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Conheça os novos caminhos do Metrô SP em 2014

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Está prevista para este começo de ano a entrega do trecho inicial do primeiro monotrilho da cidade de São Paulo, que vai ligar a Vila Prudente ao Hospital de Cidade Tiradentes, na Zona Leste.

O primeiro trecho desse monotrilho, que será o de maior capacidade do mundo, transportando até 48 mil passageiros por hora e por sentido, terá duas estações, Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório. A previsão de demanda para o primeiro trecho é de 13,3 mil passageiros por dia.

Ao todo serão 18 estações, com 26,6 quilômetros de vias elevadas. A previsão é de que 500 mil passageiros serão atendidos por dia, em média, a partir de 2016, com a conclusão da obra. O valor total de investimento é de R$ 6,4 bilhões. 

As vigas e as estações da nova linha de monotrilho, a Linha 15, ficam suspensas a 15 metros de altura, o equivalente a um prédio de cinco andares. Cada estação tem 5,4 mil metros quadrados de área construída, cinco elevadores, sete escadas rolantes e estão organizadas em dois pavimentos. No inferior, ou mezanino, ficam a bilheteria, as catracas, os sanitários e as salas de supervisão operacional. No pavimento superior, as plataformas de embarque. Ao todo, 58 trens vão operar no trecho.

Mas a nova linha corre o risco de não melhorar o trânsito da região. Segundo Flamínio Fichmann, consultor de transportes, o sistema de monotrilho custa por quilômetro um pouco mais do que a metade do Metrô, mas transporta menos de um terço do volume de passageiros do sistema subterrâneo. “O sistema de monotrilho acaba custando mais por passageiro transportado e não terá nenhum efeito no trânsito”, afirma Fichmann. “Isso porque a velocidade com que a frota de automóveis cresce é mais rápida do que a capacidade do monotrilho em atrair usuários de carros.”

Sérgio Ezjemberg, também consultor de trânsito, foi mais longe e disse que não dá para entender como uma obra de baixa capacidade de transporte público custará tanto. “Se o governo tivesse optado pelo Metrô convencional, as obras não teriam causado tantos problemas no trânsito e o sistema ainda poderia transportar três vezes mais pessoas”, argumenta. O Metrô, por sua vez, afirma que o sistema adotado atende à demanda da região.

Estação Adolfo Pinheiro será inaugurada já neste mês
Além da nova linha de monotrilho, o Metrô terá outras inaugurações neste ano. Neste mês, será entregue a Estação Adolfo Pinheiro da Linha 5-Lilás, que está sendo expandida do Largo Treze, em Santo Amaro, até a Chácara Klabin, com 11,5 quilômetros e 11 novas estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). 

O investimento será de R$ 7,5 bilhões. Todas as estações terão escadas rolantes, elevadores, rampas e piso tátil. Também em 2014, as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie  da Linha 4-Amarela serão concluídas. 

A Estação Vila Sônia e o prolongamento da linha até Taboão da Serra têm previsão de entrega para o final de 2016. A Linha 4 fará integração com a futura Linha 17, na Estação São Paulo-Morumbi. Essa linha também terá inauguração no final de 2014, do primeiro trecho entre a Estação Morumbi da CPTM e Congonhas.

Análise: Lucila Lacreta,  urbanista do Movimento Defenda São Paulo
Temos de rever o gerenciamento

Estamos notando um esforço do governo de São Paulo para ampliar o número de linhas do Metrô. Mas ainda não se chega perto da eficiência internacional de países emergentes como China e México, por exemplo. Todo o gerenciamento do nosso Metrô precisa ser revisto. Nosso custo é dos mais altos do mundo. As estações são muito sofisticadas. Geram um custo de desapropriação enorme. Tínhamos de ser mais sóbrios.  Todo o gerenciamento tem de ser revisto. É preciso  abrir consórcios internacionais. Tudo aqui é muito caro. Nosso custo por quilômetro é exorbitante. 

Algumas estações são projetadas para abrigar futuros shoppings centers. Fazem um banco de terras para futuras obras. Isso gera uma tremenda especulação imobiliária e aumenta enormemente os custos.  Esse tipo de atuação me parece um contrassenso que atrasa em muito o desenvolvimento das linhas do Metrô paulistano.

