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Em João Pessoa, Faixa exclusiva para ônibus será ampliada a partir de dezembro

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai ampliar a partir do dia 1º de dezembro as faixas exclusivas para o transporte coletivo urbano. As novas faixas serão implantadas na Avenida Epitácio Pessoa, a partir do cruzamento da Avenida Amazonas até o Parque Sólon de Lucena (anel interno), onde já existe faixa exclusiva. 

O anúncio foi feito pelo superintendente executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Roberto Pinto. Com essa medida, a faixa exclusiva para ônibus será ampliada de 2,5 km para mais de 7 km. A sinalização diferenciada no lado direito de cada via (Centro/Praia e Praia/Centro) começa nesta quarta-feira (19) e será feita sempre à noite e na madrugada para evitar transtornos ao trânsito.

De acordo com o superintendente Roberto Pinto, a ampliação da faixa exclusiva de ônibus faz parte da preparação das vias para a implantação do Bus Rápida Transit (BRT) ou Transporte Rápido por Ônibus, que proporcionará mobilidade urbana rápida, confortável e segura aos passageiros. 

O gestor aposta na redução do tempo de viagem de ônibus nos trechos onde as faixas exclusivas serão ampliadas.  Atualmente, existem faixa exclusiva a partir do anel interno da Lagoa, Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o terminal, a faixa prossegue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. Com a ampliação, esses trechos serão interligados a Epitácio Pessoa até o cruzamento com a Avenida Amazonas (proximidades do supermercado Extra), incluindo as Avenidas Getúlio Vargas, Almirante Barroso e Maximiano Figueiredo.  

A Semob se reuniu com representantes do Ministério Público da Paraíba, OAB-PB, Procon-PB, Procon-JP e Procon-Legislativo, a Associação de Desfesa dos Usuários do Transporte Coletivo do Estado da Paraíba (AUTCP), o Sindicato dos Transportes Urbanos (Sintur) e o Sindtaxi com a finalidade de debater sobre a faixa exclusiva de ônibus. 

Após vários encontros, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado no Ministério Público entre as entidades, sindicatos, associações e Prefeitura de João Pessoa em que ficou acordada a ampliação da faixa exclusiva para proporcionar melhorias na prestação de serviços de transporte coletivo e de mobilidade da cidade. 

O critério para a definição do trecho escolhido foi o número de linhas que circulam no corredor e a existência de vias paralelas por onde os veículos particulares podem circular de maneira alternativa à Epitácio Pessoa. Desde o ano passado, a PMJP tem realizado obras e intervenções de vários portes para criar opções a Epitácio Pessoa como a implantação dos binários do Bairro dos Estados, do entorno do Espaço Cultural e a construção do viaduto sobre a BR-230, em Tambauzinho, que ligará as ruas José Florentino Júnior e a Deputado José Mariz. 

Com a faixa exclusiva, a intenção da Semob é que haja uma distribuição mais justa das vias da cidade, priorizando o transporte coletivo, que em média, é responsável por aproximadamente 70% dos deslocamentos da população. 

Mais rápido e eficiente

Segundo Roberto Pinto, a medida faz parte do plano para melhorar a mobilidade urbana da cidade, dando mais atenção ao transporte coletivo, tornando-o mais rápido e eficiente. “Toda cidade de médio e grande porte, no Brasil e no mundo, prioriza o transporte coletivo. João pessoa necessita seguir essa tendência para melhorar a mobilidade. Contudo, estamos pensando no conjunto e não deixaremos de nos preocupar com os deslocamentos particulares, que também ocupam os espaços. Por isso, a importância de também oferecer rotas alternativas à população”, afirmou. 

Para o superintendente, a implantação da faixa exclusiva trará vantagem para cerca de 270 mil passageiros que circulam diariamente nos ônibus da Capital. “A intenção é impactar positivamente os deslocamentos coletivos”, ressaltou. Entre as vantagens podemos citar o aumento da velocidade operacional dos ônibus; diminuição do tempo do passageiro dentro do veículo, o que permitirá maior fluidez na circulação viária para os ônibus, além de redução dos custos com combustível e da emissão de poluentes.

