Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Fortaleza, Av. Dom Luís será interditada para obras do VLT

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Motoristas que trafegam nos bairros Aldeota, Meireles e Papicu precisam redobrar a atenção a partir desta sexta-feira (15) em função da interdição da Rua Júlio de Abreu/Professor Sila Ribeiro (continuação da Avenida Dom Luís), em Fortaleza, para avanços das obras de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O trecho interditado está compreendido entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Castro Monte, no Bairro Papicu. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, quatro vigas do viaduto de carga da linha férrea Parangaba – Mucuripe serão içadas.
O bloqueio afetará os dois sentidos da via. O acesso aos veículos será proibido no período das 5 horas da manhã à meia-noite. Para trafegar  na área, o motorista deve optar pela Avenida Engenheiro Alberto Sá, conforme a seguinte indicação:de acordo com as indicações:
- Sentido Leste/Oeste: Av. Engenheiro Santana Júnior, Av. Eng. Alberto Sá, Laço de Quadra, Via Expressa e R. Júlio Abreu.
- Sentido Oeste/Leste: R. Frederico Borges, R. Tavares Coutinho, Av. Eng. Alberto Sá e Av. Eng. Santana Júnior.

No sábado (16), a circulação estará livre. Mas caso os trabalhos não sejam concluídos no feriado, serão retomados no domingo (17), o que implicará numa nova interdição. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), 18 agentes estarão no local, diariamente, para orientar os motoristas, fazendo o controle do tráfego e prestando esclacimentos à população sobre as alternativas de desvios na área.

Nova etapa
No período de 18 a 30 de novembro, o sentido leste-oeste continuará bloqueado, também em virtude da implantação do Veículo Levre sobre Trilhos (VLT). Nesta etapa, serão concluídas as obras de cimbramento de laje do viaduto da linha de carga.  A orientação da AMC para quem segue na Rua Júlio de Abreu/Professor Sila Ribeiro em direção à Aldeota é dobrar à direita na Avenida Engenheiro Santana Júnior, à esqueda na Avenida Alberto Sá, fazer um laço de quadra para acessar a Via Expressa, retornando para a Avenida Dom Luís.

Obra
O Ramal Parangaba-Mucuripe,  já registra mais de 43% de suas obras concluídas e terá 12,7 km, dos quais 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado. De acordo com o Governo do Estado, o VLT deverá ser entregue à população até o primeiro semestre de 2014. O novo modal vai operar em via dupla e fará conexão ferroviária entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. O VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza e beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia quando em operação. Na obra, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 276,9 milhões.

O projeto prevê, dentre outras, a construção de três tipologias de estação, sendo uma elevada em Parangaba, que fará integração com a Estação Parangaba - Linha Sul do Metrô de Fortaleza e o terminal de ônibus do Sistema Integrado de Fortaleza, a Estação elevada do Papicu (que fará a integração com a Linha Leste do Metrô e o terminal de ônibus) e outro tipo de padronização para as outras oito estações: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate.

Informações: G1 Ceará
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Em Salvador, Faixas exclusivas para ônibus serão fiscalizadas

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) irá fiscalizar, a partir da próxima semana, as faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Antônio Carlos Magalhães (ACM) e Juracy Magalhães. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, ainda não há um dia específico para o início da operação, mas na próxima terça-feira (19) haverá uma reunião para definir os últimos detalhes.

Segundo o Superintendente do órgão, Fabrizzio Muller, "faixa será, inicialmente, fiscalizada por agentes de trânsito até que a licitação de equipamentos eletrônicos seja concluída". A orientação, de acordo com o gestor, é "priorizar o transporte público".

Além disso, os estudos para a Melhor Utilização do Leito Viário (MULV), princípio utilizado pela engenharia de tráfego da Transalvador para outras vias, como a Orla e a avenida Paralela, já estão avançados. A ideia consiste no balanceamento do espaço da pista, a partir do redimensionamento da largura das faixas somente com pintura, sem realizar obras. As faixas exclusivas devem ser reativadas também nestas vias.

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No Recife, Obras do Corredor Norte/Sul chegam a Rua do Riachuelo e Avenida Dantas Barreto

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Secretaria das Cidades inicia nesta quarta-feira (13), os serviços para a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros da Av. Dantas Barreto e Rua do Riachuelo, no centro da cidade. A obra integra o Corredor Exclusivo de Transporte Rápido de Ônibus do eixo Norte/Sul. 