Linha 8 da CPTM vai até Amador Bueno
Com extensão atual de 35,2 km  entre Júlio Prestes-Itapevi, a Linha 8 da CPTM atende a população de seis municípios:  São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Um trecho de 6,3 km além de Itapevi está sendo remodelado, em fase final de obras, para atendimento à população do extremo oeste da Grande São Paulo, a região de Amador Bueno.

430.564 passageiros viajam por dia nessa linha

Duas estações estão previstas
As obras visam padronizar a bitola (largura das vias para a passagem dos trens), a via permanente e a rede aérea, além da implantação de nova sinalização e construção de duas estações: Amador Bueno e Santa Rita.

Moradores terão acesso a todo sistema
Com a entrega da extensão da Linha 8, os moradores da região de Amador Bueno terão redução de tempo e de custos  e acesso às  linhas da CPTM e do Metrô.

Por Fernando Granato
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Sistema de ônibus rápido será implantado em março, em João Pessoa

A capital será contemplada com o projeto Bus Rapid Transit (BRT) nos cinco corredores de maior fluxo de veículos.O Superintendente executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), Nilton Pereira disse que o ano da mobilidade urbana é 2014. A previsão é que as obras comecem entre os meses de março e abril na Avenida Cruz das Armas. Para a Grande João Pessoa, o projeto Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) modificará o transporte ferroviário. A estimativa é que a quantidade de passageiros cresça de 10 mil para 30 mil, por dia, com o novo transporte. O primeiro VLT chega à Paraíba em maio e, até dezembro, oito VLTs estarão em funcionamento na Capital, Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. O investimento do Ministério das Cidades em BRTs e VLT passa dos R$ 300 milhões. 

O projeto do BRT foi entregue à Caixa Econômica Federal (CEF) no final de dezembro e no começo deste ano se inicia o processo licitatório. Na Capital, cinco corredores de maior movimentação (Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Pedro II, Epitácio Pessoa e Tancredo Neves) foram contemplados com os terminais de integração do projeto. “Não tem um dia D, 2014 será o A da mobilidade urbana porque todo esse processo que a gente começou em 2011 de elaboração de estudos, busca de recursos do PAC da Mobilidade, o recurso que o Ministério das Cidades tem disponibilizado para os municípios e que a gente conseguiu aprovação, a gente agora vai começar a concretizar em 2014”, afirmou. 

Com faixas exclusivas, os cinco corredores irão receber um tratamento de priorização do transporte público, com as estações no canteiro central e na extremidade de cada um deles, com um terminal de integração. “Vai ter também o Terminal de Integração Central. Então nós vamos fazer uma rede integrada de corredores que vai proporcionar muito mais facilidade e dá muito mais rapidez e conforto aos usuários e também criar uma alternativa importante para quem tem um carro porque o espaço vai ficar restrito para o carro e vai ser muito mais rápido você andar de ônibus do que andar de carro,” ressaltou Nilton Pereira.

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Porto Alegre: Esperada há décadas, licitação do transporte público vai atrasar

domingo, 5 de janeiro de 2014

A licitação do transporte público de Porto Alegre, postergada por décadas e prometida pelas autoridades para o final de 2013, só deve acontecer daqui a pelo menos três meses, segundo confirma o diretor–presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Vanderlei Capelari. Os motivos são os atrasos no lançamento do edital do metrô e o julgamento de itens do cálculo tarifário no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).

“Março é quando a gente deve concluir dois pontos importantíssimos que é a questão do edital do metrô e é quando, acredito, que será feito o julgamento do Tribunal de Contas. São os dois itens que estão atrasando a publicação do edital”, afirma Capelari, explicando que  duas ações cautelares e uma autoria especial sobre o cálculo da tarifa tramitam na corte.

Segundo ele, sem a definição dessas duas questões, o edital não pode ser concluído, uma vez que esses dois itens implicam na construção de uma tarifa para o novo sistema que integrará metrô, BRTs e ônibus.

