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Mesmo sem Plano de Mobilidade, João Pessoa terá BRT
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
O novo superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga, que assume o cargo na segunda-feira, já adiantou que a implantação do sistema BRT na Capital é prioridade, assim como concluir o plano de mobilidade. Sem ele, o Município não poderá receber recursos do Ministério das Cidades.
No entanto, os corredores para linhas alimentadoras de integração da região sul e o corredor Tancredo Neves só serão contratados após a apresentação do plano.
Carlos Batinga disse que já entrou em contato com o Ministério e vai se reunir com a equipe para avaliar como estão os projetos. "Parte do recurso já está liberada. O plano será priorizado, pois é a partir dele vamos montar a estrutura de gestão. A Semob precisa ter estrutura para operar esse sistema. Os governos focam em obras, mas é preciso geri-las”, informou o secretário.
Para Batinga as prioridades são o pedestre e o transporte público. "Investir em educação, orientação e tecnologia. Dar fluidez ao transporte. Tem que utilizar o sistema viário que já existe com eficiência, não adianta derrubar tudo. Não tem como fazer cirurgia ou mágica para que funcione”, declarou. O superintendente pretende tornar o transporte coletivo tão bom, ao ponto de que as pessoas deixem o carro em casa e andem de ônibus.
Informações: ANTP
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Marcadores: Paraíba
Cinco novos trens do Metrô de Salvador estão em fase de montagem em São Paulo
Cinco novos trens do metrô de Salvador estão em fase de montagem na cidade de Araraquara, em São Paulo, na fábrica da Hyndai Rotem. São 20 novos vagões vindos da Coreia do Sul que serão montados antes de serem entregues.
O primeiro deles chegará à capital baiana ainda este ano e entrará em operação em 2016. Os trens vão reforçar a linha 1, que será ampliada com a inauguração das estações Pirajá e Bonocô, e também serão utilizados na linha 2, ainda em obras.
O governador Rui Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, o presidente da Companhia de Trens da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e o presidente do grupo CCR Metrô Bahia, Luís Valença, visitaram a fábrica da Hyndai Rotem, na última sexta-feira, para acompanhar a montagem.
Em uma postagem na rede social Facebook, o governador publicou uma imagem do trem e anunciou a chegada do equipamento. "Esse aí é um dos cinco novos trens do metrô que, brevemente, vão chegar a Salvador. Temos pressa porque as obras estão em ritmo acelerado", disse.
Bonocô
Na próxima sexta-feira, a estação Bonocô será inaugurada. É a sétima estação a entrar em funcionamento na cidade. Em dezembro, está programada a inauguração da estação Pirajá, a última da linha 1, que começa na Lapa e integra os primeiros 12 quilômetros do metrô de Salvador.
Segundo o secretário Carlos Martins, em nota enviada para a imprensa, o ritmo de montagem é rápido. "Pudemos acompanhar o processo pelo qual os trens são submetidos e ficamos satisfeitos em ver que o ritmo de montagem segue o das obras físicas, o que garante que em breve teremos novos trens reforçando a linha 1, que estará completa com as inaugurações das estações Bonocô e Pirajá. Além da linha 2, que já tem obras avançadas", afirmou Martins.
Com a inauguração da última estação, prevista para a terceira semana de dezembro, entrará em vigor a operação comercial e consequente cobrança da tarifa. O preço ainda não foi divulgado. Também não há definições sobre o sistema de integração do metrô com os ônibus de Salvador.
Informações: A Tarde Online
Postado por Meu Transporte às 09:01 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Haddad cria passe livre para desempregados
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), publicou um decreto nesta terça-feira (10) criando o Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado. O passe livre será válido por um prazo de 90 dias e poderá ser solicitado no período de até três meses após o fim do recebimento do seguro-desemprego, concedido por um período que varia de três a cinco meses.
A Secretaria Municipal de Transportes vai definir o limite de embarques diários permitidos e também como e quando o benefício passará a ser concedido. Depois de 3 meses, o Bilhete Único não pode ser renovado.
O Bilhete Único Especial do Trabalhador Desempregado será cancelado caso fique comprovado que o cartão seja usado indevidamente ou ainda se o desempregado for admitido em novo emprego.
