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No Recife, Linhas de ônibus serão reforçadas durante o carnaval

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

No próximo sábado (14), o maior bloco de rua do mundo irá tomar conta do Centro do Recife. Os ajustes finais para o desfile do Galo da Madrugada já estão sendo traçados e o Grande Recife Consórcio de Transporte irá disponibilizar um esquema exclusivo de ônibus para o dia da agremiação. 

As linhas que atendem ao bairro de São José e a outros bairros no centro da cidade, onde acontece o desfile, serão reforçadas e também terão mudança de itinerário. Ao todo, 40 linhas terão reforço e 534 coletivos estarão em operação. Neste dia, serão realizadas 4.572 viagens para ajudar os foliões a chegar ao local. Isso quer dizer, 160 ônibus e 1.145 viagens a mais que um dia normal de operação. Para que o desfile do Galo da Madrugada aconteça, algumas ruas do centro da cidade serão interditadas. Devido a isso, 117 linhas convencionais terão seus itinerários alterados a partir das 0h do sábado (14) até as 0h do domingo (15), além disso, 114 paradas serão desativadas no centro do Recife e 14 paradas serão implantadas em pontos estratégicos para atender os novos trajetos das linhas. 

Os usuários devem ficar atentos aos novos itinerários dos ônibus. A maioria das linhas que vem da Zona Sul da Região Metropolitana do Recife farão retorno no Terminal de Passageiros de Santa Rita. Os ônibus da Zona Norte e Olinda, que trafegam pela Av. Norte, PE-15 ou Olinda, terão ponto de retorno na Av. Mário Melo e Rua dos Palmares. Já as linhas da Zona Oeste terão dois trajetos: os ônibus que circulam pela Av. José Rufino e Av. Sul retornarão ao Terminal de Passageiros Santa Rita, já os que passam pela Av. Conde da Boa Vista farão retorno na Rua Gervásio Pires. 

O Consórcio também vai colocar a disposição dos foliões a linha especial 117 - Circular do Galo. Esta linha irá operar das 5h às 20h do dia 14 de fevereiro, com tarifa de R$ 2,45 e um intervalo de 7 a 30 minutos entre um ônibus e outro. Os ônibus farão o trajeto que ligará a Av. Cruz Cabugá ao Terminal de Passageiros Santa Rita, com ponto de retorno no Shopping Tacaruna. 

Bacuraus – Os ônibus que circulam pela madrugada também receberão reforço de frota no dia do Galo. Ao todo, serão 34 linhas realizando 312 viagens. O que significa 170 viagens a mais do que um sábado normal. Além disso, 42 linhas de bacuraus também terão seus itinerários alterados. É importante lembrar que todas as linhas de bacuraus têm como ponto de partida o Terminal de Passageiros do Cais de Santa Rita. 

Linhas reforçadas: 

018 – BRASÍLIA TEIMOSA
033 – AEROPORTO
050 – PE-15/BOA VIAGEM
061 – PIEDADE
062 – JARDIM PIEDADE
071 – CANDEIAS
103 – UR-11/BARRO
121 – VILA DA SUDENE
166 – TI CAJUEIRO SECO/RUA DO SOL
167 – TI TANCREDO NEVES (IMIP)
168 – TI TANCREDO NEVES (CONDE DA BOA VISTA)
183 – PONTE DOS CARVALHO/ TI CAJUEIRO SECO
185 – TI CABO
193 – TI TANCREDO NEVES (RUA DO PRÍNCIPE)
206 – BARRO/PRAZERES
437 – TI CAXANGÁ (COND. DA BOA VISTA)
622 – VASCO DA GAMA (CABUGÁ)
631 – NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ)
910 – PIEDADE / RIO DOCE
930 – RIO DOCE / DOIS IRMÃOS
948 – ARTHUR LUNDGREN II / TI MACAXEIRA
1900 – TI PE-15 (PCR)
1905 – TI IGARASSU / TI PELÓPIDAS
1909 – TI PELÓPIDAS / TI JOANA BEZERRA
1913 – TI PE-15/ TI JOANA BEZERRA
1946 – IGARASSU (PCR)
1964 – TI IGARASSU / TI MACAXEIRA
1967 – TI IGARASSU (DANTAS BARRETO)
1968 – ILHA DE ITAMARACÁ / TI IGARASSU
1971 – AMPARO
1973 – CASA CAIADA
1974 – JARDIM ATLÂNTICO
1976 – TI PELÓPIDAS (PCR)
1983 – RIO DOCE (PRINCESA ISABEL)
1990 – PAU AMARELO / VARADOURO
1992 – PAU AMARELO
1994 – CONJUNTO BEIRA MAR
1996 – ARTHUR LUNDGREN II / RIO DOCE (PARATIBE)
2480 – TI CAMARAGIBE / DERBY
2920 – RIO DOCE / CDU

