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Obras de mobilidade em Curitiba têm atraso e aumento de preços

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A seis meses do início da Copa do Mundo, nenhuma das obras de mobilidade urbana previstas para Curitiba foi concluída. Dois dos nove projetos foram excluídos desde a assinatura da matriz de responsabilidade original, em 2010, e houve 32,4% de aumento nos preços em relação aos gastos estimados para as obras que permaneceram no cronograma.
Obras geram congestionamentos na Avenida das Torres (Foto: Fernando Castro/ G1)
Todas as obras deveriam ser concluídas antes de abril de 2013 – dois meses antes da Copa das Confederações, da qual Curitiba não foi cidade-sede. Mas os prazos foram revistos e, das sete intervenções que continuaram no planejamento, nenhuma será completamente concluída na nova data limite. Algumas têm previsão de entrega para o mês de maio, a um mês do mundial.

O último relatório divulgado pela Comissão de Fiscalização da Copa 2014 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em outubro, aponta atrasos no cronograma físico-financeiro de seis das sete obras. Apenas a Extensão da Linha Verde Sul, com previsão de conclusão em maio de 2014, tem o andamento da obra dentro do previsto em contrato.

O secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, e o coordenador estadual da Copa, Mario Celso Cunha, afirmam que todas as obras estarão prontas antes do Mundial. Eles apontam problemas nos projetos, condições climáticas, burocracias e desistência de empresas como os principais fatores para a demora e o aumento no custo.

Rodoferroviária
Entre as obras atrasadas, a reforma da rodoferroviária de Curitiba é uma das que mais preocupa com relação ao cumprimento dos prazos, de acordo com o TCE-PR.

O prazo inicial de entrega era dezembro de 2012. Hoje, a obra segue prevista para ser entregue em setembro de 2013. A Prefeitura de Curitiba, responsável pela obra, trabalha com o prazo de maio de 2014.

O projeto foi dividido entre "meta 1", reforma do prédio, e "meta 2", acessos no entorno do terminal. A primeira está em execução desde junho de 2012, e o contrato assinado prevê investimento de R$ 35,19 milhões, dos quais foram pagos até o início de novembro R$ 14,78 milhões, segundo a prefeitura. Ainda de acordo com a administração municipal, 50% havia sido executada.

Um novo balanço do andamento das obras, realizado pela Comissão de Fiscalização da Copa 2014 do TCE-PR, deve ser concluído e divulgado na segunda quinzena de janeiro.

A execução da "meta 2" não foi licitada. O projeto foi concluído em novembro e, segundo a prefeitura, as obras devem ocorrer entre os meses de janeiro e maio de 2014. Os custos totais da obra devem ultrapassar os R$ 36,2 milhões previstos em 2010. Em maio de 2012, a estimativa era de R$ 48,9 milhões.
Corredor Aeroporto-Rodoferroviária
O aumento de gastos ocorre também em outras obras, como a do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária. A obra percorre toda extensão da Avenida das Torres e liga o terminal aeroportuário de São José dos Pinhais, na Região de Curitiba, ao Centro da capital.

Sob responsabilidade da prefeitura e do governo estadual, o valor orçado saltou de R$ 104,8 milhões na matriz de 2010 para R$ 143,19 milhões nas contratações realizadas – 36,63% de aumento.

Dividida em três partes, apenas o trecho que corresponde à trincheira do Guabirotuba está pronta. O viaduto estaiado, previsto para ser concluído em dezembro de 2013, apresentava 72% de execução do cronograma até o início de novembro, segundo a prefeitura, que garante a conclusão dentro do prazo.

O viaduto, de acordo com o secretário municipal da Copa, é o principal fator de encarecimento da obra que liga o aeroporto à rodoviária. "Inicialmente estava prevista uma trincheira na Avenida das Torres, mas depois houve a escolha pela obra de arte do viaduto estaiado, o que aumentou o valor consideravelmente”, apontou Cordeiro.

Já o trecho do sistema viário do Corredor Aeroporto-Rodoferroviária, que havia progredido apenas 3% até o início de novembro, precisou passar por uma nova licitação. De acordo com o secretário, a empresa que havia vencido a licitação deste trecho da obra optou pela rescisão contratual por falta de estrutura para tocar a execução.

