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Em Niterói, Carros e motos são rebocados no primeiro dia da ciclofaixa

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Teve início ontem o funcionamento da ciclofaixa implantada na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, com início na altura da Câmara de Vereadores, seguindo até a Rua Luiz Leopoldo Fernandes. A mudança, que faz parte do projeto de mobilidade da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), pegou muitos ciclistas de surpresa e ocasionou no reboque de seis veículos e suas motos, que desrespeitaram a faixa especial e as placas de proibido estacionar.
Foto: Marcelo Feitosa
Para o casal de ciclistas, Rubens Silveira e Fabiana Marques, a ciclofaixa vem para contribuir com aqueles que optam por um meio de transporte mais saudável e ambientalmente sustentável. Acostumados a utilizar a bicicleta principalmente próximo a Icarái, onde moram, os dois foram surpreendidos com a implantação da faixa especial. Contudo, eles alertam para o desrespeito dos motoristas, mesmo com a determinação de um espaço específico para o tráfego de ciclistas.

“Utilizamos a bicicleta por conta do trânsito. Em Icaraí nós temos algumas ciclofaixas e ciclovias, mas aqui na Avenida Ernani do Amaral Peixoto não sabíamos que seria implantada. Ajuda, mas o risco ainda é muito grande, porque os motoristas não respeitam, é preciso um reforço na fiscalização para que o ciclista possa desfrutar dessa via”.

De acordo com a NitTrans, para a fiscalização da ciclovia na avenida, que fica ao lado esquerdo da circulação, foram destinados três agentes e operadores de trânsito para orientar os motoristas, juntamente com três reboques, para evitar o estacionamento irregular no local e liberar a via, se necessário. Tendo sido retirados no primeiro dia de funcionamento seis carros e duas motos por pararem na ciclofaixa.
Para a criação da faixa para ciclistas foi necessária a remoção dos estacionamentos existentes à esquerda da avenida, no sentido da mão da via. Para o motorista Bruno Freire Teixeira Valdas, a mudança ainda não faz muito sentido, por não ver uma movimentação efetiva de ciclistas utilizando o espaço. No entanto, se é para melhoria da mobilidade, ele concorda com a implantação, mas solicita, em contrapartida, quanto a área de estacionamento na via e próximo a ela.

“A maioria dos carros que ficavam estacionados aqui são de pessoas que trabalham na avenida e achar vaga no Centro de Niterói, até mesmo em estacionamento, está cada vez mais difícil, espero que nesse projeto eles elaborem um planejamento para melhorar essa situação”, diz Valdas.

Vagas – Quanto aos estacionamentos, a NitTrans informou que foram criadas novas vagas de estacionamento, compreendidas do trecho entre as ruas Marques de Olinda e Visconde de Sepetiba, do lado direito do fluxo de veículos, sendo 34 destinadas ao rotativo, 18 para viaturas da Polícia Civil, 9 para Câmara dos Vereadores, além de uma vaga para deficientes e outra para idosos.

Por: Paula Valviesse
Informações: O Fluminense
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Em SP, Haddad recua e autoriza estacionamento de carros em faixas de ônibus

O prefeito Fernando Haddad (PT) decidiu ontem (9) autorizar o estacionamento de carros, durante parte do dia, em uma série de faixas exclusivas de ônibus que foram implementadas neste ano na zona leste da capital paulista.

Trata-se do primeiro recuo do petista em uma de suas principais políticas para a mobilidade urbana.

A decisão ocorreu após pressão dos comerciantes da região, que alegam queda no faturamento com a abertura das vias restritas.

Agora, os veículos poderão estacionar nas faixas exclusivas de ônibus das Avenidas Mateo Bei, Conselheiro Carrão, Vila Ema e João 23 e na Rua do Orfanato nos intervalos dos horários de pico. Ou seja, essas vias só não estarão livres para o estacionamento das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Condutores que não respeitarem os horários ficarão sujeitos a multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Prefeitura deve instalar áreas de zona azul nas faixas exclusivas, para garantir a rotatividade das vagas.

Informações: Portal Uol


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Cidade de Mauá ganhará primeiro corredor de ônibus neste mês de dezembro

A Prefeitura de Mauá, chefiada pelo petista Donisete Braga, pretende implantar corredores de ônibus ainda este mês. A medida será adotada entre 5h e 8h e das 17h às 20h. Nos demais horários não haverá restrição aos veículos individuais, que poderão circular normalmente na faixa da direita. A ação é semelhante à implantada na capital paulista e recentemente em Santo André.

