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Mais 40 ônibus e subsídio fortalecem transporte público na Grande Curitiba

domingo, 26 de maio de 2019

A Prefeitura completou a entrega de 248 novos ônibus para Curitiba. Nesta quinta-feira (9/5) mais 40 veículos foram incorporados pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) à frota do transporte coletivo da cidade. Em junho será feita uma mais uma entrega para a a renovação da frota.

O prefeito Rafael Greca apresentou os novos ônibus no estacionamento do Parque Barigui e com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou o termo de suplementação orçamentária para subsídio do transporte coletivo. Pelo termo, o governo repassará R$ 40 milhões, parcelados durante o ano, ao Fundo de Urbanização de Curitiba. A Prefeitura de Curitiba repassará R$ 50 milhões.

“Essa parceria fortalece a integração metropolitana do transporte e ajuda a manter a tarifa do passageiro no atual patamar de R$ 4,50, pois os custos do sistema são maiores do que a arrecadação e o subsídio é importante para esse equilíbrio”, disse Greca.

Outras medidas de integração metropolitana serão tomadas. Na próxima semana, Prefeitura e Governo do Estado assinarão convênio que prevê a criação de duas novas as linhas de ônibus: a Tupi/Vila Juliana, entre o bairro Caximba (Curitiba) e o município de Araucária, e a Pinhais/Centenário.

A primeira será administrada pela Urbs que destacará quatro ônibus articulados para a operação. A outra será administrada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). “Estamos tratando a Urbs e a Comec de forma técnica e nada mais justo do que o Governo do Estado ajudar a melhorar o transporte coletivo que movimenta nossos trabalhadores e a economia”, disse Ratinho Junior.

O convênio que será assinado também prevê estudos com a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) de mais 11 faixas exclusivas para ônibus metropolitanos.

Participaram do evento a primeira-dama, Margarita Sansone; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; o presidente da Comec, Gilson de Jesus dos Santos; e os vereadores Beto Moraes, Geovane Fernandes e Pier Petruzziello

Novos ônibus nos bairros

Os 40 novos ônibus entregues nesta quinta-feira são biarticulados (oito) e articulados (32) que substituirão veículos do mesmo modelo com mais de dez anos de uso.

O prefeito anunciou que essa frota atenderá as linhas Inter 2, Interbairros 2, 3 e 4, Cabral/Portal, Boqueirão (biarticulados), Trabalhador, Circular Sul e Alto Boqueirão.

Como é a nova frota

Todos os novos ônibus têm câmeras de segurança - nove nos biarticulados e seis ou sete nos articulados. A iluminação interna com tecnologia LED deixa os veículos mais claros. Outra característica comum é o motor Euro 5, menos poluente do mercado. 

Entre os itens de acessibilidade, cada veículo conta com dois espaços reservados para cadeirantes, sinal sonoro e visual de fechamento das portas, placas com o prefixo do ônibus em braile, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante e 20% de bancos destinados à pessoas com deficiência, idosos ou grávidas.

Os 40 novos ônibus entregues nesta quinta

8 biarticulados, Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 250
Câmeras: 8 internas + 1 de apoio ao condutor

11 articulados, categoria Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 180
Câmeras: 7 internas + 1 de apoio ao condutor

11 articulados, Ligeirinho (cor cinza)
Capacidade de passageiros: 150
Câmeras: 6 internas + 1 de apoio ao condutor

7 articulados, Interbairros (cor verde)
Capacidade de passageiros:145
Câmeras: 6 internas + 2 de apoio ao condutor

3 articulados, Intercambiável (cor laranja)
Capacidade de passageiros: 145
Câmeras: 6 internas + 2 de apoio ao condutor

Informações: URBS


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BRT tem demanda mediana no Brasil

Apontado como alternativa de transporte em relação aos sistemas sobre trilhos, o BRT (Bus Rapid Transit) não tem um caso comprovado capaz de atender a uma grande demanda no Brasil. O site compilou informações dos principais operadores dos corredores de ônibus brasileiros e também na página BRT Brasil.org, mantida pela NTU, entidade que representa as empresas de transporte coletivo no país. As informações, embora em alguns casos um tanto desatualizadas ou incompletas, conseguem fornecer um panorama geral do funcionamento do modal nas principais cidades do Brasil.
Principais corredores de ônibus de grande capacidade no país estão longe do movimento visto no Transmilenio, o celebrado BRT de Bogotá, na Colômbia

O corredor que tem o número mais vistoso é o Move, de Belo Horizonte, mas no BRT de pouco mais de 23 km também circulam ônibus de bairros que utilizam as vias em trechos menores ao mesmo tempo que os veículos de maior capacidade. Os dados sobre o movimento diário de passageiros variam dependendo da fonte. No site BRT Brasil fala-se numa capacidade de 750 mil passageiros enquanto a BH Trans, a empresa responsável pela operação, diz que o número transportado seria de 450 mil passageiros por dia.

