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Prefeitura de Fortaleza inaugura reforma do Terminal do Siqueira

terça-feira, 15 de março de 2016

O prefeito Roberto Cláudio inaugura nesta quarta-feira (16/03), às 16h, a reforma do Terminal do Siqueira. Cerca de 170 mil usuários de ônibus que utilizam as 48 linhas diariamente pelo terminal já podem perceber as melhorias em todo o terminal. Além das benfeitorias de infraestrutura, os usuários contarão com rede gratuita de internet wi-fi e um bicicletário público com o objetivo de integrar os modais de transporte não-poluentes e o transporte coletivo.

Entre as reformas realizadas estão a recuperação dos pisos das plataformas; pavimentação dos paralelepípedos viários, por onde os ônibus trafegam; reforço da sinalização nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e outras; reforma estrutural dos banheiros, com instalação de novos pisos e revestimentos cerâmicos e substituição dos sanitários, pias e torneiras.

Além disso, o jardim central ganhou projeto paisagístico e novos bancos. Foram pintados todos os pilares do terminal, a cobertura metálica e a fachada. Foram demolidos e instalados novos gradis, alambrados e catracas na entrada do terminal.

Atualmente, estão em operação no Terminal do Siqueira 48 linhas distribuídas nas plataformas. O terminal conta com 22 boxes com diversos serviços oferecidos, como recarga e solicitação do Bilhete Único, lanchonetes, lojas de variedades, farmácia popular, serviços telefônicos, bancos e posto de cadastro.

Mais informações:
Frota: 330
Passageiros: média de 170 mil/dia
Linhas que operam no Terminal:
027-Siqueira/Papicu/Aeroporto
030-Siqueira/Papicu/13 de Maio
046-Corujão/Cj Ceará      
047-Corujão/José Bastos/Centro
050-Siqueira/Papicu/Washington Soares
051-Grande Circular I      
052-Grande Circular II    
055-Corujão/Grande Circular I
056-Corujão/Grande Circular II
062-Corujão/Cj Esperança  
063-Corujão/Bom Jardim    
073-Siqueira/Praia de Iracema
078 - Siqueira/Mucuripe
084-Siqueira/Messejana/Perimetral
087-Expresso/Siqueira/Papicu
097-Antônio Bezerra/Siqueira
099-Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart
300-Siqueira/Centro/Expresso
325-Aracapé/Siqueira      
329-Parque Santa Rosa/Siqueira
330-Cj Esperança/Siqueira  
332-Siqueira/Lagoa        
334-Monte Rey/Siqueira    
335-Bom Jardim I          
336-Parque Santa Cecília I
337-Jardim Jatobá/Siqueira I
338-Canindezinho          
342-Parque São Vicente    
345-Cj Ceará/Siqueira      
346-Jardim Fluminense      
354-Cj Novo Lar/Siqueira  
355-Siqueira/José Bastos  
360-Siqueira/João Pessoa  
361-Siqueira/Osório de Paiva/Parangaba
362-Siqueira/Vila Manoel Sátiro
366-Bom Jardim II          
376-Parque Santa Cecília II
378-Canindezinho/Urucutuba
381-Parque Santa Maria/Siqueira
382-Parque Jerusalém      
383-Parque São João/Siqueira
384-Parque Santana        
386-Planalto Granja Lisboa
388-Cj Tatumundé          
392-Nova Esperança/Siqueira
393-Miguel Arraes/Siqueira
397-Jardim Jatobá/Siqueira II
398-Corujão/José Bastos/Genibaú

Informações: Etufor
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Prefeitura de Porto Alegre terá de pagar à Via Leste R$ 0,50 a cada passagem paga

segunda-feira, 14 de março de 2016

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que a Prefeitura de Porto Alegre repasse à empresa Via Leste, uma das concessionárias do transporte coletivo da cidade, um subsídio de R$ 0,50 por cada passagem paga nos ônibus. O valor é um ressarcimento devido à decisão judicial que suspendeu o reajuste da tarifa na capital gaúcha, de R$ 3,25 para R$ 3,75.

A decisão é assinada pela juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública  de Porto Alegre. A medida, tomada na última sexta-feira (11), ocorreu após a Via Leste ingressar com uma ação alegando perdas financeiras de mais de R$ 333 mil entre os dias 25 de fevereiro e 6 de março devido à liminar que suspendeu o aumento nos preços das passagens.

"Como consequência tem-se o risco iminente do autor não ter condições de adimplir com suas obrigações com as instituições bancárias que financiaram a aquisição de nova frota e os reajustes pactuados com os empregados", observa a juíza no despacho.

Na decisão, a magistrada entendeu que o consórcio venceu a concorrência pública que estabelecia a tarifa de R$ 3,47, que somada o dissídio da categoria e outros itens de custo da planilha, se chegou a valor final de R$ 3,75. "E esse é o valor da proposta do convênio autor que adjudicou o objeto da licitação, e não R$ 3,25", observa a juíza no despacho.

Mesmo com a discussão se a tarifa de R$ 3,75 foi ou não discutida pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu), a magistrada observa que o órgão aprovou a metodologia do processo tarifário, em 3 de março. "O artigo 9º da Lei das Concessões dispõe: 'a tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato'."

A juíza considera que, para o consórcio participar da licitação, já foi previsto o preço mínimo "sendo temerário para a saúde financeira da empresa o déficit de R$ 0,50 (cinquenta centavos), por passageiro", entende a juíza.

Procurada, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) diz não ter sido notificada da decisão. Já a Procuradoria Geral do Município (PGM) informou que ainda não foi intimada e analisará medidas judiciais cabíveis.

Juíza acolheu ação de PSOL
A decisão pela suspensão do aumento das passagens é da juíza Karla Aveline Oliveira, da 5ª Vara da Fazenda Pública. Com isso, as tarifas retornam para R$ 3,25 para ônibus e R$ 4,85 para lotações. Devido ao aumento, as passagens passaram a custar R$ 3,75 para coletivos e R$ 5,60 para lotações. Estudantes pagariam R$ 1,87. Após o anúncio da nova tarifa, foram realizados protestos no Centro de Porto Alegre.