O decreto desta terça foi publicado cerca de um mês após a Câmara de São Paulo aprovar uma lei com objetivo semelhante. O projeto dos vereadores Mário Covas Neto (PSDB) e Toninho Vespoli (PSOL), porém, não trazia medidas para prevenir a "utilização indevida" do bilhete, razão pela qual foi vetado segundo a Prefeitura de São Paulo.
Covas Neto destacou na justificativa do projeto que a mesma modalidade já foi implantada de forma bem sucedida no Metrô de São Paulo e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
No início do ano, a Prefeitura de São Paulo e o governo do estado concederam o passe livre para estudantes nos serviços de ônibus, trens e Metrô na Grande São Paulo.
Subsídios
A gestão Haddad não esclareceu se a concessão do novo benefício vai impactar na concessão de subsídios para as empresas de ônibus. Os valores são compensações tarifárias previstas em contrato e que servem para “indenizar” as empresas pelo transporte de pessoas que não pagam a tarifa de R$ 3,50. É o caso dos estudantes, que desde o início do ano podem fazer viagens totalmente gratuitas.
Em outubro, a Prefeitura de São Paulo publicou um decreto aumento a previsão de gastos com subsídios em R$ 144 milhões. Eles foram remanejados de projetos tidos como prioritários pela gestão, como a construção e a modernização de corredores e terminais de ônibus, que vão perder R$ 33 milhões. Outros R$ 14 milhões virão da verba prevista para a construção de moradias populares.
Com o remanejamento, a administração tenta resolver a dívida com as empresas de ônibus da cidadeque, que em outubro era de R$ 90 milhões.
A Prefeitura de São Paulo afirmou que o Orçamento previsto anteriormente ficou “aquém do total de subsídios” necessário. O Orçamento deste ano previu R$ 1,4 bilhão para esse tipo de compensação. Para 2016, o valor deve ser ainda maior. Segundo projeto de lei enviado pela Prefeitura à Câmara, a previsão é gastar R$ 1,9 bilhão no próximo ano.
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Marcadores: Acessibilidade, Reportagem especial, São Paulo
Rio anuncia mais uma etapa da racionalização de ônibus
Para organizar melhor o sistema de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, dará prosseguimento à implementação da racionalização da frota da Zona Sul no dia 20 deste mês, quando começará a terceira etapa da 1ª fase do planejamento. Nesta etapa, serão eliminadas duas linhas e outras três terão seus trajetos encurtados
As linhas que serão extintas são: 119 (Copacabana-Candelária-Circular) e 190 (Rodoviária-Leme-Circular). Duas linhas terão seus trajetos encurtados no Mourisco, em Botafogo: 433 (Vila Isabel-Leblon), 464 (Maracanã-Leblon). Já a linha 472 (Triagem-Leme-Via Praça XV) será encurtada na Praça Tiradentes, no Centro.
No dia 28 de novembro, as linhas 136, 154, 126, 128, 155 serão substituídas pela Troncal 6 (Jardim de Alah- Rodoviária – via Túnel Santa Bárbara), que será criada no mesmo dia. A linha 354 será substituída linha Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório), que também será criada no mesmo dia. Já a linha 434 terá seu trajeto encurtado no Mourisco, em Botafogo.
No dia 5 de dezembro, finalizando a primeira fase do planejamento, duas novas linhas circulares serão criadas para atender exclusivamente a Zona Sul, substituindo as linhas 511, 512, 569, 570, 573, 574, 583 e 584.
Redução de 20% de ônibus em corredores BRS nas duas primeiras etapas
A organização progressiva das linhas de ônibus de maneira racionalizada acabará ainda com sobreposição dos trajetos e a disputa por passageiros nos pontos. Além disso, o sistema não terá uma grande quantidade de coletivos fazendo trajetos semelhantes e circulando abaixo da capacidade. Avaliação da SMTR dos resultados das duas primeiras etapas mostra que, em alguns corredores BRS, a redução de tráfego de ônibus chegou a 20%.
Na primeira semana da racionalização, 20 ônibus deixaram de circular por hora no Centro do Rio. A partir da segunda etapa, iniciada dia 24 de outubro, mais 50 ônibus deixaram de percorrer, por hora, os corredores BRS de Copacabana. No total, foram menos 70 ônibus trafegando, por hora, pelas faixas BRS das Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março, no Centro.
