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Ônibus de Araucária são impedidos de entrar em terminal da CIC

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Os passageiros do transporte coletivo de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), da linha Araucária/CIC foram impedidos na manhã desta quarta-feira, 15, de desembarcar no terminal da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo as informações, fiscais da Urbs e guardas municipais impediram a entrada dos ônibus no terminal. Os passageiros foram obrigados a descer pela porta de trás dos carros. 

A linha foi anunciada pela Coordenação da Região Metropolitana (Comec) nesta terça-feira, 14. A Urbs, responsável pelo gerenciamento do transporte coeltivo em Curitiba, informa que naço foi notificada sobre essa nova linha.

Ainda segundo a Urbs, o carro comum teve a entrada barrada no terminal da CIC por conta da falta de segurança e necessidade de reforma do terminal. O ideal, ainda de acordo com a Urbs, seria que a Comec reativasse a linha, mas com o uso do ligeirinho, que é equipado para o desembarque de passageiros nas plataformas das estações-tubo. 

De acordo com a Comec, a linha será termporariamente suspensa.

Demissionários na Comec

Em meio a confusão dos usuários do sistema de transporte, chegou à redação a informação de que o presidente da Comec, Omar Akel, e o diretor de transporte da Comec, Euclides Rovani, estariam demissionários. A informação, no entanto, de acordo com  a assessoria da Comec, é de que não passariam de boatos. Tanto Akel quanto Rovani permanecem na Comec e não entregaram nenhum pedido de demissão. 


A respeito dos fatos ocorridos no Terminal CIC, em Curitiba, a Comec esclarece que:

Já funcionava no Terminal CIC a linha Angélica-CIC, bem como o ligeirinho de Araucária.

A Comec estranha a atitude da Urbs e da Prefeitura de Curitiba de impedir os passageiros de descer no Terminal CIC, uma vez que a nova linha Araucária-CIC deveria ocupar o espaço já utilizado para o transporte metropolitano, não havendo acréscimo de demanda, mas sim uma transferência da integração.

A operação da nova linha foi comunicada a Urbs no dia 14. 

Em virtude da ação da Urbs a nova linha está suspensa para busca de entendimento.


A Urbs, por meio da assessoria, divulgou a seguinte nota:

Urbs ofereceu alternativas para atender passageiros de Araucária

Hoje Curitiba foi surpreendida por um ato unilateral do governo do Estado.

Ônibus de uma nova linha metropolitana, criada sem consulta à Urbs e em desacordo com as possibilidades técnicas, passaram a circular na capital.

De forma inédita, esses ônibus foram escoltados pela Polícia Militar.

Decisões unilaterais, como as tomadas pelo governo, prejudicam os usuários e representam uma afronta à autonomia do município e ao permanente diálogo defendido por Curitiba.

A Urbs não foi consultada sobre a possibilidade de uso dos terminais urbanos. Apenas comunicada com menos de 24 horas de antecedência.

Desta forma, a Comec – responsável pelo gerenciamento do transporte metropolitano – interfere em um sistema que não é de sua responsabilidade, criando constrangimento para usuários e trabalhadores.

Ao tomar conhecimento, pela imprensa, da intenção da Comec de criar uma linha vinda de Araucária com ponto final no Terminal CIC, a Urbs encaminhou email alertando para a falta de condições técnicas do terminal para receber uma nova linha. No comunicado, a Urbs alertou que este terminal não tem condições para estacionamento seguro dos ônibus e escoamento dos usuários.

Em respeito aos usuários, a Urbs ofereceu como alternativa o Terminal Pinheirinho, que teria condições de abrigar a nova linha e com vantagens para o usuário que contaria com várias opções de integração.

De forma responsável e para evitar maiores prejuízos, os passageiros que utilizaram a nova linha nesta quarta-feira não foram impedidos de entrar no terminal CIC sem pagar nova passagem.

A Comec e a empresa estão sendo notificadas sobre a irregularidade do ato.

O Estado será responsabilizado por qualquer custo adicional gerado ao sistema de transporte público de Curitiba.

Informações: Bem Paraná

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Prefeitura de Blumenau pensa em plano B para financiar ponte do centro

Nas entrelinhas, o prefeito Napoleão Bernardes confirmou ontem à coluna que um dos objetivos da ida dele a Brasília – onde hoje se encontra com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab – é sondar a possibilidade de financiar com o governo federal a construção da nova ponte do Centro. Disse ao telefone, em resposta ao questionamento:

– É sempre importante prospectar novas oportunidades independente da destinação. E Blumenau precisa de uma e mais pontes.