A ação cautelar foi movida pela bancada do PSOL da Câmara de Vereadores, que entendeu que houve reajuste acima da inflação, sem consulta ao Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu). O grupo pediu que a suspensão ocorresse até que o plano tarifário seja analisado no conselho. A prefeitura tentou reverter a decisão, mas teve o recurso negado.

Informações: G1 RS
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Metrô de SP manda trabalhadores remontarem trens canibalizados

domingo, 13 de março de 2016

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo denunciou hoje (11) que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) está exigindo que os trabalhadores do setor de manutenção façam hora extra neste final de semana (12 e 13) para realizar uma “maquiagem” nos trens que estão sofrendo “canibalização” para garantir a manutenção de outras composições da companhia. “Os trens foram colocados em um local mais discreto e querem que os trabalhadores refaçam o salão do trem: recoloquem os painéis, reinstalem as sancas, as lâmpadas, portas e luminárias. Tudo para encobrir o desmonte”, afirmou o diretor-executivo do sindicato Alexandre Roldan.

Segundo Roldan, os trabalhadores – que estão oficialmente proibidos de fazer hora extra por determinação da direção do Metrô, para cortar gastos – teriam de trabalhar todo o fim de semana, pois em breve deve ocorrer uma visita de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e também do Ministério Público do Estado (MPE). “Os metroviários solicitaram que fizéssemos uma assembleia no local e votaram por não aceitar a determinação da empresa”, disse o sindicalista.

A fiscalização do TCE está planejada, justamente devido à denúncia sobre o desmonte dos trens, mas não teve revelada a data em que vai ocorrer. A reportagem não obteve confirmação da visita do MPE.

Para o sindicalista, o Metrô tenta desqualificar a denúncia publicada pela RBA, na última terça-feira (8), de que a empresa está utilizando peças de cinco trens parados no pátio de manutenção de Itaquera, zona leste da capital, para realizar consertos em outras composições que necessitam de revisão, segundo o Sindicato dos Metroviários. Os trens “canibalizados” são as composições H59, K09, K17, K21 e L43.

Os principais itens retirados dos trens são vidros de janelas, portas, fechaduras, lâmpadas, faróis, motores de tração, bancos de passageiros e de operadores, redutores, contrassapatas e até extintores de incêndio. “São 11 trens parados no total, sendo cinco em Itaquera e seis no Jabaquara. E esses acabam sendo 'canibalizados', pois como não há determinadas peças, aproveitam e tiram as peças deles para garantir a operação de outros trens”, relatou o secretário-geral do sindicato, Alex Fernandes.

Na tarde de hoje, os diretores do Metrô paulista admitiram que retiraram peças de cinco trens para garantir a manutenção de outras composições, mas alegaram que é um procedimento planejado, feito apenas em trens novos. “A foto (na reportagem) mostra um trem novo que espera para entrar em teste. Ele forneceu peça para outro trem que estava rodando e teve problema, mas ainda está na garantia. Assim, não tiramos o trem da operação”, disse o diretor de Operações da companhia, Mário Fioratti Filho,

Segundo Fioratti, trata-se de uma “opção”, uma “estratégia de manutenção” que é feita em metrôs “no mundo todo”. “Se temos falha de uma peça em um trem, que está na garantia, mando a peça para o fabricante e retiro uma outra de um trem que esteja esperando a vez para realização de testes. Assim não retiro o trem de circulação. Temos uma fila de trens e utilizamos sempre o último da fila”, afirmou. Também participaram da reunião o presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, e o diretor de Engenharia e Construções, Paulo Sérgio Amalfi Meca.

A afirmação foi questionada por Roldan. “Um trem em fase de testes não fica naquela situação que as fotos demonstraram. Os trens estão sendo depenados porque não temos peças para realizar manutenção adequadamente”, afirmou.

Informações: Rede Brasil Atual
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Mudanças no transporte coletivo de Florianópolios ocorrem nesta segunda-feira

Com o objetivo de atender aos estudantes e funcionários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), algumas linhas retornarão como exemplo a 946 – Jardim Atlântico / UFSC. Outras duas linhas serão reformuladas para atender a região do sul da ilha com novas denominações e percursos. Confira:

473 - Morro das Pedras via Eucaliptos
Dias úteis
Saída TIRIO
07h15 - 09h15 - 12h40 - 14h40 - 16h45 - 18h10
Saída bairro
07h31(P) - 09h33(P)- 13h(P) -15h16(P) -17h01(P)-18h26(P)

(P)= Horário previsto

Sábado
Saída TIRIO
06h18 - 07h15 - 08h15 - 09h15 - 11h15 - 12h15 - 13h15 - 14h15 -17h05 - 18h05 - 19h05 - 21h45
Saída bairro
06h29(P) - 07h26(P) - 08h26(P) - 09h28(P)- 11h27(P) -12h27(P) -13h28(P) -14h28(P) - 17h18(P) - 18h18(P) - 19h18(P) - 21h59(P)

(P) = Horário previsto

Domingo
Saída TIRIO
06h30- 07h40 - 11h10 - 12h20 - 13h30 - 17h20 - 18h10 - 21h50 

Saída bairro
06h40(P)- 07h49(P) - 11h21(P) - 12h30(P) - 13h42(P) - 17h34(P) - 18h22(P) - 22h01(P)


(P) = Horário previsto

Itinerário 
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua das Corticeiras, Rua Auroreal, Rua dos Eucaliptos, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico ”Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua do Gramal, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

474 - Morro das Pedras Via Gramal

Dias úteis
Saída TIRIO
08h25 - 10h - 11h50 - 14h25 - 16h20 - 22h30  

Saída bairro
08h40 (P) - 10h15 (P) - 12h10 (P) - 14h42 (P) - 16h36 (P) - 22h46(P)

(P) = Horário previsto

Itinerário
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua do Gramal, Rua Tereza Lopes, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico” Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua dos Eucaliptos, Rua Auroreal, Rua das Corticeiras, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

Três linhas são reativadas e duas terão acréscimo de horários para atender região da UFSC 
Conforme retorno previsto das aulas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as linhas 946 – Jardim Atlântico / UFSC, 948 –Capoeiras / UFSC e 949 – Abraão / UFSC serão reativadas. Já as linhas 154 - UFSC - Semidireto saída sul e 185 - UFSC /Semidireto retornarão com o quadro de inverno para atender a demanda.

