Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Aplicativo instalado em ônibus de Uberlândia ajuda passageiros

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Um aplicativo instalado nos ônibus de transporte coletivo de Uberlândia mostra o momento exato em que o ônibus vai passar. O equipamento, que também monitora a velocidade e as freadas bruscas dos veículos, busca reduzir as reclamações sobre a demora. As empresas que não cumprirem o contrato serão multadas.

O monitoramento começou há mais de três anos e, atualmente, todos os ônibus têm um GPS instalado. O equipamento ajudou a melhorar a fiscalização do serviço, de acordo com o secretário de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade. "Com isso nós conseguimos ter um melhor controle e evidentemente melhorar a qualidade nos serviços", afirmou.
Os usuários do transporte coletivo da cidade têm acesso às informações do GPS em um aplicativo que mostra a hora exata que o ônibus passa. Além disso, o sistema também acusa quando o motorista comete erros, como freadas bruscas. "Nós instalamos nos ônibus da nossa frota um sistema que faz a leitura dos sensores instalados no motor do veículo, no freio e na embreagem", explicou o gerente de uma das empresas responsáveis pelo transporte na cidade, Alaor Morais.

Quando ocorrem os erros, uma luz acende no ônibus e um alerta aparece no painel que fica na central da empresa. Com isso, a cada semana, um relatório é gerado com a nota do motorista. "Se essa nota for muito baixa eu passarei para os instrutores para que eles possam fazer um acompanhamento em campo de cada motorista", disse o monitor de telemetria Wagner Correia.

A pontuação varia de zero a 100. O motorista Sidney Pedrosa, por exemplo, alcançou a nota 98. "Quero chegar a 100. Apesar de ser difícil, vou tentar, vou trabalhar para isso", concluiu.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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Em São Paulo, Corredor da 23 de Maio exigirá túnel e 3 viadutos

Viadutos, túnel e ciclovias. Os futuros corredores de ônibus vão chamar a atenção pela complexidade. O BRT Norte-Sul, que utilizará o canteiro central de avenidas como Tiradentes, 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães, terá uma passagem subterrânea sob a Praça Campo de Bagatelle, em Santana, na zona norte, e três viadutos na região do Parque do Ibirapuera, na zona sul.

Avaliado em R$ 733 milhões, esse corredor contará com 34 paradas e 25,4 km de extensão, entre Santana, que ganhará um novo terminal de ônibus, e a região do Grajaú, na zona sul. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), a obra desse corredor começa nos próximos seis meses e acaba no fim de 2016, último ano do mandato do prefeito Fernando Haddad (PT).

O edital para a contratação de empresa ou consórcio interessado na construção desse BRT foi publicado no início do mês. A abertura dos envelopes dos interessados está marcada para o dia 9.

Segundo a SPTrans, os viadutos levarão os ônibus da 23 de Maio a outros eixos da região, como as Avenidas Ibirapuera, Pedro Álvares Cabral e Professor Ascendino Reis. Essas estruturas, no entanto, não devem começar a ser construídas na primeira fase da obra.



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Na porção norte, um túnel sob a Praça Campo de Bagatelle permitirá aos ônibus evitar o trânsito da rotatória, desembocando direto em uma parada de ônibus pouco antes da Ponte das Bandeiras. Ao longo do traçado, esse corredor consumirá trechos do canteiro central de avenidas como a Tiradentes e a 23. Faixas de rolamento para carros também serão suprimidas. Perto do Viaduto Santa Generosa, o número de faixas poderá cair de cinco para três nos pontos onde os ônibus ganharão áreas de ultrapassagem.

Bicicletas. No início do ano, o prefeito Haddad havia garantido que todos os novos corredores ganhariam ciclovias. O projeto da que ficará ao lado do BRT Norte-Sul ainda não foi concluído, mas as que acompanharão outros dois corredores, o da Avenida Celso Garcia, na zona leste, e o que passará pela Avenida dos Bandeirantes, na zona sul, já foram definidos.

No caso da Bandeirantes, serão 7,7 km de ciclovias. Esse corredor terá 16 paradas e custará R$ 400 milhões. Já o da Celso Garcia está orçado em R$ 597 milhões, com 26 km e 42 paradas. Ambos começam a ser construídos no primeiro semestre. A conclusão está prevista para o fim de 2016.