 “Não tem como nós publicarmos um edital sem termos um modelo de planilha tarifária. Nós temos um modelo (de cálculo), mas existem muitos processos pendentes no Tribunal de Contas... inclusive uma parte do passado da tarifa de ônibus. Tem uma cautelar que gerou uma ação judicial dos empresários que operam o sistema solicitando indenização de R$ 35 milhões, de 2012, em relação a alguns itens da planilha que foram retirados pelo Tribunal de Contas”, afirma.
A relação das empresas de ônibus com a prefeitura de Porto Alegre é peculiar. Não existem contratos e o relacionamento é regrado por uma série de leis e decretos municipais. Os operadores são permissionários e desde que foi criado o sistema não passou por nenhum processo licitatório. Mas apesar do atraso, Capelari, afirma que essa situação terá fim.

“O edital está praticamente pronto, o sistema, a inclusão do BRT (Bus Rapid Transit)... Falta concluirmos a questão da tarifa de integração do metrô, que é uma peça importantíssima, até porque, como Porto Alegre tem tarifa única, precisamos ter a tarifa de integração para poder calcular a do sistema”, afirma.

Segundo o secretário a licitação será feita por menor preço por bacia (região de operação), e através da tarifa individual se chegará a tarifa única, chamada de tarifa social. Entretanto, isso só poderá ocorrer a partir do momento em que se souber qual será o preço da passagem do metrô, que ainda está em fase de projetos, mas que deve ser apresentado em março.

Por Daniel Favero
Informações: Portal Terra
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Grande Recife: Cartão VEM Livre Acesso já beneficiou 83% das pessoas com deficiência

A troca da Carteira de Livre Acesso pelo VEM Eletrônico, que vem sendo realizada desde agosto de 2013, já beneficiou mais de 77 mil pessoas com deficiência, das 93 mil cadastradas no banco de dados do Grande Recife Consórcio de Transporte. Isso corresponder a dizer que 83% das pessoas que possuem o direito a gratuidade já estão circulando nos ônibus do Recife e Região Metropolitana com o novo cartão. Os dados foram consolidados na última quinta-feira (2) pelo Consórcio. 

A troca do documento foi uma ação conjunta entre o Consórcio, a Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), como forma de moralizar o uso do documento. A ação se estendeu até a última segunda-feira (30). Desde a terça-feira (31) que a Carteira de Livre Acesso perdeu a validade. 

Para aqueles que ainda não fizeram a troca documento, o agendamento continua sendo feito até o dia 31 de janeiro, pelo site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125.7585, das 7h às 19h. Depois desse prazo, o beneficiário só poderá fazer a troca se dirigindo a sede da Urbana-PE, que fica na Rua da Soledade, nº 259, Boa Vista. No momento da troca é indispensável que a pessoa com deficiência apresente o CPF e a Carteira de Livre Acesso. Caso o deficiente tenha perdido a Carteira de Livre Acesso é necessário que ele retire a segunda via, para só então fazer a troca. 

Os cartões eletrônicos possuem um layout diferente dos demais, facilitando a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão será na cor laranja. Os cartões contarão com dados como foto, nome, CPF e o tipo de deficiência. Na troca do documento será usado o cadastro já existente na Sead, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco. 

No momento do embarque, a pessoa com deficiência deve registrar o cartão no validador situado ao lado do cobrador e passar a catraca. Em caso de dificuldade, ela deve acomodar-se nos assentos reservados, solicitando que o cobrador gire a catraca. 

Já o cartão VEM da pessoa deficiente, que tem direito a acompanhante, deve ser utilizado para os dois passageiros. No primeiro momento, o titular do cartão passa pela catraca, registrando o seu acesso e em seguida, em até 30 segundos, o acompanhante deve fazer o mesmo procedimento. 

Balanço – Foram 4 meses de trabalho, com 77,5 mil pessoas com deficiência atendidas, sendo uma média de mil atendimentos/dia, de segunda a sábado. Cerca de 66% dos beneficiários fizeram o agendamento via internet. 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

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Começou a funcionar a faixa exclusiva de ônibus em Macaé-RJ

A faixa exclusiva para ônibus na rodovia Norte-Sul começou a funcionar na quinta-feira (2) em Macaé, no interior do estado do Rio de Janeiro. Ela tem 7 km de extensão, entre a Fazenda Mutum e a RJ-106, no bairro Imboassica, e funcionará nos dias úteis, de 6h às 20h. O objetivo é reduzir em 30% o tempo de deslocamento nesse percurso. A faixa também será liberada para veículos de transporte escolar autorizados, táxis e carros para o transporte de deficientes.

