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Em Arapiraca, Fiscalização na faixa de ônibus entra em vigor na segunda-feira

domingo, 11 de janeiro de 2015

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai fiscalizar a partir da próxima segunda-feira (12), a faixa azul, exclusiva, de ônibus ao longo de 4,5 km de extensão da Rua São Francisco, no Centro da cidade.

Desde que foi implantada em dezembro do ano passado, agentes de autoridade de trânsito (AAT) trabalharam em ações educativas para disciplinar os condutores dos demais veículos (carros, caminhões e motos) a apenas trafegar nas faixas da esquerda e central da Rua São Francisco.

Segundo o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) primeiramente é apresentar a população a respeito da nova sinalização e disciplinar condutores e pedestres sobre as normas de trânsito.
“Depois desse período educativo vamos agora fiscalizar para que a faixa da direita seja utilizada apenas pelo transporte coletivo, que a utiliza no sentido de proporcionar mais agilidade e segurança a população que o utiliza”, garantiu Ricardo Teófilo.

De acordo com ele, os condutores que trafegarem pelo corredor exclusivo de ônibus serão notificados pelos agentes de autoridade de trânsito.
“É muito importante que os condutores permaneçam respeitando o limite dos ônibus como vem acontecendo ao longo dos 4,5 km de extensão da Rua São Francisco para que ninguém seja autuado”, alertou Ricardo Teófilo.

Sinalização reforçada
Para garantir segurança no trecho da faixa exclusiva, a SMTT reforçou a sinalização ao longo da Rua São Francisco que tem início na interseção da Rua Paula Magalhães e vai até a Praça dos Curis, no Centro.

Tida como um dos principais corredores da cidade que liga os bairros Boa Vista e Baixão, a Rua São Francisco tem um fluxo intenso no seu dia a dia.

Por esta razão que foi criada a faixa azul exclusiva de ônibus para dar mais agilidade ao tráfego do transporte público da cidade e proporcionar maior segurança aos usuários do setor.

Informações: Prefeitura de Arapiraca

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Menos de 100 ônibus tem ar-condicionado em São Paulo

A frota de ônibus regulares com ar-condicionado que circula pela cidade de São Paulo irá quase dobrar até o mês de março deste ano, segundo a São Paulo Transportes (SPTrans). Os coletivos que dispõem do equipamento passará de 60 para 110 até o fim do verão.

Apesar do aumento, o número de ônibus que possuem o refrigerador ainda é muito pequeno e representa cerca de 1% do total da frota, que é de 15 mil veículos. Um dos motivos da dificuldade da implantação é o alto custo. Enquanto um ônibus biarticulado custa cerca de R$ 800 mil, com ar-condicionado sairia por R$ 1 milhão, 20% mais caro.

Os passageiros do transporte público da capital que fazem longas viagens sofrem com as altas temperaturas. Rio de Janeiro foi a primeira capital a adotar o equipamento, 40 anos atrás, com o surgimento do Frescão, com tarifa mais cara.

Porto Alegre usa ar-condiconado há 15 anos, mas apenas metade da frota está equipada. Palmas, um dos lugares mais quentes do Brasil, está desde março do ano passado instalando o refrigerador nos ônibus. São Paulo começou em outubro de 2014 a oferecer o alívio aos passageiros.

Outro motivo para a demora da implantação do equipamento nos ônibus de São Paulo, é que a cidade sempre foi conhecida como “terra da garoa” e por ser um lugar frio. No entanto, nos últimos anos, a temperatura tem subido rapidamente. Em fevereiro do ano passado, em dez dias, São Paulo bateu nove recordes de temperatura máxima para o mês desde o início das medições diárias feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1943, chegando a 36,4 ºC.

Informações: G1 São Paulo

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Tarifa de ônibus no Recife sobe para R$ 2,45‏

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A partir desta segunda-feira (12) a tarifa de ônibus referente ao anel A na Região Metropolitana do Recife (RMR) custará R$ 2,45. O valor definido na manhã desta sexta-feira (9) em reunião do Conselho Superior do Transporte Metropolitano, no Centro de Convenções, em Olinda, foi de R$ 2,428 e deverá ser arredondado pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). O valor do anel G também foi reajustado e passa de R$ 1,40 para R$ 1,60.
O reajuste de 12,93%, equivale à variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), acumulado de janeiro de 2013 a dezembro do ano passado.

