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VLT de Santos serve de referência para Campina Grande

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Conhecer detalhes sobre o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi o que motivou o prefeito de Campina Grande (PB), Bruno Cunha Lima, a visitar Santos nesta quinta-feira (7). Na Cidade, foi recebido por representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) e da BR Mobilidade.


Cunha Lima e Carlos Dunga, superintendente de transportes da cidade paraibana, receberam informações sobre a primeira fase do VLT, que liga Santos (estação Porto) a São Vicente (estação Barreiros), em 11,5km de percurso e 15 estações, transportando diariamente 24 mil passageiros (antes da pandemia eram 32 mil/dia). Também tiveram detalhamento da segunda linha do sistema, ainda em obras, que ligará a Avenida Conselheiro Nébias à região do Valongo.

Os dois estiveram no Centro de Controle Operacional (CCO) do VLT, instalado na estação Porto, localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves com a Avenida Senador Dantas. Construído em prédio de três pavimentos, o centro operacional controla a operação dos veículos, os sistemas de energia, a movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e a segurança das estações e vias, além de possuir um painel de 9,5 metros de comprimento por dois metros de altura.

Aos visitantes foi explicado que os veículos em circulação enviam coordenadas ao CCO (localização, interferência dos semáforos, tempo de parada nas estações, por exemplo) com o auxílio de sensores. A central de operações define os parâmetros para que os veículos operem de forma regular e mantenham um intervalo médio entre eles. Já as mensagens recebidas no console da cabine do VLT são utilizadas pelo condutor, que decide sobre a movimentação do veículo.

Ainda nas instalações da central, o prefeito paraibano teve a oportunidade de conhecer e operar o simulador do sistema, que é utilizado para a formação dos condutores. O equipamento reproduz o trajeto do VLT, as condições de tráfego e possíveis interferências nas vias, para que o condutor possa, em imprevistos, adotar providências de acordo com a situação. A visita foi concluída com uma viagem da comitiva no trem do sistema, no percurso até a estação Ana Costa.

PONTOS SIMILARES
Conforme os visitantes, Santos foi escolhida por ter características semelhantes a Campina Grande. “Em dois pontos são muitos similares. Ambas são cidades polo de uma região metropolitana”, disse o prefeito Cunha Lima, acrescentando os números da população como outro fator em comum. “O município da Paraíba tem hoje cerca de 420 mil habitantes, enquanto o total de moradores em Santos é estimado em 430 mil”.

A administração da cidade paraibana quer reformular o transporte público municipal e pretende reativar uma antiga linha férrea, que liga o município de um extremo ao outro, e implantar projeto semelhante ao VLT. Para o prefeito Cunha Lima, a partir do intercâmbio de experiências, soluções para o transporte público de Campina Grande serão buscadas.

Informações: Prefeitura de Santos
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Taxis no BRT de Belém é um retrocesso dizem especialistas

No entendimento da professora Patrícia Bittencourt, de disciplinas relacionadas a Trânsito e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil da UFPA, o projeto nada acrescenta à mobilidade urbana em Belém. “ Considero o projeto um retrocesso e espero que o prefeito não aprove. A prioridade deve ser para o transporte público coletivo. O sistema de transporte público por ônibus de Belém dispõe de prioridade em pouquíssimas vias. Deveriam dispor de mais exclusividade/prioridade para o TPC (Transporte Público Coletivo), isso sim!”, afirma, destacando que o táxi é um tipo de transporte público individual.


Patrícia externa esperar que  a proposta não vigore, e salienta que “caso contrário, a fiscalização precisa ser intensificada e vai ser um porta para o uso da faixa do BRT por outros usuários do transporte individual (automóveis) e descumprimento da regra”. A professora diz não ter indicadores para avaliar se o Sistema BRT tem contribuído para melhorar o trânsito em Belém. No entanto, observa que “deve-se levar em consideração que o BRT não está em pleno funcionamento e, se assim fosse, com certeza estaria contribuindo de forma efetiva para o sistema de mobilidade da cidade”.

