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Bilhete Único já pode ser usado para liberar bicicletas do BIKESAMPA

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Paulistanos poderão usar o cartão em 40 das estações instaladas nesta primeira etapa já a partir deste sábado; até o final de março, serão 100 as estações integradas à liberação por bilhetagem eletrônica. Tempo de utilização gratuita passa de 30 minutos para uma hora

A comemoração dos 460 anos de São Paulo, neste sábado, 25 de janeiro, marca a ampliação da integração do Bilhete Único com o programa BikeSampa. O paulistano já tem disponíveis 40 estações com, em média, 10 bicicletas cada, em que é possível liberar bicicletas com o cartão do transporte público. A novidade dessa iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes, por meio da São Paulo Transporte (SPTrans), em parceria com o banco Itaú Unibanco, é que o ciclista poderá utilizar o serviço sem pagar nada por até uma hora. É o dobro do tempo atual. 

As estações estão concentradas nas regiões Centro e Oeste da cidade e a expectativa é que, ao longo de março, 100 estações estejam preparadas para operar com a bilhetagem eletrônica, além das convencionais ligação telefônica com auto-atendimento e uso de aplicativo em smartphones.

Para usar o Bilhete Único na liberação de bicicletas é necessário fazer o cadastramento no BikeSampa associando o número do cartão ao cadastro das bicicletas. Ficam inalteradas as demais condições de cadastro (dados pessoais e de um cartão de crédito para desconto da taxa de utilização em caso de pagamento por tempo de uso acima do período gratuito). Quem já está inscrito no Programa receberá um e-mail explicando o funcionamento da novidade.

Outro presente para os paulistanos será o tempo de utilização no Bike Sampa. A partir de agora, ao invés de 30 minutos, terão até uma hora para devolver a bicicleta em qualquer uma das estações sem pagar nada. Após uma pausa de 15 minutos, será possível retirar uma bicicleta novamente e pedalar por mais uma hora. Seguindo esta regra de intervalo, o serviço pode ser utilizado gratuitamente durante todo o dia. Somente caso o uso ultrapasse o tempo gratuito corrido de uma hora, a partir de 25 de janeiro, será cobrada uma taxa de R$ 5,00 no cartão de crédito do usuário cadastrado.

“Essa é mais uma iniciativa da secretaria para criar opções de transporte à população, seja para o trabalho ou lazer, e as parcerias têm contribuído muito com o alcance desse objetivo”, afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Nenhum valor é debitado do Bilhete Único. Ele funciona como um identificador de usuário para a liberação da bicicleta. Todos os bilhetes vigentes podem ser utilizados nesse projeto, inclusive o recém lançado Bilhete Único Mensal, desde que cadastrados no BikeSampa. É importante frisar ainda que, a partir deste sábado, não haverá mais a obrigatoriedade do pagamento de caução de R$ 10,00 no momento da inscrição no programa.

Informações detalhadas sobre cadastro, forma de pagamento e custos podem ser obtidas em www.bikesampa.com .

Veja onde estão localizadas as estações integradas ao Bilhete Único:

Parque Trianon
Teatro Renaissance
Avenida dos Carinás
Avenida Faria Lima
Shopping Eldorado
Shopping Santa Cruz
CPTM Cidade Universitária
Pedroso de Moraes
"Tomie Ohtake"
Simão Álvares
Morás
Wisard
Cônego Eugênio Leite
João Moura
Metrô Vila Madalena
Lisboa
Metrô Sumaré
Ribeirão Preto
Almirante Marques de Leão
Metrô Fradique
Capote Valente
Haddock Lobo
Vai Vai
Pires da Mota
Shopping Frei Caneca
Rua Fagundes
Santa Madalena
Metrô São Joaquim
Metrô Clinicas
MASP
Conselheiro Carrão
Metrô Paraíso
Copan
Augusta
Metrô Santa Cecília
Cemitério da Consolação
Estádio do Pacaembu
Shopping Higienópolis
Alameda Barros
Santa Casa
Projeto Piloto