A avenida tem cerca de cinco quilômetros e é considerada uma das mais congestionadas do município. Atualmente, a cidade ainda não dispõe de faixas específicas para o transporte coletivo municipal e intermunicipal. O trecho irá interligar dois terminais rodoviários municipais - Jardim Itapeva e Centro.

Inicialmente, a proposta da Prefeitura é promover apenas ações educativas no sentido de conscientizar os motoristas a respeitarem a medida. Numa segunda fase, a Administração municipal estuda a implantação de multas para os condutores que trafegarem na pista em horários de pico. O valor deste tipo de infração considerada leve é R$ 53,20. Além da multa, quem desrespeitar a restrição perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira Júnior, será feita uma avaliação inicial na faixa da Barão de Mauá e a partir daí a Prefeitura vai analisar a possibilidade de estender a proposta à avenida Castelo Branco, no Jardim Zaíra, outro ponto de grande fluxo. A via liga o bairro à região central de Mauá. Caso seja aprovada, a medida deve ser implantada neste trecho em 2014.

Ao todo, os projetos de Mobilidade Urbana em Mauá devem receber em torno de R$ 51 milhões. Outros R$ 59 milhões se destinam a investimentos em pavimentação de vias. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Entre as obras e melhorias no trânsito e transporte local já está em andamento a integração dos ônibus municipais aos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), programada para início de 2014 - os equipamentos do novo sistema que será utilizado nas catracas já estão sendo comprados. Até março, os usuários também terão um novo tíquete eletrônico que permitirá a conexão ônibus-trem, o cartão Sistema Integrado de Mauá (SIM).

Informações: Reporter Diário



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Prefeitura de Vila Velha revitaliza mais de seis quilômetros ciclovias da orla

Mais de seis quilômetros de ciclovias da orla de Vila Velha estão passando por revitalização de pintura. O serviço de manutenção teve início nesta segunda-feira (09/12) e segue até o final do mês. São duas frentes de trabalho que estão realizando o serviço simultaneamente, em cada ponta da orla. Uma equipe segue do Libanês até Itaparica e outra vem no sentido contrário.

Para abril, está prevista a revitalização de 25 quilômetros de ciclovias, representando um investimento de R$ 1,5 milhão.  Até 2016, há previsão da ampliação do anel cicloviário para mais 22 quilômetros, interligando todas as regiões de Vila Velha.

A Avenida Carlos Lindenberg terá ciclovia ao longo da sua extensão, atende aos seguintes bairros: São Torquato, Cobi de Cima, Cobi de Baixo, Cobilândia, Jardim Planalto, Alvorada, Alecrim, Nossa Senhora da Penha, Santos Dumont, Ibes, Aribiri, Santa Rita, Santa Inês, Glória, Ilha dos Aires, Jaburuna e Soteco. O Centro de Vila Velha e Praia da Costa também estarão interligados por ciclovias.

Informações: Prefeitura de Vila Velha
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Boa Vista vai ganhar 44 quilômetros de ciclovias para unir zonas Leste e Oeste ao Centro

Por falta de vias dedicadas a quem usa bicicletas, ciclistas disputam espaço com pedestres e automóveis nas calçadas e no asfalto da capital de Roraima. Para resolver a situação, a Prefeitura Boa Vista está finalizando um estudo para implantar ciclovias nas principais ruas e avenidas da cidade. A partir de janeiro o projeto entra na fase de licitação. Serão construídas ciclovias para interligar a zona Oeste da Cidade, Centro e zona Leste em um trajeto de 44,6 quilômetros. Haverá, ainda, 50 vagas em estacionamentos para bicicletas.

“Boa Vista é uma cidade planejada e as ciclovias já deviam existir. Qualquer pessoa que passear à noite pela [Avenida] Ville Roy verá uma grande quantidade de ciclistas”, disse o empresário Miguel Nogueira, que pratica ciclismo há mais de 10 anos.

O estudo é realizado pela Comissão de Calçadas e Ciclovias e elaborado pelas Secretarias Municipais de Obras e Urbanismo, de Segurança e Trânsito, e pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional. De acordo com nota da Prefeitura enviada ao Portal Amazônia, as ciclovias vão interligar os bairros Senador Hélio Campos até o Centro, passando pelos bairros Caçari e Dos Estados.

“Com a destinação de vias exclusivas às bicicletas, espera-se também que haja maior respeito às calçadas como vias exclusivas aos pedestres, além de evitar o estacionamento de automóveis”, consta na nota. As ciclovias vão custar R$ 5 mil. “Esse valor é parte de um investimento maior, de mais ou menos R$ 68 mil, em um conjunto de obras para melhorar a mobilidade urbana em Boa Vista. Esses investimentos serão licitados e executados ao longo do ano de 2014”.

