Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Saiba as linhas de ônibus de Curitiba que passam a aceitar pagamento exclusivo com cartão

quinta-feira, 16 de junho de 2022

A partir do próximo sábado (18/6), mais 16 linhas de ônibus de Curitiba passarão a ter pagamento exclusivo com cartão. As linhas circulam em bairros das regionais Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo, Portão, CIC, Santa Felicidade e Tatuquara.


São elas: 245 Anita Garibaldi; 321 Trindade; 323 V.Autódromo; 342 B.Alto/Boa Vista; 375 Sagrado Coração; 531 Sta. Inês; 524 Bairro Novo B/C; 541 Bairro Novo A; 542 Bairro Novo B; 547 Bairro Novo C; 657 Xaxim/Capão Raso; 659 Caximba/Olaria; 681 Dalagassa; 811 Saturno; 816 Camp. Siqueira/Sta Felicidade; 826 C.Comprido/CIC. Juntas, essas linhas atendem 37.500 pessoas por dia. Mas 76%  das passagens já são pagas com cartão.

A tarifa poderá ser paga por cartão-transporte e também cartões de débito e crédito, já que todas as linhas da capital contam com essa funcionalidade, desde meados de abril. Leia mais aqui

Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos. 

Com essa etapa de migração, vai para 193 o número das linhas que só aceitam cartão como pagamento. Curitiba tem 254 linhas de ônibus.

Atendimento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária.

O Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece alguns serviços da Urbs, como a confecção da primeira via do cartão, terá reforço de operações nas regionais em que circulam essas 15 linhas. 

Como fazer o cartão
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.

No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.

Todas as unidades e o Urbs Móvel trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.

Informações: URBS
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Prefeitura do Rio vai desapropriar quatro garagens do BRT

A Prefeitura do Rio iniciou um processo de desapropriação de três garagens do BRT, em Ramos, na Zona Norte, além de Paciência e Curicica, ambos na Zona Oeste da cidade. Os custos aos cofres públicos deverão ser R$ 35,5 milhões. 


De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a medida faz parte do projeto de requalificação do BRT, cuja licitação de operação do sistema está prevista para os próximos meses.

Ainda conforme a prefeitura, um quarto imóvel, localizado na Rua Miguel Rangel, em Cascadura, na Zona Norte, vai seguir o mesmo rito. As desapropriações estão em um despacho da SMTR publicado no Diário Oficial do dia 31 de maio.

No mês passado, após uma reunião de quase 11 horas, a Prefeitura do Rio e os empresários de ônibus finalmente chegaram a um acordo sobre a gestão do transporte na cidade do Rio de Janeiro. 

A retomada do serviço de BRT, o controle da bilhetagem e a antecipação do fim do contrato de concessão estão entre principais pontos de acordo entre Prefeitura e Rio Ônibus.

Informações: O Dia

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BRT Sorocaba recebe visita de representantes do Metrô de Medellín

terça-feira, 14 de junho de 2022

Representantes do Metrô de Medellín visitaram o Transporte Rápido por Ônibus (BRT) Sorocaba na sexta-feira (10), e a partir do Centro de Controle Operacional (CCO) viram como funciona o transporte, os serviços que são disponibilizados aos passageiros e os bastidores de assistência à operação. Além disso, passaram pela experiência como usuário ao embarcarem no Corredor Itavuvu, descerem em uma estação e regressarem ao Terminal Vitória Régia.


O sistema BRT Sorocaba transporta mais de 53 mil passageiros por dia, e com sua tecnologia e sua prestação de serviço colocam a cidade de Sorocaba em destaque no país, pois antes nunca se teve esse tipo de concessão no segmento de transporte de ônibus. Os representantes Carlos David Agudelo e Juan Carlos Londoño foram recepcionados pela equipe da concessionária para conhecer o sistema, e também acompanharam as atividades no BRT Sorocaba

O diretor de operações da BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, explicou que a melhor forma de apresentar o sistema é convidando o visitante para fazer uma viagem como se fosse um passageiro e percorrer todas as etapas, desde o acesso nas catracas até as baldeações e a chegada ao destino. “Sempre mostramos os bastidores, explicamos detalhes e tiramos dúvidas sobre como funciona a operação".