Além da sinalização, agentes de trânsito vão orientar os motoristas nos primeiros dias da implantação da faixa exclusiva. Também há estudos para outras faixas exclusivas para ônibus na rodovia Norte-Sul, mas no sentido Imboassica-Fazenda Mutum e no Centro.

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Metrô de Xangai passa a ser primeiro com mais de 500 km

Esta semana, a cidade de Xangai estabelece um novo recorde: com a abertura das linhas 12 e 16, a metrópole chinesa passa a ter o primeiro sistema de metrô do mundo com comprimento total superior a 500 quilômetros.

Nos próximos anos, serão adicionados mais 230 km, extensão superior à do metrô de Paris.
Enquanto Xangai atinge esta semana 567 quilômetros de trilhos em operações, Londres tem 400 quilômetros, e Nova York, 337 quilômetros.

Já o metrô de São Paulo, maior rede do Brasil, tem 74 quilômetros.

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Em Cuiabá, Secopa recebe mais quatro carros para o sistema de VLT

Quatro o novos carros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram a Cuiabá nesta semana e já se encontram no Porto Seco, no Distrito Industrial, para desembaraço, antes de seguirem para o Centro de Manutenção e Operação do modal, localizado em Várzea Grande.

A previsão da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) é de que os veículos sejam liberados até esta sexta-feira (3).

Diferentemente do que ocorreu com a chegada do primeiro carro do VLT, que circulou por Cuiabá e Várzea Grande até ser descarregado no Centro de Manutenção, todos os demais vagões deverão partir do Porto Seco, na BR-364, direto para a Rodovia dos Imigrantes.

Cada carro é formado por sete vagões e eles aportaram no Porto de Santos (SP) na primeira quinzena de dezembro.

Agora, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do novo modal na Capital, já conta com cinco carros em solo mato-grossense.

Ao todo, o modal será composto por 40 carros, que são construídos na empresa CAF Indústria e Comércio, que compõe o consórcio.

Todos os carros deverão ser levados para o Centro de Manutenção, onde deverão passar pelos primeiros testes sobres trilhos, até que parte da via permanente seja implantada para que tenha início a fase de avaliação da operação do modal.

Os veículos estão sendo construídos na Espanha e começaram a ser enviados para o Brasil em agosto deste ano.

O VLT

Cada carro do VLT terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros.

Os veículos serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

O projeto prevê que o modal circule por 22,2 km distribuídos em dois eixos, nas avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande, e nas avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Fernando Corrêa da Costa, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro, em Cuiabá.

O VLT também deverá contar com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

Orçado em R$ 1,477 bilhão, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá – bem como a construção de 12 obras de arte – está sendo realizada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

A obra consta na Matriz de Responsabilidades como a solução para a mobilidade urbana da Capital, no entanto, não mais ficará pronta até a realização do Mundial, tendo seu prazo de conclusão rediscutido pelo Governo do Estado.

A expectativa é de que tudo esteja funcionando até o final o próximo ano, segundo o governador Silval Barbosa (PMDB).

Por Lislaine dos Anjos
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SPTrans divulga operação dos ônibus para o réveillon na Avenida Paulista

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Oito linhas de ônibus municipais estarão disponíveis para os paulistanos que que participarem da Festa de Réveillon na Avenida Paulista, nesta terça-feira, 31/12 e durante a madrugada de quarta-feira, dia 1º de janeiro. Por toda a cidade, outras 77 linhas estarão circulando durante a noite.

Também em virtude das comemorações na Paulista, 25 linhas de ônibus terão seus trajetos desviados na região da festa, em virtude dos bloqueios viários.

Técnicos da SPTrans irão acompanhar a operação.

Para mais informações ligue 156 ou acesse o site www.sptrans.com.br.