Informações: Prefeitura de Florianópolis
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Em São Paulo, Ônibus Turístico será inaugurado neste sábado

sexta-feira, 11 de março de 2016

A primeira viagem a bordo do Circular Turismo SP acontecerá no próximo sábado, dia 12, às 9h, quando será inaugurado o novo serviço ao público. Com vista panorâmica em um modelo de dois andares, o ônibus é uma iniciativa fruto de parceria entre SPTrans, CET e SPTuris. Nele, os passageiros visitarão bairros famosos da cidade, como Ibirapuera e Liberdade, além de passear pelos principais pontos culturais.

O ônibus é equipado com tecnologia embarcada. Através de um GPS ( sistema de posicionamento por satélite) instalado em um computador de bordo, passageiros e turistas são informados por alto-falantes da história e das curiosidades dos endereços e equipamentos por onde o veículo está passando em três idiomas: português, inglês e espanhol. Durante a viagem,  os tripulantes também poderão baixar um aplicativo com essas informações e acompanhar cada detalhe do passeio no smartphone, além de receber um informativo impresso com o mapa do centro da cidade.

Batizado de Circular Turismo SP, o ônibus partirá da Estação da Luz, na região central, sempre conduzido por uma das quatro mulheres motoristas do veículo. Priscila Gomes, que está entre as profissionais, explica que o veículo é automático e tem 12 marchas, o que o torna mais confortável para dirigir. “Me sinto privilegiada em ter sido escolhida para conduzir o primeiro ônibus de turismo, estou feliz”, conta.

Para o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a novidade vai agradar aos paulistanos: “O Ônibus de Turismo é um prêmio pra a cidade de São Paulo, por ser conduzido apenas por mulheres, dar o direito a entrada em 8 museus e ainda de poder conhecer os principais pontos turísticos.” Tatto participou, nesta quinta-feira, dia 10, dos testes finais de operação do veículo, junto com técnicos de SPTrans, CET e SPTuris.

O ônibus também dispõe de uma tecnologia que polui menos a cidade. Durante o trajeto, faz uma compensação na distribuição do combustível. Quando está numa velocidade baixa, utiliza a eletricidade; quando está mais rápido utiliza o diesel, além de ser acessível para pessoas com baixa mobilidade física e possuir rampa para cadeirantes.

A SPTrans e a SPTurismo, parceiras na implantação da linha, estudam a possibilidade de aumentar a quantidade de veículos até o final deste ano.

Como funciona

O cartão de embarque custa R$ 40,00 e pode ser adquirido com o cobrador do ônibus, no momento do primeiro embarque. Há dois modelos de estampa: um com a foto do Parque do Ibirapuera e o outro com a do Mercado Municipal.

O ônibus, que pertende à empresa Sambaíba, uma das operadoras do sistema de transpote coletivo municipal, parte da Estação da Luz nos seguintes horários:

Dias úteis e sábados: saídas às 9h, 12h40 e 16h.

Domingos e feriados: saídas às 10h, 13h40 e às 17h.

As viagens acontecerão todos os dias úteis, sábados, domingos e feriados com destino as seguintes paradas:

Parada 01: Luz, Parada 02: Mercado Municipal, Parada 03: República, Parada 04: Pacaembu, Parada 05: Paulista - MASP, Parada 06: Ibirapuera, Parada 07: Centro Cultural SP, Parada 08: Liberdade, Parada 09: Pátio do Colégio, Parada 10: Teatro Municipal

Vale destacar que aos domingos o trajeto terá alteração devido a abertura da avenida Paulista para lazer.

O passageiro poderá desembarcar em qualquer ponto do passeio e voltar a embarcar em um período de 24 horas.

Foto: Sidnei Santos/ SPTrans
Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Bilhete Único para desempregados é suspenso em São Paulo

A prefeitura de São Paulo suspendeu ontem (9) o benefício do Bilhete Único Especial para Desempregados em razão de dispositivos legais. De acordo com a legislação, em ano de eleições o poder público fica proibido de distribuir bens, valores ou benefícios, com a exceção de calamidade pública, estado de emergência e benefícios sociais previstos no orçamento municipal do ano anterior.

Segundo a SPTrans, empresa encarregada da gestão do transporte público na capital paulista, a prefeitura vai acionar o Judiciário para pedir a liberação do benefício. “Para evitar que uma medida importante para a população paulistana venha a ser considerada irregular, o Executivo vai consultar a Justiça sobre a concessão”, afirma a empresa em nota.

O Bilhete Único Especial para Desempregados foi criado, por decreto, no dia 9 de novembro de 2015, e é válido por 90 dias, podendo ser solicitado até três meses após o fim do seguro-desemprego. A assessoria de imprensa da SPTrans informou que as pessoas que já possuem o cartão devem mantê-lo sob custódia pessoal até que a prefeitura consiga liberar os valores das cotas.

O cartão ainda será válido no Metrô, nos trens da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A proibição não alcança os transportes citados, pois a gratuidade foi instituída, via decreto estadual, desde 1990.

Informações: Rede Brasil Atual
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Ônibus movidos a hidrogênio entram em circulação em São Paulo

Dois novos ônibus movidos a hidrogênio entraram em circulação no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), entre as regiões de Santo André e Diadema, em São Paulo. Os ônibus, desenvolvidos com tecnologia brasileira, são resultado de um projeto financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), em uma parceria com o PNUD, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Em junho de 2015, três ônibus foram entregues ao Estado de São Paulo e ativados para teste. No começo do mês, dois deles foram integrados à frota dos ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP. Os trabalhos começaram na Linha 287P Piraporinha a Santo André, em trajeto bastante demandado por usuários.

A tecnologia utilizada de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes. No lugar de dióxido de carbono e outras emissões dos carros comuns, somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus.

