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Poucos usuários utilizam aplicativo para pegar ônibus em Salvador

terça-feira, 3 de março de 2015

No mês de janeiro, junto com o aumento da tarifa dos ônibus para R$ 3 e a apresentação de parte da nova frota de ônibus da capital, a Prefeitura de Salvador também apresentou um aplicativo para celular visando facilitar a vida do usuário que precisa pegar o transporte coletivo para se deslocar dentro da cidade. No entanto, pouco mais de dois meses depois de lançado, ainda são poucos os passageiros que utilizam o “SIU Mobile SSA”, como foi intitulado o aplicativo disponível tanto para celulares, via sistema Android, como para aparelhos com o sistema iOS. Na Play Store, da Google, cerca de 10 mil pessoas baixaram a ferramenta para sua utilização.

Nas ruas ainda tem muita gente que nem sabe da existência do programa ou até já sabe, mas nunca teve interesse em usar. “Eu já ouvi falar, alguns colegas usam, mas eu, particularmente, nunca usei o aplicativo”, disse a estudante Luisa Rosas, que aguardava um ônibus para Nazaré no ponto do Campo Grande. “Nem sabia que existia, pra mim é uma surpresa só saber disso agora”, contou a também estudante, Naira Santos.

Por outro lado, quem utiliza o aplicativo enaltece as vantagens de quem não precisa ficar esperando os ônibus por muito tempo nos pontos, já que ele diz quando o coletivo deve passar no local. “Às vezes atrasa, mas é muito raro de acontecer. Na maior parte do tempo, o ônibus sempre chega no horário previsto pelo programa. Com certeza recomendaria a outras pessoas”, disse o estudante Gabriel Silva,  há dois meses em Salvador, procedente de Itaberaba,  interior do estado.
Outro que também utiliza o SIU Mobile SSA desde quando foi lançado é o jornalista Victor Pinto, que diz ainda ter muita coisa a melhorar. “O que coloco como ponto negativo é o fato de haver, em determinados pontos da cidade, dois pontos de ônibus, um na frente do outro, mas em sentidos opostos. O aplicativo ainda não consegue discernir, neste caso, se o ônibus está indo ou está voltando, o que  atrapalha um pouco a gente”, considerou.

Além disso, a quantidade de linhas disponíveis no programa, segundo ele, ainda é pouca em relação ao que tem na cidade. Mas, no geral, ele exalta as vantagens da ferramenta. “Para mim, é uma mão na roda. Antes de sair para qualquer lugar, eu já me programo para não ficar no ponto de ônibus muito tempo, visando também a minha segurança. Já é praticamente um costume eu chegar ao local e o coletivo passar logo em seguida”, falou.

UTILIZAÇÃO
Com esta ferramenta, o objetivo é de que os passageiros diminuam o tempo de permanência nos ônibus de Salvador. Segundo a Prefeitura, a previsão é de que, em abril, toda a frota da cidade já possa ser visualizada através do aplicativo. Após baixá-lo, é necessário que o passageiro faça um cadastro no próprio programa para ter acesso a informações como as linhas disponíveis e horários delas, por exemplo. O usuário precisa de acesso a internet, além de deixar o GPS ligado.

Dentro do programa, o usuário terá acesso a opção “Encontrar no Mapa”, que possui a localização do passageiro, além de um mapa que representa as proximidades do local onde ele está. Posteriormente, o usuário terá acesso aos itens “Minhas Paradas”, onde ficam registrados os pontos de ônibus mais utilizados pelo passageiro; “Pesquisar por Linha”, que torna possível a pesquisa das linhas de ônibus; “Paradas Próximas”, no qual é possível ver os pontos de ônibus mais próximos de quem pega o transporte, através do GPS; e “Pesquisar Código”, que permite ao passageiro inserir o código do ponto de ônibus junto ao número da linha e, assim, obter o horário em que o coletivo vai passar no local.