Para ter ideia do impacto das medidas, foi possível observar que no BRS Nossa Senhora de Copacabana, houve uma redução de 11% do número de ônibus circulando pela faixa exclusiva, no pico da manhã. Antes da racionalização, 245 ônibus passavam por hora pela região; agora, são 219. No pico da tarde, eram 209 coletivos e, agora, 191 ônibus por hora. Além disso, o volume diário no BRS Nossa Senhora de Copacabana caiu 9,2% (de 4.051 ônibus para 3.679) e o ganho de velocidade média foi de 11%. Avaliação preliminar indica que, neste caso, essa redução seria reflexo da racionalização. No entanto, ainda serão necessários novos estudos para comprovar os efeitos das medidas.
Já no BRS da Barata Ribeiro, a redução do número de ônibus que passam por hora pela faixa seletiva foi de 16% no pico da manhã, passando de 293 ônibus por hora para 246; no pico da tarde, de 11%, passando de 175 para 156 coletivos. O volume diário de coletivos passou de 3.744 para 3.159, uma redução de 15,6%.
No Centro da cidade, a redução foi ainda maior no eixo entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março: 21% no pico da tarde (de 152 ônibus por hora para 120); no pico da manhã, a redução foi de 19% (queda de 176 para 142 coletivos). Neste eixo, o volume diário de ônibus caiu de 2.628 para 2.091, uma redução de 20,5%. Em relação à velocidade média dos ônibus, foi registrado um ganho no tempo de percurso de 22,8% (de 9,2 Km/hora para 11,3 Km/ hora), ou seja, o ônibus que antes levava 6’37” para atravessar o eixo Presidente Antônio Carlos-Primeiro de Março agora leva 5’20” – um ganho de 1’17” para percorrer toda a via.
O avanço gradual do processo de racionalização das linhas tornará o sistema mais eficiente, melhorará a fluidez do trânsito, apenas nas faixas BRS a estimativa é de melhoria de 30% em desempenho. Todas as mudanças têm como foco criar um sistema de transporte cada vez mais eficiente e integrado para o cidadão carioca.
Dia 20 de novembro
Linhas eliminadas:
119 (Copacabana-Candelária-Circular)
190 (Rodoviária-Leme-Circular)
Linhas encurtadas:
433 (Vila Isabel-Leblon) – no Mourisco
464 (Maracanã-Leblon) – no Mourisco
472 (Triagem-Leme-Via Praça XV) – na Praça Tiradentes
28 de novembro
Linhas criadas:
Troncal 6 (Jardim de Alah- Rodoviária – via Túnel Santa Bárbara)
Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório)
Linhas eliminadas:
136 (Rodoviária- Copacabana- via Leopoldina)
154 (Ipanema- Central)
126 ( Rodoviária- Copacabana- via Leopoldina- via Túnel Santa Bárbara)
128 (Rodoviária- Leblon- via Copacabana)
155 (Ipanema- Central- via Túnel Santa Bárbara)
Linha encurtada:
434 ( Grajaú- Leblon)– no Mourisco
5 de dezembro
Linhas eliminadas:
511 ( Urca- Leblon- via Jóquei)
512 ( Urca- Leb
Postado por Meu Transporte às 08:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Zona Oeste do Recife recebe nova ciclofaixa
O Recife tem, a partir desta segunda-feira (9), uma nova ciclofaixa permanente, na Zona Oeste da cidade. A 'Ciclofaixa Antônio Curado' tem 3,2 quilômetros de extensão, ligando os bairros do Cordeiro e Engenho do Meio. A nova ciclofaixa tem fluxo de mão e contramão, em um percurso que segue pelas ruas Gaspar Perez, Mauricéia, Manoel Estevão da Costa, Antônio Curado e José dos Santos. Toda a rota é sinalizada.
Ao longo do percurso, a nova rota ciclável atende locais como o Terminal do Engenho do Meio, a Sudene, o Hospital das Clínicas e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo. Além disso, a ciclovia também se interliga com outras rotas, fazendo a conexão entre dez bairros, entre as zonas Sul e Oeste -- os bairros do Engenho do Meio, Jardim São Paulo, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.
Para o funcionameto da ciclovia não haverá período educativo. A fiscalização será feita por agentes de trânsito em rondas periódicas e os motoristas que foram flagrados estacionados ou circulando sobre a ciclofaixa estão sujeitos à multas grave e gravíssima, respectivamente. O valor da multa é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira, no caso de estacionamento sobre o equipamento, ou de R$ 574,62 e sete pontos na habilitação, no caso de circulação sobre a ciclovia.