BACURAU
036 – AEROPORTO (BACURAU)
038 – RESIDENCIAL BOA VIAGEM (BACURAU)
063 – JARDIM PIEDADE (BACURAU)
073 – CANDEIAS (BACURAU)
131 – UR-02 (BACURAU)
145 – ALTO DOIS CARNEIROS (BACURAU)
146 – UR-11 (BACURAU)
154 – JORDÃO (BACURAU)
170 – MURIBECA DOS GUARARAPES (BACURAU)
172 – MARCOS FREIRE (BACURAU)
184 – CABO (BACURAU)
333 – TOTÓ (BACURAU)
352 – CURADO II (BACURAU)
362 – CURADO IV (BACURAU)
426 – TORRÕES (BACURAU)
427 – MONSENHOR FABRÍCIO (BACURAU)
435 – CDU (VÁRZEA) (BACURAU)
515 – NOVA DESCOBERTA (BACURAU)
523 – DOIS IRMÃOS (BACURAU)
533 – CASA AMARELA (BACURAU)
613 – MORRO DA CONCEIÇÃO (BACURAU)
626 – BREJO (BACURAU)
643 – CÓRREGO DO JENIPAPO (BACURAU)
715 – ALTO SANTA TEREZINHA (BACURAU)
846 – ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)
1928 – MARANGUAPE II (BACURAU)
1936 – MIRUEIRA (BACURAU)
1956 – IGARASSU (BACURAU)
1957 – CAETÉS I (BACURAU)
1975 – AMPARO (BACURAU)
1985 – RIO DOCE (BACURAU)
1995 – PAU AMARELO (BACURAU)
2462 – LOTEAMENTO SANTOS COSME E DAMIÃO (BACURAU)

Informações: GRCT
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Transporte curitibano tem a melhor avaliação entre as capitais

O transporte coletivo de Curitiba, feito por ônibus, é o melhor entre as grandes capitais brasileiras, de acordo com pesquisa feita pela Proteste Associação de Consumidores. Além de obter o maior índice na satisfação dos passageiros (54%), Curitiba tem a melhor avaliação também em aspectos gerais como extensão da rede, competência dos funcionários e tempo de espera pelo ônibus.

No caso da satisfação dos passageiros, Curitiba está dez pontos à frente do segundo lugar, Porto Alegre, com 44%; seguida de Belo Horizonte (41%), Rio de Janeiro (40%), Brasília (36%), São Paulo (35%), Recife (30%) e Salvador (22%).

A capital paranaense também é a cidade que tem o menor tempo de espera entre as cidades pesquisadas. Em Curitiba a espera média é de 18 minutos, quase metade do tempo que o usuário passa esperando o ônibus em Recife (35 minutos). O tempo de viagem, que em algumas cidades chega a uma hora e meia (no Rio de Janeiro são 93 minutos e em Recife 90), fica em Curitiba em 61 minutos.

A Proteste fez a pesquisa junto a 3.045 associados entre abril e maio do ano passado. O resultado do levantamento foi publicado no portal da instituição (www.proteste.org.br) no dia 29 de janeiro.

Informações: URBS

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Integração entre ônibus de VG e Cuiabá pode ser cortada; tarifa deve chegar a R$ 3,39

Sem o retorno da Prefeitura de Várzea Grande sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo, a União Transportes que é responsável pelo transporte público do município juntamente com a Associação Mato-Grossense de Transportes Urbanos (AMTU) ameaçam suspender a integração dos usuários que pagam somente uma passagem para se deslocar entre Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com o cálculo a necessidade de aumento na tarifa em relação ao valor de R$ 2,75, que é cobrado atualmente é de 25%, o que elevaria a tarifa para R$ 3,39. O valor não é reajustado desde 4 de julho de 2013 e a planilha leva em conta o reajuste do óleo diesel devido ao aumento das alíquotas de PIS e Cofins, pelo governo federal.   

A empresa União Transportes pede o aumento por enfrentar grave crise financeira com risco de não conseguir pagar os funcionários, o que levou a paralisação relâmpago dos motoristas na manhã desta terça-feira, 10, que até o momento não receberam os salários. A concessionária alega ainda que a situação precária da malha viária da cidade majora o custo operacional.    

