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Ribeirão Preto poderá ter greve de ônibus na próxima segunda-feira

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Os motoristas de ônibus do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira.  

Se for bem-sucedida, o movimento pode afetar diretamente de oitenta mil a cem mil pessoas que utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo municipal. 

A cidade conta com 600 motoristas, que têm um salário básico de R$ 1,4 mil. 
A decisão sobre a paralisação total foi tomada durante duas assembleias, realizadas ontem no Sindicato dos Motoristas de ônibus de Ribeirão Preto, na Vila Tibério (zona Oeste). 

Sem reajuste 

A decisão de a categoria entrar em greve ocorreu depois de o Consórcio PróUrbano deixar claro que não iria oferecer qualquer reajuste salarial no dissídio dos motoristas, apesar de ter anunciado a intenção de renovar as cláusulas sociais dos funcionários.  

O Consórcio PróUrbano é formado pelas empresas Transcorp, Rápido D’ Oeste e Turb (todas de Ribeirão Preto) e Sertran (Sertãozinho). Por contrato, terá de investir cerca de R$ 130 milhões em melhorias do sistema nos próximos vinte anos. 

Segundo Luis Gustavo Vianna, diretor do consórcio, o novo contrato assinado em maio do ano passado com a prefeitura de Ribeirão Preto teria desequilibrado o sistema financeiro das empresas do transporte coletivo urbano em 17%. Por isso, não seria possível dar o reajuste pedido pelos funcionários.  

O sindicato da categoria reivindica a inflação de 7%, além de mais 10% de aumento real.

Paralisação 

“A greve está decidida e optamos por parar 100%, a exemplo do que ocorreu no ano passado”, diz Alcides Lopes, vice-presidente do sindicato. 

Segundo ele, a assembleia tinha sobre a mesa a votação de duas propostas: uma propunha a parada total - que acabou sendo vencedora - e outra, que sugeria a paralisação de uma empresa por dia. 

“Em Ribeirão, temos apenas uma empresa. As linhas são dela e estão divididas em quatro garagens. Por isso, se parássemos uma garagem por dia daria 30% do transporte e ficaríamos no limite legal exigido para o serviço essencial. No entanto, a assembleia optou pela paralisação total”, disse João Henrique Bueno, presidente do sindicato da categoria.

Assembleia mostrou divisão da categoria 

A forma da paralisação dividiu os motoristas de ônibus, na assembleia de ontem. Parte queria a paralisação total, enquanto outra queria a parcial. “O sindicato não quer a paralisação total porque está do lado dos patrões”, conta um motorista, que pediu para não ser identificado. 

“A greve será considerada ilegal pelo Tribunal Regional do Trabalho e, com isso, ficaremos apenas com o reajuste da inflação, de 7%. Com a greve parcial poderíamos ficar parados por tempo indeterminado e conseguir um reajuste maior”, retrucou João Henrique Bueno. 

Outro impasse teve a ver com os motoristas atuarem como cobradores. “Em várias cidades o prefeito já fez decreto para tirar o dinheiro do ônibus. Resta a prefeita Dárcy Vera (PSD) criar coragem e tomar a mesma atitude. Vai agilizar o transporte e aumentar a segurança”, diz Bueno.

Informações: Jornal A Cidade
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Cidade de Sorocaba tem a 3ª maior tarifa de ônibus do Brasil

O reajuste no custo das tarifas de transporte coletivo de Sorocaba, que passa a valer a partir do dia 5 de junho, consolida a cidade como a terceira maior tarifa ranking nacional, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Se excluídas as capitais, Sorocaba tem o segundo maior preço da passagem de ônibus do país e também do interior paulista. Com o aumento de 5,49%, anunciado anteontem pela Urbes - Trânsito e Transporte, a tarifa social passará dos atuais R$ 2,95 para R$ 3,15. Esse valor é apenas R$ 0,15 abaixo do praticado por outras seis cidades paulistas e R$ 0,10 a menos que a tarifa que passará a vigorar na Capital a partir do dia 2 de junho.

