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Valor da passagem em BH pode chegar a R$ 2,60

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, afirmou ontem, na sede da administração municipal, em reunião com manifestantes que ocupam a Câmara pela redução das tarifas de transporte coletivo na região metropolitana, que o valor das passagens pode cair dos atuais R$ 2,80 para R$ 2,60. Além da redução de R$ 0,10 já prevista, conforme projeto enviado pela prefeitura à Câmara e aprovada pelo Legislativo, o valor seria diminuído em mais R$ 0,10. Isso seria feito por meio de negociações com as concessionárias de transporte coletivo, iniciadas em março, quando o governo federal anunciou uma redução do PIS/Cofins.

Ainda de acordo com o prefeito, a redução estava sendo negociada com o setor, mas ainda não tinha sido estabelecida por questões contratuais. Hoje e amanhã, Lacerda vai se reunir com os empresários das concessionárias de ônibus, para ouvir a opinião das empresas sobre a redução das tarifas.

Marcio Lacerda anunciou também que está estudando a criação de um cartão “social” magnético para ser entregue a pessoas carentes, com a concessão de um “desconto considerável” na tarifa dos ônibus, que seria subsidiado pela prefeitura. “É meu desejo fazer esse programa e poder, assim, colaborar com as pessoas que não possuem condições financeiras de pagar o valor atual”.

O prefeito afirmou, ainda, que não é possível revogar o aumento das tarifas de ônibus na região metropolitana de Belo Horizonte, feito no fim do ano passado. Até dezembro, a passagem custava R$ 2,65.

Por Jhonny Cazetta
Informações: O Tempo

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Prefeitura do Rio apresenta novos ônibus articulados para o BRT Transoeste

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), apresenta o novo modelo de ônibus articulado que começa a operar no BRT Transoeste. Com maior capacidade de passageiros, três dos 12 novos coletivos começaram a circular na segunda-feira (1º/07). Os primeiros serão ônibus articulados com 21 metros de comprimento e capacidade para 180 usuários. Até o fim de julho, os outros nove veículos entram na operação. Atualmente, o sistema BRT Transoeste opera com 91 ônibus articulados de 18,6 metros (140 passageiros), 20 coletivos do tipo padron (100 passageiros) e 76 alimentadores. 

Com os novos ônibus articulados, aumenta-se a capacidade de transportes de passageiros e reduz-se o intervalo médio dos serviços do BRT, garantindo assim melhor atendimento e conforto à população. Os outros nove novos coletivos são: um de 23 metros, que transportará 200 passageiros, três de 21 metros para 180 passageiros e cinco de 18,6 metros para 140 passageiros.

Primeiro BRT da cidade, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Paciência, transporta, atualmente, cerca de 115 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor já conta com 44 quilômetros de extensão até Paciência e 42 estações em funcionamento. Em operação desde junho do ano passado, o investimento da prefeitura na implantação do corredor é de R$ 900 milhões.

Informações: Prefeitura do Rio

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Greve de ônibus no Recife continua nesta sexta-feira

Incerteza é o sentimento de quem precisa do transporte público na região metropolitana do recife, pois muitos usuários estão com medo de sair de casa para trabalhar e resolver seus problemas, e para piorar a situação não se sabe se haverá ônibus na volta pra casa.

A greve começou na segunda-feira e provavelmente entrará no 5º dia de paralisação sem nenhuma projeção de fim devido aos impasses entre os trabalhadores e as empresas.

O Governador Eduardo Campos se pronunciou nesta quinta-feira (4) sobre a greve dos rodoviários do Grande Recife. Durante a abertura da Fenearte, no Centro de Convenções, em Olinda, Eduardo disse que não vai interferir na questão.
"Nós não vamos permitir que os usuários sejam arrastados de dentro dos ônibus e largados no meio do caminho por uma greve que é ilegal. Agora essa é uma greve do mundo privado. Quando há greve no setor público, enfrento com diálogo e capacidade de negociação para não dar nisso. Agora não podemos submeter a população a uma briga de base sindical, nem vamos permitir que os usuários sejam tratados como sacos de batata", disse.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, disse que autorizou a contratação de pessoal para substituir os trabalhadores faltosos. "Nós decidimos partir para a contratação aos faltosos. Toda essa parte de negociação, de dissídio já foi resolvida", pontuou.

Blog Meu Transporte

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Especialistas divergem sobre qualidade do transporte com tarifa zero

Uma das principais reivindicação das manifestações que se espalharam pelo País, a tarifa zero para transporte público é um tema complexo cuja viabilidade divide a opinião de especialistas. Se, para o Movimento Passe Livre (MPL) e alguns especialistas, a gratuidade é possível e não compromete a eficiência, para outros, a isenção coloca em risco, justamente, a qualidade do serviço.

“O que defendemos é que o transporte não seja pago pela população que o utiliza, e sim pelo conjunto da sociedade, especialmente por meio dos impostos”, argumenta o professor de história Lucas Monteiro, uma das lideranças do Movimento Passe Livre (MPL) em São Paulo. Segundo ele, a principal bandeira do movimento é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 90/2011. A medida prevê a inclusão do transporte no grupo de direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal - e foi apresentada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

Doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha, e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão considera possível zerar a tarifa, mas, antes, é preciso ter em mente que essa conta será paga, de alguma forma, pelo contribuinte. “Não é algo fácil de ser obtido. Primeiro, pela dificuldade em sabermos exatamente qual é o custo do transporte, já que as empresas que têm essas informações as colocam em uma caixa-preta. Isso acontece em todas as cidades.”

Outro ponto que precisa ser considerado, segundo Aragão, é que “a implantação certamente não será imediata”, tendo de cumprir etapas antes de a gratuidade beneficiar toda a população. Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que o transporte de estudantes é insumo essencial da educação e assim resolver o problema para, em um segundo momento, estender o serviço aos beneficiados pelo Bolsa Família.

