Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Corredores exclusivos para ônibus em Natal serão efetivados pela Semob

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Após passar por um período de experiência, os corredores exclusivos para ônibus serão efetivados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). As faixas exclusivas foram utilizadas no bairro do Alecrim, praias urbanas e nos desvios das obras de acessibilidade da Copa de 2014.

Segundo o chefe de fiscalização de trânsito da Semob, Carlos Eugênio Barbosa, as medidas foram aprovadas e devem se implantadas em definitivo em dezembro nas avenidas Senador Salgado Filho, Prudente de Morais, Bernardo Vieira, Coronel Estevam e Roberto Freire.

“O período de experiência deu certo e agora vamos nos preparar para efetivar as faixas. Assim possibilitamos um melhor fluxo de trânsito, mais organizado. Vamos nos reunir nesta terça com o secretário adjunto da Semob para acertar os últimos detalhes”, informou Carlos Eugênio.


A reunião com o secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro foi agendada para às 9h onde serão estudados valores e aquisição dos divisores para os corredores, conhecidos como tachões.

O sistema de transporte coletivo de Natal conta com 750 ônibus distribuídos em seis empresas e com cerca de 4.000 trabalhadores no segmento. A média de horário trabalhado é de 7h por dia, mas com os recentes desvios de trânsito um percurso de duas horas agora é feito com atraso de mais duas.

Por Geraldo Miranda
Informações: maisfmnoticias
READ MORE - Corredores exclusivos para ônibus em Natal serão efetivados pela Semob

Em Porto Alegre, Funcionários pararam os serviços durante seis horas

Somente às 10h30min desta terça-feira o serviço de coletivos da Carris foi normalizado. A paralisação de funcionários da companhia, que entre as 4h40min e as 8h impediram a saída dos ônibus da garagem da empresa, na zona leste de Porto Alegre, afetou o transporte coletivo da Capital nesta manhã. 

Entre as 6h40min e as 7h45min, os ônibus foram liberados sob escolta de policiais da Brigada Militar. Depois os responsáveis pelo protesto voltaram a impedir a saída de veículos até as 8h15min, quando ficou decidido que os trabalhadores estavam liberados para retornarem ao trabalho ou, espontaneamente, permanecerem mobilizados.

Segundo o delegado sindical da Carris, Afonso Martins, a empresa não teria cumprido o prometido em uma reunião realizada mais cedo:

— Tentamos acordo com a empresa, que prometeu se reunir no caso da liberação de 30% dos ônibus, mas daí colocaram a Brigada no meio e forçaram a abertura da garagem. Agora vamos fazer uma assembleia para definir os rumos da manifestação.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanhou a retomada dos serviços e, às 10h30min, declarou que o atendimento havia sido normalizado. Estima-se que cerca de 150 mil pessoas foram afetadas pela paralisação somente nesta manhã.

Motivo da paralisação

A mainfestação ocorre em protesto contra as demissões de cobradores suspeitos de participarem de fraude na cobrança de passagens. Um grupo de 26 cobradores foi demitido por justa causa durante a segunda-feira, após a descoberta de uma fraude na bilhetagem eletrônica. 

Conforme a Carris, o esquema envolvia a utilização de cartões TRI de terceiros, com os quais os cobradores se aproveitavam de isenções e da segunda passagem gratuita e embolsavam a quantia paga em dinheiro pelos usuários.

Informações: Zero Hora


READ MORE - Em Porto Alegre, Funcionários pararam os serviços durante seis horas

Etufor altera ponto final de linhas do Centro de Fortaleza

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), irá modificar o ponto final de algumas linhas do Centro que circulam pela R. General Sampaio. O objetivo é aliviar o trânsito desta via, tornar o percurso das linhas mais rápido, além de garantir mais comodidade e segurança durante o embarque e desembarque dos passageiros. A mudança acontecerá no próximo sábado, dia 23/11.
Algumas linhas passarão a parar na Av. Tristão Gonçalves, no trecho entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso (Foto: Queiroz Netto)
As linhas afetadas são 310 - Campus Universitários/Pan Americano, 320 - João XXIII/Centro, 371 - Parangaba/José Bastos e 390 - Parangaba/João Pessoa. Todas elas tinham como ponto final a parada localizada na R. 24 de maio, entre as ruas Pedro I e R. Pedro Pereira. A partir da mudança, as linhas passarão a parar na Av. Tristão Gonçalves, no trecho entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Além disso, os itinerários dessas linhas serão ampliados e passarão a seguir pela Av. Tristão Gonçalves até a R. Senador Alencar e retornarão pela Av. Imperador.