Segundo levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), as cidades com a maior tarifa do país são Campinas, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, que têm um custo de R$ 3,30 nas passagens de ônibus. As tarifas mais baixas são praticadas em Brasília (DF) e Jaboatão de Guararapes (PE), com custo de R$ 2. Ribeirão Preto é a cidade paulista com mais de 500 mil habitantes onde é mais barato andar de ônibus (R$ 2,90).


De acordo com a Urbes, o cálculo do valor de tarifa do transporte coletivo leva em consideração uma série de variáveis, que podem ser comuns entres diversas cidades. Contudo, alega a empresa, outras variáveis são específicas de cada sistema de transporte como, por exemplo, a política de gratuidade, o sistema de integração (bilhete único), a tarifa reduzida para domingos e feriados e a renovação da frota. Na avaliação da equipe técnica da Urbes, uma eventual comparação de tarifas deve considerar, além desses aspectos mencionados, os Estados onde essas cidades estão localizadas.

De acordo a empresa responsável pelo transporte urbano, a definição do índice a ser aplicado no reajuste das tarifas foi definido com base no aumento dos custos operacionais do transporte coletivo urbano, face ao aumento salarial e benefícios concedidos aos trabalhadores do setor, e também a reposição da variação de preços de insumos básicos utilizados na operacionalização do serviço. O maior variação, segundo a Urbes, ocorreu em relação aos combustíveis e lubrificantes (15,9%), seguidos dos materiais de rodagem (10,5%), pagamento de pessoal (9,74%) e despesas administrativas e operacionais (7,9%). Segundo a Urbes, os gastos com pessoal, encargos e benefícios correspondem a cerca de 56% dos custos tarifários.

O índice médio de 5,49% para a correção da tarifa, enfatizou a empresa, está abaixo da inflação do período (6,38%), calculada pelo índice IGPM/FGV. Além da tarifa social, que passará de R$ 2,95 para R$ 3,15, também serão corrigidos os valores do vale-transporte (R$ 3,15 para R$ 3,35) e do passe estudante (R$ 1,50 para R$ 1,55). O último aumento no preço das tarifas de ônibus em Sorocaba aconteceu no dia 1º de junho de 2012 e o índice aplicado foi de 4,1%.

Usuários reclamam

O anúncio do novo aumento da tarifa de ônibus não foi bem recebida por quem utiliza o transporte coletivo diariamente. Além de considerar alto o valor que é praticado na cidade, os usuários cobram melhorias no serviço oferecido. A auxiliar de produção Rosana Marques, 35 anos, considera um "absurdo" um novo aumento de tarifa diante do qualidade do serviço que vem sendo oferecido na cidade. "Já cansei de perder hora no trabalho por causa das filas que se formam nos terminais. Tem que melhorar o serviço ao invés de só aumentar o preço para quem pega o ônibus." Rosana conta que já gasta cerca de R$ 130 por mês só com ônibus e agora o custo do transporte vai pesar ainda mais. "O negócio e antecipar a compra do passe antes que aumente. Pelo menos economizo um pouco."

A estudante Gabriela Quini, 19 anos, também critica o novo aumento. "O custo do ônibus em Sorocaba já é alto demais. Os usuários não tem que pagar pelo aumento concedido para os motoristas, quem tem que fazer isso são as empresas que já lucram bastante." A cozinheira Zilda Ribeiro Pimenta, 47 anos, ficou surpresa com a notícia do novo aumento de ônibus programado para acontecer no dia 5 de junho. "Não sabia. Já está caro demais. O problema é que o salário da gente não sobe e quando sobe, tudo aumenta ainda mais", reclama. Luciana conta que já gasta R$ 17 por dia só de transporte coletivo, pois mora num cidade da região, e agora terá que arcar com um custo ainda maior. "É desanimador."