Por Yuri Abreu
Informações: Tribuna da Bahia


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Manaus: Com obra atrasada, T2 é alvo de reclamação de passageiros

Falta de segurança e o pouco espaço destinado aos usuários do transporte público são as principais reclamações de quem precisa usar o Terminal 2 (T2), na Avenida Manicoré, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.
Foto: Eraldo Lopes
Alvo de várias visitas técnicas do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o local era para ter sido reformado no fim do segundo semestre do ano passado. A promessa da Prefeitura é que o início das obras ocorra nos próximos meses, após período de licitação da obra, orçada em R$ 2.425.606,55.

O vendedor Vinicius Souza, 19, disse que precisa usar o T2 duas vezes por semana, para pegar os ônibus das linhas 323 e 460 que seguem, respectivamente, aos bairros Tarumã e Nova Cidade. Ele contou que ficou ainda mais preocupado quando teve a mochila roubada dentro do terminal.

 “Acontece assalto direto e isso com o carro do Ronda do Bairro passando bem pertinho. Eu não me sinto seguro em horário nenhum e, por isso, evito passar pelos terminais. Só uso quando não tem jeito mesmo”, afirmou.

A estudante universitária Francisca Azevedo, 48, informou que passa pelo T2 durante a semana e que já perdeu as contas de quantas vezes foi assaltada. “Quando volto da faculdade já é tarde da noite e tenho o maior cuidado para não ser roubada novamente nesse terminal”, disse. Francisca costuma pegar o 430 com destino ao quilômetro 41 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara). 

A assessoria de comunicação da Polícia Militar (PM) informou que a responsabilidade policial do espaço é da 1ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Conforme levantamento da corporação, o registro de assaltos é feito entre às 10h e às 18h. Para conter os roubos, a estratégia da polícia é o patrulhamento a pé, feito por uma dupla de policiais militares.

Plataformas

Outra reivindicação de quem usa o T2 é o pouco espaço destinado aos usuários de ônibus. De cada lado do T2, as plataformas de embarque e desembarque possuem, aproximadamente, 4,5 metros de largura. A população divide o espaço com os 53 vendedores ambulantes que atuam no local, deixando três metros do calçamento para a população. 

O auxiliar administrativo Eduardo Ribeiro Simões, 55, disse que o espaço se torna ainda menor às 5h30 e às 18h quando há maior concentração de passageiros no Terminal. Para ele, a solução é a ampliação ou reforma total do lugar. “Não tem espaço para ninguém e, nesses horários, é que fica complicado mesmo. Precisamos de uma reforma grande nesse terminal. Sempre há empurra-empurra”, afirmou.

O vendedor Vinicius Souza disse, ainda, que o espaço estreito já foi motivo para a queda de passageiros. “Há tumulto e as pessoas precisam ter mais educação e respeitar o outro, mas o espaço pequeno facilita a bagunça. É um espaço mínimo e minha mãe já caiu e lesionou a perna uma vez”, disse.

Movimento

Conforme dados da Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), o T2 é um dos terminais com maior movimentação de passageiros da cidade. No local, passam  50 mil pessoas diariamente, que usam as 300 linhas de ônibus que trafegam pelo espaço todos os dias.

A SMTU informou que o espaço será reformado. O projeto da obra foi feito pela superintendência, no ano passado, e a previsão era que a reforma ocorresse ainda no fim do segundo semestre do ano passado. De acordo com a Prefeitura, as obras serão feitas nas plataformas de passageiros, cobertura, pavimento e iluminação. 

O projeto inclui a substituição da cobertura por estruturas metálicas que devem se estender à área de circulação dos ônibus. Outros itens da reforma é a renovação das instalações elétricas do espaço, recuperação do piso, reforma dos banheiros e construção de outros dois banheiros.

Por Girlene Medeiros 
Informações: d24am.com

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Aplicativo mostra horário de linhas de ônibus em Poços de Caldas

Após o aumento no preço da passagem do transporte coletivo em Poços de Caldas (MG), a empresa responsável pelo serviço se comprometeu a realizar várias melhorias para os usuários. Uma delas é a criação de um aplicativo para celulares que promete facilitar a vida de quem fica muito tempo no ponto, esperando o ônibus, sem saber o horário que ele vai passar. Batizado como “ônibus online”, o novo recurso monitorado por GPS começou a funcionar nesta segunda-feira (2) e permitirá ao usuário saber o horário exato que o coletivo passará no ponto.