Já o ponto final das linhas 303 - Igreja São Raimundo, 305 - Bela Vista/Humberto Monte, 333 - Bom Jardim/Centro, 365 - Bela Vista/Viriato Ribeiro, que antes era na Rua Pedro I, entre a R. 24 de Maio e General Sampaio, passará a ser na Rua 24 de Maio, entre as Ruas Pedro Pereira e Pedro I. Com a alteração, essas linhas passarão a fazer o seguinte itinerário: R. Gen. Sampaio, Av. Duque de Caxias, Av. Tristão Gonçalves, R. Pe. Pereira, R. 24 de maio e retorna ao itinerário original, pela Av. Imperador.

As linhas que passarão por alteração serão supervisionadas pelo sistema de monitoramento via GPS e, em caso de dúvidas, os usuários podem procurar agentes da Etufor nas paradas que foram afetadas.

Clique abaixo para acessar os mapas:

310 – Campus Universitários/Pan Americano, 320 – João XXIII/Centro, 371 – Parangaba/José Bastos e 390 – Parangaba/João Pessoa

303 - Igreja São Raimundo, 305 - Bela Vista/Humberto Monte, 333 - Bom Jardim/Centro, 365 - Bela Vista/Viriato Ribeiro

Informações: Etufor

READ MORE - Etufor altera ponto final de linhas do Centro de Fortaleza

Rio: Pesquisa aponta o principal problema de mobilidade em Petrópolis

Mais de 30% dos moradores do Centro Histórico de Petrópolis, Região Serrana do Rio, apontaram o congestionamento como principal problema de mobilidade no município. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pela prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) sobre mobilidade urbana, que foi divulgada nesta semana. Foram entrevistadas 387 pessoas, dentre as quais 25,2% indicaram a expansão do transporte coletivo como uma das soluções para o problema.

Com o resultado da pesquisa, foram colhidas informações sobre os hábitos e as soluções esperadas pelos petropolitanos para o trânsito e o transporte. A pesquisa apontou que mais da metade dos entrevistados, 53,2%, utilizam o carro pelo menos uma vez por semana. Entre os outros meios de transporte mais usados, o transporte coletivo foi apontado por 41,1% das pessoas e 38% disseram que se locomovem a pé.
Outro ponto abordado no questionário revelou que 12% dos entrevistados fazem o uso de bicicletas. Esse foi um dos dados considerados importantes para o coordenador da pesquisa, o assessor de planejamento da Secretaria, Rodrigo Xavier.


“É importante pensar que a mobilidade urbana sustentável é focada no deslocamento dos pedestres, e não de automóveis. A pesquisa é uma oportunidade de saber como o cidadão petropolitano, principalmente o do Centro Histórico, vê a mobilidade urbana da sua cidade. Qualificar calçadas é hoje um dos maiores desafios da mobilidade urbana em Petrópolis”, disse Rodrigo, que lembrou que 7% dos entrevistados reclamaram do estado de conservação das calçadas.

Em relação ao tempo de deslocamento entre casa e trabalho, 30,5% afirmaram que levam menos de 15 minutos, 27% disseram que demoram entre 15 e 30 minutos, 23,1% levam de 30 a 45 minutos, e 14,5% responderam que demoram até uma hora. Outros 4,8% não responderam. A prefeitura planeja, ainda, um estudo sobre a mobilidade urbana em todo o município.

Informações: G1 Região Serrana
READ MORE - Rio: Pesquisa aponta o principal problema de mobilidade em Petrópolis

Mais de 15 mil solicitações foram feitas neste ano na ouvidoria do Transporte Urbano do Distrito Federal

Mais de 15 mil solicitações foram feitas neste ano na ouvidoria do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) até meados deste mês, o que corresponde a uma média de 1,5 mil manifestações mensais.