O professor de Educação Física, Wagner dos Santos, 36 anos, conta que há algum tempo tem evitado andar de ônibus, tanto por conta do preço da tarifa como da má qualidade do serviço. "Além de pagar caro, a gente ainda tem que se submeter à desorganização dos terminais de ônibus, onde ninguém respeita as filas e as pessoas têm que esperar um tempão para conseguir pegar um ônibus. Eu tenho preferido andar a pé do que me submeter a isso." Na avaliação de Wagner, a Urbes deveria investir mais na qualidade do serviço que é oferecido aos usuários do que simplesmente aumentar o preço das passagens. 

A técnica de enfermagem Luciana Viviani, 31 anos, diz que com o preço que está sendo cobrado no transporte coletivo de Sorocaba, compensa mais reunir um grupo de pessoas e andar de carro. "Além de sair mais barato é bem mais rápido e confortável." Ela afirma que todo o mês chega a gastar até R$ 180 só com passagem de ônibus. "É um absurdo ter que pagar ainda mais por esse serviço." Mas nem todos são unânimes em criticar o aumento. A aposentada Edna Vilela, 63 anos, considera normal o reajuste, pois na sua avaliação os motoristas merecem gastar mais e já era esperado que ocorresse um aumento, como em todos os anos. "Eu não pago a passagem, mas mesmo se pagasse eu concordaria com o aumento."

Manifestação

O anúncio do reajuste da tarifa de ônibus já repercutiu também nas rede sociais, onde está circulando uma mobilização para que seja realizada uma manifestação contra o aumento nas passagens e por melhorias no transporte coletivo de Sorocaba. O ato está para marcado para o próximo dia 5 de junho, quando começa a vigorar a nova tarifa, a partir das 15h, no Terminal Santo Antônio.

Ranking das cidades com mais de 500 mil habitantes

3,30 - Campinas (SP)/Guarulhos (SP)/Osasco (SP)/Santo André (SP)/São Bernardo do Campo (SP)/São José dos Campos (SP)
3,20 - São Paulo
3,15 - Sorocaba
3,00 - Joinville (SC)
2,95 - Cuiabá (MT)/Contagem (MG)
2,90 - Florianópolis (SC)/Ribeirão Preto (SP)
2,85 - Campo Grande (MS)/Porto Alegre (RS)/Uberlândia (MG)
2,80 - Belo Horizonte (MG)/Duque de Caxias (RJ)/Feria de Santana (BA)/Nova Iguaçu (RJ)/Salvador (BA)/São Gonçalo (RJ)
2,75 - Goiânia (GO)/Manaus (AM)/Rio de Janeiro (RJ)
2,60 - Curitiba (PR)/Porto Velho (RO)
2,50 - Palmas (TO)
2,45 - Vitória (ES)/Aracaju (SE)
2,40 - Londrina (PR)/Rio Branco (AC)
2,30 - Macapá (AP)/Maceió (AL)/João Pessoa (PB)
2,25 - Boa Vista (RR)/Recife (PE)
2,20 - Belém (PA)/Fortaleza (CE)/Natal (RN)
2,10 - São Luís (MA)/Teresina (PI)
2,05 - Juiz de Fora (MG)
2,00 - Brasília (DF)/Jaboatão dos Guararapes (PE)

- Fonte: Associação Nacional dos Transportes Públicos (ABTP)

Por Rosimeire Silva
Informações: Cruzeiro do Sul
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Em SP, Recarga do Bilhete Único até 1º de junho garante valor antigo após reajuste

Os passageiros que optarem por recarregar o Bilhete Único em São Paulo até o dia 1º de junho, véspera do aumento tarifário para ônibus, trens e metrô, poderão viajar ainda com o valor da tarifa antiga, até o crédito se esgotar. A informação é da São Paulo Transportes (SPTrans), que gerencia o Bilhete Único na capital paulista.

No site da empresa, a principal dúvida levantada pelos passageiros é sobre a mudança de tarifa, que passará de R$ 3 para R$ 3,20 no próximo dia 2 de junho. De acordo com a prefeitura, se a recarga for realizada antes do dia do reajuste, “será debitado o valor da tarifa vigente na data da compra dos créditos, desde que seu cartão não seja substituído”. Em caso de perda, o recadastro de um novo cartão será com a nova tarifa.


