciada pela MetrôRio em março de 2021. Seguindo o anúncio do ano passado, a concessionária afirmou nesta segunda-feira (10) que a rede foi constituída por um Sistema de Antenas Distribuídas (DAS). Os equipamentos estão conectados às estações base de comunicação das operadoras para oferecer acesso à internet e ao serviço de ligações. 

“A transmissão da rede é feita por meio da passagem de cabo compartilhado pelas operadoras de telecomunicação nas áreas subterrâneas do metrô”, informaram. “Ao todo, foram instalados mais de 600 antenas e cabos de radiofrequência nas estações e túneis.”

O comunicado também mencionou a parceria com a Oi. Mas é importante lembrar que os clientes da Oi Móvel foram migrados para a Claro, TIM e Vivo após a compra da operadora.

Não há informações sobre o suporte ao 5G nos túneis do metrô do Rio de Janeiro.

Informações: Tecnolog
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Sistema de transporte do DF conta com 21 novos ônibus

Os usuários de transporte público coletivo da Bacia 1 ganharam mais 21 novos ônibus no sistema. Dez veículos já começaram a rodar na região de Planaltina e o restante será alocado nos próximos dias. A nova frota está circulando em duas novas linhas que foram criadas, ligando a Estância (Condomínio Total Ville) às avenidas W3 Sul e Norte e aos eixos Norte e Sul. Além disso, foi reforçado o atendimento de outras sete linhas nas regiões de Sobradinho, Plano Piloto e Arapoanga.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, explica que a circulação dos dez novos coletivos faz parte da primeira etapa de alocação dos novos veículos adquiridos pela empresa Piracicabana. “A secretaria fez um estudo que identificou a necessidade de ampliação de frota na região de Planaltina e determinou à empresa que comprasse novos coletivos para melhorar a oferta de transporte público disponibilizada aos moradores”, conclui.

As novas linhas criadas que começaram a circular são a 642.3, fazendo o trajeto Estância (Condomínio Total Ville) /W3 Norte e Sul, e a 600.5, percorrendo a rota Estância (Condomínio Total Ville) /Eixo Norte e Sul. Já as linhas que receberam reforço de ônibus são as 0.643, 643.1, 642.1, 600.3, 062.5,115.1 e 115.2.
A nova linha 642.3 fará operação de segunda a sexta-feira, com saídas às 5h15 e às 5h40 do Condomínio Total Ville. A 600.5 também atenderá os passageiros em dias úteis com partidas do Condomínio Total Ville às 5h05 e às 5h35. Os horários, itinerários e mapas das linhas estão disponíveis no site DF no Ponto.

Serviço
Início da operação de dez novos ônibus, criação e reforço de linhas
– Nova linha 642.3 – Estância (Condomínio Total Ville) /W3 Norte e Sul – Horários de segunda a sexta, partindo do Condomínio Total Ville: 5h15 e 5h40
– Nova linha 600.5 – Estância (Condomínio Total Ville) /Eixo Norte e Sul – Horários de segunda a sexta, partindo do Condomínio Total Ville: 5h05 e 5h35
– Linhas que receberam reforço de frota: 0.643, 643.1, 642.1, 600.3, 062.5, 115.1 e 115.2

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF
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