Por meio de uma página na internet, os usuários do transporte podem baixar o aplicativo e saber como utilizá-lo. De maneira prática, basta que o usuário escolha uma linha de ônibus. A partir daí, o sistema abre um mapa com o trajeto completo do veículo, então o usuário seleciona o destino que ele deseja e o ponto de ônibus em que está. Em seguida, o aplicativo mostra uma nova janela com as informações do tempo que o ônibus vai gastar para passar no ponto.

Quem usa o serviço se interessou, como o vigia Jeferson Corrêa. “Eu pego os ônibus todos os dias e fiquei interessado no aplicativo. Acredito que a tecnologia será bastante útil. Sobrando alguns minutinhos, dá para fazer qualquer coisinha a mais, né”, disse.

Durante a fase de adaptação, uma equipe da Circullare estará no Terminal Central de Ônibus para ensinar os usuários a utilizarem o aplicativo. A intenção é esclarecer todas as dúvidas. 

“Para que eles aprendam a usar e gostem de aplicativo e façam uso. Às vezes a pessoa está com pressa e olhando pelo celular ela pode saber exatamente onde o ônibus está e com o aplicativo ficará muito mais fácil a vida das pessoas”, explicou o responsável pelo setor de tecnologia da informação da empresa.

Segundo o gerente da empresa, Armando Bertoni, esta é a primeira melhoria das que serão feitas durante o ano. “Novas instalações de banheiros para cadeirantes e público em geral, uma sala especial para Polícia Militar e Guarda Municipal e todo entorno do Terminal será reformado, bem como os pontos, em toda cidade”, disse o Walter Araújo Franco.

Possíveis reclamações
Entretanto, apesar do aplicativo, quem estiver insatisfeito com o serviço ou quiser reclamar de alguma situação relacionada à empresa, pode procurar o Terminal de Linhas Urbanas, onde vários fiscais da empresa atuam e há também um guichê próprio para reclamações. Os fiscais também podem passar informações sobre os horários dos ônibus.

Além disso, próximo ao terminal, na Rua Santa Catarina, 79, há uma agência da empresa destinada para vendas de cartões e reabastecimentos de créditos, onde é possível tirar dúvidas e fazer reclamações. A agência funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Por telefone, é possível fazer contato com a empresa, através dos números (35) 3729-9000 ou 3729-9030. A prefeitura também possui um telefone no qual os usuários podem fazer ligações para fazer reclamações. O número é 0800 2860 100. A ligação é gratuita.

Informações: G1 Sul de Minas

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Ponto de integração dos ônibus começa a funcionar na zona Sul de Teresina

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) deu início nesta segunda-feira (02) a fase experimental de um dos pontos de integração que vão funcionar na zona sul de Teresina. O primeiro terminal de integração do novo sistema de transportes públicos da capital fica localizado na praça principal do bairro Parque Piauí.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, a gerente de trânsito da Strans, Cintia Magalhães, informou que nesta fase experimental três linhas vão funcionar como "linhas alimentadoras", levando passageiros dos bairros até o ponto de integração, e lá uma "linha frontal" vai levar os passageiros até o centro da cidade.


"As linhas Promorar, Vamos ver o sol e Mario Covas, que fazem o percurso via avenida Miguel Rosa, são as primeiras a fazer parte dessa nova integração. A ideia é conscientizar os usuários para que eles saibam como funciona. Por isso estamos em fase experimental, para que eles saibam como fazer", informou a gerente de trânsito da Strans.

De acordo com a Strans, serão dois terminais por zona da capital. Na zona sul, além do Parque Piauí, o outro terminal vai funcionar no bairro Bela Vista. A intenção do órgão é agilizar o transporte público na capital, diminuindo o tempo de viagem e de espera nas paradas de ônibus.