A preocupação do poder público municipal pode ter origem na primeira avaliação que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fez sobre o pedido da prefeitura de incluir a ponte no Programa de Mobilidade Sustentável, que está sendo financiado pela instituição. O prefeito confirma que o BID pediu mais informações. Algumas já foram enviadas e outras, mais técnicas, ainda serão respondidas.

Napoleão também vai dizer ao ministro que a cidade precisa dos R$ 20 milhões aprovados por emenda coletiva da bancada catarinense para manutenção e ampliação dos corredores de ônibus.

Contra a ponte

Quem também está em Brasília é um grupo de cidadãos de Blumenau que há tempos se preocupa com o projeto da ponte do Centro. Eles têm reunião agendada no BID onde entregarão documentos que podem fortalecer a teoria de que a construção pode não ser tão eficiente como se imagina, além de comprometer o patrimônio histórico e trazer outros danos, seja pela obra em si ou pela maneira como correram os processos.

Segundo o advogado André Jenichen são cerca de 150 documentos. A esperança do grupo é que a papelada faça com que o BID decida pela não inclusão da obra no Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau.

Jenichen também vai entregar o material ao Mecanismo Independente de Consulta e Investigação (Mici), órgão que investiga denúncias de irregularidades nas operações financiadas pelo BID.

Informações: Blog do Pancho

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Cidade de Arapongas adota integração no transporte coletivo

O sistema de integração do transporte coletivo começou a funcionar no início desta semana, em Arapongas. O novo modelo implantado pela empresa Transporte Urbano Arapongas (TUA), permite que os usuários utilizem ônibus de linhas diferentes com o pagamento de uma única passagem. O benefício é uma antiga reivindicação dos moradores e será concedido no intervalo de 1h, de segunda a sexta, e 1h30 nos finais de semana e feriados.
Foto: Sérgio Rodrigo
“Desenvolvemos um estudo para favorecer o usuário que precisa utilizar mais de um ônibus para chegar ao seu destino”, assinala o gerente administrativo da TUA, Enivaldo Bertazzo. 

Bertazzo explica que, na prática, o passageiro que usa dois ônibus para chegar ao seu destino pagaria R$ 4,90 e agora, vai pagar apenas o valor de uma tarifa, atualmente no valor de R$ 2,45, dentro do período previsto. A integração só pode ser usufruida por usuários da bilhetagem eletrônica, com o cartão passe fácil.

O tempo será contado a partir do momento em que o bilhete eletrônico passar pelo validador na catraca. 

A adoção do novo modelo de gerenciamento implicou na reestruturação das linhas e alteração dos horários. “Houve necessidade em ajustar o encontro de todas as linhas de ônibus no terminal para promover a integração”, explica Bertazzo. 

Além do terminal, está permitida a troca de ônibus nos pontos onde existem linhas sobrepostas, dentro do tempo estipulado. “Após a carência, outra tarifa cobrada será cobrada”, acrescenta o gerente administrativo. 

Por dia, aproximadamente 4,5 mil pessoas embarcam e desembarcam no terminal urbano de Arapongas. A administração não soube informar quantos usuários serão beneficiados com o novo sistema, no entanto, a expectativa é que o número de adesões ao transporte coletivo aumente. 

USUÁRIOS

A auxiliar de vendas Luana de Oliveira, 20 anos, comemorou a mudança. Todos os dias ela pega duas linhas para chegar ao trabalho. “Agora melhorou, pena que os horários mudaram. Agora tenho pegar o ônibus mais cedo”, comenta. 

Para a estudante Daniela Santos Abreu, 22 anos, os usuários foram beneficiados por um lado e prejudicados por outro. “Ficou melhor no bolso de quem anda de ônibus com frequência. Mas na questão dos horários não favoreceu muito não”, opina.

A aposentada Benedita de Paula, 59 anos, está incluída na parcela de usuários isentos de tarifa. Contudo, ela ressalta que a integração é uma reivindicação antiga dos moradores que precisam do transporte coletivo. “Agora para melhorar mais a empresa deve criar mais linhas. Ainda têm bairros sem o serviço”, afirma.