Se o passageiro fizer uma recarga de R$ 300 com a tarifa atual, por exemplo, poderá fazer 100 viagens simples, mesmo após a mudança tarifária. Já se a recarga for completada após o dia 2 de junho, será possível fazer apenas 93 viagens.

A tarifa atual vigora desde janeiro de 2011. Segundo a prefeitura, caso fosse feito o reajuste com base na inflação acumulada no período, aferido pelo IPC/Fipe, o valor chegaria a R$ 3,40. "O reajuste abaixo da inflação é um esforço da prefeitura para não onerar em excesso os passageiros", diz a prefeitura em nota, que prevê o pagamento de R$ 1,25 bilhão em subsídios ao sistema de ônibus em 2013.

O Bilhete Único pode ser recarregado nas Lotéricas, estações de metrô, terminais de ônibus e em diversos pontos cadastrados pela prefeitura.

Informações: Portal Terra
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Terminal de ônibus Pinheiros entra em operação neste sábado

A primeira fase de operação do Terminal Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, terá início a partir deste sábado (1º), de acordo com a SPTrans. O terminal de ônibus está localizado entre a Rua Gilberto Sabino e a Avenida das Nações Unidas e é integrado à Linha 4 – Amarela do Metrô e à Linha 9 – Esmeralda da CPTM.

Nesta primeira fase, sete linhas de ônibus irão operar no terminal, sendo cinco com ponto final e outros duas de passagem. A demanda esperada é de 16 mil passageiros por dia útil, atendidos por uma frota de 80 ônibus.

A segunda fase deverá começar em 15 dias e a terceira, daqui a 30 dias. Quando estiver à plena capacidade, o terminal, que funcionará 24 horas, deverá receber 60 mil passageiros por dia útil, distribuídos em 15 linhas municipais e nove intermunicipais.

Linhas da primeira fase de operação:
930P/10 Term. Pq. D. Pedro II - Terminal Pinheiros
637P/10 Terminal Santo Amaro - Terminal Pinheiros
809P/10 Terminal Campo Limpo - Terminal Pinheiros (diuturna)
809A/10 Jd. D´Abril - Terminal Pinheiros
809D/10 COHAB Educandário - Terminal Pinheiros
809J/10 Jd. Colombo - Terminal Pinheiros - Circular
809R/10 Rio Pequeno - Terminal Pinheiros - Circular

Informações: G1 SP

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Em Salvador, Rodoviários marcam assembleia para deflagrar greve

quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Sindicato dos Rodoviários divulgou nesta quarta-feira (29) edital de convocação de assembleia geral extraordinária para o dia 5 de junho com a seguinte pauta: “autorização para a diretoria da entidade, a partir da realização desta assembleia, decretar e deflagrar greve geral, por tempo indeterminado no setor público de transporte”. 

A assembleia será realizada em dois turnos – manhã e tarde-, no auditório do Sindicato dos Eletricitários da Bahia (Sinergia), no bairro de Sete Portas, em Salvador, e nas delegacias da entidade em Jequié, Candeias, e Alagoinhas. 

Segundo Daniel Mota, diretor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, os trabalhadores voltaram a se reunir na manhã desta quarta, na sede do Sinergia, e rejeitaram as propostas do Setps e da Abemtro de reajuste de 3,21% para 4,13% e 4,5%, respectivamente. “Os trabalhadores apoiaram a proposta da direção de recusar a proposta dos empresários e definiram que mantêm a mobilização”, diz. 
Ainda de acordo com o diretor, não há paralisação prevista para os próximos dias, porém, a partir da próxima semana, os rodoviários voltam se reunir nas portas das garagens, como ocorreu no último dia 16. 

“Até este final de semana a população pode ficar despreocupada, mas, no início do mês, no dia 2 ou 3, a gente vai para a rua. Esta cidade pode acordar com atrasos temporariamente. Desta vez, diferente de anos anteriores e em respeito à população, nós estamos avisando”.  