A gerente de trânsito da Strans ressaltou ainda que para aproveitar melhor a integração no novo sistema é necessário o uso de cartão eletrônico. "A integração funciona da seguinte forma, o usuário pega o ônibus primeiro no bairro até o ponto de integração. Depois desse ponto para o centro da cidade e do centro para algum outro bairro. Quem tem cartão paga uma vez só e tem direito as três viagens", afirmou Cintia Magalhães.

Por Lucas Marreiros
Informações: Cidadeverde.com
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Começa cadastramento para passe livre para Metrô, CPTM e EMTU

segunda-feira, 2 de março de 2015

O cadastramento para regulamentação do passe livre no Metrô, CPTM e EMTU começa nesta segunda-feira (2) no estado de São Paulo. Estudantes dos ensinos fundamental e médio matriculados na rede pública e estudantes de universidades públicas devem procurar as suas entidades de ensino para ter direito ao benefício.

Estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes públicos também vão poder usar o transporte coletivo de graça. Apenas alunos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e meio (valor nacional) podem conseguir a isenção.

A distância da casa do estudante até a escola tem que ser de pelo menos 1 km. Ele vai ter direito a 48 viagens nos meses de aula e 24 durante as férias, nos meses de julho e dezembro.

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Além dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, outros alunos têm direito ao benefício. Os alunos precisam ter um Bilhete Único no modelo novo para conseguir a isenção de tarifa. Confira abaixo quem pode obter a gratuidade e como conseguir.

QUEM TEM DIREITO À GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO?

Metrô, trens da CPTM e ônibus da EMTU
Ônibus municipais
Estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública
Têm benefício automático
Têm benefício automático
Estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede privada
Não têm benefício
Não têm benefício
Estudantes de curso de ensino superior da rede pública
Têm benefício, desde que comprove renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.182)
Têm benefício, desde que comprove renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.182)
Estudantes de curso de ensino superior da rede privada
Têm benefício, desde que comprove renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.182)
Não têm benefício
Bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos)
Têm benefício automático
Têm benefício automático
Financiados pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
Têm benefício automático
Têm benefício automático
Integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família)
Têm benefício automático
Têm benefício, desde que comprove renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.182)
Atendidos por programas governamentais de cotas sociais
Têm benefício automático
Têm benefício, desde que comprove renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional (R$ 1.182)
Estudantes de cursos profissionalizantes de nível técnico da rede estadual
Têm benefício automático
Têm benefício se estiver integrado ao Ensino Médio
Beneficiados do Pronatec
Não têm benefício
Não têm benefício
Fonte: Governo do Estado de São Paulo e São Paulo Transporte (SPTrans)

Outras dúvidas:

- Quais são exigências básicas para obtenção do passe livre?
Ter o Novo Cartão Bilhete Único; cadastro liberado na SPTrans; morar a mais de 1km da escola, ter ligação de transporte coletivo entre a casa e a escola, além de não ter outro benefício de gratuidade nos transportes (Deficiente, Idoso, Vai e volta, etc).

- Pós-graduandos têm direito à gratuidade?
Apenas alunos da escola privada que tenham Fies podem obter gratuidade no transporte. No entanto, ela será proporcional ao número de viagens até a universidade.

- Como é feito o cálculo da renda per capita?
Relacione todos os familiares que moram na casa do estudante mesmo que não tenham renda. Some todos os salários e divida pela número de pessoas relacionadas. Desta maneira, se saberá a renda per capita (por pessoa). Se essa renda for inferior a R$ 1.182, o estudante tem direito à gratuidade nos casos em que há essa exigência.

- Há um limite de viagens gratuitas?
A concessão das cotas é proporcional aos dias de aula, em um limite de 48 viagens por mês. Como cada viagem de ônibus pode ter até quatro embarques, o limite mensal é de 192 embarques. No caso de trens e metrô, os estudantes poderão usar 48 passagens gratuitas por mês. Se não usarem, as passagens não ficam acumuladas para o mês seguinte.
Veja o passo a passo para obter o Bilhete Único do Estudante:

1º) Escolas enviam os dados sobre a confirmação da matrícula em 2015 para SPTrans.