Como sugestões para melhorar o trânsito de Belém, Patricia Bittencourt defende melhorar a eficiência e a qualidade do sistema de transporte público coletivo. “Outras ações importantes: organização do transporte de carga urbana (é muito comum operações de carga e descarga nos corredores da cidade em horários críticos), ações educativas no trânsito, maior fiscalização, melhorar a sinalização, priorizar o transporte cicloviário e incentivar o transporte escolar”, conclui.

O que diz a Semob?
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que não foi consultada sobre o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Belém, para o tráfego de táxi nas vias do BRT.  A autarquia explica que o instrumento legal vigente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 184, inciso 3º, não permite que outros veículos circulem na via expressa, a não ser os ônibus do BRT. A excepcionalidade é dada, conforme o artigo 29, inciso 7º, aos veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias.

A Semob comunica que, atualmente, existem 5.337 taxistas credenciados para o serviço e o Sistema BRT conta com uma frota de 14 veículos articulados e 50 troncais atuando no município. Em relação a acidentes, em 2021, foram registradas 14 ocorrências na via expressa. Os dados de 2022 ainda estão sendo sistematizados.


Informações: O Liberal
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Aplicativo da Trensurb tem atualização e melhorias

Aplicativo para smartphones Android agora detecta estação mais próxima e mostra também em sua página inicial a estimativa de tempo de chegada dos próximos trens.


Disponível para smartphones Android, o aplicativo Trensurb Mobile recebeu atualização nesta semana, passando a contar com novas funcionalidades. A principal delas é que a página inicial do app, além de apresentar a situação operacional do metrô, agora também exibe quais serão os dois próximos trens a chegarem à estação mais próxima e qual sua previsão de chegada. O aplicativo identifica automaticamente qual é a estação mais próxima por meio da localização do aparelho, porém é possível também selecionar qualquer uma das 22 estações da linha. Anteriormente, era necessário acessar o menu ‘Informações das Estações’ e abrir a página de cada estação para consultar a estimativa de tempo de chegada dos próximos trens.


Além disso, agora, o Trensurb Mobile também memoriza o sentido selecionado pelo usuário para exibição das informações dos próximos trens. “Assim, se uma pessoa embarca no início do dia numa estação e ao final do dia em outra, em sentido contrário, bastará abrir o aplicativo que ele já abrirá na estação e sentido selecionados anteriormente pelo usuário”, explica Nicácio Mendonça, analista de sistemas da Trensurb responsável pelo desenvolvimento do app.
 
Outras melhorias incluem o aumento da precisão do cálculo, em tempo real, para o tempo de partida dos trens das estações terminais – bem como para sua chegada às demais estações no trajeto – e a exibição de ícones que indicam se, no momento, o trem está em movimento em direção a uma estação ou parado junto a uma plataforma. Por exemplo, na imagem abaixo, os trens estão chegando à Estação Aeroporto, no sentido Novo Hamburgo – Mercado, e o trem 238 está parado na Estação Niterói, enquanto o 113 está se deslocando até a estação Canoas (tocando-se na sigla da estação é exibido o seu nome):

Conforme Nicácio Mendonça, as novidades no app atendem a solicitações dos usuários, registradas por meio de comentários na loja de aplicativos onde o Trensurb Mobile está disponível.
 
Produzido internamente por profissionais da empresa metroviária, o app está disponível para smartphones com o sistema operacional Android, nos idiomas português, inglês e espanhol. O Trensurb Mobile fornece também informações como a situação operacional do metrô, localização dos trens em tempo real, mapa da linha, tempo de viagem, tabela horária dos trens, dados sobre tarifas, canais de atendimento e notícias. Em caso de alterações na situação operacional do metrô, como paralisações parciais ou totais, o aplicativo envia uma notificação ao usuário.

Informações: TRENSURB
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Brasília ganha nova linha saindo do Park Way ao aeroporto

Moradores do Park Way que utilizam transporte coletivo para chegar ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek terão uma nova linha: a 073.4, que começa a circular na segunda-feira (11) com 16 viagens diárias.


