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TRT-GO lança campanha “Trabalho Seguro” para motoristas de ônibus

quinta-feira, 20 de março de 2014

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Goiânia ( Setransp) e a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Sul e Centro-Oeste do Brasil (Fetrasul), lança na próxima segunda-feira, às 8h30, a Campanha Trabalho Seguro voltada para o setor de transporte. O lançamento será realizado na entrada principal do Fórum Trabalhista de Goiânia, na Rua T-51, no Setor Bueno, pela presidente do TRT, desembargadora Elza Silveira, e pelo vice-presidente do Setransp, Décio Caetano, com a participação de cerca de 100 trabalhadores do setor.

A Campanha Trabalho Seguro será divulgada no transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana. Cinco empresas de ônibus vão participar da iniciativa: Reunidas, Cootego, HP Transportes, Rápido Araguaia, que cobrem a região metropolitana, e a Transbrasiliana, que atua no perímetro interurbano. Duzentos e sessenta e dois ônibus serão plotados, sendo 112 na região metropolitana e 150 no perímetro interurbano.


Três profissionais do setor, um motorista de ônibus, um motociclista e um caminhoneiro participam da campanha. Eles incentivam o comportamento seguro no trânsito enfatizando o respeito às normas de segurança do trabalho. “Vejo o passageiro como amigo. Fico muito satisfeito em atendê-lo bem”, diz Gedeão Rodrigues, um dos garotos-propaganda da campanha e há 19 na profissão de motorista de ônibus.

O objetivo da iniciativa é mostrar que é possível prevenir acidentes de trabalho no trânsito das cidades e nas rodovias brasileiras por meio da conscientização de motoristas e das empresas de transporte de passageiros e de cargas. O evento integra as ações do Programa do Trabalho Seguro desenvolvido pelo TST e CSJT.

Estatística

Em razão do crescimento acentuado do número de acidentes tanto de pessoas diretamente envolvidas quanto de usuários, o setor de transporte foi escolhido pelo TRT de Goiás para o desenvolvimento da campanha.

Em 2011 ocorreram 100.230 acidentes de trajeto oficialmente reconhecidos pela Previdência como acidente de trabalho no Brasil. Dados do Ministério da Previdência e Assistência Social de 2011 registram 29.589 acidentes de trabalho relacionados a transporte terrestre, incluindo, entre outros, transporte ferroviário, metroferroviário, rodoviário de passageiros e de carga.

A importância de se focar o setor de transporte é verificar quais seriam as medidas adequadas para incentivar, aprimorar as medidas preventivas a serem adotadas para tentar a redução do número de acidentes.

As causas dos acidentes são diversas, como jornadas extensas e o uso de medicamentos ou drogas para manter os motoristas acordados. A nova lei do motorista – Lei 12.619/2012 – acendeu a discussão sobre o assunto.

Informações: Diário da Manhã
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Dilma anuncia R$ 315 milhões para mobilidade urbana em Belém

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira (20), investimento de R$ 315,5 milhões do Pacto da Mobilidade Urbana para obras em Belém. Deste total, R$ 159,4 milhões são do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 156,1 milhões de financiamento público com juros subsidiados. Os recursos estão destinados à prefeitura de Belém para a realização das obras do BRT Belém, implantação e requalificação de terminais rodofluviais e elaboração de projetos.

Em seu primeiro ato frente a pasta das Cidades, o ministro Gilberto Occhi elencou uma série de investimentos que o Ministério das Cidades fará a partir de agora. “Esses recursos (PAC Grandes e Médias Cidades) têm atenção do governo e são de grande valor para a população de todo País. Além desses investimentos, aqui no Pará, estão acontecendo grandes obras do Minha Casa Minha Vida, de saneamento básico e água e esgoto”, ressaltou.

Occhi anunciou que mais recursos serão destinados à construção de 20 km de BRT com 27 estações e ampliação do transporte rodofluvial e a capital Belém passará a ter também 10 terminais rodofluviais em sua região insular.