Se esse último dado for real, o BRT de Belo Horizonte transportaria quase 20 mil passageiros por km, mas é pouco provável que esse número seja exclusivo do corredor já que parte disso pode incluir usuários que circulam por bairros – distância não incluída no cálculo.

Corrobora essa hipótese o fato de os dois corredores de ônibus seguintes no ranking terem metade desse movimento. As linhas Norte e Sul da RIT, a Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba, pioneira nesse modal, transportavam diariamente 10 mil e 11,1 mil passageiros por km de vias, baseado nos dados disponíveis no BRT Brasil.

Nem mesmo os badalados BRTs cariocas chegam perto de terem uma demanda elevada diante da sua extensão. O mais movimentado dele, o Transcarioca, transporta 234 mil passageiros pelo seus 39 km, média de 6 mil pessoas por km.

Para efeito de comparação, a Linha 15-Prata, longe ainda de ter um intervalo baixo e da velocidade média prevista, consegue transportar 8,2 mil passageiros por km atualmente. Se a estimativa do governo se concretizar, essa média  subirá para quase 27 mil passageiros por km quando o trecho até São Mateus estiver em operação plena. Ou seja, bem superior ao melhor cenário do BRT.

Boxeador meio-pesado em luta de pesados

Não é apenas na comparação da quantidade de passageiros transportados por km que o BRT não comprova sua suposta capacidade equivalente a de um sistema sob trilhos. Mesmo quando analisada a capacidade de transporte por hora os corredores de ônibus se revelam uma solução no limite para dar conta de uma demanda superior. É como um boxeador meio-pesado que faz um trabalho para ganhar massa muscular e subir de categoria. Ele até pode chegar perto mas a um custo muito alto.

De acordo com um documento produzido pelo governo Lula em 2008 chamado “Manual de BRT” e que foi publicado na época em que diversas linhas estavam prestes a serem implantadas no Brasil nos anos seguintes, “um sistema BRT padrão, sem faixas de ultrapassagens para serviços expressos, proverá um máximo de, aproximadamente, 13.000 passageiros por hora por sentido“. Em outras palavras, um BRT que tomaria o lugar da Linha 18-Bronze no ABC Paulista teria de possuir vários trechos de ultrapassagens para elevar essa capacidade em 67%. O mesmo artigo afirma que para ter faixas de ultrapassagens nas estações, um sistema “exige pelo menos 20 metros de largura de rua só para uso do BRT“.

Vale dizer que a região por onde passará grande parte da Linha 18 margeia o Córrego dos Meninos, trecho onde existem avenidas com cerca de 30 metros de largura, bem menos da realidade dos BRT do Rio e Curitiba, por exemplo. Em outras palavras, a implantação de um corredor dependeria de algumas opções de intervenção: eliminar faixas de rolagem de veículos, desapropriar parte dos imóveis para alargar a via ou construir o corredor sobre o córrego, por exemplo.

Com capacidade por hora estimada em 21.640 passageiros por sentido, o monotrilho ocupa um espaço bem menor na superfície, de no máximo 1,4 metro, segundo o Relatório de Impacto Ambiental produzido pelo Metrô. Mesmo na altura das vias, a largura é de apenas 4,55 metros, segundo o mesmo documento.

Por falar em documento, o estudo do governo petista cita, como fazem muitos defensores do BRT, o Transmilenio, sistema existente em Bogotá, capital da Colômbia, como exemplo prático da capacidade do modal. De acordo com ele, o BRT colombiano chega a transportar 42 mil passageiros por hora, quase o mesmo que o estimado pelo Metrô para o monotrilho da Linha 15-Prata (48 mil passageiros/hora).