As novidades do BikeSampa são fruto de um projeto piloto lançado em maio de 2013, na qual o Bilhete Único foi integrado a três estações (Shopping Eldorado, Metrô Santa Cruz e Parque Trianon). Nesta fase, foram cadastrados 123 usuários que utilizam frequentemente o sistema de compartilhamento de bicicletas e o transporte público.
A Estação Santa Cruz apresentou aproximadamente 21% de retiradas através do Bilhete Único, seguida por Shopping Eldorado (16%) e Parque Trianon (8%). A SPTrans escolheu essas estações em razão da proximidade com corredores de ônibus e/ou estações de Metrô / CPTM.
Os resultados positivos do piloto, associados à importância de integração dos modais (bicicleta e transporte) motivaram a SMT, Serttel/Samba e Itaú Unibanco a firmarem um aditamento ao termo de cooperação que criou o maior projeto de compartilhamento de bicicletas do Brasil: integração com Bilhete Único, aumento do tempo mínimo para uso das bicicletas sem custo ao usuário de 30 minutos para 1 hora e implantação de sinalização viária das ciclorrotas associadas às estações de bicicletas. 

O BikeSampa

O programa é desenvolvido e operado pela Samba/Serttel e conta com o apoio Itaú Unibanco. Por meio de um Termo de Cooperação, firmado entre SMT e o Itaú Unibanco em 2012, foram implantadas 100 estações concentradas na Zona Sul e tendo como objeto a instalação e manutenção de um total de 300 estações para retirada de uso compartilhado e disponibilização de 3.000 bicicletas para uso da população em geral até o fim de 2014.

Principais Números do BikeSampa 

Usuários cadastrados = 209.970
Viagens realizadas = 535.600
Estações = 150 instaladas e em funcionamento
Até final de março o BikeSampa conclui a instalação de 200 estações, sendo 100 delas integradas ao Bilhete Único  
Até março de 2015 o projeto terá 300 estações instaladas

Informações Complementares

Por meio das diretorias de Planejamento da SPTrans e da CET, a Secretaria Municipal de Transportes desenvolve o plano de mobilidade urbana e elabora novos projetos na atual administração, tanto na área de trânsito quanto na área de transportes. O bom planejamento, a democratização dos espaços viários e a melhoria da qualidade de vida na cidade são diretrizes e prioridades do Plano de Mobilidade e Transporte da Cidade de São Paulo, inserido no conceito maior do novo Plano Diretor do Município. 

Fazem parte desse novo plano implantação de novos corredores e terminais de ônibus, modernização semafórica e implantação de uma rede de ciclovias e ciclofaixas. A modernização de sistemas, a adoção de novas tecnologias e modais e a diversificação e ampliação do uso de energias limpas no transporte coletivo também integram o conjunto de medidas a serem adotadas no plano de mobilidade urbana paulistano.

A SMT vai continuar estimulando o uso da bicicleta, tanto para deslocamento de trabalho quanto para o lazer. A meta inicial da gestão é implantar 400 km de infraestrutura cicloviária. No programa voltado aos ciclistas estão incluídos 150 Km de ciclovias a serem instalados ao lado dos novos corredores de ônibus e 60 Km de ciclovias. Haverá, ainda, 140 Km de outras infraestruturas cicloviárias e 300 Km de rotas de bicicletas integradas ao projeto de empréstimo desses veículos.

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SMTU ajusta planejamento operacional de linhas de ônibus em Manaus

Estudos feitos pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) sobre a demanda, frota, frequência e itinerário apontaram a necessidade de novos ajustes no planejamento operacional de linhas de ônibus de Manaus.

As mudanças entram em vigor no sábado (25) e t em o objetivo de otimizar a operação de todo o sistema de transporte coletivo.


Uma das alterações é a junção e a substituição de linhas que têm itinerários sobrepostos, visando aumentar a frota da que for mantida e, consequentemente, a frequência com que os ônibus passam nos pontos de parada.

Conforme informações da SMTU, algumas linhas serão remanejadas entre as empresas ao ser considerado a proximidade entre a garagem e os terminais de bairro.

Os ajustes também têm sido feitos a partir de sugestões das comunidades. Como é o caso da linha 102 - São Jorge/Vila Prata/T1/ Centro, que terá o itinerário alterado de acordo com as solicitações dos moradores do bairro São Jorge.

Confira as mudanças previstas:

1. Linha 009-JAPIIM II/T2/HILEIA, será transferida para a empresa VIA
VERDE, que assumirá a operação, frota operacional e viagens;

2. Linha 102 - SÃO JORGE/VILA PRATA/T1/ CENTRO, deverá fazer o seguinte itinerário de acordo com a sugestão da comunidade:

BAIRRO/CENTRO - Normal até rua Barão Rio Branco, Av. Brasil, rua Prof.ª Elvira Dantas, Av. Brasil, Av. kako kaminha, Av. C.Nery, T1-Const. Nery, Centro;

CENTRO/BAIRRO - Normal até Av. Kako Kaminha, rua 1º de Maio, rua Ermano Estradelli, rua Edson Estanislau Afonso, rua Cunha Melo, Normal.