O diretor de negócios do Metrô de Medellín, Carlos David Agudelo, disse que o objetivo da visita foi conhecer o sistema por sua tecnologia, boa operação e prestação de serviço. “O que mais chamou atenção foi o uso da tecnologia definitivamente. Desde os pagamentos, o planejamento, o monitoramento e como se comunicam com os usuários para alcançar a todos que usam o sistema”, ressalta.

Já o engenheiro Juan Carlos Londoño destacou como a tecnologia integra a operação para obter um bom custo benefício nos serviços e também trazer conforto para os usuários. “Um sistema de transporte muito lindo, organizado, limpo e uma operação muito eficiente". Ainda disse que a cidade de Sorocaba pode ser uma referência para Medellín, onde ambas podem trocar experiências em função de um melhor serviço de transporte para América Latina e Caribe.

Informações: Jornal Cruzeiro
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Sindicato anuncia greve de ônibus em SP a partir de 0h desta terça-feira

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo anunciaram a realização de uma greve a partir da 0h desta terça-feira (14). A decisão ocorre após trabalhadores do transporte da capital paulista rejeitarem a proposta apresentada pelos patrões.  


O anúncio foi feito em primeira mão pelo presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas, Valmir Santana da Paz, no Brasil Urgente, da Band. A paralisação irá ocorrer a partir da meia-noite em toda capital paulista, segundo o Sindmotoristas.  

A entidade, que representa os motoristas e cobradores de ônibus da capital, afirma que eles negociam reajustes nos salários e benefícios. Com isso, a "categoria decidiu pela greve, pois não houve evolução nas negociações salariais".

Estamos indignados com a intransigência dos patrões que insistem em ignorar as reivindicações dos trabalhadores, que nada mais são do que um reajuste equivalente à inflação. Os preços estão às alturas, com a alta da gasolina, mercado, gás, luz, aluguel e eles querem tapar o sol com a peneira?”, disse Valmir, também conhecido como Sorriso.  
Ao Brasil Urgente, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) lembra que há uma decisão da Justiça do Trabalho que determina a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19%) e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

"Precisamos que eles mantenham essa frota para podermos realizar essa negociação que seja melhora para todas as partes", disse o prefeito.  

Nunes afirmou ainda que se a greve for mantida a Prefeitura irá liberar o rodízio de veículos nesta terça-feira.

"Vamos fazer uma greve com responsabilidade. Não vamos atrapalhar a população. Estamos aqui para conversar", respondeu o presidente do Sindimotoristas.  

Em nota, a SPTrans reafirma que acompanha as negociações entre os operadores de ônibus e as concessionárias e espera que haja entendimento entre as partes para que a população de São Paulo não seja prejudicada.

Informações: Band
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Metrô de Salvador já gerou mais de R$ 11,1 bilhões na economia do estado

Inaugurado pelo Governo do Estado em junho de 2014, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMLS) é um dos meios de transporte que mais cresceu na América Latina. Com duas linhas e 20 estações, distribuídas por 33 quilômetros de extensão, o modal trabalha por meio de 40 trens, além de oito terminais de ônibus integrados. O sistema recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões do Governo do Estado e já gerou um impacto positivo de mais de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia.


Atualmente, a Linha 1 do metrô funciona de Pirajá até a Lapa, enquanto a Linha 2 vai do Acesso Norte até a Estação Aeroporto, nas mediações de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Mais de 370 mil passageiros são transportados por dia. Além de potencializar avanços na área de desenvolvimento urbano, o transporte de passageiros gera emprego e renda. Em 2021, durante a pandemia da Covid-19, mais de 4.885 empregos diretos e indiretos foram criados com os investimentos e operações do sistema.