A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) já vinha monitorando o funcionamento dos ônibus que se destinam ao aeroporto. “Identificamos a necessidade do aumento da oferta de ônibus em alguns horários, e o novo serviço ajudará a reforçar o atendimento atual”, afirma o subsecretário de Operações da Semob, Marcio Antônio de Jesus.

A nova linha terá partidas saindo das proximidades da estação do BRT do Park Way, com destino ao aeroporto, e retornará fazendo o percurso circular. As viagens serão de segunda a sexta-feira, com saídas às 5h40, 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30. Com tarifa de R$ 3,80, a operação será feita pela empresa Pioneira.

Serviço

– Linha circular 073.4
– Trajeto: Park Way/Aeroporto
– Início de circulação: segunda-feira (11)
– Horários: 5h40, 8h30, 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30.
– Dias de operação: segunda a sexta-feira
– Tarifa: R$ 3,80

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

Agência Brasília
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Florianópolis retorna com a linha UFSC Semidireto

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU), irá retornar com seis linhas e 576 horários do transporte coletivo a partir de segunda-feira, dia 11 de abril de 2022. O acréscimo de horários e linhas irá atender a demanda de volta às aulas presenciais da Universidade Federal de Santa Catarina que acontecerá no dia 18 de abril.


As linhas que irão retornar são UFSC Semidireto (185), Interpraias (294), Circular Canasvieiras Praia Brava (291), Vargem Grande (270), Cachoeira – TICAN (280) e Santa Mônica (177). Já o acréscimo de horários irá atender bairros de todas as regiões de Florianópolis.

“A inclusão dos novos horários faz parte de ações de incentivo ao transporte coletivo que estão sendo realizados. O retorno e acréscimo das linhas irão atender o aumento da demanda de ônibus proporcionada principalmente pela volta às aulas da UFSC”, explica o secretário Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis, Michel Mittmann.

Os usuários do transporte coletivo podem consultar as mudanças a partir desta segunda-feira, dia 11 de abril, através do site do Consórcio Fênix e do aplicativo floripanoponto (disponível para iOS e Android).

Informações: Mobi Floripa
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Metrô SP inicia implantação de portas de plataformas nas estações Belém e Bresser-Mooca

O Metrô de São Paulo iniciou os preparativos para a instalação de portas de plataforma em duas estações da Linha 3-Vermelha. As intervenções ocorrerão primeiro nas estações Belém e Bresser-Mooca.


Segundo uma postagem realizada pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, os trabalhos iniciais se concentram no remanejamento de interferências, furação e preparação das bordas das plataformas para receber os novos equipamentos de segurança.

Ainda segundo Silvani, as PSD (Platform Screen Doors) dessas estações já estão no Brasil, tendo sido importadas da Coreia do Sul. A responsabilidade na instalação dos equipamentos foi delegada ao consórcio Kobra formado pelas empresas Samjung Tech, Woori Technologies, a Husk Eletrometalúrgica e a MG Engenharia e Construção Ltda.

Outras estações da Linha 3-Vermelha também deverão ser beneficiadas com a implantação das portas de plataforma. Em novembro estão previstas intervenções em Pedro II e Carrão, e em dezembro será a vez de Guilhermina Esperança e Tatuapé.

As estações de Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda também receberão os equipamentos de segurança. Segundo o Metrô, o contrato para a instalação do equipamento nestas estações está sob responsabilidade da Alstom, que também é responsável pela instalação das portas em Tucuruvi e Jabaquara na Linha 1-Azul.

O início da instalação dos equipamentos é importante, pois além de promover a segurança dos passageiros, permite mais agilidade na operação, uma vez que o número de interferências na via diminui ao mesmo tempo que os trens podem desenvolver maior velocidade na região das plataformas.

Informações: Metrô CPTM
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Em Teresina, Setut mantém fim da função de cobrador

Após o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro) aceitar parte das propostas apresentadas, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) acredita que “em breve se chegará a um bom termo” que possibilite o fim da greve da categoria laboral na capital. 