Os dois veículos reforçam a preocupação com a natureza. Eles são decorados com pássaros representativos da fauna brasileira e recebem nomes de aves. Um deles é a ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste, e outro o sabiá laranjeira, considerada por Decreto Presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Finep
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Em protesto por segurança, rodoviários param ônibus em Natal

Trabalhadores do setor de transporte público paralisaram as atividades na tarde desta sexta-feira (11) em Natal. De acordo com informações o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), Júnior Rodoviário, a paralisação foi encerrada por volta das 17h45. A paralisação durou cerca de duas horas.

Em nota emitida nesta quinta-feira (10), o sindicato já havia indicado a possibilidade de paralisação nesta sexta. De acordo com a assessoria de comunicação do Sintro, a parada é uma forma de protesto contra a onda de assaltos em Natal. Segundo o Sintro, a paralisação deve durar duas horas. A paralisação começou por volta das 15h40.

Ainda de acordo com informações do Sintro, as paralisações ocorreram em cinco pontos da cidade: no Viaduto do Baldo, em Cidade Alta; na Avenida Bernardo Vieira, em Lagoa Nova; próximo ao Teatro Alberto Maranhão, na Redinha; e nos terminais das empresas Guanabara e Conceição, na Redinha e em Felipe Camarão, respectivamente.

A paralisação dos ônibus acabou causando transtornos a diversos populares. É o caso da designer Danielle Irineu. "TIve que cancelar uma reunião, uma sessão de fotos e voltei de carona do trabalho. Quem tem carro está dando carona aos demais", disse.

De acordo com a auxiliar em saúde bucal Elaine Katiuscia, no entanto, o aviso prévio da paralisação preveniu maiores transtornos. "Eu estava participando de um curso de atualização em um hotel na Via Costeira. No entanto, como havia o indicativo de que poderia ocorrer esta paralisação, a organização teve que adiantar o conteúdo pela parte da manhã e cancelou as aulas da tarde", explicou.

Informações: G1 RN
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Curitiba teve a maior baixa no número de passageiros de ônibus em 2015

Curitiba foi a cidade com maior redução do número de passageiros no transporte coletivo em 2015. Com queda de 8% em relação a 2014, a quantidade de usuários baixou de 231,7 milhões para 213,1 milhões. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Em todo o país, de acordo com a NTU, os ônibus deixaram de transportar 900 mil passageiros por dia nas 16 grandes cidades analisadas, o que representa retração de 4,2% no período. É o maior recuo na década e o quarto ano seguido de perda.

A NTU atribui a redução no total de passageiros à crise econômica, que causa desemprego e, portanto, diminui as viagens de trabalhadores. Também contribui para a baixa o maior número de pessoas que opta por se deslocar a pé.

Segundo a entidade, a redução do número de passageiros faz as receitas das empresas despencarem, gerando um descompasso entre os custos e as despesas. "Esse é um importante ponto para o equilíbrio do sistema, sem o qual ocorre perda de investimentos no transporte, com consequentes prejuízos à população", destaca, em nota.

Informações: Paraná Online
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Prefeitura de Fortaleza entrega nova ciclofaixa e faixa exclusiva de ônibus na Av. Juscelino Kubitschek

A cidade de Fortaleza vai ganhar uma nova ciclofaixa e um novo trecho de faixa exclusiva para ônibus, neste domingo (13/03). O prefeito Roberto Cláudio inaugura, às 9 horas, a nova ciclofaixa da Avenida Juscelino Kubitschek e a faixa exclusiva de ônibus, com extensão de 2,5 quilômetros por sentido, situados entre a rotatória do Castelão e a Av. Presidente Costa e Silva (Perimetral).

A ciclofaixa receberá o nome do ciclista Vicente Veloso Neto, o "Xuxa", como era carinhosamente conhecido e que faleceu no último dia 8 de fevereiro, aos 67 anos. A faixa exclusiva de ônibus vai beneficiar cerca de 27 mil passageiros que utilizam oito linhas de transporte coletivo que trafegam pela via.

Com a nova configuração, a Av. Juscelino Kubitschek terá a faixa da direita destinada somente aos ônibus, veículos do transporte complementar, escolar e táxi. As duas faixas do meio serão mistas e no lado esquerdo, junto ao canteiro central, haverá uma ciclofaixa que irá se conectar à ciclovia existente na Av. Alberto Craveiro.

Com a implantação na Av. Juscelino Kubitschek, Fortaleza para a contar com 96,6 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus e 145,2 quilômetros de infraestruturas cicloviárias: 85,2 quilômetros de ciclovias e 60 quilômetros de ciclofaixas. Hoje, verifica-se um aumento de 72,3 quilômetros, evidenciando uma ampliação de 99% durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio. A meta é concluir 2016 com 216 quilômetros de infraestruturas cicloviárias expandidas.

Durante a solenidade, a Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará uma ação educativa para conscientizar os usuários acerca do respeito a todos os modais de transporte, principalmente à bicicleta, no intuito de promover um trânsito cada vez mais harmônico e seguro.

Informações: Etufor
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Empresas de ônibus de Porto Alegre dizem que não pagarão reajuste salarial

quinta-feira, 10 de março de 2016

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) comunicou a Justiça do Trabalho, na terça-feira (8), que não vai pagar o reajuste salarial dos rodoviários, conforme acertado no dia 1° de fevereiro. 

De acordo com a entidade que representa as empresas que operam o transporte público da capital gaúcha. O motivo é uma decisão judicial que suspendeu o reajuste da tarifa de ônibus e lotações para 2016. O valor foi reajustado de R$ 3,25 para R$ 3,75.
Também nesta terça-feira (8), foi rejeitado o pedido de reconsideração sobre a tarifa do transporte coletivo de Porto Alegre feito pela prefeitura e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A decisão é da desembargadora Marilene Bonzanini, da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS (TJRS).

A desembargadora Marilene Bonzanini explicou que eventuais fatos novos que possam, porventura, determinar a revogação da liminar, devem ser submetidos ao juízo de origem, ou seja, o 1º grau. O aumento da passagem proposto pela EPTC também atinge lotações, que passariam a ter tarifa de R$ 5,60, sendo que o atual é de R$ 4,85.