Informações: Boa Informação
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Fretados são proibidos de usar faixa interna de corredor em Campinas

domingo, 22 de dezembro de 2013

Os ônibus fretados que fazem transporte particular em Campinas não poderão mais trafegar nas faixas internas das ruas que compõem o Corredor Central de Campinas (SP), das 7h às 20h, durante os dias da semana. A resolução foi publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial. Com a decisão, apenas o ônibus do transporte público poderão usar a faixa, que é exclusiva para os coletivos.

A resolução 302 da Secretaria dos Transportes prevê, também, a proibição nos finais de semana, de 7h às 15h. Nos demais horários, os fretados poderão trafegar pela via e fazer paradas para embarque e desembarque. São considerados serviços de transporte fretado os veículos que são contratados particularmente, como as vans de transporte universitário.
As vias do Corredor Central são: Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Senador Saraiva. Todas têm sentido único e a faixa interna é a que se localiza a esquerda do canteiro central. O não cumprimento da norma sujeita ao infrator as penalidades previstas nos artigos 187 e 195 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a resolução, apenas a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdec) pode dar autorização especial para utilização da via.

Informações: G1 Campinas



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Metrô paulistano terá 12 novas paradas em 2014

Pelos planos do governo de São Paulo, 2014 terá a abertura de 12 estações de metrô, trem e monotrilho. O número é alto, mas há dois anos não são feitas inaugurações de paradas de metrô, desde que as últimas estações da Linha 4-Amarela entraram em operação. Isso sem considerar três estações e outras duas linhas inteiras, que deveriam ser entregues no ano que vem e foram postergadas para 2015 ou depois.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, o planejamento do governo era de que não houvesse nenhuma inauguração em 2013, mas inicialmente duas estações deveriam ser entregues neste ano: Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, e Itapevi, na Linha 8-Diamante, ambas adiadas para 2014. "Tivemos de administrar todas as obras em licitação, dois monotrilhos, isso consumiu 2011, 2012 e 2013", afirma. Fernandes admite que no início houve "incertezas" com relação às obras, principalmente sobre financiamento, desapropriações e licenças ambientais. "As quatro grandes obras de metrô em andamento estão todas resolvidas e agora é questão de velocidade de obras."

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Em 2014, Fernandes diz que inaugurações ocorrerão "sistematicamente". Além das Estações Adolfo Pinheiro e Itapevi, estão previstas as paradas Mendes-Vila Natal e Varginha, na Linha 9-Esmeralda; Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, na Linha 4-Amarela; e sete estações na Linha 15-Prata entre Vila Prudente e Jardim Planalto. "Praticamente chegaremos a 100 quilômetros de extensão no metrô (ante os 74 quilômetros atuais), mas faltarão algumas estações que não ficarão prontas em 2014. Não dá para garantir que os 30 quilômetros que havíamos pensado em fazer serão entregues em 2014."

O planejamento já descarta, por exemplo, as Estações Morumbi e Vila Sônia, na Linha 4, e a Sapopemba, na Linha 15. A secretaria também deixou para 2015 a entrega da Linha 13-Jade, entre a Estação Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Cumbica; e a Linha 17-Ouro, entre Congonhas e Morumbi.

Essa linha, por sinal, ainda não tem nem definição de data para o início das obras nas pontas. Por enquanto, só o trecho central, ligando Congonhas à CPTM, está em construção. A extensão para o Jabaquara e, do outro lado, ao Morumbi, continua sem previsão. "Nós tínhamos alguns problemas mais demorados, como reassentamentos grandes de muita gente", justificou Fernandes.

Ainda assim, ele se mostra otimista. "Em 2015, entregaremos praticamente todas as estações e linhas previstas", garante o secretário. Já a Linha 18-Bronze, entre Tamanduateí e Estrada do Alvarenga, prevista inicialmente para ser entregue em 2015, agora deve ter as obras iniciadas no ano que vem e concluídas em até cinco anos.

Mudança de cenário. O secretário garante ainda que nos próximos sete anos o metrô terá "mudança completa no cenário", chegando a 175 quilômetros de extensão em 2020. Pela previsão de Fernandes, já nos próximos quatro anos a rede metroferroviária que hoje soma 335 quilômetros chegará a 450 quilômetros. "A rede com esse tamanho começa a dar maior equilíbrio e estabilidade para que as pessoas possam deixar o carro em casa", afirma, ao ser questionado quando o paulistano que anda de carro poderá adotar o metrô com mais tranquilidade. 