Por Cindy Annielly
Informações: TN Online

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Em Cuiabá, Transporte coletivo deve ser licitado após definição do VLT

Apesar de o contrato com as concessionárias do transporte coletivo ser 'precário', já que o prazo expirou em 2012, a licitação para o serviço em Cuiabá deve ser realizada após a definição das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). De acordo com o prefeito da capital, Mauro Mendes (PSB), as linhas de ônibus devem ser alteradas completamente quando o metrô de superfície estiver em operação.
Foto: Pollyana Araújo/G1
As empresas que operam no transporte coletivo da capital venceram uma licitação realizada em 2004, na gestão do então prefeito Roberto França Auad. O prazo desse contrato expirou em 2012 e depois foi prorrogado até junho de 2019.

A obra do VLT está parada desde o ano passado por falta de pagamento por parte do governo do estado, segundo o consórcio de empresas responsável pela execução do projeto, e ainda não tem data para ser retomada, tão menos para ser concluída.

"No primeiro semestre deste ano, queremos concluir o edital para licitar o transporte coletivo, mas vamos aguardar a definição do governo do estado em relação ao VLT para colocar o edital na praça", afirmou o prefeito. Segundo ele, as eventuais alterações da obra devem ser colocadas no edital de licitação. "A entrada ou não do VLT muda profundamente o sistema de transporte, as linhas, o trajeto e a quilometragem rodada", disse.

O VLT deve percorrer as principais avenidas da Grande Cuiabá, ligando o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana da capital, ao bairro CPA e o outro entre o Coxipó e o Centro de Cuiabá. As linhas de ônibus devem estar interligadas às do VLT. A previsão é que haja um sistema de transporte coletivo integrado.

No entanto, o prefeito pontuou que, dependendo do prazo para a definição do VLT e se houver demora, a licitação deverá ser realizada. "Temos um contrato e a sua renovação está sendo questionada na Justiça. Por isso, estamos trabalhando para lançar esse edital", afirmou. O VLT deveria ter ficado pronto até a Copa do Mundo, em junho do ano passado, mas até agora não
Em janeiro, Mendes reajustou o valor da tarifa e, no mesmo momento, criou essa comissão composta por representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento e da Procuradoria Geral do Município.

O grupo tem o prazo de seis meses para entregar um estudo de viabilidade técnica e jurídica para fazer uma nova licitação, na modalidade concorrência pública, para melhoria o serviço de transporte coletivo na capital.

Por Pollyana Araújo
Informações: G1 MT

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Em Natal, Aprovada tarifa subsidiada no sistema de transporte coletivo

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na manhã desta segunda-feira, 13, em sessão extraordinária, emenda ao Projeto de Lei que institui o Sistema Municipal de Transportes Coletivos de Natal de autoria do vereador Hugo Manso (PT) que institui o subsídio social a tarifa de ônibus e transportes alternativos da capital potiguar.

Segundo o texto aprovado pelos vereadores, 30% das receitas do Fundo Municipal de Transportes ficam destinadas ao barateamento do valor das passagens com objetivo de garantir a função social do transporte público.

"Essa emenda está em consonância com a Constituição Federal que exige do Poder Público uma atuação no sentido de garantir, através de subsídios, a redução gradativa das tarifas, para que, a médio e longo prazo possamos efetivar o conceito de transporte como direito social" conceitua o parlamentar petista.

Informações: Jornal De Fato

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Em Campo Grande, Duas novas linhas de transporte especial estão disponíveis

A partir de hoje duas novas linhas de transporte coletivo urbanos estarão disponíveis para os servidores que utilizam do transporte especial. Uma atenderá no sentido Parque dos Poderes – centro e Parque dos Poderes – bairro, e a outra da Praça Ary Coelho sentido Parque dos Poderes, a linha especial 242.

Durante os próximos 15 dias, os fiscais passarão por todas as secretarias realizando individualmente atendimento para esclarecer dúvidas e indicar as linhas que cada servidor passará a utilizar.

De acordo com o Superintendente de Gestão Financeira, Roberto Coelho é necessário que os servidores que ainda não possuem o cartão, façam o requerimento de solicitação no Recursos Humanos dos órgão de origem. “O servidor pode ficar tranquilo que ninguém vai ficar sem vale-transporte para vir trabalhar”, pontuou.

Por Adrielle Santana
Informações: MS Notícias

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