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Em Maceió, Terminal do Benedito Bentes é reinaugurado

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transpores e Trânsito (SMTT), realizou a entrega de mais um terminal de ônibus reformado em Maceió. O terminal integrado do bairro do Benedito Bentes, o maior da cidade, será o quarto entregue em menos de um ano.

Com a reforma, grande parte física do terminal ganhou novas instalações para melhor comodidade dos usuários do transporte público. Banheiros, piso tátil, pintura da cobertura e troca de iluminação fizeram parte das melhorias do terminal por onde circulam diariamente cerca de 40 mil pessoas.

“O terminal do Benedito Bentes é um dos que necessitavam urgentemente de reforma para oferecer um melhor atendimento às pessoas que o utilizam. A SMTT e a Prefeitura de Maceió vêm buscando nesta gestão priorizar sempre o transporte público, e os terminais de ônibus fazem parte dos investimentos necessários para que o passageiro tenha mais conforto e segurança”, disse o superintendente da SMTT, Tácio Melo, ao lembrar que foram anos sem que nenhum terminal tivesse qualquer reforma.


A reforma do terminal integrado do Benedito Bentes ainda contempla a ampliação da plataforma de embarque e desembarque para passageiros, com a remoção de ambulantes para uma área mais externa, locais de estacionamento para bicicletas. Além disso, houve reforço na fiscalização dentro do terminal com fiscais e agentes da SMTT.

Antes mesmo da reforma, a SMTT, em parceria com a Guarda Municipal providenciou a instalação de um contêiner para a acomodação de guardas que auxiliam na manutenção do patrimônio público e na segurança do local. Há quase três meses, as linhas que operam no bairro ganharam o reforço de mais 24 coletivos e no último sábado (02), o trânsito nas ruas Juçara e Cainha, ambas próximas à Praça Padre Cícero, tiveram o fluxo alterado e passaram a ser mão única. A medida serviu para facilitar o fluxo de veículos e dar mais mobilidade aos corredores de transporte próximo ao terminal de ônibus integrado.

No entorno do terminal, a SMTT fez a colocação de novas sinalizações verticais, faixa de pedestres e placas de embarque e desembarque das linhas alimentadoras ao lado do terminal. Além do Benedito Bentes, tiveram os terminais reformados os bairros do Vergel do Lago, da Levada (Mercado da Produção) e o do Conjunto José da Silva Peixoto, no bairro do Jacintinho.

Para este ano, a estimativa da SMTT é de que mais seis terminais sejam reformados e construídos, inclusive o do Village Campestre, na parte alta da cidade. Estão previstos ainda para este ano a reforma dos terminais do Trapiche da Barra, Cruz das Almas, Osman Loureiro, Colina dos Eucaliptos e Rio Novo. Na próxima semana, a prefeitura já realizará a entrega do calçamento do terminal de estocagem do Conjunto Rosane Collor, no Tabuleiro do Martins.

Nicollas Albuquerque / Ascom SMTT
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Em Florianópolis, 21 linhas de ônibus mudarão de plataformas no Ticen

O embarque e desembarque de 21 linhas do transporte coletivo de Florianópolis devem ser alterados no próximo domingo (10). A mudança inclui 15 linhas continentais, três de Santo Antônio e três da Lagoa da Conceição que fazem parada nas plataformas A e B do Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Todas as linhas continentais de Florianópolis das empresas Enflotur e Estrela que desembarcavam os passageiros na plataforma A do Ticen passarão a sair do ônibus no mesmo local de embarque dessas linhas, na plataforma B.

Os passageiros das três linhas do Lagoa da Conceição, da empresa Transol, com saída do Ticen passarão a embarcar na plataforma A. Haverá ainda alteração em três linhas da empresa Transol com destino a Santo Antônio de Lisboa. O embarque e desembarque passará a ser feito na plataforma B, no local onde opera atualmente as linhas do Lagoa da Conceição.

Segundo a Companhia Operadora de Terminais Intregração (Cotisa), essa última mudança deve facilitar o embarque dos passageiros, pois as três linhas do ônibus Santo Antônio da empresa Transol ficarão próximas as linhas com mesmo destino da empresa Canasvieiras.