2º) Estudante deve checar se os dados foram encaminhados para SPTrans pelo site (https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sca/estudante/login.jsp) e, eventualmente, completar alguma informação pendente. Caso a escola/universidade não tenha feito, o aluno deve procurar a instituição.

3º) Acesse o cadastro para solicitar/revalidar o cartão. Quem não tiver o Novo Bilhete do Estudante deverá solicitar um: https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action. Ele deve ser retirado na escola.

Depois de obter o cartão, no caso de estudantes com benefício automático:
1º) Emita o boleto para pagamento da taxa anual de validação do cartão: R$ 24,50 (o equivalente a 7 passagens).

2º) Três dias após o pagamento o benefício será liberado. Antes de se deslocar a um ponto de venda, acesse seu cadastro, em Estudante/Declaração de Baixa Renda e veja se aparece a mensagem: "Você já possui direito à gratuidade".

3º) Vá a um ponto de venda e recarregue o cartão em uma das máquinas de recarga automática de vale-transporte.

No caso do estudante que precisa comprovar renda per capita:
1º) Instituição de ensino informa à SPTrans quais são os alunos que têm o benefício.
2º) Aluno deve acessar o cadastro do Bilhete Único e preencher o formulário para comprovação de renda familiar per capita;
3º) Após a aprovação, deverão ir a um ponto de venda e utilizar as máquinas automáticas todo início do mês para recarregar o cartão, gratuitamente.

Para mais informações, visite a página da SPTrans:
http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?6005

Informações: G1 São Paulo
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Tarifa do metrô do Rio sobe para R$ 3,70 a partir de 2 de abril

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) autorizou, com base no contrato de concessão, reajuste para o serviço público de transporte metroviário. O aumento, de 3,98%, entra em vigor a partir de 2 de abril. O bilhete passará para R$ 3,70.

Para a base do reajuste da tarifa metroviária de equilíbrio, foi considerada a tarifa de R$ 3,5346, homologada no reajuste anterior, sobre a qual foi aplicado o índice de 3,98%, referente à variação do IGP-M (índice de inflação calculado pela Fundação Getúlio Vargas) entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, conforme previsto em contrato. 

O valor da tarifa reajustada chegou a R$ 3,6753. De acordo com cláusula contratual de arredondamento, a concessionária fica autorizada a passar o valor atual de R$ 3,50 para R$ 3,70. Os usuários precisam ser informados sobre o reajuste com 30 dias de antecedência pela concessionária.

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BRT Move oferece conforto e rapidez, mas ainda há filas e superlotação

Viagens bem mais rápidas e seguras em veículos confortáveis e com ar-condicionado para muitos passageiros. No sentido oposto, longas filas, baldeações, grandes intervalos entre as viagens e estações superlotadas para outros tantos usuários. Maior aposta da prefeitura para melhorar o transporte público em Belo Horizonte, o sistema BRT/Move (bus rapid transit em inglês transporte rápido por ônibus), com investimento de cerca de R$ 1 bilhão, completará um ano de operação no domingo. Para avaliar o desempenho do sistema, o Estado de Minas inicia hoje uma série de reportagens sobre a satisfação dos passageiros, a rotina das viagens e a estrutura oferecida.

Depois de três anos de obras e sete datas para inauguração, o Move começou a funcionar em 8 de março de 2014, com ônibus articulados e inicialmente com 23 quilômetros de malha viária em três corredores exclusivos nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos/Pedro I, Santos Dumont e Paraná. Chegar ao primeiro embarque, no entanto, não foi fácil. Quando o corredor Cristiano Machado estava praticamente pronto, em 2013, várias estações de transferência precisaram ser mudadas de lugar,  por causa de erros de projeto. Em plena Copa do Mundo, a queda do Viaduto Batalha dos Guararapes matou duas pessoas e atrasou o cronograma da Avenida Pedro I. De lá pra cá, o Move avançou. São 450 veículos e 3,6 mil viagens feitas por dia por 500 mil passageiros em 19 linhas troncais – que partem das estações de integração em direção ao Centro – e em 73 que alimentam esses terminais, vindas dos bairros.

