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Grande Recife Consórcio de Transporte planeja Plano B para o BRT

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A operação dos corredores de tráfego Norte/Sul e Leste/Oeste do sistema BRT (Bus Rapid Transit), sigla inglesa para transporte rápido por ônibus, pode começar em março de 2014, com menos da metade da frota.

O Grande Recife Consórcio de Transporte está trabalhando com um plano B para colocar em prática se o processo de licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana não for concluído até agosto. São necessários seis meses para que os veículos no modelo BRT sejam entregues pelo fabricante. O governo trabalha com a possibilidade de os coletivos serem encomendados até setembro, para iniciar o sistema em março.

Dos 180 ônibus previstos para os dois corredores, incluindo os 5% de reserva, deverão ser compradas, inicialmente, 40 unidades  para os dois corredores. Com uma frota menor, a ideia é iniciar a operação com um terminal de integração, dos quatro que cada um dos corredores terá. “Vamos iniciar em março no Norte/Sul, com o Pelópidas da Silveira, e no Leste/Oeste, com o terminal da 3ª Perimetral. A cada mês, um terminal entra em operação por corredor. Nosso cronograma é que em maio de 2014 o sistema esteja operando com toda sua capacidade”, informou o presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson Menezes.

Segundo ele, enquanto o sistema não for concluído, os outros terminais vão operar com os ônibus convencionais no trânsito misto. No caso do Norte/Sul, haverá possibilidade dos ônibus utilizarem o corredor exclusivo até chegar ao terminal da PE-15. “É mais fácil instalar paradas convencionais na PE-15, mas não na Caxangá, explicou.


A missão da compra dos ônibus ficará com as empresas que atualmente circulam nos dois corredores. No Norte/Sul estão as empresas Itamaracá e Cidade Alta e no Leste/Oeste as empresas Rodoviária Metropolitana e CRT. Essas duas últimas informaram por meio de assessoria, que vão aguardar o edital de licitação.

Cada ônibus está orçado em cerca de R$ 800 mil. De acordo com o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, os empresários que hoje exploram as linhas de ônibus nos dois corredores deverão realizar a compra dos coletivos, mesmo que a licitação não esteja concluída. “Caso as empresas que comprarem os ônibus não vençam a licitação, o edital vai prever o repasse para as que vencerem”, afirmou Nelson Menezes.

O lançamento do segundo edital de licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP) deve ocorrer até o fim deste mês. No edital anterior nenhuma empresa se interessou em partipar da licitação. “Nós entendemos que o edital terá que passar por alguns ajustes, mas sem perda da qualidade do serviço”, revelou Menezes.

por Tânia Passos
Informações: Blog Mobilidade Urbana
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Em Goiânia, Manifestantes protestam contra aumento da passagem

Começou na manhã desta quarta-feira (08) uma manifestação contra o aumento da passagem do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana. Cerca de 200 estudantes reivindicam contra um possível aumento nas tarifas do transporte coletivo.  

O protesto que teve início na Praça Cívica foi organizado pela "Frente Contra o aumento da Passagem". De acordo com a OM, o último local que os estudantes fecharam até o momento foi co cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Anhanguera, no centro. 

Formado por diversos estudantes universitários, secundaristas e professores, o grupo de manifestantes pedem também a participação dos usuários de transporte coletivo na Câmara deliberativa da CMTC, instância onde seria regulada a atuação das empresas no transporte público. 

A SMT informou em nota que dez agentes de trânsito estão fazendo o controle de tráfego nas avenidas Goiás e Anhanguera até a PM organizar e liberar os locais fechados pelos manifestantes. 

Informações: Diário da Manhã

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Teresina vai receber R$ 170 milhões para obras de mobilidade urbana

Em busca de mais recursos para Teresina, o senador Ciro Nogueira (PP), acompanhado do prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), e do secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, reuniu-se na terça-feiracom o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Conforme explicou o senador, Teresina já havia assegurado o recebimento de R$ 104 milhões, destinados pelo Ministério das Cidades por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.