Conforme a Seopa, o valor reajustado foi fruto do processo que licitou o sistema. O valor reajustado foi praticado por três dias, até uma decisão judicial suspender o reajuste. A prefeitura alega que o processo de definição do valor foi definido por meio do processo de licitação e não por meio da composição tarifária, conforme ocorria até o certame.

Após a suspensão do aumento, a prefeitura chegou a realizar uma reunião do Conselho Municipal dos Transportes, que aprovou o valor reajustado, mas sem efeito para reverter a decisão judicial que suspendeu o novo valor.

As empresas alegam que já tiveram prejuízo de R$ 3,4 milhões desde o dia 25 de fevereiro e alegam que investiram R$ 118 milhões para a compra de novos ônibus. “É uma questão grave. Implica na questão do trabalhador. Vamos honrar nossos compromisso com base na tarifa de R$ 3,25. Não é justo penalizar o rodoviário, mas é matemática”, diz Alceu Machado, assesor jurídico da Seopa.

Machado argumenta que todos os anos é dado reajuste aos rodoviários e, em seguida, há o aumento da tarifa. “Em 2016, houve dissídio e não teve nova tarifa. A situação, então, ficou insustentável”, afirma.

Os rodoviários devem ser comunicados oficialmente da suspensão no pagamento do reajuste em uma reunião com o Seopa marcada para às 9h30 desta quarta-feira (9). A categoria tem mais de 8,5 mil trabalhadores na capital.

Emerson Dutra, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, disse que nenhuma empresa comunicou os funcionários da decisão até por volta das 17h. Segundo ele, se não for cumprido o acordo coletivo homologado na Delegacia do Trabalho, “o sindicato vai tomar uma atitude radical e parar Porto Alegre”. "Não vamos pagar por irresponsabilidade da Prefeitura", afirma.

Informações: G1 RS
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Faixas exclusivas de ônibus têm nova regulamentação em Osasco

Começou a vigorar nesta terça-feira, 8, a nova regulamentação de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus na cidade de Osasco. Inicialmente o serviço foi implantado na Avenida dos Autonomistas, em toda sua extensão. E em breve será estendido às demais vias que contam com faixas exclusivas. 
Imagem: LitoralBus

Implantada pela Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran), a medida  consiste na redução do horário de tráfego exclusivo dos coletivos, que passa a vigorar de 2ª a 6ª feira, das 6h às 22h, e aos sábados das 6h às 14h. 

Segundo o secretário João Gois, titular da pasta, agora com a nova regulamentação “fica liberado o tráfego dos demais veículos na faixa exclusiva de coletivos fora dos horários determinados, inclusive aos domingos e feriados”. 

Além da Avenida dos Autonomistas, estas são as vias que possuem faixas exclusivas e corredores de ônibus na cidade de Osasco: Ruas Primitiva Vianco, Antônio Agu e Marechal Rondon (trecho) e as avenidas João Batista (trecho), Novo Osasco, Getúlio Vargas, Presidente Kennedy e Nações Unidas.

Informações: www.visaooeste.com.br
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Quinze linhas do transporte coletivo de Florianópolis terão novos nomes a partir de segunda

quarta-feira, 9 de março de 2016

Quinze linhas do transporte público de Florianópolis terão novos nomes a partir da próxima segunda-feira, 14.

As alterações incluem as siglas dos terminais de partida e de chegada aos nomes das linhas, seguindo determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU). Os números das rotas serão preservados. Confira todas as mudanças no quadro no fim da matéria. 

Conforme Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix, o objetivo é facilitar a identificação pelo usuário do transporte coletivo, seja morador da cidade ou passageiro ocasional.

As rotas que partem do Terminal de Canasvieiras, por exemplo, receberão a expressão TICAN ao nome. O mesmo acontece com a inclusão do terminal de destino. Assim, a ‘221 – Canasvieiras via Mauro Ramos’ passa a ser '221 – TICAN-TICEN via Mauro Ramos’ no trajeto do Norte da Ilha para o Centro. Quando operar no sentido inverso, a ordem dos terminais também é alterada.

O mesmo vale para linhas que não traziam o nome dos terminais. A ‘134 – Beira-Mar Norte’ passará a ser ‘134 – TITRI-TICEN via Beira-Mar’, esclarecendo ao passageiro qual o roteiro da viagem. Em um caso mais específico, Guidi comenta que “a linha ‘100 – Madrugadão Centro’, por exemplo, será ‘100 – Madrugadão Centro-UFSC’, deixando mais claro qual o itinerário”.

Todas estas modificações também estarão atualizadas no quadro de horários impressos e nas placas de box dos terminais, assim como no site do Consórcio Fênix (www.consorciofenix.com.br) e no App.Fênix, aplicativo gratuito para smartphones.

Confira abaixo as mudanças de nomenclatura que entram em vigor dia 14 de março: 

Informações: De Olho na Ilha
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Justiça mantém tarifa de ônibus de Porto Alegre em R$ 3,25

O preço da passagem de ônibus na capital gaúcha subiu de R$ 3,25 para R$ 3,75 em 22 de fevereiro. No entanto, dois dias depois, uma liminar da Justiça revogou o aumento, após uma ação movimentada pelo PSOL. O partido justificou que o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) não foi consultado para a elevação do valor.

O município e a EPTC entraram com recurso logo após a liminar que revogou o aumento, e não foram atendidos. Resolveram entrar mais uma vez na Justiça, e novamente não obtiveram sucesso. O mérito do recurso contra a decisão liminar ainda deverá ser julgado pelos desembargadores integrantes da 22ª Câmara Cível.

A desembargadora Marilene Bonzanini explicou que eventuais fatos novos que possam, porventura, determinar a revogação da liminar, devem ser submetidos ao juízo de origem, ou seja, o 1º grau.

O aumento da passagem proposto pela EPTC também atinge lotações, que passariam a ter tarifa de R$ 5,60, sendo que o atual é de R$ 4,85.

ATP comunica que suspenderá reajuste salarial de rodoviários
A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) de Porto Alegre enviou um ofício ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) comunicando a suspensão do reajuste salarial de 11,81% aos rodoviários da capital.

