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Pernambuco: Obras do terminal Integrado de Cosme e Damião e a Radial da Copa estão atrasadas

sexta-feira, 29 de março de 2013

O tempo, agora, é o maior inimigo. Quem trabalha diretamente nas obras de mobilidade para a Copa das Confederações, que acontece no próximo mês de junho, com jogos na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, corre para entregar tudo no prazo previsto. Em alguns desses canteiros, como o Terminal Integrado de Cosme e Damião e a Radial da Copa, o tempo estipulado já acabou. Muitos afirmam que vai ficar pronto, mas tudo em cima da hora.

A expressão hoje é usada tanto pela cúpula das Secretarias da Cidades e Extraordinária da Copa quanto pelos operários que estão com a mão na massa, literalmente. Essa massa pode ser representada pelo barro que ainda ocupa muitos locais, onde já deveriam estar o asfalto e prédios prontos para serem inaugurados, como em Cosme e Damião, na Várzea, Recife.

A estação de metrô, que leva o mesmo nome do terminal e faz parte do complexo, está 95% pronta. Os trens, inclusive, já trafegam por ele, apesar de ainda não poderem realizar o embarque e desembarque de passageiros.
“Estamos com tudo praticamente pronto. Falta o acabamento da estação para poder entregar no prazo”, disse um dos engenheiros da obra, de responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos(CBTU). “Agora é torcer e correr para que a obra do TI de Cosme e Damião também fique pronta, dando suporte necessário ao público. E também torcer para não chover”, citou o profissional, que preferiu não ser identificado. A obra é de responsabilidade do governo do Estado.

O inverno é realmente uma preocupação. Em maio, começa a estação chuvosa na Região Metropolitana do Recife (RMR) e junho é considerado o mês com maior índice pluviométrico. Como a maior parte da construção de Cosme e Damião ainda é um grande canteiro, com muito barro, a água poderia atrasar a obra ainda mais.

O novo terminal é um dos principais acessos para chegar à Arena Pernambuco. É de lá que vão sair os ônibus para o estádio, usando como via principal a nova ponte, que faz parte do complexo da Radial da Copa. A ponte também está quase pronta e deve ser entregue em junho. “Já pediram para a gente correr. Mas acho que só fica pronto mesmo em junho, em cima da hora”, disse um dos encarregados pela obra, que também optou pelo anonimato.

O Ramal da Copa será uma via com 6,3 quilômetros, que ligará a Avenida Belmino Correia (PE-05), em Camaragibe, ao lado da Estação Camaragibe do metrô, à BR-408 e à Arena da Copa, passando pelo TI de Cosme e Damião. Terá duas faixas exclusivas para o transporte público, seis para veículos particulares (três em cada sentido), ciclovia e calçadas. No total, terá 32 metros de largura.

Por João Carvalho
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Em Fortaleza, Itinerário da linha Siqueira/Praia Iracema é alterado; veja como fica

O itinerário da linha do ônibus Siqueira/Praia Iracema (073) será alterado a partir da próxima segunda-feira, 1º. A alteração ocorrerá na região da Praia de Iracema, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). 

Os coletivos que seguem pela avenida Historiador Raimundo Girão e, no itinerário original, dobravam na avenida Barão de Studart, agora terão de dobrar na avenida Rui Barbosa, para acessar a rua Tenente Benévolo e continuar pela rota vigente. 

Ou seja, os usuários terão de se deslocar para as paradas localizadas na avenisa Rui Barbosa, entre a avenida Historiador Raimundo Girão e rua Tenente Benévolo, para pegar os ônibus da linha 073 - Siqueira/Praia Iracema.

Para comunicar a alteração, informativos e panfletos serão distribuídos nos ônibus e agentes da Etufor e do Sindiônibus estarão tirando as dúvidas dos usuários no local onde ocorrerá a intervenção.

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Bibliotecas são instaladas em pontos de ônibus de Curitiba

quinta-feira, 28 de março de 2013

Usuários do transporte coletivo de Curitiba podem, a partir desta quinta-feira, pegar livros emprestados gratuitamente em bibliotecas instaladas dentro das estações-tubo - pontos de ônibus em forma tubular utilizados em diversas linhas da cidade.

A primeira Tuboteca foi implantada na estação da praça Rui Barbosa, no centro da capital paranaense. A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário de Curitiba, celebrado nesta sexta-feira (29).

O projeto-piloto da prefeitura prevê a instalação de dez Tubotecas, sendo quatro na praça Rui Barbosa, duas unidades na rua Presidente Faria, em frente aos Correios, uma na praça Carlos Gomes, uma na rua Lourenço Pinto e duas na avenida Marechal Floriano Peixoto, esquina com a Linha Verde. Não são necessárias fichas ou qualquer tipo de cadastro para que a pessoa possa pegar um livro.