Além dos ônibus, apenas as bicicletas (resguardada a distância mínima de segurança) poderão circular na faixa. Os veículos particulares só poderão utilizar as faixas exclusivas para entrar/sair de estacionamentos ou 50 metros antes quando for entrar à direita em alguma rua transversal. 

Os veículos de saúde, de emergência, viaturas policiais e de fiscalização, inclusive da Semob, poderão circular pela faixa exclusiva se estiverem em serviços de urgência com sinalização sonora e de luz acionadas.  

Campanha

Para orientar e informar a população sobre a ampliação da faixa exclusiva para ônibus, equipes da educação e agentes de mobilidade Semob estarão em pontos estratégicos da Epitácio Pessoa informando aos condutores. Panfletos serão distribuídos orientando como proceder a partir da implantação da faixa exclusiva. O período de adaptação dos motoristas será todo o mês de dezembro.

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Prefeitura de SP abre nova consulta pública para corredores de ônibus

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Após ter a licitação da construção de 126 km de corredores de ônibus barrada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) há 10 meses, a Prefeitura de São Paulo decidiu abrir 4 novas concorrências para agilizar parte do projeto original. A licitação original foi desmembrada e reapresentada após readequações exigidas pelo TCM.

A nova concorrência prevê a construção de corredores para ônibus, chamados BRTs (transporte rápido de ônibus, na sigla em inglês), divididos em quatro lotes. A licitação faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana que prevê entregar 150 km de corredores até 2016. Os corredores são estruturas à esquerda, por onde circulam ônibus e táxis com passageiros.

Em janeiro deste ano, O TCM justificou a suspensão da licitação apontando ausência de comprovação de recursos orçamentários suficientes para arcar com os custos das obras, falta de justificativa para a realização de concorrências individualizadas, projeto básico incompleto e falta de especificações técnicas.

O projeto original estava dividido em dez lotes e previa a construção de 17 corredores em avenidas importantes de São Paulo, como a 23 de Maio, que cruza a região Central, e a Celso Garcia, na Zona Leste, além da construção de terminais. Já a nova consulta pública diminuiu de 10 para 4 os lotes disponíveis para obras.

A São Paulo Transportes (SPTrans) diz que as obras estão estimadas em R$ 1,2 bilhão e devem ter início no começo do próximo ano. Os recursos serão destinados com recursos do governo federal através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.

Os corredores estão localizados na Radial Leste - trecho 3, são 9,4 km de vias exclusivas para ônibus; Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf com 16 km; e Perimetral Itaim Paulista/São Mateus com outros 16 km de extensão.

Os demais corredores, que totalizam 85,4 km, tiveram seus projetos básicos apresentados à Caixa Econômica e aguardam liberação de recursos.

A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor preço para a execução das obras.
Atualmente, a cidade de São Paulo possui dez corredores à esquerda, que totaliza 120,9 km de extensão.

Informações: G1 São Paulo

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Caxias do Sul pretende adotar o Sistema Bus Rapid Transit (BRT)

Rio de Janeiro pode ser inspiração para cidades que querem ter o sistema Bus Rapid Transit (BRT), mas pretendem diminuir custos ou se adequar a uma demanda menor. A prefeitura adquiriu mais de 100 ônibus articulados K 310, da Scania, com o investimento total de R$ 95 milhões, para operar na rede alimentadora. Caxias do Sul (RS) foi outro município que optou pela versão mais compacta do veículo. 

O modelo possui 15 metros de extensão e é o menor da categoria com, no mínimo, três metros a menos do que as demais estruturas. Com a diminuição no tamanho, o veículo gasta menos combustível e tem menor necessidade de manutenção, o que pode diminuir o custo repassado ao usuário através da tarifa.