A intervenção vai começar com a remoção das interferências nos locais. O Consórcio EMSA/ATERPA – responsável pela obra – executará os serviços de remoção da vegetação e limpeza da área. A retirada da iluminação será feita pela Prefeitura do Recife. Após essa etapa, começam os serviços de construção da estação. 


Em virtude da obra, a operação das linhas de ônibus que trafegam no trecho entre a Praça da República e a Av. Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto será alterado. A mudança acontecerá com o ponto de parada de 11 linhas. 

O mesmo acontecerá na Rua do Riachuelo onde uma parada de ônibus será alterada. Com isso, entre a Rua da União e Rua da Saudade, a parada de nº 180076, localizada do lado oposto ao Circulo Católico, será realocada. As linhas 645 - Av. Norte (Macaxeira), 915 - PE-15 (Rua do Sol), 979 - Paulista (Rua do Sol) - Expresso, que fazem trajeto sentido cidade/subúrbio e atendiam a esta parada, agora passarão a utilizar o ponto de ônibus provisório que será realocado na Rua do Hospício, ao lado da Faculdade de Direito.  

Nos primeiros dias da alteração, o Consórcio disponibilizará divulgadores para auxiliar os passageiros e cartazes serão implantados nas paradas de ônibus com as informações referentes às mudanças. Em caso de dúvidas, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. Lembramos que o serviço da CAC funciona todos os dias, das 07h às 19h. 

Nesta etapa, será necessária a supressão vegetal de 11 árvores na Av. Dantas Barreto. Entre as espécies estão macaíbas, algodão de praia, ipê roxo e ingá. Todas as licenças para a supressão da vegetação foram dadas pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife e pela CPRH. A compensação ambiental será feita com o plantio de mudas de espécies variadas (no percentual de 1x2 – o dobro de árvores: 22), no bairro de Santo Amaro. 

Confira a lista das linhas que terão ponto de parada alterado na Avenida Dantas Barreto: 

976 - PAULISTA (PREFEITURA) 
621 - ALTO TREZE DE MAIO 
741 - DOIS UNIDOS 
122 - VILA DO IPSEP 
193 - TI TANCREDO NEVES (PRÍNCIPE) 
860 - TI XAMBA (PRINCIPE) 
971 - AMPARO 
973 - CASA CAIADA 
993 - CONJUNTO PRAIA DO JANGA 
822 - JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ) 
824 - JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ 

Confira, abaixo, as modificações a serem realizadas durante as obras, no sentido Praça da República/Av. Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Dantas Barreto: 

As linhas 621 –Alto Treze de Maio e 971 – Amparo que utilizam as paradas nº 180210 e nº 180212 respectivamente passarão a utilizar a parada provisória que será implantada próximo à parada nº 180213, localizada no lado oposto ao antigo prédio do INSS. 

A linha 741 –Dois Unidos que utiliza a parada nº 180210 será transferida para a parada nº180223, próxima ao Edifício da AIP (nº 576). 

As linhas 822 –Jd. Brasil I (Cruz Cabugá) e 824 – Jd. Brasil II (Cruz Cabugá), que utilizam a parada nº 180227, serão transferidas para a parada nº 180214, localizada no lado oposto ao antigo prédio do INSS. 

As linhas 973 –Casa Caiada e 993 – Conj. Praia do Janga, que utilizam as paradas nº 180212 e 180229, serão transferidas para a parada nº 180226, localizada no lado oposto ao nº 525 da avenida. 

As linhas 122 –Vila do Ipsep e 193 – Tancredo Neves (Príncipe) que utilizam a parada nº 180211 serão transferidas para a parada nº 180224, localizada em frente ao Edifício da AIP (nº 576). 

A linha 976 –Paulista (Prefeitura), que utiliza a parada nº 180209, será transferida para a parada nº 180213, localizada no lado oposto ao antigo prédio do INSS e continuará atendendo parada nª 180230, localizada na Av. Nossa Sra. do Carmo. 

A linha 860 –TI Xambá (Príncipe) que também utiliza a parada nº 180211 será transferida para a parada nº 180230, localizada na Av. Nossa Sra. do Carmo. 

Informações: GRCT
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Metrô-SP recebe primeiro novo trem que vai operar na extensão da Linha 5-Lilás

O primeiro novo trem de um conjunto de 26 composições que vai operar na Linha 5-Lilás já se encontra no Pátio Capão Redondo. Os trens irão reforçar a frota atual de 8 trens desta linha, que tem sua expansão em obras entre as estações Largo Treze e Chácara Klabin.  Em janeiro do próximo ano, está prevista a operação controlada da estação Adolfo Pinheiro.