O motivo, segundo o assessor jurídico da ATP, Alceu Machado, é a liminar judicial que revogou o aumento da tarifa de ônibus. Com isso, o salário de março dos rodoviários deve ser pago com base nos valores de 2015.

De acordo com Machado, nos 13 dias de vigência da liminar, as empresas de ônibus de Porto Alegre acumularam um prejuízo de R$ 3,4 milhões. “É uma questão grave. Implica na questão do trabalhador. Vamos honrar nossos compromisso com base na tarifa de R$ 3,25. Não é justo penalizar o rodoviário, mas é matemática”, diz.

Alceu argumenta que todos os anos é dado reajuste aos rodoviários e, em seguida, há o aumento da tarifa. “Em 2016, houve dissídio e não teve nova tarifa. A situação, então, ficou insustentável”, afirma.

Emerson Dutra, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, disse que nenhuma empresa comunicou os funcionários da decisão até por volta das 17h. Segundo ele, se não for cumprido o acordo coletivo homologado na Delegacia do Trabalho, “o sindicato vai tomar uma atitude radical e parar Porto Alegre”.

Informações: G1 RS
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No Recife, Linha opcional ganha novo visual

terça-feira, 8 de março de 2016

Os ônibus que operam na linha Opcional 518 – Apipucos/Rio Mar ganharam uma nova roupagem. É que esses veículos foram adesivados e contam agora com um novo visual. A novidade, que tem como objetivo despertar o interesse dos moradores da Zona Norte em utilizar esta linha, foi apresentada à imprensa na última quinta-feira (03). Outra novidade é que quatro paradas de ônibus, também, receberam a nova adesivagem. 
Foto: Carol Sá Leitão/ DP

A 518 – Apipucos/Rio Mar possui cinco veículos com poltronas reclináveis e ar condicionado. Essa linha funciona de segunda a sábado e sai do Parque da Macaxeira, em Apipucos até o Shopping RioMar, no bairro do Pina, passando pelos bairros da Macaxeira, Apipucos, Monteiro, Casa Forte, Parnamirim, Graças, Espinheiro e Tamarineira. A tarifa da linha é de R$ 5,25.

De acordo com o presidente do Grande Recife, Francisco Papaléo, “essa é uma linha totalmente diferenciada. Queremos atrair o público da Zona Norte, fazendo com que o usuário deixe o carro em casa e utilize este equipamento”, destacou.

Veja abaixo o itinerário da linha:

Rio Mar Shopping/Parque da Macaxeira: Terminal Shopping RioMar (Área Interna), saída 01 do Shopping RioMar, Avenida República do Líbano (Pista Leste), Rua Barão de Santo Ângelo, Rua Manoel de Brito, Túnel do Pina, Rua Manoel de Brito, Rua José Mariano Filho, Avenida Engenheiro Antônio de Góes (Pista Sul), Ponte Governador Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, Acesso à Ponte José de Barros Lima, Ponte José de Barros Lima     Recife, Avenida Governador Agamenon Magalhães, Acesso Av. Governador Agamenon Magalhães - 4ª agulha - Leste (em frente a Mapfre Seguros, n. 3.855), Avenida Governador Agamenon Magalhães (Pista Local Leste), Parque do Amorim, Rua Bandeira Filho, Avenida Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Desembargador Góes Cavalcante, Praça de Parnamirim, Avenida Dezessete de Agosto, Rua de Apipucos e Rua Coronel João Batista do Rêgo Barros. 

Parque da Macaxeira/Shopping Rio Mar: Rua de Apipucos, Avenida Dezessete de Agosto, Praça de Parnamirim, Avenida Parnamirim, Avenida Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Avenida Governador Agamenon Magalhães, Ponte José de Barros Lima, Alça do Viaduto Capitão Temudo, Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Rua Arquiteto Augusto Reinaldo, Avenida República Árabe Unida, Parada do Shopping RioMar (Parada 01), Viaduto do Shopping RioMar (Acesso 02), Avenida República do Líbano (Pista Oeste), Parada do Shopping RioMar (Parada 02), Avenida República do Líbano (Pista Oeste), Avenida Jemil Asfora, Rua Henriqueta Torreiro, Rua Abreu Albano, Acesso Shopping RioMar (Acesso 04) e Terminal Shopping RioMar (Área Interna).

Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente pelo 0800.081.0158.

Informações: GRCT
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Ônibus de Salvador terão conexão WiFi grátis até final de abril

Até o final do mês de abril, os ônibus do sistema de transporte coletivo de Salvador terão conexão WiFi grátis para os passageiros. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (8) pelo prefeito ACM Neto (DEM) durante uma entrevista coletiva que anunciou a programação de obras e eventos em comemoração aos 467 anos da cidade, festejados no próximo dia 29 de março. 

"A gente desenvolveu esse sistema. Ou seja, quem tiver seu smartphone vai poder, dentro do ônibus, acessar a internet gratuitamente", disse Neto. Segundo o prefeito, também está para ser lançada uma linha especial com ônibus climatizados. 

Os usuários do sistema de transporte terão, ainda, a possibilidade de transferir créditos do sistema Nota Salvador para o Salvador Card, convertendo-os em passagens de ônibus. Segundo o prefeito, os lançamentos e entregas relativos ao aniversário de Salvador ocorrerão até o final de abril.

Informações: Correio 24 Horas
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Ônibus a hidrogênio inicia operação no Corredor São Mateus-Jabaquara

Na semana passada foram iniciadas a operação de dois ônibus a hidrogênio em linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Os veículos estão prestando serviços no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), inicialmente na linha 287-P [Terminal Santo André Oeste – Terminal Piraporinha], operada pela Metra. Um terceiro ônibus da mesma tecnologia deve iniciar os testes na semana que vem.

Trata-se de um projeto em conjunto entre o Ministério de Minas e Energia – MME, da Agência Brasileira de Cooperação – ABC e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. – EMTU/SP.

O hidrogênio é obtido por eletrólise da água em uma estação de produção e abastecimento construída em São Bernardo Campo/SP. O veículo não polui o meio ambiente, e emiti apenas vapor d’água.