"Quando operam um veículo de 15 metros, há um ganho de tempo na viagem, por conta da maior agilidade nas manobras", explicou Eduardo Monteiro, responsável por vendas de ônibus urbanos da Scania no Brasil, durante o 16º Etranspor e 10ª Fetransrio, realizada este mês, no Riocentro, onde a empresa apresentou o chassi do articulado a representantes do setor rodoviário. 

Informações: O Dia


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Em Salvador, Obras de mobilidade na Bonocô estão em fase final

A Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) passa por obras para dar maior fluidez e reduzir o congestionamento há cerca de 30 dias. Com as intervenções, o ponto de ônibus que se localiza no final da via, sentido Iguatemi, próximo ao Posto Mataripe, será realocado e ficará a alguns metros antes, onde está sendo construída uma baia para que os coletivos não parem na pista principal. A expectativa é que em dez dias as obras sejam concluídas.

Informações: BHTrans


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Em Brasília, Mais 33 ônibus novos chegam na Bacia 4

Os usuários do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo 1 e 2 vão receber, nesta quinta-feira (20), mais 33 ônibus da nova frota. São 25 carros articulados e 8 convencionais que vão reforçar linhas cuja operação é feita pela Urbi, o que representará mais conforto para esses moradores.

Os coletivos articulados – que possuem com ar-condicionado – têm capacidade para transportar por viagem 130 pessoas, e os convencionais para atender a 85 passageiros. A Urbi, cujos carros têm a cor azul, já disponibilizou 529 veículos para a população da Bacia 4 – 46 a mais do que previsto no edital que renovou a frota. 

“A licitação foi feita  por regiões geográficas. Assim, sempre que houver necessidade, após um estudo técnico do DFTrans e emissão das ordens de serviço, a empresa deve adquirir novos coletivos”, explica o diretor-geral do Transporte Urbano Distrito Federal (DFTrans), Jair Tedeschi. 

Nos ônibus novos, os passageiros podem realizar – em um período de até duas horas, no mesmo sentido – a integração com os ônibus da TCB, com os novos carros das demais bacias, além do Metrô. Para contar com o benefício, os usuários devem portar um dos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA).

Os coletivos das empresas operam em cinco bacias, previstas na licitação que reformulou todo o Sistema de Transporte Público Coletivo. Essa reformulação representa uma renovação quase total da frota operante no DF – ficando de fora apenas os micro-ônibus das cooperativas que possuem contratos ainda vigentes.

Serviço
Entrega simbólica de novos ônibus da Urbi
Data: 20 de novembro
Horário: 10h
Local: Terminal Sul de Samambaia

Informações: DFTrans

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Na Grande Recife, Corredor Norte-Sul ganha mais quatro estações de BRT

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A partir desta segunda-feira, entram em operação quatro novas estações do corredor Norte-Sul do sistema Bus Rapid Transit (BRT). Os usuários contarão com mais opções de embarque e desembarque. As estações Aloísio Magalhães, Jupirá, Cidade Tabajara e São Salvador do Mundo, localizadas em sequência após o Terminal Integrado da PE-15, começaram a operar das 5h30 às 22h30.
Foto: Folha de Pernambuco

A expectativa do Grande Recife Consórcio de Transportes é que o Via Livre Norte/Sul passe a atender 19 mil passageiros por dia, mil a mais com o começo da operação das quatro estações. 

Como as novas estações estão localizadas após o TI PE-15, elas serão atendidas neste momento apenas pela linha Via Livre BRT que sai do TI Pelópidas Silveira, a 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), que circula de segunda a sexta das 5h30 às 22h30. Após o início da operação desses novos pontos de embarque e desembarque, o Corredor Norte/Sul passa a contar com oito estações em funcionamento: São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Tacaruna, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República.

Ao todo, 28 pontos de embarque e desembarque devem atender ao sistema ao longo de 33 quilômetros. As paradas estão entrando em operação gradativamente, assim como as linhas de BRT. Atualmente, apenas a 1915 – PE-15 (Dantas Barreto) se soma à linha do TI Pelópidas. A previsão é de que oito totalizem a operação. O Governo do Estado prevê a entrega de todo o sistema até o final de dezembro.