"Essa empresa desistiu também de outras obras porque assumiu muitas coisas ao mesmo tempo", disse Cordeiro. A nova empresa foi anunciada no dia 6 de dezembro, e o prazo atualizado de conclusão foi previsto para março de 2014.

Na parte da obra que cabe ao governo estadual, que envolve o trecho entre a divisa e o aeroporto, o acréscimo no custo foi de 12,5%. Enquanto a matriz inicial previa investimentos de R$ 42,3 milhões, foram contratados R$ 47,6 milhões em serviços.

Até o início de novembro, o governo informou que 38,44% do cronograma havia sido executado. Segundo o TCE-PR, porém, até setembro deveria ter sido executado, pelo menos, 47,71%.

Confira o panorama das obras de mobilidade urbana:

PR
Corredor da Avenida Cândido de Abreu
--
Descartada para a Copa
Encarecimento do valor previsto
Os comitês municipal e estadual da Copa dizem que as obras serão suficientes. A prefeitura diz que assumiu com um cronograma de obras atrasado, mas está trabalhando para entregar tudo antes do evento. O governo estadual diz que os atrasos são decorrentes da chuva e de problemas burocráticos com a Caixa e o Ministério das Cidades, que travavam as obras a cada pequena mudança nos projetos
PR
Requalificação de vias existentes do Corredor Metropolitano
--
Descartada para a Copa
Problemas de projeto que subestimaram o valor da obra
PR
Vias de Integração Radial Metropolitanas
mai/14
Prorrogada
Chuvas e burocracias do financiamento
PR
Linha Verde Sul
mai/14
Prorrogada
Desistência da empresa que havia vencido licitação
PR
Corredor Aeroporto/Rodoferroviária
mar/14
Prorrogada
Prazo definido em cima de projeto básico - superficial
PR
Sistema Integrado de Monitoramento
nov/13
Prorrogada
Prazo definido em cima de projeto básico - superficial
PR
Reforma do Terminal Santa Cândida
mai/14
Prorrogada
Prazo definido em cima de projeto básico - superifical
PR
Corredor da Avenida Marechal Floriano Peixoto
mai/14
Prorrogada
Prazo definido em cima de projeto básico - superifical
PR
Reforma da Rodoferroviária
mai/14
Prorrogada
Projeto foi reformulado após veto do Iphan






Informações: G1 Paraná
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Em Cuiabá, MTU instala terminais de autoatendimento para recarga do cartão integração

Além dos 409 pontos de recarga credenciados a MTU - Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos, os usuários do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande podem contar agora com seis máquinas de auto atendimento para compra de crédito e verificar saldos do Cartão Tem Integração, garantindo assim maior agilidade e segurança em seus deslocamentos.

Os terminais foram instalados em pontos estratégicos com grande concentração de pessoas. Em Cuiabá, o serviço está disponível na Loja Matriz da MTU, situada na Rua Joaquim Murtinho, 775, região central da cidade, e  no Terminal do CPA 1. Em Várzea Grande, o auto atendimento de recarga está instalado no Terminal André Maggi. Por duas semana e em  cada local onde  foram instalados os equipamentos haverá promotor  uniformizado e credenciado a MTU para orientar  os passageiros na utilização do equipamento.

As máquinas aceitam somente dinheiro, cédulas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais, não forcem troco. Os terminais possuem uma tela touch screen, com um sistema totalmente rápido e seguro e que evita fila e perda de tempo.

O procedimento é fácil: A pessoa toca na tela, aperta Cartão Tem. Em seguida pede para inserir o cartão que faz a leitura e mostra o saldo atual. O passageiro deve digitar o valor da recarga e confirmar. Insere uma única cédula de cada vez no local indicado. Ao concluir a operação é emitido um comprovante de recarga.

O usuário pode usar a máquina também para somente consultar o saldo do cartão Tem Integração.

O passageiro do sistema do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande pode procurar ainda os 409 PDV’s credenciados a MTU para fazer recarga. Sendo 110 em Várzea Grande e 309 em Cuiabá. A relação dos endereços pode ser obtido no portal da internet www.amtu.com.br. A disponibilidade de atendimento dos pontos credenciados pela MTU para recarga sempre estão sujeitos  a instabilidade da internet  e adimplência do credenciado.