Linhas que irão operar durante a noite na região da Av. Paulista

6450/10 Term. Capelinha - Term. Bandeira
6500/10 Term. Santo Amaro - Term. Bandeira
7903/10 Jd. João XXIII/Educ. - Praça Ramos de Azevedo
8605/10 Terminal Campo Limpo - Terminal Bandeira
8700/10 Terminal Campo Limpo - Praça Ramos de Azevedo
6312/10 Jd. Luso - Terminal Amaral Gurgel
696P/10 Term. Amaral Gurgel - Pinheiros (circular)
802C/10 Ceasa - Lgo. da Concórdia

Linhas que irão operar durante a noite no restante da cidade

2123/10 Vila Medeiros – Metrô Liberdade
4222/10 Pq. Santa Madalena – Mooca
5032/10 Vila Arapuá - Term. Sacomã
5036/10 Jd. Celeste - Term. Sacomã
5038/10 Pq. Bristol - Term. Sacomã
514T/10 Term. Sacomã - Jd. Itápolis
5300/10 Term. Santo Amaro - Term. Pq. D. Pedro II
546L/10 Jd. Luso - Terminal Santo Amaro
6003/10 Term. Grajaú - Term. Varginha
6008/10 Jd. Planalto – Term.Santo Amaro
6014/10 Term. Rod. Jd. Jacira - Term. Santo Amaro
6034/10 Pq. Res. Cocaia - Term. Grajaú
6093/10 Vargem Grande – Term. Grajaú
6455/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
6726/10 Jd. Gaivotas - Term. Grajaú
637A/10 Term. Jd. Ângela – Terminal Pinheiros
675G/10 Pq. Res. Cocaia - Metrô Jabaquara
737A/10 Term. Jd. Ângela – Term. Santo Amaro
6960/10 Terminal Varginha - Term. Santo Amaro
6970/10 Terminal Grajaú – Term. Santo Amaro
7001/10 Vila Gilda – Jd. Ângela
7063/10 Jd. Macedônia - Term. Campo Limpo
8006/10 Jd. Donaria - Terminal Pirituba
8012/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária
8022/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária
809P/10 Terminal Campo Limpo – Terminal Pinheiros
8400/10 Terminal Pirituba - Praça Ramos de Azevedo
848L/10 Recanto dos Humildes – Terminal Pirituba
8549/10 Taipas - Praça do Correio
8615/10 Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II
9014/10 Morro Grande - Terminal Lapa
9019/10 Jd Paulistano - Terminal Pirituba
9020/10 Vila Mirante - Terminal Pirituba
930P/10 Term. Pq. Dom Pedro II – Terminal Pinheiros
9500/10 Term. Cachoeirinha - Paissandu
9653/10 Pedra Branca - Lgo. do Paissandu
2100/10 Term. Vila Carrão - Praça da Sé
2363/10 Jd. Danfer - Term. Pq. D. Pedro II
3160/10 Term. Vila Prudente - Term. Pq. D. Pedro II
1177/51 Term. A. E. Carvalho - Term. Amaral Gurgel
1721/51 Vila Ede - Praça do Correio
1743/51 Jd. Pery Alto – Term. Amaral Gurgel
1758/51 Jd. Antártica – Term. Amaral Gurgel
1767/51 Edu Chaves – Term. Bandeira
1778/51 Cemitério Pq. dos Pinheiros - Praça do Correio
1783/52 Cachoeira - Praça do Correio
2006/51 Terminal A. E. Carvalho - Cid. Kemel (Circular)
208V/51 Term. A. E. Carvalho - Term. Amaral Gurgel
2103/10 Jd. Brasil – Pça. do Correio
2291/10 Term. São Mateus - Praça da República
2435/51 Term. A. E. Carvalho - Term. Amaral Gurgel
2666/51 Jd. Camargo Velho - Term. A. E. Carvalho
2678/51 Oliveirinha - Term. A. E. Carvalho
273R/51 Jd. Robrú - Term. A. E. Carvalho
2755/51 Guaianazes - Term. A. E. Carvalho
3310/10 Term. Amaral Gurgel - Cidade Tiradentes - Circ.
393C/10 Term. Amaral Gurgel - COHAB II (Circular)
393H/10 Terminal Amaral Gurgel - Jd. Santo André
5101/10 Term. Sacomã - Term. Pq. D. Pedro II
5102/10 Term. Sacomã - Term. Amaral Gurgel
5290/51 Divisa de Diadema – Term. Amaral Gurgel
6016/31 Jd. Noronha - Term. Varginha
6825/21 Term. Capelinha - Valo Velho
6827/10 Term. Capelinha - Valo Velho
6829/10 Term. Capelinha - Jd. Vaz de Lima
6830/10 Term. Capelinha - Jd. Irene
6831/10 Term. Capelinha - Jd. Guarujá
6832/10 Term. Capelinha - Pq. Arariba
7081/10 Terminal Capelinha - Terminal Campo Limpo
7082/10 Term. Jd. Ângela – Jd.Horizonte Azul (Circular)
7083/10 Term. Jd. Ângela – Parque do Lago (Circular)
7084/10 Term. Guarapiranga – Parque do Lago (Circular)
7085/10 Term. Capelinha – Jd. Universal (Circular)
7086/10 Term. Jd. Ângela – Jd. Riviera (Circular)
737A/11 Term. Jd. Ângela – Term. Santo Amaro
748N/10 Term. Lapa - Itaim Bibi
971X/51 Terminal Cachoeirinha - Term. Amaral Gurgel