3. Linha 505 - ALEIXO/T2/CENTRO, será substituída pelas linhas 507 - ADRIANÓPOLIS/T2/CENTRO e 605 - S.FRANCISCO/T2/ CENTRO, que continuarão atendendo as ruas Gabriel Gonçalves, Javari, Recife, avenida
André Araujo, rua Via Láctea e Morada do Sol.

Informações: d24AM
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Presidente da SuperVia diz que companhia agiu rápido diante da proporção do acidente

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RIO - O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, afirmou na tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva, que o trem que descarrilou e provocou caos no sistema ferroviário tem mais de 50 anos de uso. Segundo ele, o fato de ser uma composição antiga pode ter contribuído para o acidente. Cunha também explicou que os suportes da rede aérea que caíram também são usados há mais de 80 anos. Segundo ele, mais de cem destas 500 estruturas já foram substituídas. Além disso, os dormentes da região onde ocorreu o descarrilamento ainda são de madeira. No momento, eles estão sendo trocados por outros de concreto, mais confiáveis.

Sobre o atendimento aos usuários, que gerou diversas queixas ao longo do dia, o presidente da SuperVia disse que, dada a situação, o serviço não foi ruim.
— Foi um caso excepcionalíssimo. Ocorreu em um local onde cruzam seis linhas, e isso dificulta muito nossa operação. Estou aqui há três anos e nunca vi uma ocorrência desse tipo. Botamos um plano de contingência em prática.

A respeito do plano de de contingência, Cunha afirmou que ele foi aplicado rapidamente. Os trens dos ramais de Belford Roxo e Saracuruna voltaram a operar em todas as estações às 16h. Já as linhas para Deodoro, Japeri e Santa Cruz só retornaram completamente às 18h15, cerca de treze horas após o descarrilamento.
— Pela extensão que teve o problema, foi rápido demais. Nosso pessoal está de parabéns.

O presidente da Supervia disse ainda que as melhorias no sistema da Supervia são constantes e que o plano de investimentos deve ir até 2016. Segundo ele, até meados do ano que vem a frota de trens deve estar plenamente renovada. A idade média das composições, hoje em 36 anos, deve cair para 15 anos. Cunha não vê problema em um trem com 50 anos continuar circulando.
— O dado internacional é de 25 anos de vida útil para um trem. Mantemos esse trens operando porque consideramos eles nossos Fuscas. É o trem antigo, mas que aguenta o batente. Ele traz problemas, requer uma manutenção maior. São trens seguros, mas sujeitos a uma frequência maior de problemas.

Cunha enfatizou que a Supervia deve receber até o final do ano que vem um total de 90 novos trens, sendo que 45 deles já chegam neste ano. No total, a frota da concessionária irá subir para 210 composições, todas com ar-condicionado. De acordo com ele, o investimento da Supervia no projeto é de R$ 2,1 bilhões.


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No Recife, Linha 166 – TI Cajueiro Seco terá novo itinerário

Os usuários da Linha 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) precisam ficar atentos a alteração de percurso da linha a partir do próximo sábado (25). Devido à baixa demanda de usuários, a linha ampliará seu itinerário visando atender um maior número de passageiros nos novos pontos atendidos. Com a mudança, a linha, que faz retorno na Av. Dantas Barreto, passará a ter como ponto de retorno o Terminal de Passageiros Santa Rita. 

A linha 166 – TI Cajueiro Seco que segue o percurso: Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Praça Joaquim Nabuco, Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, faz o retorno na Av. Dantas Barreto e segue para Av. Sul, passará a fazer o seguinte trajeto: Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto (Pista Oeste), Av. N. Sra do Carmo, Av. Martins de Barro, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita (Ponto de Retorno), Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, até chegar a Av. Sul e seguir seu itinerário normal, sentido cidade/subúrbio. 

Em virtude das alterações, as paradas de nº 180140 (localizada na Rua do Sol); nº 180144 e nº 180145 (Rua Floriano Peixoto), e parada nº 180265 (Rua do Peixoto), serão desativadas definitivamente. Os usuários que utilizavam esses abrigos devem se dirigir as paradas: nº 180327, localizada no canteiro central da Av. Guararapes; nº 180230, na Av. N. Sra do Carmo, em frente a Central de Cursos Brasileiro (CEBRAC); e parada nº 180247, na Av. Dantas Barreto, em frente ao imóvel n° 1.234. 