Fonte: Assessoriai AMTU

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Recife: O carro pode e deve ser parceiro na integração com o transporte público

Atrair o carro para a conexão intermodal, mais que uma tendência mundial, é uma necessidade. Com uma frota de mais de 600 mil veículos, a capital pernambucana é a terceira metrópole do país com maior tempo de deslocamento casa/trabalho (só perde para São Paulo e Rio de Janeiro). Para diminuir a circulação de veículos motorizados nas zonas mais adensadas das cidades, uma das alternativas é apostar nos estacionamentos periféricos, onde o carro poderá se integrar ao metrô e aos corredores de ônibus.
Uma ideia que o Recife já experimentou na década de 1980, mas que não foi levada adiante. Em Belo Horizonte, o modelo Park & Ride faz parte da estratégia de planejamento urbano para melhorar a mobilidade no município. No caso do Recife, a Secretaria de Mobilidade estuda a instalação de estacionamentos em pontos estratégicos da cidade, mas ainda sem uma logística de integração do carro com o transporte público.

Os 25 terminais de integração do Sistema Estrutural Integrado (SEI) da Região Metropolitana do Recife não oferecem estacionamento para veículos, mas terão bicicletários. “Quanto maior for a intermodalidade, melhor será a qualidade dos deslocamentos”, ressaltou o engenheiro e coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti.

A integração do carro, segundo o especialista, é um nicho ainda pouco explorado. “Muita gente usa o carro apenas para trabalhar. Se houvesse a possibilidade de haver essa integração, as chances de atrair o usuário do carro para o transporte público seriam maiores”.

Na década de 1980, no governo de Gustavo Krause, uma experiência que nasceu a partir de um projeto do extinto Geipot inspirava esse tipo de integração. Um deles funcionou no estacionamento Joana Bezerra. Para evitar a ida do carro ao centro, os motoristas deixavam o carro no estacionamento e seguiam em um ônibus de luxo e gratuito para o centro. Outro ponto funcionou na Agamenon Magalhães perto do Torreão.

Segundo o engenheiro e especialista em mobilidade, Maurício Pina, houve, na época, uma forte reação da classe média. “As pessoas queriam ir de carro para o Centro e o governo acabou cedendo às pressões. Havia também uma insatisfação quanto à qualidade dos estacionamentos”, lembrou Pina.

Fazer a integração do carro com o ônibus não seria problema para a bancária Ester Pires, 47 anos. Ela mora em Olinda e trabalha no Centro do Recife, onde tem dificuldades para encontrar vaga para estacionar. “Além de perder muito tempo no trânsito, o custo do estacionamento aqui é alto. Quando não encontro vaga na rua, a diária do estacionamento é de R$ 20. Se tivesse como deixar o carro no Tacaruna e intergrar com uma linha para o centro seria melhor”.

Para o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, os estacionamentos periféricos podem ser estudados. Segundo ele, o projeto dos edifícios-garagem foi suspenso para ser reavaliado. “Essa integração é muito importante. O Recife, de uma certa forma, já teve à frente do seu tempo quando implantou estacionamentos periféricos.Essa iniciativa, hoje, certamente teria tido um olhar mais cuidadoso para funcionar adequadamente”, revelou.

Ainda segundo ele, está sendo feito um levantamento de locais com potencial para esse tipo de investimento. “A ideia dos estacionamentos integrados é uma forma de reduzir os congestionamentos. Vamos precisar de estudos para identificar locais que ofereçam potencial para o investimento”, ponderou.

Soluções usadas em eventos

Criar bolsões de estacionamento aproveitando potenciais existentes para incentivar a integração do carro ao transporte público é uma ideia que, na prática, a cidade já adota em eventos de grande porte, a exemplo do Expresso Folia, no Carnaval, mas isso nunca foi pensado para o dia a dia da cidade.

“A gente pensa em criar bolsões de estacionamento em vários pontos com apoio da iniciativa privada. Há alguns investimentos particulares que vão dispor de estacionamento próprio e poderão servir para esse tipo de integração”, afirmou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga.

Para ele, a integração poderá ser feita com ônibus circulares ou com o VLT (Veículo Leve sobre Trilho), um projeto da Prefeitura do Recife que ainda aguarda liberação de recursos do governo federal.

