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Aciona vence licitação para construir metrô em Fortaleza

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rio de Janeiro - O consórcio liderado pela brasileira Cotenco Engenharia e pela empresa espanhola Aciona venceu o consórcio de R$ 2,259 bilhões para construir uma das novas linhas do metrô de Fortaleza.

De acordo com as regras da licitação, venceria o consórcio que cumprisse as condições determinadas pelo menor preço. A Mendes Junior, junto da brasileira Isolux; e Odebrecht, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão também estavam na disputa.
O contrato prevê a construção de doze novas estações do metrô de Fortaleza em um trecho de 12,4 quilômetros e conectadas às já existentes Linha Sul e Linha Oeste.

A linha será operada com trens elétricos e terá capacidade para atender a cerca de 400 mil passageiros por dia.

A obra faz parte do PAC Mobilidade Grandes Cidades, lançado pelo governo para desenvolver infraestruturas de transporte nas principais cidades do país, principalmente nas que serão sede da Copa do Mundo de 2014, como é o caso de Fortaleza.

A ampliação do metrô de Fortaleza prevê investimentos de R$ 2 bi do governo federal e de R$1 bi do estado. Parte dos recursos será destinada à aquisição de trens e sistemas, além do pagamento de indenizações por expropriações de terreno. EFE.

Informações: Exame Abril
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Em Manaus, Empresa Via Verde entrega 50 ônibus novos para sistema

A empresa de ônibus Via Verde entregou nessa terça-feira (8) mais 50 novos veículos que passarão a compor a frota da empresa nos próximos dias. O investimento da empresa é de aproximadamente R$ 12 milhões e os ônibus vão substituir os fabricados em 2007. Com os novos ônibus, a Via Verde passa a ter uma frota média de 3,4 anos.
J. Renato Queiroz
Durante a apresentação, o prefeito Arthur Neto destacou a importância dos veículos para a melhoria do transporte coletivo, além de oferecer maior conforto aos usuários e oferecer transporte de qualidade em Manaus. Mais mudanças estão previstas para acontecer até o final do ano. “Temos um cronograma para a entrega de ônibus novos. Esses são os 50 da Via Verde e cada empresa dará sua parte. Meu objetivo é entrar em uma nova fase do sistema e os empresários concordam com essa mudança. Estamos fazendo os corredores exclusivos para o BRS e essa será outra grande melhoria”, destacou o prefeito.


Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do estado do Amazonas (Sinetram), Algacir Gurgacz, os novos ônibus marcam uma nova fase no transporte coletivo de Manaus. “A última licitação ocorreu em 2011. De lá para cá muitos ônibus já foram trocados. Tudo isso só foi possível graças ao equilíbrio do sistema”, afirmou.

A Via Verde opera 34 linhas nas Zonas Oeste e Centro-Oeste. Com os novos veículos, passa a contar com 210 ônibus convencionais e mais 10 micro-ônibus do sistema Transporta.

Informações: A Critica
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São Paulo: A fantástica fábrica das faixas de ônibus

É uma verdadeira linha de montagem. Desde o início do ano, com mais intensidade a partir de junho, depois das manifestações por melhoria nos transportes públicos, os setores envolvidos no planejamento e execução das faixas exclusivas de ônibus têm trabalhado no limite para dar conta de uma das principais bandeiras do prefeito Fernando Haddad (PT).

A meta inicial do governo petista era implantar 150 km de faixas até o final da  gestão, em 2016. Com as manifestações, os planos sofreram uma guinada e Haddad prometeu entregar 220 km até dezembro. O trabalho foi turbinado e ontem, com mais de dois meses de antecedência, a capital chegou a 224,6 km de faixas exclusivas e ainda faltam, segundo a diretoria de planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mais 70 para se completar a rede inicial.


“Para isso, foi necessário multiplicar por quatro as equipes envolvidas no processo”, contou Tadeu Leite Duarte, diretor de planejamento da CET, responsável pela implantação.

O trabalho começa com as equipes de contagem. Cerca de 40 pessoas participam dessa etapa, verificando nas ruas quais são as vias estruturais com maior dificuldade para o trânsito dos coletivos. “Com o resultado desse trabalho de campo e com os dados que recebemos da SPTrans vamos estabelecendo as prioridades”, disse Duarte.

no papel/ Cumprida a primeira etapa, a incrível fábrica de faixas passa para a fase de planejamento e projeto. Esses grupos, com cerca de 50 pessoas, produzem os projetos de cerca de 10 quilômetros de faixas por semana. Parte do serviço é feito no computador e parte no papel.

“Aqui é feito o detalhamento da sinalização, estudos para definir os melhores locais para colocação”, explicou o projetista Leandro Batista. “Daqui sai a arte final do desenho que vai orientar  os executores das faixas.”

Na etapa final, cinco equipes terceirizadas, com cerca de 15 pessoas cada uma, saem às ruas para a pintura e sinalização das faixas. O trabalho é feito nos finais de semana que antecedem a implantação. “Trabalhamos das 22h até 5h manhã”, conta o engenheiro Marcelo Moreira, gerente de obras da Sinasc, uma das empresas contratadas para o serviço, que teve sua demanda dobrada neste ano.“Fizemos a sinalização de 80 quilômetros de faixas em dois meses. Foram madrugadas frias, nas quais nos aquecíamos com o calor da caldeira usada para derreter o material usado na sinalização”, recorda.