A importância do modal na rotina dos soteropolitanos foi tema de um estudo inédito que reuniu membros do autoridades do estado, na última quarta-feira (8), na Casa do Comércio. Intitulado ‘Impactos Econômicos e Sociais do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas’, o estudo revelou a dimensão operacional do metrô na Bahia. Desde 2016, o número de estabelecimentos e oportunidades de trabalho proporcionadas pelo sistema posiciona o transporte como um centro de prestação de serviços para a comunidade.

Um novo trecho, orçado pelo Governo do Estado em cerca de R$ 615 milhões, vai entrar em operação até o fim deste ano. As obras do tramo III estão se aproximando dos 70% de conclusão. Serão implantadas duas novas estações ao longo dos novos cinco quilômetros de trilhos. No total, o modal terá 38 quilômetros de extensão, 22 estações e 8 terminais de integração de ônibus.
A expectativa do Governo do Estado é que moradores de bairros como Cajazeiras, um dos mais populosos da capital, Marechal Rondon, Porto Seco, Dom Avelar, Águas Claras e Vila Canária possam se deslocar com facilidade e segurança para outras regiões, facilitando a geração de emprego e renda e dinamizando a economia da capital.

Atividades para marcar os oito anos de operação do sistema metroviário serão divulgadas ao longo do mês. Dentre elas, na segunda-feira (13), acontece o lançamento de mais duas edições da web série ‘Histórias do Metrô’, que traz histórias de pessoas que tiveram a vida impactada pelo modal.

Na semana seguinte, no dia 20 de junho, será a vez do lançamento da campanha ‘Bora de metrô’. Fechando a programação do mês, a banda Agentes do Metrô vai se apresentar em data e estação a serem divulgadas. Toda a programação é gratuita e tem por objetivo reforçar o quanto o metrô faz parte da vida dos baianos.

Durante pico da pandemia da Covid-19, em ação conjunta da Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e CCR Metrô Bahia, o metrô teve a implantação do sistema de medição de temperatura corporal, que se tornou referência nacional. O método funcionou nas estações da Lapa e Pirajá, reforçando o combate à proliferação do novo coronavírus.

A Estação Lapa lidera o ranking das estações com o maior número de embarques diários, seguida de Pirajá, Aeroporto, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga. O sistema possui uma frota de 40 trens modernos e cada composição tem capacidade para transportar mil passageiros por viagem. Nos dias úteis, são ofertados até 984 mil lugares, número que equivale a mais de 1/3 da população total da capital baiana.

Informações: Jornal da Mídia
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Governo de São Paulo autoriza licitação de obras da Ponte dos Barreiros para o 3ª trecho do VLT

O Governo de São Paulo autorizou nesta segunda-feira (13/06) a publicação do edital de licitação das obras da Ponte dos Barreiros, que dará início à implantação do terceiro trecho do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O investimento na ponte deverá ser na ordem de R$ 160 milhões, e em todo o terceiro trecho R$ 505 milhões. 


Com 650 metros de extensão, a Ponte dos Barreiros liga a região insular à área continental de São Vicente e tem papel fundamental no deslocamento dos  moradores da região e no desenvolvimento econômico do município. Com projeto executivo já concluído, a reforma da estrutura corresponde à Etapa 1 das obras do terceiro trecho do VLT e será gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

“Nós temos o primeiro trecho do VLT já funcionando em Santos há algum tempo, o segundo trecho em obras e agora autorizamos a contratação do terceiro trecho. Até o final deste ano a obra já estará contratada para que ela possa ser executada a partir de 2023”, disse Rodrigo Garcia. 

O projeto de obra da Ponte dos Barreiros prevê a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (hoje inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária. O edital de licitação deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado no segundo semestre e as obras têm previsão de início até janeiro de 2023.

Na Etapa 2 da implementação do terceiro trecho do VLT serão feitas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá. Este ramal vai beneficiar mais de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da Área Continental de São Vicente e que dependem do transporte público para se deslocar até Santos, município que abriga a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista.

Quando for totalmente concluído, o VLT terá ao todo 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação (Barreiros - Estação Porto), 8 km do segundo trecho - entre Conselheiro Nébias e Valongo (em obras e com previsão de operação em 2023), e os 7,5 km da ligação entre Barreiros e Samaritá.


O Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista é silencioso, elétrico, sem emissão de poluentes e proporciona aos passageiros redução do tempo de viagens entre os municípios de Santos e São Vicente, unindo trabalho e turismo, além de requalificar as áreas urbanas por onde passa.

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Informações: EMTU SP
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Em Campinas, Itinerários das linhas 362 e 375 serão alterados na região central


A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove alterações nos itinerários das linhas 362 (Parque Brasília I / Shopping Iguatemi) e 375 (Alphaville Dom Pedro), a partir da próxima quarta-feira, 15 de junho. As mudanças ocorrem na região central.

A linha 362 terá alterações no sentido Shopping Iguatemi, como forma de otimizar o atendimento. Após cumprir o itinerário atual pela Avenida Dr. Campos Sales e Francisco Glicério, a linha passa a circular em um trecho da Rua Conceição, retomando o trajeto convencional pela Rua Irmã Serafina. 


Um novo ponto será atendido pela linha na Rua Conceição e três paradas deixam de ser atendidas, nas vias Francisco Glicério, Dr. Moraes Salles e Irmã Serafina, no trajeto a ser desativado.  

A linha 362 faz a ligação entre o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira e o Terminal Shopping Iguatemi, passando pelas avenidas Dr. Campos Sales, Orosimbo Maia, Nossa Senhora de Fátima e Mackenzie, entre outros pontos. 

As alterações na linha 375 ocorrem no sentido Alphaville e buscam alinhar o itinerário praticado ao eixo de atendimento da linha 353, que atende a mesma região. 

Depois de cumprir o trajeto convencional pelas avenidas Dr. Campos Sales e Francisco Glicério, a 375 prosseguirá pela Glicério, acessando as vias Dr. Moraes Salles e Irmã Serafina, retomando o itinerário habitual. A linha deixa de circular, portanto, na Rua Conceição e de atender ao ponto de parada localizado neste trecho. Dois novos pontos de parada serão atendidos, um na Avenida Dr. Moraes Salles e outro na Rua Irmã Serafina. 


A linha 375 liga o Centro à região do Alphaville, partindo da Avenida dos Expedicionários, passando por avenidas como Anchieta e Júlio Prestes, pela Rodovia Engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, Rua das Palmas e Avenida das Portulacas. 

Informações aos usuários  
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto. A Emdec também disponibiliza à população a consulta aos itinerários, horários de partida referência nos pontos iniciais e finais, no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, a população conta com os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store. 

Informações: EMDEC    
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SPTrans mudará temporariamente dois itinerários na região da Brasilândia


A SPTrans informa que a partir das 8h de 28 de junho, terça-feira, duas linhas de ônibus terão seus itinerários alterados enquanto durarem as obras na Rua Muniz Barreto com a Rua do Outono, na região da Brasilândia, Zona Norte.

Nesse período, no sentido centro os passageiros deverão utilizar os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88, e no sentido bairro os pontos de parada da Rua Benedito Egídio Barbosa nº 45 e Rua do Outono, nº 706.

Linhas envolvidas:
8528-10 Jd. Guarani – Pça. do Correio
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.

978T-10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda
Ida: normal até a Rua João Pinto de Oliveira, Rua do Outono, Estrada Lázaro Amâncio de Barros, Rua Benedito Egídio, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Benedito Egídio, Rua Muniz Barreto, Rua Marcelino José de Freitas, Rua Ruan de Borgona, Rua Itambé do Mato Dentro, Rua do Outono, prosseguindo normal.

No período, serão desatendidos os seguintes pontos de passagem:

• Sentido Centro
Rua Muniz Barreto, altura do 27
Rua Alfredo Lúcio, nº 170
Rua Paulo Limoeiro, nº 8
Rua Rodolfo Pereira Lima, nº 215

Os passageiros deverão se deslocar para os pontos localizados na Rua do Outono, nº 171, ou na Rua Benedito Egídio Barbosa nº 88.
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