Depois disso, abre-se a possibilidade de expandir a isenção da passagem. “O ideal é usar os recursos da educação para ampliar ainda mais a gratuidade do transporte”, disse Aragão, tendo por base os benefícios da economia de escala, segundo a qual quanto mais serviços forem contratados, menor o preço unitário. Assim, o transporte gratuito pleno seria obtido a partir do transporte estudantil.

Por Pedro Peduzzi e Sabrina Craide
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Blog Meu Transporte, Seja um Parceiro... Aos setores de comunicação e marketing


Em atenção aos Setores de Comunicação e Marketing

Olá, Apresento à esta empresa uma proposta inovadora e interessante de Apoio e Parceria, pois gostaria muito de apresentar este Site/Blog que vem tratando de um dos assuntos mais noticiados nos últimos anos que é a questão da Mobilidade Urbana, e não é a toa que este blog está com uma média de 3 mil visitas por dia de todo o Brasil. Ultimamente necessito de apoio das empresas para fortalecer está prestação de serviços onde sua EMPRESA terá sua logomarca no Site por um preço meramente simbólico 30% de salário mínimo/Mês, que hoje equivale a pouco mais de R$ 423,00, onde a empresa poderá colocar suas atividades sociais e promoções entre outros nas postagens do Blog.
 
O Blog Meu Transporte vai completar 16 anos online em agosto, e hoje é uma referência neste assunto com quase 18 mil notícias já publicadas.
 
Blog Meu Transporte:
Mais de 04 mil visitas por dia de todo o Brasil
Horários e itinerários das principais cidades brasileiras 
Trânsito ao vivo nas grandes metrópoles
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Atualizado todos os dias
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Repercussão das obras de mobilidade
Parceria com grandes sites de mobilidade no Brasil
Reportagens próprias com fontes seguras mostrando os desafios da mobilidade nas Regiões Metropolitanas
Porta aberta para as empresas patrocinadoras como por exemplo, promoções, renovação de frota, trabalhos sociais entre outros.
“Na página de busca Google, o nome ‘‘Meu Transporte” aparece nas 1ª página.
 
Agradeço a atenção prestada.
Aguardo Contato.
Clayton Leal
Clayton.jgf@hotmail.com
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Gasto com transporte público é inadequado, diz Ipea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entrou na discussão sobre o transporte público e apontou que há erros no mecanismo de financiamento do setor. "O modelo adotado, de financiamento da operação quase que exclusivamente via arrecadação tarifária, praticado em todos os municípios, mostra-se inadequado no objetivo de se alcançar um transporte público de alta qualidade e baixo custo para o usuário", cita a nota técnica "Tarifação e financiamento do transporte público urbano", divulgada nesta quinta-feira (4).

O trabalho cita que há necessidade de outros segmentos da sociedade, beneficiários do transporte público, contribuírem para o financiamento dessa atividade. "Em outros países isso já é realidade, como na Europa, onde, em média, os subsídios respondem por quase a metade dos recursos destinados para financiar a operação dos sistemas. Contudo, é importante ressaltar a importância de se ter uma gestão municipal dos serviços devidamente capacitada com adequados modelos de regulação das tarifas. Sem a satisfação dessa condição, qualquer tipo de subsídio a ser adotado poderá não alcançar plenamente seus objetivos", alerta o Ipea.

O estudo do Ipea destaca a evolução dos preços das tarifas de ônibus no período de 2000 a 2012 e faz uma comparação com a inflação no período. A conclusão é que as tarifas do Transporte Público Urbano (TPU) subiram acima da inflação. Enquanto o IPCA teve alta de 125% no período citado, o índice de aumento das tarifas dos ônibus teve alta de 192%, ou 67 pontos porcentuais acima da inflação.

Já o índice associado aos gastos com veículo próprio, que inclui despesas com a compra de carros novos e usados e motos, além de manutenção e tarifas de trânsito, teve alta de apenas 44%, portanto muito abaixo do IPCA. Conclui-se que o transporte privado tem ficado relativamente mais barato em relação ao transporte público no período de 2000 a 2012.

A conjunção de dois fatores - elevação dos custos e redução dos níveis de passageiros pagantes - provocou a elevação das tarifas do TPU em termos reais, na avaliação do Ipea. O estudo mostra, assim, o que chama de "ciclo vicioso do aumento da tarifa do ônibus urbano". O aumento dos preços dos insumos do transporte público urbano, o incentivo ao transporte individual acabam por ocasionar perda da demanda pelo TPU, com redução da receita e aumento do custo. Com isso, cai a produtividade e rentabilidade do serviço, há um desequilíbrio econômico-financeiro e consequente aumento da tarifa. Com a perda da qualidade e competitividade do TPU, há um aumento do transporte individual e o ciclo se repete.

GRATUIDADE - Com relação às faixas de gratuidade no transporte público, o estudo destaca que seria necessário encontrar fontes externas ao setor para cobrir os custos dos deslocamentos dos segmentos sociais beneficiados. "Mas no Brasil há poucos exemplos de cobertura externa dos custos das gratuidades (incluindo aí as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília) em que o governo local contribui com repasse de recursos para custear as viagens gratuitas realizadas nos sistemas".

O estudo cita experiências de outros países nos quais há um sistema de financiamento do transporte público que, em linhas gerais, cobre entre 40% e 50% dos custos. Os modelos são compostos pelos recursos arrecadados com tributos e recursos gerados pela cobrança do sistema o que, segundo a nota técnica, "contrasta com as cidades brasileiras onde, via de regra, o custo total dos sistemas costuma ser coberto exclusivamente pelo pagamento das passagens".

Fonte: Agência Estado

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