De acordo com a Prefeitura do Recife, o projeto foi elaborado de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana, compondo também a Rede Cicloviária Complementar, que é de responsabilidade dos municípios do Grrande Recife.
Informações: G1 PE
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Postado por Meu Transporte às 08:57 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Pernambuco
Expresso SPTrans F1 leva torcedores ao Autódromo de Interlagos
Os torcedores que forem assistir aos treinos e à corrida do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos neste sábado, 14, e domingo, 15, terão à sua disposição seis linhas especiais do Expresso SPTrans F1, criadas especialmente para o público do evento.
Para facilitar o deslocamento dos espectadores, inclusive dos turistas que vêm à cidade para a prova, os ônibus partirão de miniterminais instalados em pontos de fácil acesso na cidade, como o Aeroporto de Congonhas e a Avenida Paulista, e seguirão direto para Interlagos.
Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 35,00 (ida e volta) ou R$ 25,00 (somente ida ou volta) por dia. O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque no dia da utilização. Não haverá venda antecipada.
Atende
Além dos ônibus acessíveis nas linhas expressas, a SPTrans oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência. O serviço Atende, que opera com vans adaptadas para cadeirantes, estará disponível nos seis miniterminais e, também, na Estação CPTM Autódromo, Praça Enzo Ferrari e no estacionamento de fretados da avenida José Carlos Pace, com um total de 27 veículos.
O cronograma do Atende será o mesmo dos ônibus, conforme a tabela do Horário de Funcionamento. Para utilizar o serviço é necessário apresentar o ingresso para a corrida.
A operação é coordenada e supervisionada por profissionais de fiscalização da SPTrans.
Miniterminais
O embarque com direção ao Autódromo poderá ser feito nos seguintes pontos:
· Shopping SP Market (Avenida das Nações Unidas, 22.540)
· Metrô Jabaquara
· Shopping Interlagos (Avenida Interlagos, 2.225)
· Aeroporto de Congonhas
· Praça da República
· Estação Trianon/Masp do Metrô (Rua Peixoto Gomide com Avenida Paulista)
Na saída, os ônibus do Expresso SPTrans F1 estarão estacionados ao redor do Autódromo, nos seguintes locais, de acordo com o destino:
v Expresso República (com destino ao Shopping Interlagos, Congonhas, Jabaquara e Metrô República):
§ Avenida Interlagos (sentido Centro), junto ao Autódromo (próximo à Avenida Rio Bonito);
§ Avenida Feliciano Correia, próximo ao Portão G;
v Expresso Jabaquara (com destino ao Metrô Jabaquara):
§ - Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
§ - Avenida Rio Bonito x Rua Antônio Batista da Silva Sandoval.
v Expresso Shopping SP Market (Estação Jurubatuba -CPTM) :
§ - Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
§ - Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, próximo à Avenida Interlagos.
Horário
de funcionamento do Expresso
SPTrans F1:
Miniterminais
|
Horários
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Sábado
14/11/15
(Treino
Oficial)
|
Domingo
15/11/15
(GP
Brasil F1)
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Expresso República
|
6h00
às 13h00
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Expresso Trianon-Masp
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Expresso Jabaquara
|
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Expresso Aeroporto
|
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Expresso Shopping Interlagos
|
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Expresso Shopping SP Market
|
Operação Saída - Pontos de embarque
Destino
|
Entorno
do Autódromo
|
Horários
|
|
Sábado
14/11/15
(Treino
Oficial)
|
Domingo
15/11/15
(GP
Brasil F1)
|
||
Expresso República
Com paradas para desembarque:
· Shopping
Interlagos
· Aeroporto de
Congonhas
· Trianon-Masp
|
· Av. Feliciano Correa
· Av. Interlagos
|
15h00
às 17h00
|
15h00
às 17h30
|
Expresso Shopping SP Market
|
· Av. Jacinto Júlio
· Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x Av.
Interlagos
|
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Expresso Jabaquara
|
· Av. Jacinto Júlio
· Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval
x Av. Rio Bonito
|
Informações: SPTrans
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Postado por Meu Transporte às 08:27 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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