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Informativo SPTrans: Linha noturna N507/11 passará a atender a Estação Tatuapé do metrô a partir deste sábado

terça-feira, 30 de junho de 2015

A partir do próximo sábado, dia 4 de julho, a linha noturna N507/11 Terminal Sacomã - Metrô Santana terá um novo itinerário. O serviço passará a atender a Estação Tatuapé do Metrô em ambos os sentidos, facilitando a integração de seus usuários com outras linhas que circulam pelo eixo da Radial Leste.

Confira abaixo os detalhes do novo trajeto:
Linha: N507/11  TERM. SACOMÃ – METRÔ SANTANA
IDA: Normal até a Av. Salim Farah Maluf, Praça Dora Angélica Fabiano Bayerleim, acesso, Rua Melo Freire, Av. Azevedo, Praça Santa Terezinha, Rua Platina, Rua Fernandes Pinheiro, Rua Melo Freire, acesso, Av. Salim Farah Maluf, prosseguindo normal.
VOLTA: Normal até a Av. Salim Farah Maluf, Complexo Viário Padre Adelino, Viaduto Pires do Rio, Rua Melo Freire, Rua Tuiutí, Rua Domingos Agostín, Rua Caraguataí, Rua Irapé, Rua Padre Adelino, Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, Complexo Viário Padre Adelino, Av. Salim Farah Maluf, prosseguindo normal.

Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Assessoria de Imprensa SPTrans

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DFTrans amplia linha de ônibus entre Brazlândia e Ceilândia

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ampliará a linha circular 963.1, operada pela Expresso São José, a partir desta quarta-feira (1º). O itinerário liga a Gleba 4, em Brazlândia, a Ceilândia. Os ônibus partem dos Condomínios Vista Bela e Quintas do Amarante, no Núcleo Rural Boa Esperança — no entroncamento da DF-180 — e chegam ao Terminal do Setor O. Agora, passam a circular pela altura da QNM 28, oferecendo acesso ao Hospital Regional de Ceilândia, na Avenida Hélio Prates, e ao centro de Ceilândia. Antes, os ônibus seguiam só até a QNN 23.

Com essa ampliação na rota, os passageiros terão mais facilidade para chegar ao comércio central. Além disso, haverá mais opções de integração para o Plano Piloto ou outras regiões de Brasília. A integração poderá ser feita entre ônibus ou metrô, tanto no Terminal do Setor O quanto na Avenida Hélio Prates.

De acordo com DFTrans, a extensão da linha era um pedido frequente dos moradores, que precisavam se deslocar até o centro de Ceilândia.

Segundo o diretor-geral do DFTrans, Clóvis Barbará, essas mudanças nos itinerários têm o objetivo de adequar as rotas em todas as regiões, seja na zona urbana ou na rural. “As prioridades no momento são modernizar o sistema, atender melhor o usuário e manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda.” Ainda de acordo com ele, a autarquia sempre privilegiará a integração no sistema público de transporte.

A linha circular é operada com um veículo convencional e conta com nove saídas diárias. Todos os itinerários e horários podem ser consultados no site do DFTrans.

Informações: DFTrans

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Procon-Bahia cobra qualidade às empresas de ônibus urbanos

Em busca de melhores condições no transporte coletivo, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Bahia) notificou nesta segunda-feira, 29, os três consórcios de empresas de ônibus que atuam na capital.
Edilson Lima | Ag. A TARDE
Em um prazo de até 20 dias, estas empresas terão que apresentar informações sobre o estado dos veículos, que incluem condições de higiene, funcionamento de câmeras em toda a frota, saídas de emergência e presença de extintores de incêndio a bordo.

"A população está muito insatisfeita com o serviço. Uma das reclamações é a de que os ônibus são velhos e estão realizando apenas a pintura, para parecerem novos", assinalou o diretor de fiscalização do Procon, Iratan Vilas Boas.

Acompanhamento
Após a apresentação das informações, o Procon fará fiscalizações para verificar se os serviços  estão de acordo com a qualidade necessária.  Caso haja irregularidades, as empresas serão autuadas e estarão sujeitas à cobrança de  multas   de R$ 600 a R$ 6 milhões, a depender da irregularidade eventualmente apresentada. 

Até esta segunda, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps) não havia se pronunciado sobre o assunto.

Informações: A Tarde Online


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Em Florianópolis, Linhas de ônibus têm mudanças de horário e nomenclatura

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis anunciou mudanças em linhas do transporte coletivo. Algumas das alterações devem passar a valer a partir do próximo domingo (6). Entre as novidades, estão a junção de linhas, adequações de nomes e novos horários de ônibus.
Foto: Petra Mafalda/PMF
No dia 6 de julho serão reajustados os horários das linhas 165-Itacorubi e 177-Santa Mônica. Nos dias úteis, a saída da linha 165 do Titri, que antes era às 7h22, passará para 7h25. A linha 177, que saía às 6h45, passará para 6h43.

Todas as mudanças nos horários das linhas estão disponíveis no portal da Prefeitura de Florianópolis na internet.