“Pedimos ao ministro Aguinaldo que esse valor seja aumentado para R$ 170 milhões. O dinheiro será utilizado para melhorar a infraestrutura da cidade e, como resultado, haverá maior fluidez no

tráfego, beneficiando os teresinenses”, disse Ciro Nogueira.

O senador Ciro Nogueira informou, ainda, que o ministro demonstrou receptividade à solicitação. “Esperamos que esses recursos venham da forma mais célere possível, já que nossa capital tem registrado um aumento expressivo no número de veículos em circulação e essas obras

estruturantes serão fundamentais para que o trânsito flua com mais segurança e

harmonia”, informou Nogueira.

As obras do PAC 2 que integram a área de mobilidade urbana são os projetos de implantação, melhoria e ampliação de sistemas de transporte público coletivo nas maiores cidades brasileiras.

Os recursos disponibilizados são investimentos em metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), corredores para passagens de ônibus e veículos leves sobre trilhos, beneficiando 39% da população brasileira.

Informações: Meio Norte

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Avenida de São Caetano do Sul vai ganhar 12 pontos de ônibus iluminados

A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Caetano do Sul segue executando ações visando o bem-estar da população. Uma das tarefas já planejadas e que entrará em vigor em breve é a iluminação dos 12 pontos de ônibus da Avenida Goiás que ostentam abrigo de passageiros.

Atualmente os equipamentos são reformados pela Prefeitura e ganharão novas estruturas e pintura. A revitalização é necessária em virtude da degradação natural e de atos de vandalismo que atingiram os abrigos com o passar dos anos. As lâmpadas serão instaladas na segunda fase da intervenção, prevista para começar no início de junho.

A iluminação dos pontos de ônibus da Avenida Goiás atende a uma antiga reivindicação dos usuários. A medida trará mais segurança e conforto a quem utiliza o transporte público. A pintura dos abrigos será realizada aos fins de semana para amenizar eventuais transtornos provocados pelo odor da tinta. 

Informações: Reporter Diário

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Prefeitura de Curitiba convoca empresas para rediscutir projeto do metrô

terça-feira, 7 de maio de 2013

A prefeitura de Curitiba anunciou nesta terça-feira (7) que pretende mudar o projeto do metrô da capital paranaense. A intenção é fazer uma convocação às empresas do ramo para que novos projetos sejam apresentados em 90 dias. A tentativa do Executivo Municipal é que as propostas sejam feitas por meio de um mecanismo chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). O PMI é uma espécie de licitação de projetos que não tem custos para a prefeitura, e foi anunciada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin.

O PMI prevê que as empresas que têm interesse em construir o novo transporte público façam os projetos com recursos próprios. Deve constar nesse documento detalhamento técnico, econômico, de impacto social e de viabilidade do metrô. A melhor proposta será adotada pela prefeitura integral ou parcialmente e a empresa vencedora vai assumir as obras. Não foi informado se a prefeitura será responsável por uma parte específica do empreendimento, mas a intenção inicial é executar o projeto na modalidade de Parceira Público Privada (PPP).


O recurso da PMI, conforme a prefeitura, tem a intenção de acelerar a elaboração do projeto. O prazo para inclusão dos recursos federais de R$ 1 bilhão na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem termina no dia 30 de agosto. Caso não seja apresentada a proposta até esta data, a verba para a intervenção no novo transporte coletivo da capital não ficará disponível aos cofres do município de Curitiba.

Durante a entrevista coletiva concedida para fazer o anúncio, Scatolin criticou o projeto anterior do metrô. Segundo ele, a demanda de passageiros foi superestimada e o projeto de engenharia tem falhas. Ele disse ainda que o fato de a obra ter sido dividia em duas partes pode representar uma instabilidade jurídica e a estimativa dos custos feita está abaixo da realidade do mercado.