Corredor para ônibus
As faixas exclusivas para ônibus são para dar agilidade aos tráfego do transporte público. As faixas serão instaladas apenas em algumas vias principais para aumentar a velocidade média dos veículos em horários de pico. A Prefeitura espera incentivar o uso de ônibus nestes horários.

Informações: Portal Amazônia
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Meta do VLT no Rio é tirar mais de 60% dos ônibus do Centro

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um advogado com escritório na Avenida Rio Branco precisa ir ao Fórum e, em vez de táxi, de ônibus ou a pé, suando sob o terno no calor do Centro, vai de bonde elétrico, numa temperatura de 24 graus. Uma executiva de salto alto faz o mesmo entre a estação das barcas, na Praça Quinze, e o Aeroporto Santos Dumont, sem enfrentar engarrafamento e o risco de perder a ponte aérea: nos horários de pico, a espera pelo transporte chega a somente três minutos. As cenas fazem parte de um futuro próximo com muito menos ônibus e a presença do chamado (VLT), que interligará todo o Centro e a Zona Portuária.

Pelas estimativas da Secretaria municipal de Transportes, a frota de ônibus do Centro será reduzida em mais de 60% até 2016, quando todo o novo sistema de transporte já estará operando.
O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, diz que esse total pode ser ainda maior: neste caso, dos 3.500 ônibus que circulam pelo Centro, 2.310 deixariam a região, desafogando as vias e abrindo espaço para o VLT. Também há a meta de reduzir em, pelo menos, 15% o total de carros que transita pela área central, percentual que representa cinco mil veículos por hora.

— A última simulação mostrou uma redução de 60%, podendo chegar a 66% — afirma ele, acrescentando que a mudança se deve ao VLT e ao BRT Transbrasil, que comunicará Deodoro ao Centro (substituindo os ônibus de longa distância) e estará integrado aos novos bondes, assim como outros modais. — Teremos integração com os ônibus intermunicipais na Rodoviária Novo Rio, outra na Central e Terminal Américo Fontenelle, com as estações do metrô da Uruguaiana, Carioca e Cinelândia e barcas.

Obras de infraestrutura começarão em janeiro
As obras de infraestrutura para receber os bondes, previstas inicialmente para o segundo semestre deste ano, começam agora em janeiro, segundo o cronograma divulgado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp) e pelo consórcio VLT Carioca. Na Zona Portuária, a Via Binário já conta com o leito por onde passará o trilho do VLT delimitado. O transporte ligará a Rodoviária Novo Rio ao Santos Dumont e contará com 32 bondes, distribuídos em seis linhas, e 42 estações espalhadas em 28 quilômetros de extensão do sistema.

Com tudo pronto, os VLTs poderão transportar 285 mil passageiros/dia, que pagarão tarifa de bilhete único.

A primeira etapa começa a operar no segundo semestre de 2015 e corresponde ao trecho Vila de Mídia (imediações da Novo Rio)-Santo Cristo-Praça Mauá-Cinelândia. A segunda etapa ficará pronta no primeiro semestre de 2016. Para as Olimpíadas, serão concluídos os trechos Central-Barcas, Santo Cristo-América-Central-Candelária, América-Vila de Mídia e Barcas-Santos Dumont.

Cinco trens virão da espanha
Diante de tantas promessas de VLT para o Rio — desde o início dos anos 90 que projetos do tipo são apresentados, sem nunca andar para frente —, Osorio tenta passar firmeza, dizendo que a população já pode ver o leito dos bondes preparado na nova Via Binário:
— A obra já foi licitada, temos os recursos assegurados e as intervenções começaram com a revitalização da Zona Portuária, onde está pronto o leito do VLT.

As composições já foram encomendadas pelo consórcio à empresa francesa Alstom. As cinco primeiras unidades virão da fábrica, na Espanha. Os outros 27 trens serão fabricados em São Paulo. Simulações já mostram os bondes (com o design que será visto nas ruas do Rio) circulando pela cidade. O transporte, com rede elétrica subterrânea, sem fios expostos na parte de cima, segue o padrão visto nas cidades de Bordeaux, Reins e Orleans, na França — embora lá não seja totalmente sem cantenária (fiação exposta). O sistema carioca se aproximará mais do que está em fase de implantação em Dubai, nos Emirados Árabes.

Informações: O Globo
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