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Mais de 70 mil passageiros de Curitiba já usam o cartão-transporte em micro-ônibus

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dez dias após a implementação do sistema com exclusividade de cartão-transporte nos ônibus que rodam sem cobrador, em Curitiba, a operação começa a normalizar, segundo informações da Urbs. Setenta mil usuários passam todos os dias pelas 66 linhas impactadas pela medida. Deste total, cerca de 40% não utilizavam o cartão antes do dia 1.º.

Foram 7,8 mil novos cadastros só na primeira semana de agosto; número próximo à soma de todos os cartões feitos entre janeiro e junho deste ano: 7,9 mil. Além da Urbs, 23 postos de venda espalhados pela cidade, além da estação-tubo Santa Quitéria foram autorizados a vender os chamados cartões avulsos, que não são vinculados ao usuário.

Nos primeiros dias houve muita reclamação de usuários e comerciantes na venda de créditos para os cartões, que acabavam rapidamente nas bancas do Centro.

Um projeto da Câmara de Curitiba prevê a ampliação da venda de créditos para cartões avulsos para mercados que se credenciaram. O projeto foi apresentado pelo vereador Jairo Marcelino (PSD).

Como funciona

Os cartões-transporte avulsos são vendidos nos postos autorizados por R$ 3. Nestes mesmos locais é possível fazer a recarga de até 25 créditos (R$ 67,50). A recarga também pode ser feita pela internet, mas há um prazo de 72 horas para a validação dos créditos, devido a transações bancárias.

Já o cartão-transporte usuário é um documento pessoal e intransferível, que contempla até 120 créditos (R$ 324). Neste caso o usuário pode solicitar o bloqueio de seu cartão em caso de perda ou roubo. Esta modalidade é gratuita e pode ser feita na Urbs, nas ruas da cidadania Matriz, Boa Vista, Carmo/Boqueirão, Pinheirinho e Fazendinha/Portão, além da unidade de atendimento do Tatuquara, na rua Pero Vaz de Caminha.

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Venda de créditos para transporte público de Manaus será suspenso temporariamente

A partir desta quinta-feira (15), até segunda-feira (18), os serviços de atendimento como a venda de créditos para cartões Passa Fácil, Cidadão e Vale Transporte nos postos e pontos de atendimentos, serão suspensos.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) o sistema receberá uma atualização no programa.

“Nosso sistema receberá um upgrade para melhorarmos o atendimento. Ressaltamos que o sistema só não funcionará para a compra de crédito, já nos ônibus funcionará normalmente. Pedimos a compreensão da população que utiliza o serviço”, afirma o gerente de atendimento do Sinetram, Antônio Zanetti.

As Lan Houses que funcionam como postos terceirizados de venda de créditos do Sinetram também suspenderão os atendimentos de venda de créditos nesta quinta-feira (14) às 19h.

Conforme o Sindicato, os atendimentos nestas unidades devem ser retomados apenas na terça-feira (19).

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Passageiros enfrentam batalha para usar transporte público em Arapiraca

São quase dez horas da manhã quando a reportagem do Portal 7 Segundos chega ao Terminal Rodoviário Urbano, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca. O local é o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros de ônibus da cidade. Os bancos estão lotados. Gente que reside na zona urbana, mas precisa chegar a um bairro mais distante e pessoas que moram na zona rural ou em cidades vizinhas, e que precisam vir à cidade. 

O processo de embarque e desembarque é tranquilo. Difícil mesmo, para os usuários, é aceitar as más condições do transporte público. A agricultora Ana Paula Lopes, de 34 anos, reside no povoado Batingas, na zona rural. Com um bebê de três meses no colo, ela reclama que está no ponto, há mais de uma hora, esperando o transporte. “As empresas de ônibus não respeitam a gente. ‘Além disso, é difícil pegar um ônibus em boas condições”, afirma. 

Para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, a solução será a realização de uma licitação. “Estamos fazendo o termo de referência (onde devem constar todas as condições para as empresas operarem)”, explicou o subsuperintendente do órgão, Willyan Nunes. Além da contratação de novas empresas, o processo inclui também exigências que visam melhorar o transporte público. No entanto, ainda não há previsão para realização do certame e, portanto, ainda não há data exata para efetivação das medidas. 