A presidenta Dilma ressaltou que, apesar das características geográficas, Belém já enfrenta alguns dos desafios que todas as grandes cidades do País, e mesmo as médias já começam a enfrentar: o desafio da mobilidade urbana. "Quanto mais rápido o transporte, quanto mais seguro o transporte, quanto mais barato, melhor é para cada um de nós. Daí porque, o governo federal já, nos dois últimos anos do presidente Lula, tomou uma decisão histórica. O governo federal tem de conseguir investir em transporte urbano de massa. Ai entendido metrô, VLT, chamado BRT (Bus Rapid Transit)”, destacou a presidenta.

Dilma enalteceu o montante de investimentos em transportes. “Nunca o governo federal botou tanto dinheiro em transporte. E era por que? Pelo compromisso com a população, pelo fato de que a vida de cada um dos brasileiros tem de ser melhor pela renda, pelo que ganha, pelo emprego que tem, pela capacitação profissional, estudo e presente, ganhando a maior quantidade possível de tempo em benefício da vida de cada um. Por isso, fizemos isso,  e aí optamos por um tipo de transporte”, ratificou.

Integração de modais e bilhete único para população

A presidenta destacou o valor de integrar os meios de transportes diferenciados. “Existem cidades que são especiais, tem possibilidade de transporte fluvial, como é Belém. Aqui tem esse grande valor que é o transporte fluvial, porque ninguém fica fazendo sinal no meio do rio. E você para, e as pessoas atravessam. O rio já está segregado, um grande negócio. Por isso que que gente que olhar o transporte e juntar tudo, o fluvial com o metrô, VLT ou BRT, ou com o que tiver, depende do lugar. Belém não é igual a BH, aqui tem rio, lá tem riacho, temos o córrego do leitão, aqui tem essa fantástica quantidade de água”, afirmou.

"Com essas obras e projetos, nossa carteira de investimento em mobilidade urbana aqui ultrapassa R$ 1 bilhão, e tenho absoluta certeza que não houve investimento em 4 anos de 1 bilhão de reais em Belém, nunquinha. Daí, quero dizer pra você, que isso é algo fundamental, porque qual o objetivo de ficar integrando modal? Não é porque acha moderno. Mas, se integrar o rodoviário, o fluvial, o trilho, obtém a possibilidade de ter o bilhete único. Quando tem, o transporte fica mais barato pra população", destacou.

No estado do Pará, já estão sendo investidos R$ 711,8 milhões para obras de mobilidade urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades. Deste total, R$ 180 milhões são do OGU, R$ 418 milhões de financiamento público e R$ 113,8 milhões de contrapartida.

Informações: Portal Brasil

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BHTrans faz avaliação positiva da primeira semana do BRT/Move

Neste sábado, o sistema rápido por ônibus de Belo Horizonte, o chamado BRT/Move, completa uma semana de funcionamento no corredor da Avenida Cristiano Machado até o Centro. A BHTrans avaliou como positivo esses primeiros seis dias mesmo com aumento de passageiros por causa de problemas do metrô e também de defeitos no ar condicionado que tiraram de circulação quatro veículos sanfonados. Conforme a empresa, as três linhas fizeram viagens dentro do previsto. 

O grande desafio para o BRT/Move aconteceu terça-feira. Uma pane no sistema de informações do metrô de Belo Horizonte levou vários passageiros a escolherem os veículos do novo sistema para chegar no Centro. Conforme a BHTrans, logo que houve a lotação nas estações, foram disponibilizados veículos extras para atender a demanda. Esse aumento de carros aconteceu também durante os horários de pico que, segundo a empresa, teve quatro nova viagens extras. 