Os 26 trens da Linha 5-Lilás serão fornecidos pelo Consórcio Metropolitano, formado pela CAF da Espanha e do Brasil, que possui fábrica no município paulista de Hortolândia. O investimento total para fabricação dos trens foi de R$ 615,10 milhões.

Até o final do ano e ao longo do ano de 2014, serão entregues os 26 trens ao Metrô para iniciarem os testes e serem liberados para a operação na Linha 5-Lilás. Com capacidade para transportar até cerca de 1920 passageiros, o trem integra um grupo de 57 novas composições do Metrô, considerando os 31 monotrilhos que entrarão em circulação até 2014.

O primeiro trem passou pelos testes estáticos na fábrica da CAF em Hortolândia. Agora, a nova composição passará por testes dinâmicos de validação nas vias do Metrô. A segunda composição já foi montada e finalizará os testes estáticos ainda este mês.

Tecnologia Sustentável e Conforto 
A principal novidade desta nova composição é sua tecnologia sustentável. Diferente dos demais trens que já circulam no Metrô, a iluminação interna deste trem será por luzes de led que são mais eficientes, econômicas e duráveis em relação às lâmpadas convencionais. Além disso, essa nova frota vem com dispositivos que reduzem custos de manutenção e colaboram para o meio ambiente como, por exemplo, a utilização de baterias alcalinas e o uso de lubrificantes ecologicamente corretos que reduzem o desgaste entre as rodas e os trilhos.

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Outro destaque é que os novos trens da Linha 5 não terão mais divisão entre os carros. As composições terão um amplo corredor de passagem entre um vagão e outro. Dessa forma, o passageiro pode se deslocar livremente entre os seis carros.

Outros itens que vão aumentar o conforto no interior dos trens são: sistema duplo de ar-condicionado disponível em cada salão; menor nível de ruído externo; largura maior, 1,6 metros nas portas; quatro câmeras de segurança internas em cada salão, uma interna e outra externa nas cabines, monitoram a operação no trem; e, além disso, os freios possuem sistemas antideslizantes e antiderrapantes, para garantir uma parada suave. O design externo, mais limpo e com ares futuristas, é outro atrativo deste trem.

As imagens das câmeras de segurança, já presentes nas composições novas e modernizadas do Metrô, serão transmitidas em tempo real para um dos monitores na cabine do operador, além do armazenamento nos gravadores de imagem e registro nas caixas pretas embarcadas no trem.

Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, os carros com cabine dispõem de um banco para obesos, com espaço equivalente ao de dois assentos comuns, um intercomunicador adaptado aos cadeirantes, além dos intercomunicadores de passageiros presentes ao lado de todas as portas do trem.

No salão de passageiros, acima de cada porta, existe um painel eletrônico que informa dinamicamente, por meio de indicadores luminosos, a localização do trem, estações percorridas, próxima parada e respectivo lado de abertura, portas "fora de serviço" e portas destravadas para saída de emergência, auxiliando também pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, no caso de queda de energia, a iluminação principal interna do salão será mantida plena durante 5 minutos. Passado este período, a iluminação e ventilação de emergência serão mantidas por cerca de 30 minutos. Também as janelas basculantes no salão do trem serão automaticamente destravadas e uma mensagem digital automática será emitida no salão orientando os passageiros sobre o correto procedimento.

No caso de incidência de fogo ou fumaça no salão de passageiros, o trem possui um sistema de detecção que, através de sensores ópticos e alarmes escalados por nível de gravidade, e em conjunto com imagens automáticas das câmeras, possibilita habilitar remotamente um sistema de combate de incêndio através da aplicação de água nebulizada.

Outra novidade é o sistema digital do trem, que melhora a qualidade das mensagens sonoras que são transmitidas automaticamente aos passageiros, adequando continuamente seu volume sonoro ao nível de ruído ambiente do salão, sendo também veiculadas de forma visual nos oito monitores de vídeo instalados em cada carro.

Os trens serão controlados pelo equipamento de sinalização CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicações) e utilizarão o sistema SCMVD (Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados), que permitirá a comunicação bidirecional de informações de voz, dados e imagens das câmeras do trem com o CCO (Centro de Controle Operacional). 