Linhas com itinerário alterado:

917H/10 Term. Pirituba – Metrô Vila Mariana
917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
975A/10 Vila Brasilândia – Metrô Ana Rosa
Ida: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

175P/10 Metrô Santana – Ana Rosa
Ida: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

967A/10 Imirim - Pinheiros
Ida: Normal até a Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

508L/10 Term. Princesa Isabel - Aclimação (Circular)
Sentido Único: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

696P/10 Term. Amaral Gurgel - Pinheiros (Circular Noturna)
Sentido Único: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

805L/10 Term. Princesa Isabel - Aclimação (Circular)
Sentido Único: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Bela Cintra, prosseguindo normal.

475R/10 Jd. São Savério – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

477A/10 Sacomã - Pinheiros
Ida: Normal até a Av. Bernardino de Campos, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Treze de Maio, retorno na Pça. Amadeu Amaral, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

478P/10 Sacomã - Pompéia
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

874T/10 Ipiranga - Lapa
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Bela Cintra, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

5178/10 Jd. Miriam – Lgo. São Francisco
Ida: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

875A/10 Aeroporto - Perdizes
875M/10 Aeroporto – Metrô Barra Funda
Ida: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

5111/10 Term. Santo Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
5119/10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco
5154/10 Term. Santo Amaro – Est. da Luz
5185/10 Term. Guarapiranga – Pq. D. Pedro II
Ida: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Brig. Luis Antônio, acesso sob o Vd. Armando Puglisi do Bexiga, Rua Treze de Maio, Pça. Oswaldo Cruz, Rua Dr. Rafael de Barros, Rua Tutóia, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.

669A/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel
Ida: Normal até a Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua da Consolação, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.

857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso
Ida: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.
   
715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora   
Ida: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Av. Brig. Luis Antônio, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

857R/10 Term. Campo Limpo - Aclimação          
Ida: Normal até a Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

874C/10 Pq. Continental – Metrô Trianon MASP
Sentido Único: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Rua Card. Arcoverde, Rua Oscar Freire, Rua Teodoro Sampaio, Rua Heitor Penteado, prosseguindo normal.

875H/10 Term. Lapa – Metrô Vila Mariana  
Ida: Normal até a Av. Dr. Arnaldo, Vd. Okuhara Koei, Av. Rebouças, Al. Santos, Rua Pe. João Manuel, Rua José Maria Lisboa, Al. Campinas, Rua Fernão Cardim, Av. Brig. Luis Antonio, Al. Santos, Rua Teixeira da Silva, Av. Paulista, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Paulista, Rua Teixeira da Silva, Rua Cincinato Braga, Rua São Carlos do Pinhal, Vd. Prof. Bernardino Tranchesi, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Antônio Carlos, Rua Augusta, Av. Paulista, prosseguindo normal.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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