No entanto, basta uma rápida observação das vias da capital colombiana para constatar que o Transmilenio foi construído em meio à vias extremamente largas, de cerca de 90 metros de largura, o que permitiu que fossem implantadas faixas duplas em ambos os sentidos. Não é a realidade do ABC Paulista e suas malha viária congestionada.

De quebra, o sistema de Bogotá, após quase 20 anos, já demonstra sinais de saturação, elevados índices de poluição e rejeição da população de avenidas por onde existem estudos de expansão. Justamente o efeito contrário de uma linha de metrô, capaz de valorizar e promover o desenvolvimento do entorno por onde passa.

Em busca de um novo caminho

A necessidade de transporte coletivo na região do ABC é a de criar novos e mais velozes caminhos e eles só são possíveis por vias elevadas ou subterrâneas. Além de degradar o entorno, um sistema implantado na superfície reduz a eficiência do sistema, como já revelava o estudo ambiental do Metrô em 2012. Num quadro comparando alternativas de modais entre monotrilho e VLT, a hipótese de vias na superfície é de longe a pior.

Para manter a capacidade de 340 mil passageiros por dia, um VLT com quatro carros teria um intervalo de 109 segundos contra 138 do monotrilho, mas uma velocidade média de 22,9 km/h contra 35,9 km/h do segundo. E a frota teria de ser 56% maior para dar conta da demanda. Esse cenário, levado para o BRT, cujo ônibus articulado mais utilizado pode levar 170 passageiros contra 665 do VLT e até 840 do monotrilho, se mostraria ainda mais degradado.

Em declaração à imprensa nesta terça-feira (21), o governador João Doria afirmou que a decisão sobre o modal será tomada até o final de junho enquanto o vice-governador Rodrigo Garcia revelou que o estudo que baseará a escolha será finalizado no dia 30 de maio.

Doria disse ainda que fará “o que for mais adequado, independentemente de pressões, desejos, ambições, será solução técnica” e que vai optar projeto “mais adequado para a população“. Se assim for então o BRT deveria ser descartado o quanto antes afinal não se trata apenas de decidir sobre uma questão de capacidade e demanda e sim de levar à frente uma solução de mobilidade que tem potencial de requalificar seu entorno, melhorar a produtividade, reduzir a poluição e satisfazer o desejo dos habitantes que há muito tempo esperam pelo metrô.

Informações: Metrô CPTM

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Busão inteligente: Curitiba testa tecnologia para ônibus autônomos

Os veículos autônomos aos poucos estão se tornando realidade por aí e a novidade também está chegando ao Brasil. Curitiba é uma das capitais que já possuem estudos para implantação e vem servindo como praça de testes do sistema VIA Mobile 360 ADAS, desenvolvido pela VIA Technologies e que tem sido testado com sucesso na China.

Fabricado pela chinesa Enchi Auto, o elétrico Enchi Self Driving EV Bus possui um sistema  com quatro câmeras capaz de captar imagens de 360 graus ao redor do veículo. O Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), sensor localizado na dianteira do busão, possui análise de vídeo, que identifica e interpreta todas as variáveis envolvidas na condução — a exemplo de distanciamento das faixas de rolagem, limite de velocidade da via, cor dos semáforos e a sinalização.

Os dados são combinados a outros recebidos de outras fontes, como a geolocalização via GPS, e encaminhados à central do veículo — uma plataforma Big Data que define reações adequadas e instantâneas em cada situação.

Algoritmos avançados
Tudo é baseado em algoritmos avançados, inclusive para manter o veículo a uma distância segura dos demais, trafegar a uma velocidade pré-estabelecida ou adotar um modo segurança quando há pedestres próximos. Se há um afastamento das faixas, o sistema corrige a rota imediatamente. Caso surja um obstáculo, o veículo para sozinho e retoma o movimento assim que possível.

Dados como localização, trajeto, paradas programadas, velocidade e status dos principais componentes aparecem, em tempo real, em uma tela localizada no interior do ônibus, para que os passageiros possam saber tudo o que está acontecendo. O sistema também identifica o número de usuários e quando alguém quer descer ou entrar, para que busão realize as ações adequadas.


Ainda não há previsão de uso desse ônibus autônomo ou da implantação de uma frota. A expectativa é que o setor ganhe força com a chegada do 5G e que até 2022 hajam perto de 190 mil veículos autônomos em todo o mundo.