Segundo a assessoria de imprensa da Associação Mato-Grossense de Transportes Urbanos (AMTU), a Prefeitura de Várzea Grande já se encontra com o processo de reajuste, mas até o momento nenhum retorno foi dado sobre o aumento na tarifa.    

O Secretário de Serviços Públicos e Transporte de Várzea Grande, Roldão Lima Junior, explicou que o Conselho Regional de Economia de Mato Grosso já sinalizou positivamente para o aumento e agora só aguarda o aval do prefeito Walace Guimarães.

Informações: 24 Horas News

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Comércio dentro dos ônibus de Manaus está proíbido

A venda de bombons, chicletes, adesivos e outros produtos em troca de pequenas quantias de dinheiro nas linhas de ônibus de Manaus pode estar com os dias contados. Desde o início desse mês a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) tem fixado nos ônibus da cidade um ofício para informar à população que é proibida comercialização de qualquer produto no interior dos coletivos.

Segundo a medida, aprovada em 2013 pelo Decreto Municipal 1.779 e que ainda aguarda regulamentação, cabe aos motoristas dos veículos impedir a entrada de vendedores ambulantes de qualquer natureza dentro dos coletivos. Também fica proibida a chamada ‘mendicância’ e qualquer outra ação que seja considerada inconveniente aos passageiros.

De acordo com o superintendente da SMTU, Pedro da Costa Carvalho, o cumprimento do decreto está sendo reforçado em virtude de inúmeras reclamações de usuários do transporte coletivo recebidas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do órgão. “O decreto já está aprovado desde 2013, mas por desconhecimento dos usuários e de muitos motoristas, não era cumprido. O que queremos agora é garantir o cumprimento da determinação”, informou.

Segundo o superintendente, os usuários reclamam que as vendas ou a intervenção de “pedintes” nos ônibus não são apropriadas, atrasam a saída dos coletivos e atrapalham o fluxo dentro do veículo. “Queremos pedir a compreensão dessas pessoas para que exerçam suas atividades na rua e de forma adequada. Ônibus não é lugar para vender nada”, defendeu.

Penalidades

Conforme a SMTU, o passageiro que observar o descumprimento do decreto deve informar ao motorista para que ele tome as devidas providências. Outra solução é anotar o número de ordem – que fica localizado na parte frontal interna do ônibus próximo à cabine do motorista, placa, hora e local. Munido das informações, o usuário pode ligar para o SAC da SMTU pelos números 118 ou 3632-2115 e fazer a denúncia.

“Com a denúncia em mãos, o fiscal do órgão apura a situação e contacta a empresa do ônibus na qual foi detectada a infração e a notifica pelo descumprimento. Em caso de reincidência, a companhia pode chegar até mesmo a ser punida com o pagamento de multa, prevista na lei”, afirmou Carvalho.

A penalidade, ainda segundo informações do órgão, pode chegar a cinco Unidades Fiscais do Município (UFMs). Uma UFM hoje equivale a R$ 83,78, o que resultaria em uma multa de R$ 418,90 às empresas.

Foram informados do procedimento, via ofício, os diretores das empresas de transporte coletivo: Açaí, Rondônia, São Pedro, Integração, Via Verde, Expresso Coroado, Global, Transtol, Líder e Vega.

Lei pode não ‘pegar’ se não for fiscalizado

Com poucos funcionários da SMTU disponíveis para fiscalizar o cumprimento da lei, a maior responsabilidade fica para o passageiro, que deve efetuar a denúncia para que a proibição funcione.

O vendedor Diego Mouta,26, diz entender que as pessoas que oferecem produtos nos ônibus passam necessidades, mas não concorda com a falta de regras e se incomoda com a ação dos ambulantes.

“É tanta gente vendendo coisas ao mesmo tempo que incomoda sim. Às vezes eu volto cansado do trabalho e tudo que eu quero é chegar em casa sem ter que ouvir barulho ou ter que ouvir o discursos dos vendedores”, afirmou.

Para o vigilante Davi de Souza, 30, a atuação dos ambulantes não incomoda. “A venda no transporte coletivo é, às vezes, a única forma que essas pessoas têm de ganhar a vida. Não me sinto em condições de interferir no trabalho de outra pessoa”, argumentou.

A universitária, Maria Luiza Rocha, 20, por outro lado, discorda em partes da determinação. “A proibição deveria valer apenas para aqueles que entram no ônibus de “carona”, sem nenhum intuito de trabalhar. Oferecer algum produto, mesmo que este produto no caso seja uma música, muitas vezes é válido para o passageiro”, defende.