De acordo com a Cotisa, as alterações estão sendo estudadas pelas empresas de ônibus há aproximadamente três semanas. O objetivo é garantir mais organização no terminal. As mudanças começam a valer a  partir da 0h de domingo (10). Mesmo com as alterações, a integração entre linhas de ônibus continuam normalmente.

Informações: G1 SC

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No Recife, BRT Via Livre ganha mais estações nesta quarta

terça-feira, 5 de agosto de 2014

A partir desta quarta-feira (6) os usuários do BRT Via Livre ganharão mais opções de embarque e desembarque nos corredores exclusivos.

No Leste/Oeste, a estação Caiara, localizada na Av. Caxangá próximo ao Hospital Barão de Lucena, será mais uma estação a receber os passageiros da linha BRT 2450 – Camaragibe (Centro). Atualmente a linha circula de domingo a domingo das 4h30 às 22h com 20 veículos realizando 124 viagens. 

Com a inauguração, serão oito estações do Leste/Oeste em funcionamento, são elas: Capibaribe, BR-101, Caiara, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Abolição, Derby e Guararapes. Até o final da próxima semana as estações Zumbi e Parque de Exposição  também entrarão em operação.

Para os passageiros da linha 1915- PE-15 (Dantas Barreto), do corredor Norte/Sul também haverá acréscimo de pontos de embarque. Além das estações Tacaruna e Praça da República, já em funcionamento, o Via Livre passa a contar com a estação Riachuelo, a partir desta quinta-feira (7), totalizando três estações em operação. 

Atualmente, a linha 1915 circula de domingo a domingo das 9h às 16h com quatro veículos, realizando 21 viagens com intervalo de 20 minutos entre um ônibus e outro.

Informações: GRCT

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Em Salvador, Inauguração da estação de metrô do Retiro é adiada

Prevista para estar à disposição do público no final do mês de julho, a inauguração da estação de metrô do Retiro, em Salvador, foi adiada e só deve ocorrer o até o final do mês de agosto, ainda sem data definida.

O adiamento do prazo, ainda conforme à empresa, também está relacionado a algumas melhorias no acabamento e limpeza do transporte. Sobre uma obra que ainda é perceptível ao lado da estação, a CCR explicou que se trata da construção do Terminal de Integração Retiro, estação de ônibus integrada ao metrô.  A previsão da empresa é de que o espaço inicie a operação em setembro, quando o metrô começa a circular comercialmente.

Conforme a CCR, o metrô irá circular gratuitamente, em operação assistida, até o dia 14 de setembro. A partir do dia 15, o transporte começa a operar comercialmente, das 5h a meia-noite. A empresa relata que o valor cobrado pelo serviço, que deve ser fixado pelo Estado, ainda não foi definido.

Com a conclusão da Estação do Retiro, o Estado encerra a construção da primeira etapa da Linha 1 do metrô, que tem 7,3 quilômetros. Após o encerramento desta fase, a CRR informa que dará prosseguimento à construção das estações  Bom Juá  e Pirajá, que devem ficar prontas até janeiro de 2015.

Funcionamento
Ainda em fase de operação assistida, sob funcionamento gratuito, o metrô de Salvador teve o horário de circulação ampliado em uma hora na sexta-feira (1º).

De acordo com a CCR, o veículo passou a ficar à disposição do público das 9h às 16h. Durante o mês de julho, o metrô funcionou das 10h às 16h. 

O novo horário é válido até o dia 31 de agosto. Conforme calendário divulgado pela concessionária, o horário de funcionamento será novamente ampliado entre os dias 1º e 14 de setembro, quando o veículo deve circular das 8h às 16h.

Após 14 anos de construção, o metrô de Salvador começou a circular no dia 11 de junho, em um trajeto de 5,6 quilômetros que passa pelas estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte.

Informações: Henrique Mendes
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Especialista critica BRT e defende implantação de metrô de superfície na Grande Vitória

Para Rosa, a única forma para reduzir o número de carros nas ruas é melhorar o sistema de transporte público, ampliando as vias rodoviárias e viabilizando a utilização de outros meios de transporte, como o aquaviário e o VLT. “Se não houver investimento em outros meios, restringindo-se apenas aos veículos sobre pneus, teremos em breve um estrangulamento ainda maior no trânsito”, disse Rosa.