Segundo Mota, se não houver uma contraposta até o dia 5 de maio, a greve é inevitável: “é clara esta possibilidade se não tiver um acordo plausível antes. Se chegar à greve, a responsabilidade fica no colo da prefeitura, do secretário de transporte e dos empresários". 

Além do aumento salarial de 15%, os trabalhadores pedem redução da jornada de trabalho para 6h, ticket alimentação de R$ 15 trinta dias por mês e nas férias, assistência médica e odontológica para titulares e dependentes paga pelos patrões, gratificação de Carnaval, fim da cobrança de avarias, das terceirizações e da dupla função - motorista que é cobrador.

Eles também reivindicam o cumprimento da Lei Federal do Descanso (nº 12.519/2012), que estabelece que para cada carga-horária de 7h cumprida pelos motoristas, estes devem descansar uma hora. “O motorista não tem nem espaço físico para cumprir este descanso", afirma Mota.

Informações: Correio da Bahia
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São Paulo: Metroviários decidem esperar nova proposta do governo e adiam greve

Os metroviários haviam se reunido durante a tarde com representantes do Metrô no Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região, no centro, para tentar uma conciliação. O Metrô pediu mais uma semana para reapresentar uma nova proposta para os trabalhadores. "Dia 3 ou (o Metrô) faz uma proposta razoável para a categoria, ou dia 4 para São Paulo", disse ao microfone o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior. Ele sugeriu que a categoria vá "até o limite" para conquistar as reivindicações. 

Os metroviários pedem aumento real de 14,16%, além de 7,3% de reposição salarial e reajuste de 24,3% para o vale-refeição. Há outras reivindicações, como o aumento do vale-alimentação para R$ 382,71 e equiparação salarial. 


Entenda o caso: Metroviários fazem assembleia para decidir se mantêm greve 
No Metrô, em caso de greve, a única linha que funcionaria sem interrupção é a 4-Amarela (Luz-Butantã), já que seus funcionários pertencem a outro sindicato. É que a Linha 4 é administrada pela iniciativa privada, por meio de uma concessão do governo do Estado. 

Com isso, podem ser paralisadas as Linhas 1-Azul (Tucuruvi-Jabaquara), 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera-Palmeiras-Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), por onde circulam, por dia, em média, quase 4 milhões de passageiros. 

CPTM 

Assim como os metroviários, os funcionários de quatro linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também decidiram adiar a greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada na frente da Estação Brás, na região central, por volta das 20h40. 

De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, Alessandro Viana, foi marcada uma audiência de conciliação com a CPTM para as 14 horas de terça-feira (28). Essa entidade representa as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. 

Também participará dessa reunião o Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, que igualmente sinalizava com a possibilidade de interrupção das Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM. Na segunda (3), a CPTM deverá apresentar uma nova proposta para a categoria, que, no mesmo dia, avaliará se a aceita ou não. 

A categoria pede a reabertura das negociações com a CPTM, reposição da inflação e aumento real de 5%. Além disso, os funcionários querem vale-refeição de 25 reais e um vale-alimentação. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, que representa os empregados das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, já havia fechado acordo com a CPTM na semana passada. Portanto, não haverá greve nesses ramais. 
Outro lado 

Em nota, o Metrô confirmou que, com a decisão, o transporte funcionará normalmente na terça (28). E disse que "conta com o bom senso da categoria em respeitar a solicitação" do TRT para suspender o movimento até semana que vem, "quando será feito novo encontro para negociação entre as partes". 

"A Companhia realizou neste mês seis reuniões com a categoria para negociar o reajuste dos metroviários, que reivindicam, além de reajuste de 8,06%, aumento real de 14,16%. Nos últimos sete anos, a soma de aumentos chegou a 48,84%. Somente acima de inflação, foram 8,8% no mesmo período. A Companhia concede uma série de benefícios aos seus funcionários, como participação nos lucros, vales Refeição e Alimentação, auxílio médico e previdência, além de outras gratificações." 