Informações: Diário de Pernambuco


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Câmara rejeita projeto de ônibus só para mulheres em Curitiba

Depois de ter a votação adiada por 50 sessões, o projeto de lei que pede a circulação de ônibus exclusivos para mulheres em Curitiba voltou ao plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (17) e foi derrubado pela maioria dos vereadores. A discussão sobre a proposta começou por volta das 10 horas, acompanhada de representantes de grupos a favor e contra a ideia, e durou cerca de três horas. Dos 30 vereadores presentes, 20 votaram contra e sete a favor. Houve três abstenções.

Defendido pela bancada evangélica e rechaçado por vereadores e grupos que interpretam a medida como uma lesão ao direito de igualdade de gênero, a proposta determinava reserva de 20% da frota de ônibus de Curitiba para uso exclusivo de mulheres. Os ônibus restritos seriam identificados com a cor rosa – motivo pelo qual chegou a receber o apelido de “Panterão” – e circulariam nos horários de pico da manhã e da tarde (6h às 9h e entre 17h e 20h), com exceção nos sábados, domingos e feriados.

A justificativa da proposta, criada pelo vereador Rogério Campos (PSC), é de “preservar a integridade física e moral das mulheres que utilizam o transporte coletivo” da capital. Segundo Campos, a ideia não era obrigar as mulheres a usar os ônibus cor-de-rosa, mas disponibilizar uma alternativa para aquelas que não se sentem bem compartilhando espaços pequenos de ônibus com homens. “É uma opção de fuga para as mulheres. Acho que o momento é esse, antes que aconteça alguma coisa como aconteceu no Rio de Janeiro, onde uma mulher chegou a ser estuprada dentro de um ônibus”, declarou o vereador, em seu pronunciamento desta manhã.

Por outro lado, contrários classificaram a medida como “segregadora”, uma vez que, de maneira paliativa, apenas separa homens e mulheres, sem ser uma resolução prática para as questões de machismo, assédio moral e violência contra as mulheres. “Essa não é a forma de resolver a questão de assédio dentro dos ônibus. Não queremos ser segregadas”, declarou, em discurso, a vereadora professora Josete (PT). Para ela, a concretização da proposta representaria um atraso para a sociedade, voltando ao tempo em que meninos e meninas eram segregados, inclusive, dentro de escolas. “O assédio não acontece só em ônibus. Ele acontece nem diversos espaços onde a gente está, na rua, no cinema. Não é separando que vamos resolver. Temos que fazer um debate muito anterior a esse, discutir uma sociedade que ainda é patriarcal e que ainda é machista”, disse.

Confusão

Um pequeno tumulto precedeu o início da votação na Câmara nesta segunda-feira. Grupos que defendiam a implantação do projeto entraram nas galerias superiores do plenário e ocuparam os vãos livres com faixas a favor da reserva dos ônibus exclusivos. Representantes de grupos feministas que chegaram logo depois não conseguiram mais espaço para pendurar os materiais trazidos, o que gerou um pequeno bate-boca.

As faixas já colocadas pelos grupos a favor não foram retiradas, e os materiais que pedem a reprovação da lei ficaram em um espaço reduzido. 

O QUE PEDIA O PROJETO

--Destinar 20% da frota de Curitiba para uso exclusivo de mulheres
--Os ônibus levariam a cor rosa e circulariam nos horários de pico, entre 6h e 9h; e 17h e 20h. Não valeria para sábados, domingos e feriados
--A ideia inicial é estabelecer percentual para frotas principais, como biarticulados e ligeirinhos
--Mulheres acompanhadas de filhos com até 12 anos poderiam usar os ônibus reservados

SÃO PAULO VETA LEI

Um projeto de lei semelhante foi aprovado pelos vereadores de São Paulo em julho deste ano. A proposta levaria à criação de vagões só para mulheres nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô, mas foi vetada pelo governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB).