DIÁRIO testa e aprova via de ônibus na Paulista

Na semana em que a Prefeitura anunciou que cumpriria a meta de implantação de 220 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade, com mais de dois meses de antecedência do prazo final, o DIÁRIO testou uma delas, a da Avenida Paulista.

Considerada por especialistas como a mais complicada tecnicamente, por ter muitos cruzamentos e vias que atrapalham a fluidez dos ônibus, a faixa da Paulista mostrou-se eficaz mesmo assim e o ônibus ganhou: chegou mais rápido do que o carro e o pedestre.

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O ponto de largada foi aquele localizado em frente ao Conjunto Nacional. De lá, no horário de pico da tarde de uma terça-feira, saíram três pessoas, uma de ônibus, outra num táxi e a terceira a pé.

Em 7 minutos o ônibus chegou ao ponto localizado em frente ao prédio da Gazeta. O táxi fez o mesmo percurso em 11 minutos, exatamente o mesmo tempo percorrido pelo pedestre.“Fiquei travado nos faróis e na fila de carros, por isso demorei tanto”, explicou o motorista de táxi João Carlos Gregório.

O fotógrafo Hilton de Souza, que foi de ônibus, afirmou que só não chegou antes porque um carro que transportava valores invadiu a faixa exclusiva. “O motorista do ônibus ainda teve alguma dificuldade para ultrapassar esse carro de valores”, contou. “Depois, andou rápido.” O repórter percorreu o trecho a pé com uma parada em farol. Os outros estavam abertos.

Opinião de Horácio Figueira, consultor de transportes

‘Meta agora são 400 km’

“É de se comemorar a meta alcançada pelo prefeito Haddad dos 220 km de faixas exclusivas de ônibus. Mas não é suficiente. Com isso, os ônibus voltaram a andar na cidade e a população já percebeu e aprovou. Mas ainda falta muito mais. Não chegamos nem a 10% das vias com tráfego de ônibus. Precisamos estabelecer uma meta de 400 km para 2014. Lugares como a Rua Augusta, por exemplo, justificam  uma faixa. Precisamos também aumentar o número de linhas na cidade. Tem de ser inaugurada, por exemplo, uma linha que passe pelas duas marginais.  E estender os horários das faixas.”

Por Fernando Granato
Informações: Diário de São Paulo
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Avenida Washington Luís será bloqueada para obras do monotrilho nesta semana

terça-feira, 8 de outubro de 2013

A faixa da direita da avenida Washington Luís será interditada para obras da linha 17 do monotrilho a partir desta quarta-feira (9). 

O trecho afetado é no sentido bairro, entre as ruas Vieira de Morais e Padre Leonardo. O bloqueio vai até a próxima sexta (11), sempre das 22h às 5h.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), como a interdição é parcial, os veículos poderão circular pela  faixa da esquerda da via.

Informações: R7.com





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Vandalismo no Recife, 104 ônibus foram depredados no final de semana

A ação de alguns torcedores antes e depois dos jogos dos três principais times do Grande Recife - Sport, Náutico e Santa Cruz - no último fim de semana provocou danos a 104 veículos do transporte coletivo na Região Metropolitana. O número foi anunciado pelo sindicato que representa as empresas de transporte público, nesta terça-feira (8).

De acordo com a Urbana-PE, um único ônibus teve 22 assentos arrancados e 26 janelas quebradas. O total de avarias foi de 365. As formas mais comuns de vandalismo são a quebra de vidros e janelas, da parte de ventilação da parte de cima dos ônibus e dos bancos dos veículos.


Para o sindicato, os números registrados nesse fim de semana servem de alerta para a depredação que costuma acontecer em dias de jogos de futebol. "Esses dados nos deixam impressionados como a violência de algumas pessoas prejudicam tantas outras", afirmou o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, à Rádio Jornal.

"Juntamos fotos para pedir que as autoridades sejam mais incisivas, mais ativas, que não permitam que isso (a violência) aconteça. Isso põe em risco tanto o usuário do transporte quanto nossos operadores", concluiu Bandeira. A Urbana-PE encaminhou os registros à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Com Informações da Urbana PE




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Consórcio Guaicurus implantará nova linha de ônibus em Campo Grande

O Consórcio Guaicurus e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) irão implantar a partir do dia 1º de novembro nova linha de ônibus para atender seis bairros em Campo Grande.

A iniciativa partiu do vereador Chiquinho Telles (PSD), que encaminhou solicitação de nova linha após receber a indicação de vários trabalhadores de empresas da região que fazem uso do transporte coletivo.


A nova linha, que começa a circular em caráter experimental a partir de 1º de novembro, irá atender os bairros Cidade Morena, Nova Capital, Moreninhas, Paulo Coelho Machado, Los Angeles e Dom Antônio Barbosa. A nova linha será testada por 60 dias e atenderá os terminais Moreninhas e Aero Rancho.

A Agetran divulgou os horários da nova linha que deve contemplar as ruas Camocim, Aracati, Barreiras, Anacá e outras da região. 

Fonte: Samira Ayub - Capital News
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