Outros problemas também foram comuns nestes seis dias. Nas estações de transferência da Cristiano Machado, os painéis que deveriam informar o tempo restante para a chegada dos ônibus ainda estavam defeituosos. Também houve defeitos em portas das estações que ficaram abertas o tempo todo. Além disso, na quarta-feira quatro ônibus tiveram problemas no ar-condicionado. A BHTrans informou que quando os problemas foram detectados os carros foram trocados. 

Viagens dentro do previsto 

Desde o último sábado, apenas três linhas começaram a rodar. Até as 16h desta sexta-feira, a linha 83 D (Estação São Gabriel/Centro) fez 336 viagens. De acordo com a BHTrans, o tempo médio de viagem da Estação São Gabriel até a estação São Paulo foi de 17 minutos, e até a Estação Tamoios foi de 20 minutos. O retorno da Estação Tamoios à São Gabriel teve tempo médio de 22 minutos.

Já a 83P, que faz o mesmo percurso, com paradas nas estações, fez 315 viagens. O tempo de viagem da Estação São Gabriel até a estação São Paulo foi de 23 minutos, e até a Estação Tamoios foi de 26 minutos. O retorno da Estação Tamoios à São Gabriel foi em média 25 minutos.

A linha 82, que segue até a área hospitalar, fez 323 viagens. O tempo de viagem da Estação São Gabriel até a Rua Professor Morais foi de 41 minutos a ida, e 28 minutos a volta à Estação São Gabriel.

Por João Henrique do Vale
Informações: Estado de Minas

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Urbs Curitiba testa ônibus articulado com capacidade para 210 passageiros

A Urbs iniciou nesta quarta-feira (19) testes de desempenho operacional de um novo modelo de ônibus articulado, que se caracteriza pela existência de uma sanfona fazendo a articulação das carrocerias. O novo ônibus tem 23 metros de comprimento e capacidade para até 210 passageiros. Os articulados atualmente em operação na frota do transporte coletivo de Curitiba têm entre 18,7 e 20 metros de comprimento e capacidade para 160 e 180 passageiros respectivamente. O teste é parte da busca por alternativas que permitam reduzir os custos do transporte coletivo e, em consequência, a tarifa técnica.

O ônibus  - produzido pela Mercedes Benz com carroceria da Caio - foi testado por técnicos da Urbs em várias ruas da cidade, percorrendo avenidas de grande movimento, como Comendador Franco (Avenida das Torres), ruas de pouco tráfego e canaletas exclusivas do expresso. Das 9 horas ao meio dia, técnicos da Urbs fizeram um longo trajeto com o ônibus, passando pelos bairros Pinheirinho, Rebouças, Jardim Botânico, Prado Velho, Boqueirão e Portão.

Nas ruas, são testados, além de desempenho, estabilidade, segurança, conforto para motoristas e passageiros e emissão de poluentes, a dirigibilidade e manobrabilidade  (raio de giro) em diferentes situações, tanto em vias exclusivas e segregadas, como é o caso das canaletas, quanto em largas avenidas e em ruas mais estreitas. A princípio, o superarticulado pode ser utilizado em canaletas, por onde circulam os biarticulados (ônibus com duas sanfonas de articulação) e em vias compartilhadas com o restante do tráfego.

Os testes, que terão continuidade nesta quinta-feira (20) são parte do esforço da Prefeitura de reduzir a tarifa técnica, explica o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. “Acreditamos que a concorrência é um instrumento poderoso para baixar custos, o que é uma determinação do prefeito Gustavo Fruet”, diz. Se aprovado, o novo ônibus poderá ser mais uma opção nas renovações de frota.

Por enquanto estão sendo verificados a capacidade e o custo operacional do novo ônibus. “O que se pretende, caso se comprove a viabilidade operacional, é buscar a melhor relação entre custo e benefício, para reduzir o custo e por consequência a tarifa técnica”, afirma Gregório. Tarifa técnica é o valor repassado por passageiro às empresas operadoras do transporte coletivo.