Assim como o Carnaval conta com estacionamentos periféricos para integrar o carro ao transporte público, a Copa do Mundo também vai proporcionar a criação de bolsões para quem quiser deixar o carro e seguir de ônibus ou metrô.

A Secretaria da Copa pretende repetir o modelo inaugurado na Copa das Confederações, onde foram instalados bolsões no Shopping Recife e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e já fez um levantamento de outros pontos com potencial para servir de estacionamento. Entre eles, o Parque de Exposição do Cordeiro, a Ceasa e o estacionamento da Justiça Federal, na BR-101.

Por Tânia Passos
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Terminal de ônibus da UFPA será interditado para reforma

O terminal de ônibus localizado próximo ao Portão 3 da Universidade Federal do Pará será desativado para reformas, a partir desta quarta-feira, 11. Todos os ônibus que partem e retornam à UFPA pelo local serão transferidos ao terminal anexo, que passou recentemente por obras e está apto a funcionar como área de embarque e desembarque. 

Para o funcionamento do novo terminal, uma nova sinalização vai orientar a circulação provisória dos ônibus que entram e saem do bairro tanto pela Avenida Perimetral pela Bernardo Sayão. 

O projeto de sinalização elaborado pela equipe técnica da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém será executado pelo Detran. Já na próxima segunda-feira, 09, a equipe de educação para o trânsito da SeMOB, começará a informar moradores da área e a comunidade acadêmica sobre as mudanças. 

Funcionários da Secretaria Municipal de Economia também estarão no local para fazer a transferência dos trabalhadores informais que utilizam a área para comércio e ordenar a atividade novo espaço. As obras de reforma serão executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas e têm previsão de conclusão para o início do ano que vem, com a inauguração prevista para do dia 12 de janeiro, aniversário de Belém. 

Na inauguração, o Governo do Estado passará oficialmente as novas estações à administração da Prefeitura de Belém, via SeMOB. A partirde então, as linhas de ônibus que usam a área como base, serão distribuídas entre as duas estações, dando mais conforto e segurança aos usuários.

Informações: Prefeitura de Belém
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Em São Paulo, Taxis poderão ser proíbidos de circularem nos corredores de ônibus

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Prefeitura de São Paulo concluiu que apenas os ônibus devem circular nos corredores da cidade e que a presença dos táxis prejudica a velocidade dos coletivos. A conclusão consta de um estudo solicitado pelo Ministério Público de São Paulo e pode ser o início do processo de proibição da presença de táxis nos corredores. Atualmente, eles podem usar os corredores quando têm passageiros e fogem assim dos engarrafamentos das faixas ocupadas pelos demais veículos.

Os corredores são as faixas voltadas a ônibus que ficam à esquerda de algumas avenidas da cidade, como Santo Amaro, Rebouças e Nove de Julho. São nove corredores na cidade, totalizando 101 km. A cidade tem ainda 34 mil taxistas.

Segundo o estudo, a velocidade dos ônibus fica limitada a 6 km/h em razão da presença dos táxis. Outras conclusões são que três a cada quatro táxis usam o corredor e que menos de 1% dos passageiros transportados no corredor usam táxi. "As vezes tem que ficar dando farol", afirmou o motorista Lucas de Araújo sobre a presença dos táxis nos corredores.

O estudo será entregue ao Ministério Público às 14h e foi antecipado pelo SPTV. Também nesta quarta, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que o governo municipal ainda não se decidiu sobre a proibição dos táxis nos corredores. "Nós não tremos uma posição firmada sobre os corredores. Mas achamos importante o debate na sociedade", disse.

A SPTrans já vinha fazendo estudos com relação ao corredor Pirituba-Lapa-Centro quanto à interferência dos mais variados tipos de veículos. Com o pedido do MP, o levantamento foi ampliado.

O presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Aílton Brasiliense, afirmou que é contrário à presença dos táxis nos corredores. "O táxi não tem nada de estar ali. O corredor é para transporte coletivo, não transporte individual", disse.

Faixas
Se a presença dos táxis nos corredores está ameaçada, nas faixas exclusivas, que ficam à direita, deverá continuar proibida, explicou o secretário Jilmar Tatto em setembro.