O Metrô será expandido até o Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo. A previsão é que sejam 4,1 de extensão e três novas estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela. A expectativa é de que sejam transportados, neste trecho do Jardim Ângela, mais 124 mil passageiros por dia.Extensão até Jardim Ângela
Neste momento, está em elaboração o projeto funcional da extensão da Linha 5-Lilás, de Capão Redondo até Jardim Ângela. Etapa que se definirá o traçado da via e a localização exata das estações e o tipo de modal a ser utilizado. A conclusão deste estudo está prevista para o final do ano.

Posteriormente, será realizada licitação para a contratação do projeto básico que apontará maior detalhamento deste traçado. A execução do projeto básico é uma das etapas mais importantes da obra, já que um dos seus principais objetivos é prover o orçamento da obra com precisão adequada, segundo a Lei 8666/93. Além disso, o estudo básico também define o tipo mais adequado de estrutura para a construção da Linha. A conclusão do projeto básico está prevista para o final de 2014. Após isso, será realizada a licitação para a contratação do projeto executivo e das obras civis.

O custo estimado para a implantação do trecho Capão Redondo-Jardim Ângela é de R$ 2,6 bilhões, incluindo as obras civis, sistemas, desapropriações e aquisição de 17 novos trens.

Atualmente, o Metrô realiza obras de prolongamento da Linha 5, da estação Largo Treze até a estação Chácara Klabin, na Linha 2-Verde. O primeiro trecho, que inclui a nova estação Adolfo Pinheiro, deverá ser concluído em janeiro de 2014. Quando concluída, em 2015, esta linha, que tem atualmente 8,4 km de extensão, seis estações e transporta 250 mil usuários diariamente, em média, terá 19,9 km de extensão, 17 estações e com estimativa de atender 770 mil passageiros diários. 

Informações: Metrô SP
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Com o calor, ônibus do BRT do Rio superaquecem e deixam de circular

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Alguns ônibus do BRT Transoeste não circularam na manhã desta terça-feira (12), devido a superaquecimento do motor, provocado pelo forte calor na cidade. As informações são da assessoria de imprensa do consórcio que administra o BRT.
Foto: Mariucha Machado/G1
Segundo a assessoria, como o sistema funcionava nesta manhã com menos veículos do que o normal, os passageiros até as 9h30 ainda enfrentavam atrasos. De acordo com o consórcio, além do calor, o superaquecimento pode ter sido provocado também porque grande parte do corredor expresso se situa próximo a um canteiro, onde a grama prende na grade do motor obstruindo a ventilação.

Ainda de acordo com o consórcio, por volta do mesmo horário, o sistema começou a voltar aos poucos a circular dentro dos padrões de normalidade. O BRT transporta cerca de 125 mil passageiros por dia.

Informações: G1 Rio

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Em teste: Aeromóvel da Trensurb bate recorde de usuários

Visando contribuir na mobilidade dos usuários do Aeroporto Salgado Filho, a Trensurb estendeu o funcionamento da conexão metrô-aeroporto via tecnologia aeromóvel na segunda-feira (11). “Na operação do dia de ontem ficou evidenciado que com o transtorno ocorrido em função da chuva, os usuários procuravam intensivamente o aeromóvel”, afirma o engenheiro Sidemar Francisco da Silva, responsável da Trensurb pelo trabalho de pesquisa e implantação da tecnologia aeromóvel.

Ao longo do dia, 2.726 pessoas utilizaram a linha do aeromóvel da Trensurb num total de 108 viagens, um recorde até aqui – o maior número de usuários havia sido no dia 14 de outubro: 1.719. A média de passageiros transportados normalmente durante o período de operação assistida do sistema é de cerca de 1.400 pessoas por dia em 72 viagens.



“Em caráter extraordinário, realizamos uma operação com horário estendido e sacrificamos os trabalhos de testes em função de atender uma situação excepcional que estava acontecendo na cidade”, explica o engenheiro Sidemar.

Ampliação de horário a partir do dia 18

A partir da próxima segunda-feira (18), a Trensurb amplia o horário de funcionamento da linha aeromóvel. Hoje, o sistema opera, ainda sob supervisão da empresa contratada Aeromovel Brasil S.A. para a realização de testes e ajustes, em dias úteis, das 10h às 16h. No dia 18, o aeromóvel começa a funcionar das 6h30 às 16h, ainda em dias úteis somente.

A operação assistida seguirá acontecendo com o veículo A100, sem cobrança de passagem. O A200, com capacidade para 300 passageiros, continua na fase de testes estáticos e, na próxima semana, deve começar a circular na via para os testes dinâmicos, ainda sem passageiros e fora do horário de operação aberta ao público. A definição da data de início da operação comercial depende do andamento desses testes.

Informações: Trensurb
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