Os ônibus articulados foram desenvolvidos exclusivamente para Curitiba, na década de 70. O modelo evoluiu na sequência para os biarticulados, produzidos pela Volvo do Brasil. Nos últimos anos, outras empresas começaram a entrar nesse mercado, aquecido pelo crescimento do sistema BRT (Bus Rapid Transit), em diferentes partes do mundo.

Pioneira nesse sistema, Curitiba tem atualmente, na frota operante, 373 ônibus articulados distribuídos nos sistemas expresso, onde são 33 articulados e 160 biarticulados; Linha Direta, mais conhecidos como Ligeirinhos (65); Interbairros (101), Alimentadores (150) e Troncais, que fazem as linhas ponto a ponto sem passar por terminais (24).

No total, a frota operante da Rede Integrada de Transporte tem 1.940 ônibus que percorrem por dia 470 mil quilômetros em 21,7 mil viagens. Por dia, são 2,2 milhões de passageiros transportados de Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana.

Informações: URBS

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Anunciado R$ 1,3 bilhão para mobilidade urbana em Salvador

O governador Jaques Wagner (PT) garantiu presentear Salvador com novidade no quesito mobilidade urbana. O pacote anunciado ocorre em comemoração ao aniversário de 465 anos de fundação da capital do estado, que acontece no próximo dia 29. Durante entrevista no seu programa de rádio semanal, Conversa com o Governador, o petista destacou que liberará R$ 1,3 bi em obras. As intervenções do estado vão girar em torno dos bairros populares, como a construção de vias de acesso a pontos estratégicos, a exemplo da Orla à Av. Suburbana, além de investimentos no metrô soteropolitano.

 “Em primeiro lugar, eu quero deixar, desde já, meus parabéns a todos os soteropolitanos por mais um aniversário de nossa querida capital. Vamos assinar ordem de serviço para dois corredores transversais fundamentais, que vão ligar a Suburbana e a BR-324 até a Orla Atlântica, com um prazo de três anos de execução. O primeiro vai ter treze quilômetros, que vai ligar a nossa Orla até a Avenida Suburbana, no trecho Lobato, passando pelo Alto do Cabrito, pela Capelinha e Pirajá, fazendo a interligação da Pinto de Aguiar com a Gal Costa. Então, só para você ter uma ideia da dimensão dessa obra, alguém poderá sair da Suburbana, na altura do Lobato, e vim chegar aqui em Patamares, através da Pinto de Aguiar, na praia, na orla de Salvador”, anunciou.

A mobilidade norteou a campanha municipal de Salvador em 2012 e a ideia de Wagner é de se aproximar da capital, tida pela oposição como abandonada pelo petista, para assim poder melhorar sua imagem junto a Salvador e conseguir angariar votos ao seu candidato à sucessão, o secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Além dos novos corredores, o governador cantou a pedra de quando o metrô começa a circular: junho deste ano. O chefe do Executivo baiano disse acreditar que a ampliação do itinerário deverá sair até 2015. Ele também lembrou das obras que acontecem na região da Paralela.
“E temos também outras obras de mobilidade – o próprio metrô – que roda agora 11, 12 de junho no seu primeiro trecho, que sai da Lapa até o Retiro e depois do Retiro, logo em seguida, vamos completá-lo até Pirajá, previsto já para janeiro de 2015, e finalmente a conclusão de toda a linha 2 para abril de 2017. Além disso, todo o povo de Salvador está vendo aí a obra do governo do Estado – o Complexo Viário Imbui– Narandiba, que são dois grandes viadutos, 60% da obra já está executada. Eu espero entregá-la em julho de 2014, além da Pinto de Aguiar que a gente está fazendo também toda a duplicação com seis pistas, sendo duas para transporte exclusivo coletivo e BRT, e 50% da obra já está pronta, e devemos entregar em junho de 2014”, disse.