Scatolin relatou que a prefeitura mexeu também em algumas modalidades construtivas do metrô. No projeto inicial estava prevista a construção do metrô por elevação, Cut and Over (cortar e cobrir) e construção de túnel. No novo estudo técnico, a prefeitura quer agora que se considere a modalidade Shield (conhecida como tatuzão). “Apesar de ser mais cara, essa última modalidade tem menos impacto ambiental e social durante o período de construção”, disse Scatolin.

Segundo ele, a técnica de Cut and Over teria 7,5 km e teria um impacto financeiro e social difícil de se lidar. Durante todo o período de construção, o trecho ficaria impossibilitado de ser utilizado pelos biarticulados, além de ter um impacto considerável sobre o comércio da região afetada. Segundo Scatolin, a modalidade de cortar e cobrir está praticamente descartada, assim como a modalidade de túnel – esta última pela demora, já que avançaria apenas de 2 a 3 metros por dia.

Por ANTONIO SENKOVSKI, COM INFORMAÇÕES DE FELIPPE ANÍBAL
Informações: Gazeta do Povo
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Metrô SP planeja novo acesso para estação Paulista

O Metrô de São Paulo desenvolve projeto para construção de novo acesso para a estação Paulista, da Linha Amarela. A nova entrada e saída de passageiros será através da Rua Bela Cintra. O objetivo é dar alternativa para que usuários cheguem à plataforma sem ter que, obrigatoriamente, passar pela plataforma da estação Consolação, da Linha 2-Verde.

De acordo com a companhia, o motivo é o grande volume de pessoas que utilizam atualmente a área de interligação entre as duas linhas. O Metrô também estuda a construção de um novo túnel para interligar as linhas 2-Verde e 4-Amarela.


As mudanças são necessárias devido ao aumento no número de passageiros do sistema. Nos últimos 2 anos, a quantidade de usuários do Metrô cresceu 25%. Ainda não há previsão para o início das obras na Linha 4.

Distribuição do fluxo de passageiros
Ainda de acordo com o Metrô, a demanda na área de integração entre as duas linhas deve diminuir no segundo semestre de 2014, quando serão inauguradas as estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela.

Assim, usuários que vão para a região da Rua Oscar Freire/Avenida Rebouças ou para a Rua da Consolação/Avenida Angélica não precisarão mais utilizar a estação Paulista.

O fluxo da estação Consolação também deve ser distribuído para a Linha 5-Lilás, que vai se integrar com a Linha 1-Azul, na estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde, na estação Chácara Klabin.

Informações: G1 SP
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Campanha - 10 de maio é dia de ir de bike ao trabalho

Dia 10 de maio é o Dia de Ir de Bike ao Trabalho. Ciclistas se unem por todo o Brasil para promoverem o uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho

É consenso que o trânsito das cidades brasileiras vai de mal a pior. Com poucas opções de transporte, os cidadãos brasileiros – independente de classe social – vem perdendo cada vez mais tempo no trânsito, gerando mais stress e menos qualidade de vida, em um ciclo vicioso cada vez mais difícil de apaziguar. Dentre as pesquisas mais recentes que confirmam tal situação caótica, podemos citar:

•Um milhão de pessoas passam mais de duas horas no trânsito para ir ao trabalho

•São Paulo perde no trânsito cerca de 33,5 bilhões de reais por ano, ou quase 10% do seu PIB (pesquisa de 2008)

•Já o Rio de Janeiro perde 12 bilhões de reais por ano no trânsito (pesquisa de 2010)

•Entre as grandes capitais, Belo Horizonte tem o pior trânsito.

Diante dessa realidade, a bicicleta aparece como uma boa opção de transporte sustentável, uma vez que é um veículo limpo, eficiente e que melhora a qualidade de vida do cidadão. Porém, é necessário que haja incentivos e estímulos para uma prática segura desse meio de transporte, bem como um melhor convívio no trânsito.

Pensando nisso, o Bike Anjo, junto com mais 25 parceiros estão promovendo, em âmbito nacional, a campanha “De Bike ao Trabalho”, no qual se promove o uso da bicicleta como um possível, saudável e inteligente meio de transporte.