"A maior parte das demandas está relacionada a reclamações, como a falta de cumprimento de horários", detalha o diretor-geral da DFTrans, Marco Antonio Campanella. "As demandas são protocoladas e encaminhadas à Gerência de Fiscalização, que autua as empresas, caso as irregularidades sejam constatadas", complementa.


O canal para os usuários registrarem demandas, sugestões ou pedir informações é o 162, que pode ser acionado gratuitamente se a ligação for feita de telefone fixo. O serviço funciona das 8h às 18h, inclusive em feriados e fins de semana.

A ouvidoria também pode ser acessada pelo site www.dftrans.df.gov.br, por meio do banner "Ouvidoria Transportes", à direita da página. No espaço, os usuários podem registrar solicitações, por meio do menu “Canais de Atendimento”.


Pela página eletrônica, o cidadão acompanha o andamento das demandas por meio de protocolo. Para isso, deve guardar o número do documento e da senha gerados após o registro da manifestação.

Acesso – O 162 foi lançado em março deste ano. O serviço, que centralizou todas as ouvidorias do GDF, diminuiu o tempo de atendimento para 2 minutos e ampliou o acesso aos órgãos responsáveis pela resolução das demandas. O acesso anterior, pelo 156, não era exclusivo para esse serviço.

"Ao ligar, é importante o usuário registrar as solicitações com o máximo de detalhes. Se for, reclamação, por exemplo, o passageiro deve levantar os números da linha e do veículo, além do nome da empresa", explica Campanella.

Informações: DFTrans
READ MORE - Mais de 15 mil solicitações foram feitas neste ano na ouvidoria do Transporte Urbano do Distrito Federal

Em Fortaleza, Cadastro para gratuidade infantil começa nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (25/11), a Prefeitura de Fortaleza iniciará o cadastro das crianças menores de sete anos para a gratuidade no transporte coletivo. O projeto Cartão da Gratuidade Infantil, executado em parceria pelo Gabinete da Primeira Dama, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), garantirá mais dignidade às crianças. Com a mudança, todas elas terão um cartão que irá liberar a catraca, garantindo o passe livre nos ônibus e vans.

Para a criança receber o benefício, o pai, mãe e/ou responsável legal deverá comparecer a um dos postos de cadastro e apresentar a documentação necessária. Durante o cadastro, a criança realizará a biometria facial e de estatura, nos casos com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros).

Crianças que possuem carteira de estudante poderão realizar o procedimento em um dos postos do Bilhete Único (nos terminas ou praças José de Alencar e Coração de Jesus) ou na sede do Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60, Aerolândia).  Os demais casos - crianças que não têm carteira de estudante ou não são estudantes - deverão fazer a solicitação na sede da Etufor (Av. dos Expedicionários, 5677 – Vila União), munidos da documentação necessária.


A confecção de um cartão exclusivo para a gratuidade e a realização do cadastro com a biometria são medidas adotadas pela Prefeitura para garantir a seguridade do projeto, além de agilizar o embarque das crianças nos coletivos. “A medida irá facilitar o reconhecimento das crianças que tem direito ao benefício, evitando dúvidas por parte dos cobradores, sem falar que evitaremos o constrangimento delas terem que passar por debaixo da catraca”, acrescenta Rogério Pinheiro, Presidente da Etufor. Ainda segundo o presidente da Etufor, as crianças que não realizarem o cadastro permanecerão com o direito à gratuidade garantido, mas terão que continuar utilizando os procedimentos anteriores.   

Quem tem direito à gratuidade
- Crianças com até 7 anos;
- Crianças com altura até 1,10m (um metro e 10 centímetros de altura).

Onde fazer o cadastro e a documentação necessária- Crianças que possuem carteira de estudante de 2012 ou 2013
Local de cadastro: Postos do Bilhete Único.
Documentação: carteira de estudante e comprovante de residência com CEP.

- Crianças que estudam, mas não tem carteira de estudante
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: declaração de matrícula, fotos 3x4, RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP.

- Crianças que não estudam
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP.

- Crianças acima de 7 anos, mas com altura até 1,10m
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: ver documentação de acordo com as opções acima.

Informações: Etufor

READ MORE - Em Fortaleza, Cadastro para gratuidade infantil começa nesta segunda-feira

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960