O petista finaliza o programa avaliando que “são obras extremamente importantes, e quando todas elas estiverem concluídas – algumas já vão ser entregues agora – o conjunto delas mais o metrô, eu não tenho dúvida que o governo do Estado estará dando o maior dos presentes a Salvador”. 

por Victor Pinto
Informações: Tribuna da Bahia


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Grande Recife: Construção de estação de BRT altera paradas em Camaragibe

As obras do Corredor Leste/Oeste avançam e a próxima estação de BRT a ser construída será no município de Camaragibe. A construção, que será iniciada nesta quarta-feira (19), trará mudanças as paradas de ônibus da Av. Belmínio Correia. 

Os moradores do local devem ficar atentos, pois apenas dois pontos de embarque e desembarque serão desativados provisoriamente. No sentido Camaragibe/Recife será a parada de nº090083, em frente a loja Elektra. Já no sentido Recife/Camaragibe será o ponto de nº 090009, localizado em frente a Sorveteria Vitória. Com isso, as linhas que paravam no local passarão a atender outras paradas. 

Confira abaixo as linhas e a opção de parada de ônibus para os usuários: 

Sentido Camaragibe/Recife 

Os usuários que utilizam a parada de nº 090083, em frente a loja Elektra, poderão realizar o embarque na parada de nº 090084, localizada ao lado da Leal Som. 

418 – Tiúma/Camaragibe (VPP) 
450 – Camaragibe (Cond. da Boa Vista) 
460 – Camaragibe (Príncipe) 
463 – Araçoiaba/Camaragibe 
466 – Vera Cruz (Integração) 
467 – Chão de Cruz (Integração) 
469 – Camaragibe/CDU 
480 – Camaragibe/Derby 
490 – Camaragibe/Macaxeira 

Sentido Recife/Camaragibe 

Quem utilizava a parada de nº 090009, em frente a Sorveteria Vitória, poderá usar a parada de nº 090010, situada em frente a loja Mundo dos Importados. 

418 – Tiúma/Camaragibe (VPP) 
450 – Camaragibe (Cond. da Boa Vista) 
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 
460 – Camaragibe (Príncipe) 
463 – Araçoiaba/Camaragibe 
464 – Jardim Teresópolis/Caxangá 
466 – Vera Cruz (Integração) 
467 – Chão de Cruz (Integração) 
469 – Camaragibe/CDU 
480 – Camaragibe/Derby 
490 – Camaragibe/Macaxeira 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

Informações: GRCT

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Primeiro VLT da CBTU chega à João Pessoa até junho deste ano

A primeira composição de três carros do Veículo  Leve sobre Trilhos (VLT) estará chegando à capital paraibana até o fim do primeiro semestre deste ano. Foi o que garantiu nesta terça feira (18) o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, ao realizar inspeção técnica na fábrica Bom Sinal, em Barbalha, no Ceará. 

Ao todo, oito trens novos substituirão os atuais que fazem o trajeto entre Cabedelo e Santa Rita. Cartaxo revelou que ficou satisfeito com o ritmo dos trabalhos na montadora. “Os serviços estão bastantes adiantados e no mais tardar em junho estaremos recebendo a primeira composição em Cabedelo e após a chegada do primeiro comboio, a cada dois meses estaremos recebendo mais uma composição até concluir as oito”, acrescenta. 

De acordo com o gerente industrial da Bom Sinal, Ademar Brasil, empresa responsável pela fabricação dos trens que vão circular nas cidades de João Pessoa (PB) e Natal (RN), a montagem dos trens está dentro do cronograma estabelecido no contrato entre a Bom Sinal e a CBTU. “O processo de montagem tem 10 etapas, estamos entrando na sexta fase e até o final do mês de maio ou início de junho deste ano estaremos entregando a primeira composição em João Pessoa”, afirma o gerente industrial. 