A bancária Jaqueline Pinheiro, usuária regular do transporte coletivo de Curitiba, aprovou a ideia, mas não concorda com a falta de controle dos empréstimos dos livros. "Eu achei o projeto muito interessante e vou aproveitar bastante, mas muita gente vai pegar os livros e não devolver", afirma.

Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), responsável pelo projeto, destaca que as taxas de vandalismo de bens públicos são baixas na capital paranaense, por isso acredita que a ideia de emprestar as obras livremente deve funcionar. "É o primeiro projeto desse estilo elaborado pelo poder público que conhecemos. Fundamentalmente, o que nós estamos estimulando é que a população curitibana tenha livros à disposição para sua livre circulação", afirma.

Simara Hilbert, cobradora da estação-tubo da Rui Barbosa há cinco meses, acredita que a população fará o papel de fiscal dos livros. "Se eu ver alguém rasgando ou jogando os livros no chão, vou chamar a atenção. Se todo mundo fizer a sua parte, acredito que vai funcionar", diz.

Leitora assídua de Sidney Sheldon, a cobradora afirma que pretende levar diversos livros para casa, inclusive para os filhos.

Segundo o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, todas as obras disponibilizadas pela prefeitura são títulos atuais, de diversos estilos e ainda à venda em livrarias. "Além de emprestar, as pessoas também poderão doar livros para as Tubotecas. Queremos que a população participe. A ideia é incentivar a leitura e também a confiança nas pessoas", afirma.

As outras Tubotecas serão inauguradas nas próximas semanas. Segundo o prefeito, a ideia é expandir o projeto para as Unidades de Saúde do município.

Algumas estações-tubo terão agentes de leitura para dar orientações sobre autores e títulos. A dona de casa Neusa Maria da Costa pediu ajuda para a agente da Rui Barbosa e escolheu um livro para levar para casa. "É bom aproveitar o tempo livre enquanto a gente espera o ônibus para ler, além também de podermos ler durante o trajeto", diz.

Como doar
As doações de livros podem ser feitas nas Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba, na sede do órgão, no IPPUC e na sede da prefeitura.

Segundo a FCC, aceitam-se livros de literatura, contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infantojuvenil. Não serão aceitas publicações didáticas, técnicas, religiosas, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório e pornográfico.

Pessoas interessadas em doar acima de mil volumes precisarão se adequar a um Edital de Chamamento Público, que será lançado nos próximos dias.

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Dois novos trens do Metrô do Recife entram na fase de teste para funcionar na Linha Sul

A CBTU Recife está finalizando os testes de dois novos trens, visando à liberação para funcionarem na Linha Sul (Recife / Cajueiro Seco).  Esses trens são os primeiros de um total de 15 adquiridos pela CBTU à empresa CAF do Brasil, fabricante do equipamento.  Os outros trens serão liberados ao longo deste ano, e até dezembro toda nova frota estará em operação. 

Nesta fase dos testes os trens prestam serviço aos usuários e tem a sua operação monitorada por técnicos, que realizam os ajustes operacionais e avaliam os sistemas de interface com os usuários, tais como: sonorização, intercomunicadores, sistema interno de TV e sistema de abertura e fechamento de portas. 

Esses novos trens foram especificados com tecnologia de alta performance, possuindo os equipamentos de mais alta tecnologia disponíveis no mercado para sistema de Metrô, sendo considerado um dos trens mais modernos do Brasil. 

CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS E TÉCNICAS DOS NOVOS TRENS 
Maior aceleração e redução do tempo de frenagem, resultando em aumento da velocidade média e redução no tempo de viagem (o trem chega a atingir 90 km/h e para em poucos segundos, possui taxa de aceleração de 1 m/s2 e taxa de frenagem de 1,5m/s2). 

Redução do consumo de energia de tração em cerca de 30%, através do aproveitamento do esforço de frenagem que é transformado em corrente elétrica, que será utilizada por outro trem. Bom para a empresa e bom para o planeta. 

Climatizado com sistema de ar-condicionado de baixo ruído. 

Acesso universal garantido – possui rampa e espaço exclusivo para cadeirantes, bancos preferenciais para deficientes, idosos e obesos, sinalização para deficientes auditivos e visuais e sistema de comunicação entre usuários e operador do trem. 

Melhoria da segurança pessoal do usuário, que agora irá dispor de um amplo sistema de câmeras de monitoramento com gravação. 

Os usuários também contarão com um sistema de TV, painéis de aviso dinâmico e de sonorização, para facilitar a obtenção das informações operacionais, entretenimento e notícias. A informação da localização das estações será fornecida via GPS. 

Novidade na abertura das portas que agora vão permitir a abertura individual nos horários de baixa demanda, o que agiliza o embarque e o desembarque dos passageiros, além de economizar energia. 

Os usuários vão poder transitar dentro do trem, de um carro para o outro, distribuindo melhor a ocupação dos espaços, tornando a viagem mais confortável nos horários de maiores demandas.