Nomenclatura e junção de linhas
No dia 20 de julho começam a valer as mudanças na nomenclatura de oito linhas. O Canasvieiras Direto terá a nomenclatura alterada para 210-TICAN/TICEN Direto. Já a linha Santo Antônio Direto será modificada para 212-TISAN/TICEN Direto.

A mesma incorporará o quadro da linha 310 Santo Antônio, que será suspensa temporariamente. As linhas 471, 608, 842 e 8428 também não devem operar mais a partir do dia 20.

A linha 280 Cachoeira Escolar terá a nomenclatura modificada para 280 Cachoeira /Tican.
Já a linha 296 Santinho Escolar muda de nome para 296 - Circular Santinho /Ingleses.

O transporte da 470 Tapera/TITRI irá incorporar o quadro da 471 Tapera/TITRI. A linha 847 – TIRIO/TITRI irá incorporar o quadro da 848 – TITRI/TIRIO. Após a modificação, as linhas 471 e 848 serão suspensas.

Informações: G1 Rio

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No Recife, Fiscalização na faixa azul da Mascarenhas de Moraes é adiada mais uma vez

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) prevê para a segunda quinzena deste mês a instalação dos equipamentos eletrônicos que vão flagrar os condutores que insistirem em transitar pela faixa azul da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul do Recife, exclusiva para o transporte coletivo.
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
O prazo previsto inicialmente para começar a operação era o fim de junho, mas, segundo a CTTU, as chuvas que caíram no Recife este mês dificultaram a implantação da fiscalização.

Quando os equipamentos estiverem funcionando, motoristas que invadirem o corredor serão multados em R$ 53,20. O objetivo da faixa azul é promover maior eficiência para o transporte publico através da prioridade na circulação.

O trecho da avenida monitorado será entre a Ponte Motocolombó e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nele, apenas onde a linha branca é tracejada, sinalização geralmente próxima aos pontos onde há cruzamentos e é possível entrar à direita, é permitido usar a faixa azul.

Em maio, quando anunciou a assinatura da ordem de serviço, o gerente geral de Trânsito do Recife, Agostinho Maia, afirmou que a CTTU quer que a fiscalização chegue aos três corredores - além da Mascarenhas, na Avenida Domingos Ferreira, na Zona Sul, e na Rua Cosme Viana, na Zona Sul. "Mas, com o orçamento limitado, fizemos a opção de começar por lá. É onde tem mais invasão de faixa, principalmente pela manhã, no sentido Centro", explicou.

Ao todo, o Recife tem 21,4 quilômetros de faixas azuis. Só em 2014, foram registradas 3.980 multas por invasão da faixa.

Nos cálculos da CTTU, o corredor, implantado em janeiro de 2014, representou um fanho de 23,8% no sentido Centro/subúrbio e de 21,8% na direção oposta, onde há mais desrespeito à sinalização. Quarenta e duas linhas de ônibus passam pela Mascarenhas de Moraes, que é uma das vias com menor velocidade média da capital pernambucana nos horários de pico.

Informações: JC Trânsito

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Governo do Rio descarta BRT no lugar do Monotrilho

segunda-feira, 29 de junho de 2015

O governo desistiu de construir o BRT no trajeto que daria lugar à Linha 3 do metrô e vai retomar os estudos para ligar Niterói e São Gonçalo com transporte sobre trilhos. A decisão foi informada nesta quinta-feira pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Marco Capute, em audiência pública na Assembleia Legislativa (Alerj). 

De acordo com Capute, o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, concluíram que o BRT não seria suficiente para dar conta da demanda da região. O projeto que previa a construção de um sistema de monotrilho, que tem menor capacidade do que o metrô, também foi descartado. 

“Definimos que o metrô é a melhor solução para a população de Niterói e São Gonçalo fazendo a conexão com as barcas. Construir o BRT seria mais rápido e barato, mas não adianta investir em um projeto de eficácia momentânea”, afirma Capute. A meta do governador, segundo ele, é ter o projeto pronto até ano que vem e iniciar as obras em 2017 ou 2018. A previsão é que elas levem cinco anos.

Osorio ressaltou que o metrô deve ser implantado em estrutura suspensa, seguindo o traçado da antiga linha férrea da região. O plano de fazer um BRT na estrada RJ-104 (Niterói-Manilha), que passa por outro eixo de Niterói e São Gonçalo, está mantido. 

“O BRT da RJ-104 faria integração em Alcântara e em Arariboia com a Linha 3. Ele entra em Niterói pela Alameda São Boaventura e seria expandido até Manilha. A ideia é fazer uma grande estação em Tribobó, sendo ponto de integração da RJ-104 com a RJ-106, que vai até o centro de Maricá.” 

O secretário frisou que o metrô só será construído se o governo federal não cortar os recursos prometidos. O sistema em monotrilho estava orçado em R$ 3,9 bilhões e o BRT, em R$ 1,7 bilhão. A estimativa do custo do metrô só será conhecida quando o novo projeto for concluído.

Por Gustavo Ribeiro
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