Cartaxo disse ainda que com os novos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, a CBTU terá orçamento para realizar as obras necessárias para tornar o sistema mais moderno e seguro. “Com os R$ 166 milhões iremos construir mais quatro estações, relocar as estações de Bayeux e Jacaré, recuperar e modernizar as nove restantes, reformar a via permanente, readaptar a Oficina de Cabedelo para atender a demanda de manutenção do VLT, murar todo o sistema e instalar cancelas eletrônicas em todas as passagens de nível (PN) com a finalidade de reduzir os acidentes no trecho”, explica. 

O VLT é um trem moderno, rápido e seguro. Ele pode desenvolver até a 80km/h de velocidade. Possui capacidade para 450 pessoas por viagem e pesa cerca de 100 toneladas. Ele é dotado de bancos em fibra, ar condicionado, circuito interno de tv, sistema sonoro de informação, controle computadorizado e totalmente acessível.

Informações: PB Agora

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Governo do Paraná testa ônibus elétrico na linha Curitiba-São José dos Pinhais

O Governo do Estado vai testar ônibus elétrico, o Biobus, na linha não integrada Curitiba-São José dos Pinhais. São dois veículos para o transporte de 700 pessoas ao dia, que operarão temporariamente, sob a responsabilidade da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Os primeiros Biobus foram apresentados nesta terça-feira (18) pelo governador Beto Richa, junto com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e o superintendente da Comec, Rui Hara. 

O governador explicou que o projeto faz parte de um pacote de medidas para a mobilidade para a Região Metropolitana de Curitiba, que envolve a liberação de recursos para implantação de ciclovias nos municípios, licitação para implantação de faixas exclusivas para ônibus na RMC e recursos para reforma do terminal Cachoeira, de Almirante Tamadaré. 

“O projeto piloto com os ônibus elétricos, de importação inédita no Brasil, faz parte deste conjunto de medidas, porque são mais econômicos e com menos impacto no meio ambiente”, disse o governador. “Mais uma vez o Paraná é vanguarda em mobilidade urbana, com consciência ecológica”, afirmou Richa. 

Os ônibus são de tecnologia chinesa, fabricados pela CSR Times Eletric Vehicle, e importados pela brasileira IFX-Hybbus. A linha vai fazer o trajeto do terminal central de São José dos Pinhais, até o terminal do Guadalupe, em Curitiba e deve entrar em circulação em dez dias. Os veículos percorrerão cerca de 300 quilômetros por dia. Entre os diferenciais dos veículos está a tração 100% elétrica, isto é, não usa combustível para iniciar a locomoção. O funcionamento por diesel só é usado quando ônibus precisa passar dos 40 quilômetros por hora, fazendo assim, uma economia de mais de 50% de combustível e emissão de poluentes. O veículo é isento de baterias de ácido ou lítio, que possuem elevado custo e exigem reciclagem especial. O veículo é silencioso, opera sem solavancos. 

FABRICAÇÃO – Os ônibus serão testados na linha Curitiba-São José dos Pinhais durante seis meses. “Essa iniciativa pode ser uma referência para o País e o projeto piloto é essa linha Curitiba-São José dos Pinhais”, afirmou o secretário Ratinho Junior. Ele explicou que a intenção do Governo do Estado é trazer a indústria chinesa para o Paraná. “Como não existem incentivos fiscais e legislação específica, a importação destes ônibus é muito cara” disse. “Seria interessante para o estado que tivéssemos a fabricação feita aqui, gerando empregos para a população”, disse ele. 

O sócio da IFX Hybbus, Dante Franceschi, explicou que antes de colocar os ônibus na linha de transporte coletivo, a empresa realizou testes operacionais para garantir a qualidade do serviço. “Fizemos testes de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 e pudemos comprovar que o BIOBus é realmente uma inovação para proteger o meio ambiente”, afirmou. 

Para o prefeito em exercício de São José dos Pinhais, Antonio Benedito Fenelon, o Biobus trará mais conforto para a população. “Será um privilégio poder usar ônibus como esses”, disse ele.

Informações: Gov. do Estado

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