Os veículos foram estilizados com características da fauna brasileira, com o objetivo de homenagear a conquista da engenharia nacional.

Foto: Du Amorim/A2 Fotografia
Informações: Portal ViaTrolebus
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No Recife, Corredor Leste-Oeste do BRT terá nova licitação

Verdadeiros “esqueletos”. É nesse estado que estão as estações ainda não concluídas do Corredor Leste-Oeste e que atenderiam aos passageiros do Via Livre, o sistema de Bus Rapid Transit (BRT) que opera na Região Metropolitana. Apenas 15 das 27 projetadas estão em funcionamento. Já faz um ano e meio que as obras foram abandonadas e, como admite o Governo do Estado, não será tão cedo que tudo poderá servir aos usuários.

Quando forem retomados, para o que ainda não há previsão, os serviços devem prosseguir até 2017. A causa do atraso, diz a Secretaria das Cidades (Secid), foi a rescisão de contrato com a construtora Mendes Jr., envolvida na Lava Jato. A previsão é de que uma nova licitação seja aberta até maio. Por enquanto, certo é que o gasto público, estimado em R$ 146 milhões e que, com aditamentos e mudanças contratuais, havia passado para R$ 169 milhões, crescerá ainda mais. 

O processo está na fase de identificação do remanescente do que ficou inacabado ao longo dos 16 km do corredor. O trabalho está sendo feito pela empresa Policonsult, com custo de R$ 350 mil. Só após os resultados será possível ter ideia do quanto será gasto a mais para concluir os serviços, que começaram em dezembro de 2011 e tinham conclusão prevista até a Copa do Mundo de
2014.

Nem todas as estações chegaram a ser iniciadas, como as da avenida Belmino Correia, em Camaragibe. Outras são puro descaso, como as seis da avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Por lá, só estruturas metálicas se deteriorando.

Três ganharam tapumes para evitar depredações. “A tarifa fica mais cara e pouca coisa melhora”, criticou o marceneiro Gilberto Santos, 60. No caso da avenida, os atrasos tomam forma no desalento de ver os BRTs passando por lá sem poder parar.

É o caso das linhas TI Camaragibe (Centro) e TI Caxangá (Centro). A última estação em funcionamento antes da Conde da Boa Vista fica na Praça do Derby, também na área central. A seguinte, só na avenida Guararapes. Quem quer desembarcar na Boa Vista tem que caminhar bastante ou optar pelas linhas convencionais, sem ar condicionado e autorização para usar a faixa exclusiva do Leste-Oeste.

“Tudo já estava sucateado e agora,com as estações fechadas (com tapumes), deve ser sinal de que vai levar mais tempo para se tornar realidade”, opinou a dona de casa Ana Lúcia
Ramos, 48.O servidor público Marinaldo Santos, 39, endossou: “Faltou planejar. O que foi gasto poderia ter melhorado o serviço que já existe”, declarou. 

Em nota, a Secid ressaltou que a rescisão com o consórcio Mendes Jr./Servix “por abandono das obras e quebra de contrato” foi “unilateral” e que houve “aplicação de multa contratual” aos envolvidos. A pasta também esclareceu que a Policonsult já “está concluindo o levantamento do remanescente” das obras. Já sobre os tapumes das estações da Boa Vista, o
Grande Recife Consórcio informou que não houve gastos extras, visto que foram usados materiais disponíveis.

Por Luiz Filipe Freire e Marcílio Albuquerque
Informações: Folha de Pernambuco
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Em SP, 56% dos usuários cadastrados pela SPTrans no novo Bilhete Único são mulheres

As mulheres são maioria na utilização do novo Bilhete Único, que permite a recarga nas modalidades mensal, semanal e diário. Elas representam 56% do total de 1.562.810 usuários cadastrados pela SPTrans na modalidade, desde seu lançamento no final de 2013.

Dessas mulheres, 37,3% têm idade entre 21 e 30 anos e 17,4% estão na faixa etária de 31 a 40 anos. A maioria, 63,2%, completou o ensino médio ou tem o ensino superior incompleto ou em andamento. Há ainda 16,5% que já são formadas em uma faculdade ou universidade.

Os resultados constam do primeiro levantamento produzido pela SPTrans com base nos cadastros preenchidos pelos próprios usuários ao solicitar o novo bilhete único. O objetivo é conhecer melhor o perfil dos usuários para aprimorar o sistema de transporte público na cidade.

As mulheres também lideram em número de cadastros em relação aos homens entre os idosos. Do total de 1.172.305 cartões do Bilhete Especial do Idoso, 700.253 foram confeccionados para pessoas do sexo feminino, ou seja: 59,73% do total.

Até o mês de fevereiro deste ano, 56,71% dos estudantes que utilizam o benefício do Passe-Livre ou da meia passagem são mulheres. Estão cadastradas para o benefício um total de 628.630 pessoas. 

Já entre os atendidos pelo Bilhete Especial para Pessoas com Deficiência, as mulheres representam uma parcelar menor: 46,94% de cartões concedidos pela SPTrans, num total 195.175 beneficiários.

Mulheres terão 30% das vagas de trabalho em empresas de ônibus de São Paulo

Desde dezembro do ano passado, 2015, todas as empresas que operam o sistema de transporte público em São Paulo passaram a reservar, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de empregados para mulheres, como forma de diminuir o preconceito de gênero no mercado de trabalho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Transportes, de Políticas para Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. A nova regra foi registrada na Portaria Intersecretarial 002/15-SMT-SMPM-SDTE de 10 de dezembro e publicada no Diário Oficial.

Essa é mais uma iniciativa da atual gestão na busca para acabar com o preconceito de gênero no mercado de trabalho.

Foto: Sidnei Santos
Assessoria de Imprensa - SPTrans
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Novos horários de ônibus passam a ser oferecidos em Florianópolis

Novos horários de ônibus passaram a ser oferecidos em Florianópolis, informou o Consórcio Fênix.