“Hoje o transporte público não dá dignidade ao cidadão”. O especialista foi enfático em afirmar que, mesmo com as facilidades de crédito para comprar um carro ou moto e com o desejo da população em possuir um veículo, o número de automóveis nas ruas seria melhor se o serviço de transporte não fosse tão deficiente. “Com qualidade e quantidade, ninguém preferiria andar de carro”, completou. 

Integração de modais

Implantar mais meios de locomoção – aquaviário e sobre trilhos, por exemplo – além dos veículos sobre pneus se faz necessário, desde que haja uma integração entre eles, informou o professor. “Apenas uma tarifa para utilizar os serviços de forma complementar”.

Segundo Rodrigo, é necessário fazer uma pesquisa sobre o crescimento da população em cada um dos municípios e estudar a melhor forma de deslocamento dessas pessoas. “O sistema aquaviário atenderia o tráfego entre Vila Velha e Vitória, da capital à parte de Cariacica. Mas não seria útil para a Serra, porque a lancha teria que entrar em mar aberto. Nesse caso seria melhor o sistema ferroviário”, sugeriu.

VLT X BRT

Vedete do momento quando assunto é mobilidade urbana no Estado, o BRT – Transporte Rápido por ônibus (Bus Rapid Transport) foi reprovado para utilização na Grande Vitória na análise do especialista, pois mesmo sendo mais barato para implementar, “é mais difícil para expandir e causa muito impacto ao meio ambiente”. 

Além disso, a implantação do BRT diminuirá o espaço de tráfego sobre pneus e vai promover a derrubada dos armazéns e possível estrangulamento do Porto de Vitória. A melhor solução seria o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou metrô de superfície, “que é mais sustentável e tem grandes possibilidades de expansão da malha”. 

Preços

O valor da tarifa para subsidiar o sistema de transporte público é uma preocupação do engenheiro. “Se hoje fosse cobrada a tarifa cheia, seria de R$ 5 a R$ 6 reais, mas o governo paga parte da fatura. Com a implantação de outros modais, a relação custo/pessoa ficaria ainda mais alta. A questão é quanto custa para a economia do Estado as horas de congestionamento e engarrafamento? São contas astronômicas”, ressaltou.

Análise de propostas

Quando perguntado sobre como o eleitor deve analisar as propostas dos candidatos relacionadas à Mobilidade Urbana, o especialista recomendou: “um projeto megalomaníaco é sonho e vai ser perder no caminho. Intervenções pontuais são muito mais factíveis. Os futuros governantes devem apresentar projetos, cronograma e o que deixarão de legado para os futuros gestores. Projetos superficiais não dão margem para o eleitor cobrar”.

Informações: Folha de Vitória

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Empresas que construirão corredores de ônibus no centro de Caxias serão conhecidas quinta-feira

Está marcada para as 9h próxima quinta-feira (07) a abertura dos envelopes da licitação para a construção de novos corredores nas Ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no centro de Caxias do Sul. As obras fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), e vão formar o eixo leste-oeste do transporte coletivo.

O projeto prevê corredores duplos de ônibus nas duas vias, ligando as estações de transbordo Imigrante e Floresta. Uma das faixas vai permitir o tráfego de ônibus expresso e semiexpresso, com menos paradas no trajeto. As obras estão divididas em dois lotes. O primeiro prevê recapeamento da Sinimbu ao custo de R$ 4.430.000.

Já o segundo lote prevê novo pavimento na Rua Pinheiro Machado, entre as ruas 13 de Maio e Feijó Júnior, da 13 de Maio, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Pinheiro Machado, e da Feijó, entre a Pinheiro Machado e a Rua Irma Valiera. O custo é previsto em R$ 3.277.000.

Em ambos os lotes, os corredores de ônibus ganharão pavimento em concreto rígido, enquanto as faixas para carros passarão por recapeamento asfáltico. Caso a documentação apresentada pelas empresas vencedoras esteja correta, o contrato deve ser assinado em uma semana. A previsão para execução da obra, prevista na licitação, é de cerca de 10 meses a partir da assinatura da ordem de início.

Informações: Gaúcha



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