Os valores das tarifas B e D não sofreram alteração e devem continuar custando R$ 3,35 e R$ 2,65, respectivamente.

O Passe Livre para estudantes da rede pública estudal também foi pauta na reunião e foi determinada a criação de um grupo de trabalho que vai definir critérios para concessão do Passe Livre, que deve começer a funcionar no início do segundo semestre letivo. Estima-se que 310 mil estudantes sejam beneficiados.

Em protesto contra o aumento, cerca de 50 manifestantes de diferentes movimentos sociais saíram em passeata do Grande Recife Consórcio, no bairro de São José, até a Secretaria das Cidades, no bairro da Boa Vista. O grupo, articulado pela Frente de Luta pelo Transporte Público conta com a participação da sociedade civil organizada, representada pela Central Sindical e Popular (Conlutas), Associação Nacional dos Estudantes Livres (Anel), Movimento Sem Terra (MST), rodoviários e metroviários.

Um dos integrantes da Frente Popular pelo Transporte Público, Tulio de Luna, critica a falta de diálogo do governo com o movimento. "Nosso movimento é contra qualquer tipo de aumento. Lutamos pela tarifa zero. Pela abertura das contas do valor da tarifa. O passe livre deve ser para todos porque sabemos que se o passe livre for apenas para os estudantes, é o trabalhador quem vai pagar essa conta."

O protesto interrompeu o trânsito no Cais de Santa Rita, no sentido centro da cidade e complicou o tráfego. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) esteve no local orientando os motoristas. Ao passar pelas avenidas Guararapes e Dantas Barreto, o movimento foi aplaudido e recebeu apoio de quem esperava o ônibus nas paradas. 

Informações: Diário de Pernambuco

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Tarifa zero para Metrô em São Paulo terá limite de 50 viagens por mês

O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira que a tarifa zero para estudantes de baixa renda terá limite de 50 viagens por mês no Metrô, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A informação foi confirmada pelo recém-empossado secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni. Segundo ele, terão direito ao benefício os alunos da rede pública de ensino e os estudantes de universidades públicas, cuja renda per capita seja de até um salário mínimo e meio (1.182 reais).

O projeto de lei ainda precisa ser votado pelos deputados estaduais, que só voltam do recesso no dia 2 de fevereiro, quando começa o ano letivo. Uma medida semelhante, que prevê a gratuidade nos ônibus municipais proposta pelo prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), está em um estágio mais avançado: foi aprovada pela Câmara Municipal em dezembro do ano passado, mas ainda precisa ser regulamentada pela prefeitura. A administração, no entanto, limitou a cota para 48 viagens, o que contraria a declaração de Haddad de que o estudante poderia usar o passe livre "para tudo", além da ida e volta para escola.

O anúncio da tarifa zero ocorreu no momento em que o preço da passagem de metrô e ônibus subiu de 3 reais para 3,50 reais.

Informações: Estadão

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SMTT multa mais de 150 ônibus por tráfego fora da Faixa Azul em Maceió

Durante nove meses de implantação da Faixa Azul em Maceió, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) aplicou 156 multas a ônibus coletivo que trafegaram fora da via exclusiva para transportes públicos. Já em relação aos condutores de veículos particulares que utilizaram a via indevidamente, o número de multas foi de 4.400. Os números se referem ao período de março a dezembro de 2014.

A Faixa Azul entrou em vigor em fevereiro, mas em caráter experimental, nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Só em março é que as multas começaram a ser aplicadas. Segundo a SMTT, 40% da frota do ônibus usam a faixa exclusiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa pelo uso indevido da via, que é de natureza leve, é de R$ 53. 

O diretor de Operações da SMTT, Carlos Calheiros, informou que as empresas de ônibus são notificadas sobre as infrações. “A multa vai para a empresa, que fica responsável pelo pagamento. A identificação do motorista do coletivo que cometeu a infração também fica sob a responsabilidade da empresa”, afirmou.