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Problemas nas vias de Campinas comprometem transporte público

Moradores da região do entorno de Viracopos em Campinas reclamam dos problemas de acesso às regiões de Chácaras da área dos bairros Vista Alegre e Pouso Alegre. A principal via é a estrada municipal que serve de desvio para motoristas que querem escapar do pedágio de Indaiatuba. O problema segundo moradores, é que além da estrada ser de terra, a manutenção está bastante comprometida e se agrava após as chuvas.

A situação  reflete no transporte público, que por muitas vezes não consegue entrar nos bairros. Nesta quarta-feira (27/03), inclusive, um ônibus da linha 1.96 ficou atolado e não conseguiu seguir o itinerário. A dona de casa Eliza Beta Novak mora em uma das chácaras há 17 anos. Ela comenta que o problema na estrada já vem de algum tempo, com constantes crateras e não raro a suspensão do transporte para quem mora naquela área. Eliza resume o cenário do local.

O Secretário de Serviços de Públicos de Campinas, Ernesto Paulela, reconhece a necessidade de manutenção da estrada. Segundo ele, alguns outros bairros estão recebendo os serviços, como a região do Satélite Íris. Após o término nesta área, secretário garante que o maquinário vai para o entorno de Viracopos, já na próxima semana.

Esta realidade de problemas de acesso, e como consequência, comprometimento no transporte público não é exclusividade da região em que Eliza mora.

Segundo um levantamento das concessionárias que atuam no transporte público de Campinas, pelo menos oito linhas de ônibus passam por vias de terra, por exemplo, nas regiões dos DICs, Jardim Fernanda e Satélite Íris. Além dessas, outras 17 linhas trafegam por ruas e avenidas com condições precárias para o tráfego de veículos, devido buracos, crateras e má conservação. É o caso de bairros como Jardim Novo Maracanã, Pq. Valença II e região do Itajaí.

Para as cooperativas que fazem transporte na cidade, o grande problema são os buracos. Um dos representantes de uma destas cooperativas, que não quis se identificar confirmou o problema, que reflete no desgaste dos veículos. Ele comentou que as molas de amortecimento têm que ser trocadas com regularidade.

Paulela, diz que nestes casos estão sendo realizados por toda cidade a operação tapa-buraco, mas que de fato é um processo que demanda tempo. Sobre as demandas no transporte público, ele afirma que não chegaram à Secretaria.

As concessionárias disseram que os problemas nos asfaltos são comunicados as Administrações Regionais. Eles também reforçam que a Emdec tem ciência dos problemas, já que é responsável pelas fiscalizações de itinerários do transporte.

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GDF abre propostas de empresas para licitação do transporte público

O governo do Distrito Federal (GDF) abriu nesta quinta-feira (28) os envelopes de duas empresas habilitadas para concorrer ao novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) do Distrito Federal. Elas disputarão a operação das linhas de ônibus que circularão na bacia 3, que inclui 483 ônibus que circularão em Samambaia, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante e Recanto das Emas.

De acordo com o GDF, estão na disputa o Consórcio HP-ITA, de Goiás, e a Auto Viação Marechal LTDA, de Curitiba. A proposta que oferecer o menor preço vencerá a licitação. O GDF informou que outras oito empresas tiveram os respectivos envelopes devolvidos por não terem sido aprovadas para disputar a concorrência.

A previsão é que o nome da vencedora seja divulgado em até dez dias. Ficará faltando a definição dos vencedores da operação das bacias 1 e 4. Nesta quarta (27), o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, afirmou que o processo de licitação dos ônibus do DF será concluído em 50 dias. Segundo ele, a previsão é que toda a nova frota esteja nas ruas até setembro deste ano.

“Se não houver nenhuma ação, nenhum recurso, assinamos o contrato da bacia 3 em 20 dias. O lote 4 devemos resolver em 10 dias, e o lote 1 em mais 20 dias. Vamos encerrar essa licitação em um mês e meio, 50 dias”, disse o secretário.

3 mil ônibus novos
A concorrência pelo transporte público do DF é dividida em cinco bacias. A empresa que vence uma etapa fica impedida de disputar outro lote. Ao todo, 3 mil novos ônibus estarão nas ruas. A previsão do governo é que 700 veículos entre os 3.900 da frota atual permaneçam em operação.

A Viação Pioneira, que já assinou contrato com o GDF, será responsável pela bacia 2, com 640 ônibus. Esse lote se refere às regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.
Ilustração com a divisão do DF nas cinco bacias onde os ônibus vão circular  (Foto: GDF / Reprodução)
A Expresso São José foi a vencedora da concorrência para a bacia 5, que atende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SAI, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga, e terá 576 veículos circulando.

A bacia 4 contará com 464 veículos que vão atender parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte do Park Way. A bacia 1, com uma frota de 417 ônibus, vai atender as regiões de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.

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