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China anuncia trem-bala com sistema magnético que chega a 600 km/h

A China criou um protótipo de trem-bala magnético que alcança a velocidade de 600 km/h. O feito é possível graças ao sistema magnético que reduz a fricção com o chão e ainda propulsiona o trem para a frente. O projeto, da empresa estatal de CRRC da China, está previsto para ser produzido comercialmente em 2021.

O protótipo do trem-bala levou três anos para ficar pronto. Segundo Ding Sansan, o coordenador-chefe do CRRC e chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento do trem, o modelo é leve e resistente. A partir desse projeto, os engenheiros conseguem estabelecer bases técnicas para outros protótipos de trem-bala magnéticos, de acordo com Sansan.Mas com esse protótipo, os desenvolvedores acreditam que o sistema de transporte de alta velocidade chinês será revolucionado. "Pegue o trajeto de Pequim a Xangai como um exemplo - contando o tempo de preparação para a viagem, leva cerca de 4,5 horas de avião, cerca de 5,5 horas de trem de alta velocidade. Mas levará apenas 3,5 horas com o novo trem de alta velocidade magnético", disse Sansan, em comunicado.

Esse não é o primeiro passo da China no desenvolvimento de trem-balas magnéticos. O país lançou em 2002 o seu primeiro sistema comercial desse tipo, em um trajeto de 30 km entre o aeroporto de Xangai e o centro da cidade. O veículo já atingiu a velocidade máxima de 431 km/h – o que lhe deu o título de mais veloz do mundo.

No entanto, a China não é o único país que quer criar meios de transportes ainda mais rápidos. O Japão, que com a China e a Coreia do Sul são os únicos a operarem um sistema de trem-bala magnético, já testou um protótipo que alcançou 603 km/h. O teste foi feito em Yamanashi em 2015. O país ainda está desenvolvendo um sistema magnético para viajar entre Tóquio e Nagoya. O trem deve alcançar os 505 km/h e está previsto para ser lançado em 2027.

A companhia ferroviária japonesa JR East também começou a testar o novo Alfa-X, um trem-bala de alta velocidade projetado para atingir a velocidade máxima de 400 km/h.

Mas a China promete continuar desenvolvendo sua tecnologia de alta velocidade. Segundo a estatal chinesa CRRC, uma subsidiária está construindo um centro de produção experimental transporte com sistema magnético. A operação do local deve começar no segundo semestre deste ano.

Informações: Época Negócios

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​Bicicletário da Estação Suzano, o mais utilizado da CPTM, completa 2 anos

Há dois anos, Deócleo Carmo dos Santos, 62 anos, caminhava 20 minutos todos os dias até a Estação Suzano, na Linha 11-Coral, para ir de trem ao trabalho em São Paulo. Agora, o funcionário público chega à estação em apenas 5 minutos pedalando e estaciona a sua bike gratuitamente no bicicletário da CPTM. “Melhorou bastante meu dia a dia. De noite, para voltar para casa é melhor porque pedalando eu vou mais rápido e é mais seguro”.  

O bicicletário da Estação Suzano, que completou dois anos neste mês, melhorou o deslocamento e trouxe qualidade de vida e economia para muitos moradores do Alto Tietê. Essa unidade é a maior da CPTM, com 576 lugares, e também a mais utilizada. Em média, 621 bicicletas são estacionadas por dia no local. O uso aumentou 22% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado. Mesmo assim, sempre tem vaga disponível para novos ciclistas.     

Antes da abertura do bicicletário, o porteiro Cleberval Alves Ferreira, 34 anos, gastava cerca de R$ 200 reais com ônibus por mês para chegar até a estação. Agora, ele utiliza a bicicleta diariamente e, além de economizar dinheiro, também investe mais na saúde e tem mais tempo livre. “Antes eu esperava o transporte e demorava muito. Com a bicicleta eu faço meu horário”. 

Já o operador de máquinas Sergio Santos, de 40 anos, utiliza o bicicletário para ir ao trabalho e para o lazer há cerca de um ano e meio. Antes do bicicletário, Sergio teve quatro bicicletas roubadas. “Hoje eu fico mais tranquilo, porque eu posso fazer compras, viajar e eu sei que minha bicicleta está segura. Então, ajudou muito. Aqui, cada dia é melhor”.  

Diego Gonçalves Couto, de 32 anos, começou a utilizar o bicicletário há uma semana, quando iniciou o curso de auxiliar de enfermagem. O operador de telemarketing, que veio da Baixada Santista, achava que as pessoas não utilizavam muito a bicicleta aqui. “Eu me surpreendi. São quase 600 bicicletas. É incrível”. 