Desde sábado (5), a linha 2120 – Executivo Barra da Lagoa ganhou uma viagem aos sábados, com saída às 17h do Terminal Cidade de Florianópolis e duas aos domingos, saindo às 16h do Terminal Cidade de Florianópolis e às 17h05 do bairro.

A linha 4124 – Executivo Caieira da Barra do Sul também ganhou mais dois horários aos sábados: às 7h15, saindo do bairro, e às 13h10, no Terminal Cidade de Florianópolis.

Com a volta às aulas, a linha 184 – Udesc via Beira-Mar agora tem três novas partidas: 10h05, 10h38 (saída do bairro) e 10h40 (saída do TICEN).

Já a linha 7 – TIRIO – TITRI vai ganhar uma nova viagem às 7h (saída TIRIO) a partir do dia 14 de março.

De acordo com o consórcio, o aumento do número de viagens segue  determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Horários e linhas podem ser consultados no site do Consórcio Fênix.

Informações: G1 SC
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Em Campinas, MPT propõe pagamento com cartões para eliminar dupla função em ônibus

O Ministério Público do Trabalho propôs às empresas do transporte público, em Campinas (SP), a adoção de um sistema em que o usuário possa pagar a tarifa com cartão bancário. A medida está entre as sugestões do órgão para tentar eliminar a dupla função exercida pelos motoristas, desde a saída dos cobradores. A associação das companhias (Transurc) diz que fará avaliação.

Em despacho assinado nesta semana, o procurador Silvio Beltramelli Neto explicou que a medida está entre as ações que serão adotadas em Jundiaí (SP), onde o mesmo problema foi investigado pelo MPT. O novo sistema de cobrança começa a funcionar a partir de 7 de março.

Outras duas sugestões foram feitas às companhias VB Transporte e Turismo, Coletivos Pádova, Consórcio Urbcamp, Onicamp Transporte Coletivo e Consórcio Cidade Campinas. Uma delas é a instituição do Bilhete Único, implantado no município desde 2006, segundo a Transurc.

A outra proposta do MPT trata da situação em que o passageiro está com dinheiro, mas não tem bilhete ou cartão bancário. Segundo Beltramelli Neto, neste caso o usuário deve viajar na parte da frente do ônibus e, na sequência, descer em área cercada do terminal onde haja uma cabine apta a receber o valor da passagem, atualmente em R$ 3,80, e comprar um bilhete se precisar.

"Tais providências, frise-se, têm por escopo expresso a completa eliminação da circulação de moeda no interior dos veículos", informa texto do documento.

A saída dos 1,2 mil cobradores provocou precarização do trabalho dos motoristas e há risco de acidentes, segundo o MPT.

A assessoria de imprensa da Transurc informou que avaliará as propostas, mas não mencionou detalhes. O procurador concedeu prazo de 15 dias para respostas.

Riscos aos usuários
Segundo a assessoria do MPT, o procurador constatou durante diligências que a média de cobranças feitas por viagem é superior à quantidade alegada pelas empresas.

Outro problema verificado foi que parte dos recebimentos ocorreu com o veículo em movimento, o que eleva risco de acidentes.

À época em que as apurações começaram, o Sindicato das Empresas de Transporte da Região Metropolitana (Setcamp) alegou que a maioria dos usuários utiliza o Bilhete Único, portanto, não usa dinheiro nos coletivos.

Orientações
A Emdec, responsável pela fiscalização do sistema de transporte público em Campinas, informou na ocasião que motoristas são orientados a não receber com ônibus em movimento.

A assessoria da Transurc explicou que, dos 1,2 mil cobradores de ônibus contratados no município, 700 foram reaproveitados em novas funções, e os demais desligados.
"Só não foi possível quantidade maior [reaproveitamento] porque parte dos ex-colaboradores decidiu sair das empresas e, por conta disso, optaram por fazer acordos", informa texto.

Informações: G1 Campinas e Região
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VLT e ônibus devem ser integrados em Outubro na Baixada Santista

A integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista com o sistema de ônibus local pode ocorrer em outubro.

A malha do transporte sobre pneus da região é composto por 37 linhas, com uma frota de cerca de 350 ônibus, que atendem a uma demanda diária de 150 mil passageiros por dia.

Em Santos, estudos para a integração estão sendo feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Já em São Vicente, a integração depende da licitação da empresa que vai operar o município, que deve ocorrer em julho.

Bilhete Único

De acordo ainda com a publicação, a EMTU estuda uma modelo de bilhete único, que atenda toda a região, e sirva para ônibus e VLT. No entanto, não existe prazo para implantação da funcionalidade.

Informações: Portal ViaTrolebus
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Em Teresina, Primeiro terminal de integração dos ônibus será entregue neste mês

O primeiro terminal do transporte coletivo de Teresina deverá ser entregue ainda neste mês de março. Localizado no bairro Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste, o Terminal do Livramento deverá receber mensalmente 970 mil usuários, sendo 44 mil por dia.  Ao todo, oito terminais estão sendo construídos. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (7), pelo gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Vinícius Rufino, em entrevista ao Jornal do Piauí. 

Além do Terminal do Livramento, outros dois deverão ser entregues à população no primeiro semestre de 2016, são os localizados no Itararé, também na Zona Sudeste, e o do bairro Bela Vista, na Zona Sul da capital. 

Cada região da cidade terá dois terminais, o segundo da Zona Sul, no Parque Piauí, está com as obras paralisadas diante do impasse da retirada das árvores da praça, onde será construído o terminal. Um movimento chamado de #OcupeAPraça foi realizado por militantes ambientalistas, moradores e simpatizantes para evitar a derruba das plantas. 

De acordo com o gerente de planejamento da Strans, Vinícius Rufino, a construção dos terminais é um importante passo no sistema de mobilidade urbana da capital, pois deverá agilizar e diminuir o tempo de viagens dos usuários. 

“A idéia principal dos terminais de integração é proporcionar uma dinâmica maior das viagens, independente do local de destino, a partir das integrações entre as zonas. Hoje já existe uma integração entre elas, mas é de maneira limitada. Agora vamos ter uma integração de forma mais dinâmica com diversas possibilidades”, disse.

Informações: CidadeVerde
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