Segundo ela, não é a presença de ambulantes que incomoda os passageiros, mas a falta de estrutura dos coletivos, a superlotação e o preço da passagem.

Por Juliana Geraldo
Informações: A Critíca
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Prefeitura licita corredores exclusivos do transporte coletivo de Teresina

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema), vai abrir processo licitatório para a construção dos corredores exclusivos segregados do sistema de transporte público da cidade. A licitação é para a zona Sul I, que compreende as avenidas Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho.


Através destes corredores, que serão instalados no lado esquerdo das vias, apenas a frota de ônibus da Capital irá circular e haverá uma segregação física do espaço exclusivo para as demais faixas de trânsito. Com isto, as paradas de ônibus também serão transferidas para o lado esquerdo das avenidas, mais especificamente para os canteiros centrais. A construção dos novos abrigos já está incluso neste projeto.


A abertura da licitação, na modalidade concorrência, está agendada para o dia 9 de março, às 11h, na sala de reuniões da Sema, situada na Rua Firmino Pires, 121, Edifício Deolindo Couto, Centro de Teresina. O valor estimado da obra é de R$ 12.334.743,20. A fonte de recursos para a execução da obra é oriunda do Financiamento das Contrapartidas do Programa  de Aceleração do Crescimento - CPAC.

As empresas interessadas em concorrer ao processo licitatório da zona Sul I devem apresentar o comprovante de depósito no valor de R$ 60, recolhidos junto ao Banco do Brasil, em favor da Prefeitura de Teresina (Conta Corrente 7557-4/ Agência 3791-5), para terem acesso ao edital.

A Comissão Permanente de Licitações da Sema informa que não serão aceitos comprovantes de depósitos bancários realizados através de envelopes de autoatendimento, depósitos eletrônicos, nem pela internet e com data anterior à publicação do edital. Os interessados em participar da licitação podem tirar suas dúvidas através do telefone (86) 3215-4516.

Informações: Prefeitura de Teresina


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Licitação para o BRT em Feira de Santana vai acontecer dia 17 de março

A publicação da licitação e a instauração de procedimento licitatório para a implantação do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus), maior investimento em infraestrutura da história de Feira de Santana, foi autorizada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, que concedeu entrevista coletiva no Paço Maria Quitéria, sede do governo municipal.

O edital vai ser publicado na mídia impressa, como determina a lei, nesta quarta-feira, 11. A licitação, na modalidade concorrência pública, está marcada para ser realizada no dia 17 de março. A empresa vencedora vai executar as obras de readequação viária dos corredores de transporte público e demais vias complementares.

José Ronaldo disse que foram cumpridas todas as formalidades junto a órgãos como o Ministério Público Estadual e Federal, mais a sociedade. Ele afirmou que os recursos que serão aplicados na obra, que vai não vai modernizar o transporte de massa local, mas transformar o setor, estão garantidos. O empréstimo de mais de noventa milhões de reais foi conseguido junto à Caixa Econômica Federal, contrato de financiamento 0412189-88/2012/Programa Pró-Transporte.

O prefeito fez uma rápida explicação de como será o futuro sistema de transporte urbano, com a construção de novas estações de transbordo – na Mangabeira, no SIM e na Pampalona e a construção de túneis entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas e outro entre a João Durval Carneiro e a Presidente Dutra. Os corredores do BRT serão as avenidas Noide Cerqueira, João Durval Carneiro e Getúlio Vargas.

Estações de embarque serão construídas ao longo das avenidas onde o BRT será instalado. Outro ponto será a construção de um sistema de esgotamento de águas pluviais, na avenida Presidente Dutra, a partir da João Durval Carneiro, até o Residencial Vila Olímpia, na avenida Francisco Pinto, alguns
quilômetros adiante, que vai escoar as águas que se acumularão nos túneis. Outra intervenção será na rede de alta tensão que passa sobre o local onde vai ser construído o túnel da Maria Quitéria: a rede será subterrânea.

“Vai ser um choque de modernidade no nosso sistema de transporte de massa”, afirmou o prefeito que, emocionado, agradeceu o apoio que recebeu na Câmara Municipal e o empenho dos secretários municipais, especialmente de Carlos Brito, de Planejamento. “Sei o quanto ele lutou para que este momento acontecesse”. Secretários municipais, superintendentes e presidentes de autarquias, mais vereadores, acompanharam a entrevista coletiva.

Informações: Prefeitura de Feira de Santana


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