Vale no Rio
No Rio de Janeiro, lei estadual de 2006 obriga a destinação de vagões exclusivos para mulheres nas composições de trens e no metrô. O uso restrito ocorre em dias úteis, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Em cada composição, há um carro identificado com um adesivo que indica o vagão “especial”.
VEJA OS ARGUMENTOS MAIS CITADOS DURANTE O DEBATE DO PROJETO

Contra a ideia
- Fere o direito da igualdade, e, por isso, é inconstitucional 
- Não resolve o problema de assédio e violência contra as mulheres 
- Teria um custo implícito para as empresas e traria custo a todos os passageiros

A favor da ideia
- Daria segurança e garantiria integridade física das mulheres 
- Melhoraria o sistema de transporte coletivo 
- Ajudaria na diminuição dos casos de assédio

Informações: Gazeta do Povo

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Multas aplicadas por trafegar em faixas de ônibus dobram em 2014

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou em 2014 o dobro de multas por tráfego em faixas exclusivas de ônibus em horário proibido ou em corredores, informou o Bom Dia São Paulo. Foram 858 mil entre janeiro e setembro, contra 424 mil no mesmo período do ano passado. Em todo 2013, foram aplicadas 713 mil multas pela infração.

O número total de multas subiu 8,5% nos nove primeiros meses deste ano em relação ao ano passado. Até setembro de 2014, foram 7,8 milhões de multas, o que significa R$ 627 milhões arrecadados. As multas mais frequentes nos primeiros nove meses do ano foram: por excesso de velocidade (2,5 milhões) e por desrespeitar o rodízio (1,5 milhão).

A CET diz que está fechando o cerco aos infratores. “O número de multa aumentou porque nós mudamos a logística do trabalho do técnico. Hoje a fiscalização está mais presente nos bairros periféricos de São Paulo”, diz Maurício Regio, diretor de operações da CET.

Segundo a companhia, a maioria das infrações de velocidade ocorre de madrugada, já que durante o dia é impossível correr em meio ao congestionamento. Em relação ao valor arrecado com as multas, a Secretaria Municipal de Transportes informou que todo o dinheiro é aplicado em melhorias no trânsito, fiscalização e programas de educação.

Ciclistas
As multas aplicadas aos motoristas por desrespeito aos ciclistas subiram 109% entre janeiro e setembro deste ano. Em 2013 foram 8.671 multas, contra 18.165 infrações neste ano.

Também aumentou o número de multas aplicadas por circulação irregular de veículos nas ciclovias e ciclofaixas. De janeiro a setembro de 2013, foram 180 multas contra 288 infrações no mesmo período deste ano, um aumento de 60%. A infração é considerada gravíssima e o motorista recebe 7 pontos na carteira. O valor da multa é de R$ 574,62.

Multas aplicadas pela CET (até setembro)
Infração
2013
2014
Excesso de velocidade
2.225.271
2.450.841
Desrespeito ao rodízio
1.551.177
1.506.705
Transitar na faixa exclusiva/corredores
424.282
858.032
Estacionamento irregular
743.478
774.123
Uso de telefone celular ao volante
277.035
276.915
Ausência do cinto de segurança
135.335
143.791
Total de multas
7.247.279
7.864.275
Fonte: Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

A CET também registrou uma alta de 20% nas multas de trânsito aos infratores que estacionam nas ciclovias e ciclofaixas. Neste ano, entre janeiro e setembro foram 375 multas e 313 de janeiro a setembro do ano passado. Esse tipo de infração é considerada grave, a punição é de 5 pontos na carteira, e o valor da multa é de R$ 127,69.

A divisão do espaço da via pública ainda gera muitas dúvidas entre motoristas e ciclistas, mas a bicicleta tem preferência sobre o carro na lei de trânsito. As multas por causa das fechadas foram as que mais cresceram este ano, foram 466% em relação ao ano passado, totalizando mais de 11 mil infrações. E, na maioria das vezes, foi o motorista do carro quem cortou o ciclista.

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