Na sexta-feira (08), o Sintetro sinalizou positivamente sobre a proposta dos empresários para um salário de R$ 2 mil para motoristas, R$ 1.231 mil para cobradores e R$ 1.325 mil para fiscais, além de um tíquete alimentação de R$ 150 e auxílio saúde de R$ 50, mas rejeitou a possibilidade de 20% da frota rodar sem a presença de cobrador. 

Em nota, o Setut argumenta que a exclusão da função é uma “realidade nacional” para a redução dos custos do transporte para os usuários. “O sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado, para ao longo dos anos, como forma de reduzir mão de obra operante, pois ela, infelizmente, encarece muito o valor da tarifa”, diz o texto.

Por fim, os empresários reforçam acreditar em um “bom termo” com o movimento grevista para a assinatura do acordo coletivo, principal reivindicação de motoristas e cobradores, desde que a Prefeitura de Teresina atenda ao pedido de repasse mensal de R$ 1,25 milhões feito pelo Setut para. Confira a nota na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que recebeu a nota do SINTETRO como um sinal positivo para reabertura nas negociações. Porem, a entidade destaca que, a questão da saída da função de cobrador já é uma realidade nacional, e que Teresina precisa se adequar a este novo formato também. 

 No atual cenário do transporte público, o que tem sido buscado é a redução de custos do transporte para os usuários. As duas capitais vizinhas, São Luís e Fortaleza, por exemplo, já funcionam com mais de 60% e 80% da frota operante sem a necessidade da função de cobrador, pois o sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado, para ao longo dos anos, como forma de reduzir mão de obra operante, pois ela, infelizmente, encarece muito o valor da tarifa.

Por fim, o SETUT acredita que em breve se chegará a um bom termo com o Sintetro e somente restará a participação da Prefeitura para a efetiva assinatura de um acordo coletivo, através da sua confirmação e participação nesse acordo. O Sindicato das Empresas aguarda confirmação da gestão municipal para repasse mensal do valor já pleiteado de R$ 1,25 milhões, para a efetiva cobertura dos reajustes do óleo diesel e repasses salariais. 

Apesar de manterem a greve do transporte coletivo urbano na capital, o Sintetro admite o encerramento do movimento mesmo com as propostas aprovadas até agora não sendo satisfatórias, por vislumbrar a efetivação da convenção coletiva, que o Setut condiciona ao repasse mensal de R$ R$ 1,25 milhão por parte da Prefeitura de Teresina.

A pedida do valor, para cobrir despesas com óleo diesel e repasses salariais, foi rejeitada pela gestão municipal na última última quinta-feira (06), quando representantes das empresas estiveram reunidas com o superintendente de Transporte de Teresina, Cláudio Pessoa, e o secretário de Governo, André Lopes.

Naquela ocasião, os gestores municipais informaram que a Prefeitura de Teresina que só teria capacidade financeira para arcar com um subsídio de R$ 800 mil, proposta rejeitada pelo Setut. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com
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Votorantim lança edital para o transporte coletivo

A Prefeitura de Votorantim publicou edital a fim de contratar nova empresa para gerenciar o transporte coletivo da cidade. A previsão de abertura de propostas está agendada para 26 de maio. A modalidade escolhida pela Prefeitura de Votorantim é a concorrência pública. 


O anúncio foi feito pela prefeitura Fabíola Alves (PSDB). Vale lembrar que em março deste ano, o contrato atual com a empresa São João foi julgado irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). 

A decisão tem relação direta com a prorrogação feita em dezembro de 2020 pelo então prefeito Fernando Oliveira. A situação ainda tem passagens pela Justiça, que inclusive obrigou a empresa a manter as atividades na cidade, considerando seu caráter essencial. 

A empresa alegou “não ser obrigada a permanecer prestando serviço deficitário”. A determinação vale até maio.

Informações: Jornal Cruzeiro
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