A opinião dos ciclistas de Suzano reflete o sucesso dos 33 bicicletários administrados pela CPTM, importante incentivo para reduzir o tráfego de veículos, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida da população. Em abril deste ano, a média de utilização dos bicicletários da Companhia aumentou 18% em relação ao mesmo mês do ano passado.  São 6.229 vagas disponíveis e a média de uso é de 3.798 ciclista por dia útil. 

Como utilizar - O passageiro pode fazer o cadastro on-line e uma webcam fotografa a bicicleta e seu dono. Um lacre numerado, com os dados do proprietário, é colocado na bicicleta, aumentando o controle de segurança. 

O prazo máximo de permanência no bicicletário é de 72 horas. Depois desse limite, o cadeado pode ser rompido e a bicicleta não retirada vai para doação. O regulamento completo para utilização do bicicletário está no site, no endereço: http://www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/bicicletas-CPTM/Pages/Bicicletario.aspx 

A política de incentivo ao uso de bicicletas permite acesso de ciclistas nos trens da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 20h30 até a meia-noite; aos sábados, a partir das 14h e aos domingos e feriados, durante todo período comercial.

Informações: CPTM


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No Rio, Procon encontra mais de 130 ônibus do BRT parados em garagens

Uma vistoria do Procon nas garagens de ônibus que fazem parte do consórcio do BRT flagrou 131 veículos parados. Dez garagens em todo o Rio foram vistoriadas em quatro dias de fiscalização.

No dia 16 de maio, foram encontrados 88 ônibus articulados do BRT parados nas garagens da empresa Pégaso, em Cosmos; Jabour, em Senador Camará; e Transporte Campo Grande, também em Senador Camará.

Mais 35 veículos estavam parados nas garagens na última sexta-feira (17). Daquela vez, eram coletivos companhia Transporte Barra e Viação Redentor, em Jacarepaguá; e Três Amigos, em Bento Ribeiro.

Outros cinco ônibus foram flagrados parados nesta segunda-feira (20) nas garagens da empresa Paranapuan, na Ilha do Governador; e Normandy, em Bonsucesso.

Nas garagens das viações Caprichosa, em Parada de Luca; e Auto Viação Tijuca, em Bonsucesso, cinco ônibus estavam parados nesta terça-feira (21).

O Procon afirma que durante o horário de pico da manhã desta quarta-feira (22), de 5h às 9h, oito ônibus articulados e seis não articulados foram encontrados parados no terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

Das 9h às 15h, mais 40 veículos estavam no estacionamento do terminal, com intervalo dos turnos de circulação.Fiscais do Procon também identificaram mau estado das vias de circulação exclusiva do BRT.

Segundo o órgão, os trechos entre as estações Interlagos e Pedra de Itaúna, Gláucio Gil e Benvindo de Novaes, Recanto das Garças e Notredame, e Notredame e Dom Bosco estão com buracos e elevações de asfalto.

O presidente do Procon, Cássio Coelho, disse que o órgão abriu um ato de investigação preliminar para notificar as empresas participantes do consórcio. O ato também determina que elas apresentem as soluções para os problemas de superlotação dos ônibus.

Vandalismo
Em nota, o consórcio BRT informou que "muitos veículos vão para as garagens por causa de vandalismo".

"Uma porta quebrada por um caloteiro ou vândalo muitas vezes tira um ônibus de circulação por mais de dez dias. A maioria das peças de reposição dos ônibus articulados do BRT precisa ser encomendada fora do Rio de Janeiro", diz a nota do consórcio.

De acordo com o BRT, a intervenção "montou uma Força Tarefa com outros órgãos da prefeitura para combater os calotes". São mais de 70 mil calotes por dia, diz o texto.

Menos ônibus
Fiscais do Procon Estadual afirmam que do total de 387 veículos estabelecidos no consórcio, apenas 267 estão no planejamento das BRT.

Ainda segundo o Procon, na última quarta-feira (22), apenas 240 ônibus estavam circulando, incluindo os que estavam estacionados na estação Alvorada.

O consórcio BRT informou que tem solicitado com frequências às empresas que forneçam mais ônibus e que recebem por dia 250 ônibus, sendo o ideal 420 veículos.

Informações: G1 Rio


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