*Com informações da Agência Estado 
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Mais um Terminal Integrado é inaugurado no Grande Recife

Na manhã desta quarta-feira (29), o Governador Eduardo Campos, com a presença do secretário do secretário das Cidades, Danilo Cabral e o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, entregou, oficialmente o 17º Terminal Integrado localizado na Avenida Prefeito Antônio, ao lado do Terminal Intermunicipal TIP. O novo terminal passará a operar a partir do próximo sábado (1º).

O equipamento faz parte da expansão e modernização do Sistema Estrutural Integrado (SEI), garantindo que os usuários de transporte público da zona oeste do Recife paguem apenas uma passagem para se locomover por toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). O terminal também irá facilitar o acesso à Cidade da Copa.
Operando com 10 linhas de ônibus e um metrô, o terminal terá 61 ônibus, realizando 574 viagens por dia. Entre as linhas, haverá cinco alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; três interterminais que ligarão o TIP aos terminais da Caxangá, Aeroporto e Jaboatão; e duas linhas troncais que levarão os passageiros até o Derby ou até o Centro.  

As linhas irão operar com o Anel A (R$ 2,25), com um intervalo, em dias úteis, entre cinco e 20 minutos. No Recife, serão beneficiadas as comunidades da Caxangá, Boa Viagem Imbiribeira, Derby e Centro. Já em Jaboatão dos Guararapes, Curado II, Curado IV, Curado V e Jaboatão Velho. Também será beneficiada a comunidade Parque Cabibaribe, em São Lourenço da Mata.

LINHAS DO TI TIP:

351 - Curado II/TI TIP
361 - Curado IV (Rua 14) /TI TIP
363 - Curado IV (Av. 01) /TI TIP
348 - Curado V/TI TIP
410 - Parque Capibaribe/TI TIP
302 - TI TIP / Caxangá
370 - TI TIP / TI Aeroporto
219 - TI Jaboatão (Sancho)/TI TIP
346 - TI TIP (Centro)
347 - TI TIP (Derby)

Orçado em R$ 3,3 milhões, o terminal TIP tem como previsão atender 22 mil pessoas por dia. O TI conta com plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, Central de Atendimento ao Cliente, pátio de estocagem, passarela, rampa de acesso ao TIP (intermunicipal), escadas fixa e rolante, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões, além de elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

TERMINAL AFOGADOS -  Durante a inauguração do TI TIP, os gestores anunciaram o início das obras de reforma e ampliação do Terminal Integrado de Afogados, localizado na Zona Oeste do Recife. A obra está avaliada em R$ 1,3 milhão e tem previsão de entrega em março de 2014.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

Informações: NE 10

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Integração ajuda morador da Grande SP a economizar na passagem

Especialistas dizem que um sistema de transporte público só pode ser eficiente se estiver integrado. Na Grande São Paulo e capital, os sistemas até se comunicam, mas a integração ainda não é completa, como mostrou reportagem do Anda SP desta terça-feira (28), no Bom Dia São Paulo.

Atualmente, 35% das pessoas que usam transporte público fazem pelo menos uma baldeação. A cozinheira Priscila Del Rei Ferreira, que mora em Taboão da Serra e trabalha no Tatuapé, na Zona Leste da capial, precisa pegar três conduções - dois ônibus e um Metrô - para chegar ao trabalho. Para pagar a passagem, ela usa o cartão Bilhete de Ônibus Metropolitano (Bom) e o Bilhete Único.

Ao todo, Priscila gasta R$ 8 e demora duas horas para chegar ao destino. Se não tivesse integração, ela teria que desembolsar R$ 9,45. “Seria melhor em vez de usar vários cartões fazer uma integração. Meu sonho é ter uma linha de Metrô de Taboão da Serra direto para o Tatuapé. Esse é meu sonho de consumo”, diz a cozinheira.

O Bom pode ser usado para pagar passagens entre 39 cidades da região metropolitana e é aceito em 94 estações de trem e Metrô. Segundo o Metrô, o cartão Bom passará a ser aceito na Linha Amarela no segundo semestre deste ano, mas ainda não há data definida.

Informações: G1 SP

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