Arapiraca tem hoje quatro empresas que fazem o transporte público para as zonas urbana e rural da cidade: Real Arapiraca, RM Viação, São Judas Tadeu e Mãe Salvador. No entanto, o sistema de transporte na cidade não é integrado e acaba gerando uma série de confusões para os passageiros que são obrigados a se adaptarem às determinações das empresas. 

A professora Cintia Melo, que reside próximo à Universidade Federal de Alagoas, utiliza o transporte público diariamente. Para ela, a rotina é estressante. Segundo a docente, os ônibus fazem uma rota única até o Centro da cidade, além de não ter horário fixo de passar. “Um problema da cidade toda é que você só tem transporte para o Centro. ‘Não existe de um bairro para outro”, afirma. 

Outro problema apontado são os tickets ou vale-transporte. Cada empresa utiliza seu próprio sistema e somente uma delas tem o vale eletrônico. “Cada uma tem um (vale-transporte) diferente que não serve para as demais. Se você utiliza duas empresas diferentes, tem de ter vales diferentes. Diferente de Maceió que você vai à Transpal compra e usa (o vale) em qualquer empresa da cidade”, explica a Cintia Melo.

Willyan Nunes esclarece que as transportadoras de passageiros que serão licitadas terão que estar aptas a trabalhar com bilhetagem eletrônica integrada, o que deve resolver a diversidade de tickets existentes na cidade, unificando o sistema. Sobre linhas que integrem todos os bairros, ele explicou que esta é a outra meta do município e, por isso, diversos estudos estão em curso para buscar soluções para a questão. 

Por: Clau Soares, especial para o 7Segundos
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Linhas de ônibus que circulam pelas ruas Hospício e Riachuelo, no centro do Recife, sofrem alteração

Desde sábado (9), os usuários dos ônibus que circulam pelas ruas Hospício e Riachuelo, no centro do Recife, deverão ficar atentos as mudanças de itinerários e paradas do local.

De 14 linhas que circulam na região, 11 terão seus trajetos alterados. Os ônibus convencionais que seguiam em direção a Rua do Riachuelo no sentido subúrbio/cidade passarão a seguir pela Rua Princesa Isabel. Com isso, os veículos farão o trajeto pela Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício (pista oeste), virarão a esquerda, após a Praça Olavo Bilac, e seguirão em frente na Rua Princesa Isabel. Apenas os veículos BRT irão circular na Rua do Riachuelo no sentido subúrbio/cidade. No sentido cidade/subúrbio, o atendimento permanecerá o mesmo.

Devido as mudanças no itinerário das linhas, algumas paradas do local também serão alteradas. O ponto de embarque nº 180085, localizado na Rua do Hospício do lado oposto a Câmara Municipal do Recife, na Praça Olavo Bilac, deixará de existir. As paradas de número 180079 e 180080, situadas na Rua do Riachuelo, no sentido subúrbio/cidade, também serão desativadas.

Para atender as linhas que passarão a ter trajeto pela Rua Princesa Isabel, será implantada uma parada seletiva no local, em frente a Faculdade de Direito.

As linhas 645- Av. Norte(Macaxeira), 1915- TI PE-15 (PCR) e 1981-TI Rio Doce(Conde da Boa Vista) que passam pela Rua do Hospício, mas seguem em direção a Av. Conde da Boa Vista, entrarão a esquerda na agulha após a Estação de BRT e pegarão a pista leste da Rua do Hospício até a Conde da Boa Vista. Essas três linhas deverão atender as paradas de número 180081, em frente a Escola Luiz Delgado, também na Rua do Hospício.