Para mais informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

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Em BH, Motoristas testam veículos articulados que serão usados na implantação do BRT

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Monitores das empresas de ônibus de Belo Horizonte treinaram nessa segunda-feira no corredor da Avenida Cristiano Machado as primeiras manobras de veículos articulados nas estações de transferências com piso em nível. Os profissionais terão a missão de repassar os procedimentos de operação aos demais motoristas da frota até 15 de fevereiro, quando está previsto o início da circulação naquele trecho do Transporte Rápido por Ônibus (BRT), denominado Move. Técnicos da BHTrans e de fabricantes de chassis e carrocerias avaliaram o desempenho e auxiliaram no treinamento.

Foram usados dois veículos articulados com 19 metros de comprimento, que passaram o dia fazendo ultrapassagens, embarques e desembarques. Um deles tinha parte do leiaute externo que será aplicado ao Move, como a logomarca do sistema na lateral e a cobertura da lataria por adesivos. Contudo, segundo a BHtrans, os veículos de testes ainda não são os adquiridos pelas empresas de ônibus. São ônibus genéricos para demonstrações e testes. 

De acordo com o representante da empresa de chassis Treviso Betim, Wagner Gomes, o treinamento é importante para adaptação dos motoristas às manobras. “É importante fazer esses testes para conhecer o funcionamento dos veículos e as distâncias necessárias para manobras de embarque, desembarque e ultrapassagens, permitindo que o sistema funcione com rapidez”, afirmou. “Esses profissionais vão adaptar e fazer ajustes nas manobras e ensinar isso nas empresas”, disse. Nem os técnicos das empresas nem os da BHtrans garantiram, contudo, que haverá um número significativos de veículos entregues até 15 de fevereiro para permitir um funcionamento significativo do corredor.

Enquanto isso…Modelo para BH está definido

Uma das cinco fornecedoras das carrocerias do Move, a empresa gaúcha Marcopolo concluiu a produção dos primeiros ônibus articulados. Os veículos, modelo Marcopolo Viale BRT chassis Mercedes-Benz, estão estacionados no pátio da empresa em Caxias do Sul (RS) e deverão ser entregues aos consórcios operadores do transporte coletivo nos próximos dias. Serão cerca de 200 ônibus articulados em operação no BRT, além de outros 200 do tipo padron.

Informações: Estado de Minas

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Em Salvador, Número de ônibus e fiscalização vão aumentar a partir deste final de semana

A frota do transporte coletivo de Salvador aumenta a partir deste fim de semana durante a Operação Verão, da Prefeitura de Salvador. Mais de 200 veículos irão reforçar o número de ônibus disponíveis para a população durante os sábados e domingos. Mais 200 monitores e fiscais também fazem parte da iniciativa - a intenção é aumentar o número de pessoas disponíveis orientando os usuários do sistema, além de ordenar e cumprir os horários dos coletivos.

Atualmente, a frota de 2,7 mil veículos é reduzida em 30% aos sábados e domingos, em média. Segundo o subsecretário de Urbanismo e Transporte (Semut), Orlando Santos, a prioridade será reforçar as linhas de ônibus que dão acesso às praias de Salvador. "Nessa época do ano, é onde registramos a maior demanda. A intenção é melhorar a mobilidade dos banhistas, tanto na ida à praia quanto ao retorno para casa”, declaro Santos.

A iniciativa busca reforçar os benefícios do Bilhete Único, onde o usuário paga apenas uma tarifa no intervalo de duas horas, assim como o programa 'Domingo é Meia', onde o valor da tarifa é reduzindo a metade (R$ 1,40) neste dia, durante o intervalo de duas horas e respeitando o sentido da viagem original - benefício válido apenas para quem tem o Salvador Card Avulso.

"Quem ainda não possui o Salvador Card Avulso, basta comparecer a um dos postos para adquirir o cartão, pagando apenas o valor de duas tarifas de ônibus (R$5,60). Se colocar no papel, o usuário consegue uma economia de até 75%, caso pagasse a tarifa em dinheiro ou vale transporte)", garante o subsecretário da Semut. Confira os pontos de venda do Salvador Card no site oficial da iniciativa do 'Bilhete Único'.

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