Uma viagem feita em corredor exclusivo e em ônibus com ar-condicionado que nem de longe lembra a penúria de ficar horas parado em irritantes congestionamentos. Andar de Move em Belo Horizonte apresentou o lado bom do transporte coletivo aos passageiros, que sempre conviveram com veículos convencionais, de motor dianteiro e desconfortáveis. Na lista de vantagens há ainda redução no tempo das viagens. A BHTrans, que gerencia o transporte e o trânsito na capital, afirma ter havido diminuição de 47% no corredor Antônio Carlos e de 43% na Avenida Cristiano Machado, resultado do aumento da velocidade média nas duas pistas.

Enquanto nas pistas mistas coletivos circulam a 17km/h, na cidade, as linhas diretas chegam a 44km/h e as paradoras, 30km/h. O velocímetro mostra que trafegar com a mínima interferência das longas filas de carros, motos, caminhões e outros coletivos do sistema de transporte público ganhou a simpatia dos passageiros dos novos e modernos ônibus. Mas o sonho dourado do transporte público não dura toda a viagem. Andar no Move em BH é conviver ainda com estações lotadas, longas filas de espera para embarque, baldeações que atrasam deslocamentos e insegurança, já que não há presença policial, da Guarda Municipal ou de agentes particulares nos terminais.
Passageiros estão divididos entre os benefícios e as dificuldades. Há quem diga que o conforto dos novos coletivos supera qualquer problema, que na avaliação do empresário Pascoal Pimenta da Silva, de 60 anos, eram muitos antes da nova frota. “Só de ter ar-condicionado nesse calor estarrecedor de BH já está ótimo. As viagens no meu caso, que vou de Venda Nova ao Centro, também ficaram mais rápidas por causa dos corredores exclusivos.”

O recepcionista Cléber Inácio de Oliveira, de 51, fala em redução de até 50% no tempo de viagem na Cristiano Machado. Ele mora no Bairro Tupi, Região Norte, e elogia a rapidez do sistema. “Da minha casa até o Centro, gastava cerca de uma hora. Agora, mesmo tendo que fazer uma baldeação na Estação São Gabriel, gasto metade do tempo”, garante.

Vizinha da Avenida Cristiano Machado, a dona de casa Geovana Silva, de 33, que mora no Bairro Cidade Nova, Região Nordeste, também diz que não tem nada a reclamar. “Sempre que ia ao Centro, ficava presa em congestionamentos, a qualquer hora do dia. Hoje, mesmo no horário de pico, quando as outras pistas estão paradas, faço o percurso em tempo mínimo. É muito bom”, afirma.

Para o militar Ronaldo Fernandes dos Santos, de 46, as vantagens do Move ainda não superam a lotação do sistema. “Todos os dias as estações do Centro estão supercheias. A gente vive se espremendo nas filas de embarque e quem chega nos outros ônibus não tem espaço para sair. É uma situação terrível. Todo mundo apertado, mulher, criança, idoso, doente, deficiente, grávida. É um caos toda hora. O tempo de deslocamento também piorou demais. Tenho de pegar quatro ônibus para ir do Mantiqueira ao Centro, em uma hora e 30 minutos. Antes, pegava o 61 e eram 40 minutos”, lamenta. 

O confeiteiro Fabiano Campos de Souza, de 25, também está insatisfeito: “Tenho de esperar sentado na base dos pilares da Estação Pampulha até o meu ônibus, da linha 64, para a Estação Vilarinho, chegar. São mais de 30 minutos e não tem bancos nem cadeiras. Minha vida piorou demais” Ele completa dizendo que antes resolvia tudo com um ônibus e agora precisa pegar três, dependendo do lugar para aonde vai. “E o pior é que se estou em Venda Nova e quero ir para outro lugar da região, preciso pegar um ônibus do bairro para a estação e voltar para Venda Nova.  A gente anda para trás.”

Por Mateus Parreiras e Valquiria Lopes
Informações: Estado de Minas

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