Linhas convencionais que deixarão de passar na Rua do Riachuelo e passarão a atender a Rua Princesa Isabel na parada seletiva em frente a Faculdade de Direito:

532- Casa Amarela (Cabugá)
631- Nova Descoberta
632- Alto do Refúgio
742- Linha do Tiro
820- TI Xambá(Cabugá)
824- Jardim Brasil II  (Cruz Cabugá)
946- Igarassu(BR-101)
967- Igarassu (Sítio Histórico)
976- Paulista(Prefeitura)
992- Pau Amarelo
993- Conjunto Praia do Janga

Informações: GRCT


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Greve afeta linhas municipais e intermunicipais de Mauá

Uma greve prejudica passageiros que precisam das linhas municipais e intermunicipais em Mauá, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (11). No início da manhã, o terminal municipal estava completamente vazio, mas, pouco antes das 7h, as bilheterias foram abertas e as catracas liberadas.

Funcionários da empresa Cidade de Mauá entraram em greve para reivindicar o pagamento de verbas rescisórias para empregados que deixaram a viação. Eles impediam a saída de ônibus de outras companhias como a Susan Tour e a EAOSA,  que ligam a cidade de Mauá aos municípios da Grande São Paulo.

O Bom Dia São Paulo informou que, segundo a Prefeitura, os grevistas concordaram em liberar a circulação dos coletivos da Susan Tour, que é responsável por 60% da frota municipal.

As 12 linhas intermunicipais da empresa EAOSA, porém, permaneciam paralisadas. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) pediu reforço em seis linhas da Viação Ribeirão Pires que passam pelo município.

A Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), era a opção para deixar a cidade no início da manhã.

Informações: G1 São Paulo


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Em SP, Reparos no Metrô altera pontos finais do terminal Artur Alvim

O Metrô começa nesta segunda-feira (11) as obras de reparos nos pisos de pavimento rígido das plataformas A e B, no Terminal Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo. As obras devem durar 30 dias. Por isso, a SPTrans mudou os pontos finais de linhas que utilizavam as duas plataformas até o fim dos trabalhos.

Veja as alterações:

- Ponto da linha 2730/10 "Vila Jacuí - Metrô Artur Alvim" foi remanejado para a via de saída do terminal, atrás do ponto da linha 2724/10 - Metrô Artur Alvim - Conjunto Araucária

- Ponto da linha 2060/10 10 "Term. A.E. Carvalho - Metrô Artur Alvim" (circular) foi remanejado para a Rua Boipeva, no ponto de passagem existente.

- Pontos das linhas 273D/10 "Pq. D. João Nery - Metrô Artur Alvim" e 273L/10 "CPTM José Bonifácio - Metrô Artur Alvim" foram transferidos para Rua Boipeva na lateral do Viaduto Milton Leão, com atendimento pela porta esquerda.

- Pontos das linhas 273R/10 Metrô Artur Alvim - Jd.Robru e 273G/10 Jd Helena - Metrô Artur Alvim foram recuados.

- Linha: 2060/10 "Term. A.E. Carvalho - Metrô Artur Alvim" (circular)
Obs.: Vai atender embarque/desembarque no ponto de passagem na Rua Boipeva, 11
Itinerário Alternativo:
Sentido Único: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal.

- Linha 273D/10 “Pq. D. João Nery – Metrô Artur Alvim”
273L/10 “CPTM José Bonifácio – Metrô Artur Alvim”
Obs.: Deverão operar com frota “PORTA ESQUERDA” para atendimento aos pontos na Rua Boipeva, na latareal do Viad. Milton Leão.
Itinerário Alternativo:
Ida: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boicorá, Av. José Pinheiro Borges, Rua Boipeva.
Volta: Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal

- Linha: 2730/10 “Vila Jacuí – Metrô Artur Alvim”
Obs.: Deverá atender embarque/desembarque na rampa de saída do terminal, atrás da linha 2724/10 Metrô Artur Alvim – Conj. Araucaria
Itinerário Alternativo:
Ida: normal até Rua Guaraitá, Rua Patativa, Rua Boipeva, ac. acesso, Term. Metrô Artur Alvim, Rua de saída Metrô Artur Alvim.
Volta: Rua de saída Metrô Artur Alvim, Rua Boipeva, Av. Águia de Haia, prosseguindo normal.

Para mais informações, ligue 156 ou acesse o site da SPTrans.

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