O dia De Bike ao Trabalho acontecerá no próximo dia 10 de maio, segunda Sexta-feira do mês, e é inspirado no Bike To Work Day, um evento anual realizado em várias partes do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho.

O movimento começou nos Estados Unidos, em 1956, organizado pela League of American Bicyclists. No Brasil não há um início oficial, porém 2013 será o primeiro ano de ação em âmbito nacional com a rede do Bike Anjo.

Nessa 1a edição no Brasil, parceiros locais de todo o Brasil estão se mobilizando para organizar atividades, como oficinas de aprendizagem para iniciantes no mundo da bicicleta, café da manhã para quem for de bicicleta ao trabalho, campanhas de adesão de empresas para estimular o uso da bicicleta por seus funcionários, além de muitas outras novidades.  A campanha foi lançada no dia 1 de maio, dia do trabalhador, e contará com iniciativas durante todo o mês de maio.

Além das atividades propostas pelos parceiros, empresas, organizações e governo podem inscrever iniciativas que estão realizando para serem uma organização amiga do ciclista. Para saber como participar e aderir, acesse: debikeaotrabalho.org

Informações: Bike Anjo (Via Blog Mobilidde Urbana)

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Cartões do bilhete único começam a ser entregues em Fortaleza

A primeira remessa de cartões do Bilhete Único começa a ser entregue nesta segunda-feira (6), em Fortaleza. De acordo com a Empresa de Transprte Urbano de Fortaleza (Etufor), os primeiros 8.912 usuários que solicitaram o benefício, entre os dias 22 e 23 de abril, já podem receber seu bilhete único nos postos de atendimento onde fizeram a solicitação. Para os estudantes, a entrega será feita exclusivamente na sede da Etufor, independente do local em quem foi feita a solicitação.

Para receber o cartão, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de cadastro (protocolo). Quem possuía o vale transporte eletrônico antigo, também deve levá-lo para fazer a troca. Os estudantes só poderão receber o cartão do bilhete único na sede da Etufor. Até este domingo (5), foram solicitados 55.567 bilhetes. O Bilhete Único permite que o passageiros pegue quantos ônibus quiser no intervalo de duas horas pagando apenas uma passagem.


Novas remessas dos cartões estarão sendo entregues nos postos, conforme a data marcada no comprovante da solicitação. Para aqueles que ainda não se cadastraram, um novo posto de atendimento foi instalado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), localizado na Avenida Godofredo Maciel. Esse posto terá funcionamento das 8h às 16h. Além dos pontos já existentes (Sindiônibus, Etufor, terminais, Praça José de Alencar e Praça Coração de Jesus), outros locais  - como alguns shoppings e universidades - também farão, em breve, o cadastramento dos usuários de transprte coletivo.

Para fazer o cadastramento, os usuários deverão apresentar os seguintes documentos: CPF, RG e comprovante de residência com CEP. Quem possui o vale transporte eletrônico, o cartão avulso ou a carteira de estudante também deverá apresentá-los. Após o cadastro dos dados, os interessados farão a biometria facial, um registro fotográfico para garantir mais segurança ao sistema.

Para agilizar o atendimento, a prefeitura disponibiliza uma página de pré-cadastro na internet. Os interessados devem acessar os sites da Prefeitura de Fortaleza, do Sindiônibus ou do Vale Transporte Eletrônico e realizar pré-cadastro. Ao final do pré-cadastramento será gerado um número de protocolo que deverá ser apresentado em um dos pontos dos 11 pontos para confirmação dos dados. Os usuários que realizarem o pré-cadastramento também deverão fazer a biometria facial.

Serviço
Onde realizar o cadastro:
Nos sete terminais de integração (de 6h até 21h)
Sedes da Etufor e do Sindiônibus (de 7h até 17h)
Estandes nas praças Coração de Jesus e José de Alencar (de 7h até 18h)

Informações: G1 CE
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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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