"Nós precisamos da faixa exclusiva de ônibus só para os ônibus porque nós vamos fazer um trabalho que não é fácil, que é a operação controlada, para que o usuário que pega ônibus saiba exatamente o horário em que o ônibus vai passar. E, para que ele saiba, a via precisa estar desobstruída. Se não, não é possível controlar [a velocidade] esse ônibus por GPS”, afirmou Tatto.

Fonte: G1 SP

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Mais 208 novos ônibus começam a circular no DF

Cruzeiro, Candangolândia, Santa Maria, São Sebastião e Plano Piloto são as regiões beneficiadas; coletivos atendem diariamente cerca de 60 mil pessoas

Mais 208 ônibus novos começaram a circular nesse fim de semana no Cruzeiro, Candangolândia, Santa Maria, São Sebastião e Plano Piloto, para atender, diariamente, cerca de 60 mil pessoas. A entrega simbólica dos coletivos foi realizada no sábado (7), no Terminal Rodoviário do Cruzeiro.

Do total de veículos da nova frota, 29 são da empresa Piracicabana e já operam desde sexta-feira (6) no Plano Piloto. Os 179 coletivos restantes entraram em operação no domingo (8), são monitorados por GPS, além de terem monitores de TV, ar condicionado, entre outros benefícios.

"O cronograma de entregas continua de forma extremamente intensa agora no período de dezembro. Já são 208 ônibus somente nesse fim de semana, e vamos continuar as entregas ao longo desse mês para aumentar a renovação da frota", afirmou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli.

Com essa entrega, sobe para 793 o número de coletivos novos em circulação no Distrito Federal. Todos possibilitam a integração e proporcionam à população maior comodidade e economia com gastos de passagens, pois é possível fazer mais de uma viagem no mesmo sentido, em até 2h, e pagar apenas uma tarifa.

Ao todo, serão 74 coletivos na Santa Maria, 46 em São Sebastião, 7 na Candangolândia, 29 no Plano Piloto e 52 no Cruzeiro – esse último terá, com isso, sua frota totalmente renovada.

Os ônibus que circulam nas cidades são das empresas Piracicabana e Viação Pioneira, e substituiram os coletivos da Viplan e Condor no sistema de transporte público.

Segue a relação das linhas que recebem coletivos da nova frota neste domingo (8). Os horários e itinerários podem ser vistos aqui.

Bacia 1 (Viação Piracicabana)

Cruzeiro – 52 ônibus que vão operar nas linhas 0.150, 0.151, 0.152, 0.166, 0.168, 0.169, 0.179, 099.1, 150.1, 151.1, 151.2, 151.4, 151.5, 152.1, 152.2, 152.3 e 179.1

Bacia 02 (Viação Pioneira)

Candangolândia – 7 ônibus que vão operar nas linhas 160.3 e 163.1

Santa Maria – 74 ônibus que vão operar nas linhas 0.254, 0.257, 0.258, 0.259, 0.260, 0.270, 0.274, 0.276, 0.277, 0.278, 0.282, 254.1, 255.2, 256.1, 257.1, 257.2, 260.3, 261.2, 270.1, 270.2, 272.1 e 282.1.

São Sebastião – 46 ônibus que vão operar nas linhas 147.4, 147.5, 147.6, 147.9, 0.181, 181.1, 181.2, 181.3, 181.5, 181.6, 0.184 e 197.1

Informações: DFTrans


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Rio tem manhã caótica, com avenidas bloqueadas e áreas alagadas pela chuva

A forte chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a madrugada desta quarta-feira causou alagamentos nas principais vias da cidade e engarrafamentos em diversas regiões. Trens e metrô também foram afetados. O prefeito Eduardo Paes pediu à população que evite deslocamentos desnecessários. “Nosso apelo é para que as pessoas que não tiverem que se deslocar pelas grandes vias que não se desloquem. E que os motoristas fiquem atentos às informações atualizadas pelo Centro de Operações da prefeitura”, afirmou.

Paes admitiu que os problemas em algumas áreas são agravados – ou ocasionados – pelas obras que estão em andamento. Na Via Binária, a avenida recém-inaugurada, há alagamentos. Segundo o prefeito, nesse local muitas obras ainda não foram concluídas, “particularmente de drenagem”, disse, em entrevista à GloboNews às 10h30.