Calheiros disse que dentre as infrações mais comuns observadas pelos agentes está a ultrapassagem fora da faixa. “O motorista de ônibus já sabe que não pode fazer ultrapassagem em pontos onde não existem duas vias dentro da Faixa Azul. Nos locais onde há pontos de ônibus isso acontece, e eles podem fazer a ultrapassagem sem cometer infração”, explicou.

O diretor disse que as multas são aplicadas durante fiscalizações de rotina dos agentes. Segundo ele, a proposta é de que seja implantado um sistema chamado fotossensor que funciona de forma eletrônica, com equipamentos instalados nas avenidas.

Por Carolina Sanches
Informações: G1 AL

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Bilhete Único inova a mobilidade em Jundiaí

Com uma única tarifa o usuário pode acessar qualquer linha, dentro do período determinado, sem a necessidade de se deslocar até os terminais para fazer essa mudança. Desde 2013, inclusive, a passagem de ônibus foi mantida a R$ 3 por determinação da Prefeitura.

Além disso, a Prefeitura de Jundiaí vai iniciar em 2015 a construção do primeiro trecho do BRT (trânsito rápido por ônibus). Serão investidos R$ 125,1 milhões, sendo R$ 106,6 milhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, e R$ 18,5 milhões de contrapartida do município.

O primeiro trecho do BRT, de 4,15 quilômetros, ligará o Terminal Colônia (na região Leste da cidade) ao Centro, em terminal específico para o sistema que será construído na região da avenida União dos Ferroviários.

No trecho estão previstas cinco paradas de ônibus (estações de embarque/desembarque) e outras duas de transferência. “Essa vai ser a segunda grande mudança do conceito de mobilidade na cidade”, afirma o prefeito.

Para o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, as iniciativas democratizam o uso do transporte público na cidade. Sobre o Bilhete Único, ele ressaltou: “A integração com uma só tarifa, proporciona mais segurança e rapidez ao usuário.”

“Quem já tem o cartão do sistema SIM não precisa se preocupar, pois ele vai funcionar com as vantagens do Bilhete Único. O que muda nesse processo é apenas a informação que está no validador dentro dos ônibus”, explica Folgozi.

O sistema
O cadastramento para ter o Bilhete Único não tem custo e prazo para encerrar, podendo ser feito através do site.

Ao acessar, a pessoa precisa preencher dados como nome completo, data de nascimento, nomes do pai e da mãe, CPF, RG, endereço residencial com CEP e e-mail. O sistema solicitará a criação de uma senha, que será utilizada todas as vezes que a pessoa acessar seu cadastro para controlar seus créditos no cartão, além de outros serviços.

“Os usuários esporádicos que comprarem o bilhete no terminal, sem o cartão com sistema SIM, receberão um ‘cartão terminal’, não podendo fazer a integração com apenas uma passagem. Portanto, é importante destacar que, mesmo para o usuário que não usa frequentemente o ônibus é interessante se cadastrar no Bilhete Único, gratuitamente”, completa o secretário.

O usuário pode recarregar o cartão via internet, também pelo site do Bilhete Único e fazer o pagamento por meio de boleto. A recarga será efetuada dentro de qualquer ônibus do SITU. Outros recursos de instrução e orientação ao uso do novo sistema estarão disponíveis nos próximos dias.
“Uma cartilha com perguntas e respostas mais frequentes estará no site do Bilhete Único. Além disso, um aplicativo chamado ‘B.U Fácil’ será lançado para que o usuário (acesse do celular ou do próprio site) visualize os 115 pontos de embarque e desembarque e, também, quais linhas passam pelo destino desejado”, completa o secretário.

Atualmente 50 mil pessoas utilizam, frequentemente, ônibus para se locomover. Cerca de 1,8 mil novos usuários já se cadastraram, além de 200 pessoas com deficiência.

Por Luiza Ronchi | Fotos: Paulo Grégio
Informações: Prefeitura de Jundiaí

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