Por Caio do Valle
Informações: MSN Estadão
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Em São Paulo, Ônibus iluminados e com direito a Papai Noel chegam de surpresa na semana do Natal

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Árvores de Natal, fonte multimídia, ruas inteiras enfeitadas e para completar todo esse clima natalino, o Papai Noel passará pelas ruas paulistanas de ônibus.

Os Ônibus Iluminados, decorados com luzes de LED, irão operar no sistema de transporte nas linhas que circulam pelos pontos turísticos e comerciais da Cidade de São Paulo do dia 20 ao dia 24 de dezembro.

Todos poderão embarcar nesse clima. O Bom Velhinho é quem conduz o ônibus e o valor da passagem é a mesma, R$ 3,00 e pode ser paga com todos os Bilhetes Únicos do sistema.

Para entrar o ano novo com pé direito e trazer boas vibrações os ônibus desejarão um FELIZ 2014 para todos os usuários do transporte, trazendo as felicitações no letreiro de todos os veículos.

Linhas do Ônibus Iluminado
Expresso Tiradentes / Mercado - Sacomã.
175T Metrô Santana - Metrô Jabaquara
175P Metrô Santana - Ana Rosa
106A Metrô Santana - Itaim Bibi
209P Cachoeirinha - Terminal Pinheiros
178A Metrô Santana – Lapa
entre outras

Fotos: Elisa Rodrigues / DP/AIM
Informações: SPTrans





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Concessão das linhas de ônibus de Salvador será restrita a 3 empresas

A última audiência pública para discutir o edital de licitação do transporte público de Salvador é realizada nesta quinta-feira (19), na sede do Ministério Público da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador. No encontro, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, informou que três empresas farão a operação das linhas de ônibus pelo período de outorga de 30 anos.

"São três novos consórcios que deverão se transformar em empresas de propósito exclusivo. É uma forma mais eficiente. Um dos problemas do transporte de Salvador que nós idenficamos é o excesso de empresas concorrendo entre si. Na verdade, elas não fazem a mesma linha, mas acabam fazendo o mesmo percurso. Elas disputam o mesmo passageiro. No fim do primeiro semestre teremos novas empresas", afirmou o secretário. O edital de concorrência divulgado pela Prefeitura de Salvador pode ser acessado pela internet.

A audiência, que contou com a presença de representantes do MP-BA, Tribunal de Contas do Município, Sindicato dos Rodoviárias, Integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), além de vereadores, começou com atraso em razão de um tumulto iniciado assim que a mesa de discussão foi composta. Algumas pessoas chegaram a vaiar os membros e reclamar da maneira que o debate era conduzido.



Em razão do tumulto, a promotora Rita Tourinho pediu calma e chegou a ameaçar suspender o debate. "Esse tipo de manifestação de expor, gritar, vocês fazem lá fora. Eu queria que a questão aqui se restringisse a uma discussão que é extremamente séria. Esse tipo de manifestação de insatisfação vocês podem fazer lá fora. Gente, pelo amor de Deus, isso é tão claro. Estamos tentando permitir uma discussão. Aqueles que não se sentem representados e não querem fazer parte, as portas encontram-se abertas", afirmou a promotora durante a audiência.

Edital e crítica
Segundo secretário José Carlos Aleluia, a idade média da frota, o número total de ônibus em circulação e a qualidade do transporte sofrerão mudanças.
"A frota tinha uma idade média de sete anos e meio e vai para três anos e meio. Queremos que todo ônibus novo tenha acessibilidade universal para o deficiente. Quem anda de ônibus sabe que, quando chove e fecham as janelas, fica um horror. Com a ventilação forçada, vai ser melhor. Hoje você não sabe onde está o ônibus. Nem a prefeitura, nem a empresa, não sabem em que lugar o motorista está. Nós queremos incluir em todos os ônibus tecnologia de monitoramente com informações acessíveis tanto para a prefeitura quanto para as empresas", explica.

A renovação da frota de ônibus já está em andamento, informou o secretário. 500 novos veículos devem estar em circulação até o final do ano. Também haverá alteração nas linhas. "O foco agora é frequência nas linhas. Por que não temos linhas com frequência? Porque as linhas são muito longas. Um cobrador e um motorista conseguem fazer em algumas linhas duas viagens por dia. Nós vamos fazer linhas mais frequentes e mais curtas", afirma o secretário. A previsão, segundo Aleluia, é de que o edital seja lançado em janeiro de 2014 e que as novas empresas comecem a operar ainda no primeiro semestre.

Por Ruan Melo
Informações: G1 BA
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