A Via Dutra estava com a circulação interrompida por alagamentos nos seguintes trechos: na altura de Jardim América, de Nova Iguaçu e de Belford Roxo. 

Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, houve registros de desabamentos na cidade do Rio e na Baixada Fluminense. Em Nilópolis, foi registrado um desabamento na Rua Sargento Manoel Rodrigues. Anchieta, houve desabamento e uma vítima foi socorrida, mas não há informações sobre o estado de saúde. Em Realengo, duas vítimas socorridas. Em Austin, uma vítima foi socorrida com vida e encaminhada para o Hospital Geral de Nova Iguaçu.

De acordo com Pedro Junqueira, chefe de operações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, em 10 horas o volume de chuvas foi superior à média do mês de dezembro. "O volume acumulado é preocupante, porque após as chuvas, até uma chuva leve pode ser o que faltava para ocasionar deslizamentos", disse Junqueira em entrevista ao "RJTV", da TV Globo.

O bairro da Posse, em Nova Iguaçu, ficou completamente alagado, com a água das chuvas na altura dos muros de casas. Um rio transbordou no bairro da Posse. Em Acari, casas ficaram alagadas e moradores tiveram de se proteger em cima dos telhados.


O secretário estadual de Defesa Cicil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Sérgio Simões, informou que a previsão é de que a chuva continue, mas com menor intensidade ao longo do dia. Segundo Simões, Nova Iguaçu, que foi a cidade mais afetada na Baixada Fluminense, recebeu em algumas horas, 180 milímetros de chuva. "Esse é um volume que os sistemas de drenagem e escoamento não têm capacidade de suportar", disse. Segundo Simões, há uma pessoa desaparecida em Nova Iguaçu, mas ainda não há confirmação ou identificação da vítima.

Os deslocamentos também ficaram comprometidos. O tráfego na Radial Oeste foi interditado nos dois sentidos desde 9h devido à formação de bolsões de água na pista. O trânsito foi liberado por volta das 10h15. A Avenida Brasil também está bloqueada desde 8h40 na altura do Trevo das Margaridas por alagamentos. A pista lateral da Avenida Brasil, na altura do Caju e na altura de Manguinhos, também chegou a ser interditada, mas já liberada.

A Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro também deixou de circular no trecho entre Pavuna e Colégio devido à forte chuva. Nos trens da Supervia, as composições atrasaram a vida dos passageiros. Ramais de Saracuruna e Belford Roxo ficaram completamente parados por acúmulo de água. A estação de Olaria permanece fechada.

Por volta de 10h, a chuva era considerada moderada (5 a 25 milímetros por hora) nas principais estações acompanhadas pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio. De 9h às 10h, as áreas mais afetadas foram a Saúde, na região central do Rio, onde choveu 14 mm em uma hora, e Santa Teresa, em que choveu 12,80 mm em uma hora. De 6h às 10h, as regiões mais afetadas foram Penha, Piedade, Grande Méier, Madureira, Irajá, Ilha do Governador, Grajaú, Anchieta e Barra da Tijuca. Desde a madrugada desta quarta-feira a Prefeitura do Rio está em nível de alerta, o terceiro mais grave na escala de monitoramento, que significa que há probabilidade de chuva forte nas próximas horas, com a possibilidade de alagamentos e deslizamentos isolados.

As sirenes de alerta aos moradores foram acionadas nas seguintes áreas: Barro Vermelho, Cachoeira Grande, Cachoeirinha, Comandante Luiz Souto, Espírito Santo, Guaíba/Vila Periqui, Ignácio Dias, Juramento, Preto Forros, Morro do Céu, Nossa Senhora da Guia, Nova Divinéia, Parque Silva Vale, Brício de Moraes, Santa Terezinha, Sapê, Parque Alvorada, Palmeiras, Nova Brasília, Vila Cabuçu, Dona Francisca, Cotia, Vila José Anchieta, Comandante Luís Souto, Espírito Santo, Parque Silva Vale, Juramento, Barão, Parque Nova Maraca, Caracol, Lauderine Freire, Parque Proletário Grotão, Engenho da Rainha, Morro da Fé, Frei Gaspar, Cariri, Alemão, Joaquim de Queiroz, Sereno, Caixa D’água, Adeus, Pianco e Quiririm.

Informações: Veja Abril
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