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Goiânia: Começa na Avenida T-63 construção do corredor exclusivo para ônibus

terça-feira, 5 de março de 2013

As obras para criar um corredor exclusivo para ônibus na Avenida T-63, uma das mais importantes de Goiânia, foram lançadas nesta terça-feira (5). O projeto, que visa melhorar a qualidade dos serviços do transporte coletivo, não é visto com bons olhos por motoristas e comerciantes do local. Para eles, o trânsito vai ficar mais lento e o movimento do comércio cairá drasticamente com a obra.

De acordo com o projeto elaborado pela prefeitura municipal, a intenção é priorizar o fluxo de ônibus, aumentando em um terço a velocidade deles na avenida, que tem 5,7 km de extensão e corta vários dos bairros mais populosos da cidade. Pela T-63, circulam nove linhas do transporte coletivo, transportando 80 mil passageiros em 86 ônibus. Ainda está prevista a instalação de 24 novos pontos de embarque e desembarque, além de radares para flagrar motoristas que desrespeitarem novas regras.

Com a implantação do corredor, o estacionamento ao longo da avenida será proibido e os carros só poderão trafegar na pista exclusiva dos ônibus se forem virar a direita.
A mudança agrada os usuários do transporte coletivo. "Facilita a questão do tempo. Podemos chegar mais rápido ao local de serviço", explica o professor Henrique Alves.

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Fortaleza ganha 50 novos ônibus acessíveis, cidade passa a ter agora 1.128 ônibus adaptados

Nos dois primeiros meses deste ano, 50 ônibus acessíveis para deficientes físicos foram incorporados à frota de transporte coletivo de Fortaleza. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), com a inclusão dos veículos, a Capital passa a ter 1.128 ônibus  acessíveis, o que representa 58,65% da frota total, hoje, composta por 1.923 coletivos cadastrados.

Os veículos são equipados com elevador acoplado, área para cadeirantes e assentos preferenciais para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Os ônibus devem ser distribuídos nas linhas do sistema de acordo com as solicitações das comunidades e avaliação técnica da Etufor, que considera os bairros com maior número de pessoas nessas condições.

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Rodoviários de Juiz de Fora entram em greve deixando milhares de usuários sem transporte coletivo

Com a greve de cobradores e motoristas no transporte coletivo, os juiz-foranos enfrentam dificuldades para voltar para casa. No início da noite, os pontos de ônibus da Avenida Rio Branco se transformaram em locais para a espera de táxis. Dezenas de pessoas aguardaram até três horas por um carro disponível. Este foi o caso da aposentada Lúcia Guedes, 72 anos, que, após uma sessão de fisioterapia, não encontrou táxi para voltar para casa. "É um total descaso com a população.

Sofro de problemas de coluna e estou há horas esperando por um carro. Dá vontade de desistir, mas não tenho como ir embora", reclamou. Ao contrário do que era esperado, o trânsito não sofreu grandes retenções entre 17h e 18h30. Em alguns trechos das principais vias, como no cruzamento entre as avenidas Presidente Itamar Franco e Rio Branco, policiais militares fizeram o controle do tráfego.

O Sindicomérico anuncia que irá entrar com "medida cautelar com um pedido de liminar para que seja cumprido o percentual mínimo de ônibus em circulação, garantindo, dessa forma, o transporte coletivo urbano, que é essencial." Por meio de nota, o sindicato explica que pedirá a manutenção de 80% dos carros nas ruas nos horários de pico e 50% nos demais horários. "A ação vai ser proposta contra o Sindicato dos Trabalhadores (Sinttro) e contra a Associação das Empresas de Transporte Coletivo (Astransp)."

A Prefeitura de Juiz de Fora publicou no final da tarde uma nota sobre as medidas adotadas pelo município diante da greve dos rodoviários. Segundo a PJF, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) solicitou ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) a indicação de um mediador para discutir o fim da greve dos trabalhadores das empresas de ônibus. Em ofício enviado ao desembargador José Murilo de Morais, presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região, o argumento principal versa sobre o fato de a adesão ao movimento ter sido de 100% da categoria, ou seja, nenhum ônibus saiu das garagens no decorrer do dia.

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Lei proíbe música alta nos ônibus de Cuiabá

segunda-feira, 4 de março de 2013

O incômodo da música alta dentro dos ônibus de transporte coletivo em Cuiabá, problema que atinge milhares de usuários que acabam sendo obrigados a conviver com a falta de bom senso e de respeito de algumas pessoas, pode estar com os dias contados. Isso porque o prefeito Mauro Mendes (PSB) sancionou em janeiro deste ano, uma lei aprovada pelo Legislativo que proíbe ouvir músicas ou similares no interior de ônibus e micro-ônibus do transporte coletivo da Capital no modo alto falante. O parágrafo único da lei enfatiza que o usuário só poderá ouvir músicas mediante uso de fones de ouvido.

Contudo, para que a lei seja, de fato, cumprida, dependerá primeiramente dos usuários incomodados com o problema que deverão cobrar providências das empresas concessionárias do transporte coletivo, as únicas responsáveis por fiscalizar e se preciso até “expulsar” dos ônibus qualquer pessoa que se recusar a cumprir a norma. Pela lei que já está em vigor desde 25 de Janeiro, data da publicação na Gazeta Municipal, os passageiros que se recusarem a cumprir a determinação e também a empresa que não coibir a infração poderão ser punidos com advertência pública, multa de 50 vezes o valor da passagem e ainda multa de 100 vezes o valor da passagem. Em valores, levando-se em conta o preço atual da passagem de R$ 2,95, as multas poderão ser de R$ 147,5 (50 passagens) e R$ 295 (100 passagens).

Diz o artigo segundo da lei municipal número 5.629, de autoria do vereador da legislatura passada, Antônio Fernandes (PSDB), que “as empresas concessionárias do transporte coletivo municipal deverão coibir o som alto afixando cartazes e advertindo o infrator. O usuário que negar-se a desligar o aparelho deverá ser retirado do interior do veículo. Caso seja impossível retirar o infrator através do diálogo, deverá o representante da empresa solicitar a presença de uma autoridade policial”.

Usuários de transporte coletivo da Capital que se sentirem prejudicados, deverão protocolar reclamação na Prefeitura de Cuiabá contra a empresa concessionária que não coibir o uso do som alto, para que sejam aplicadas as sanções contidas na lei.

A reportagem apurou que para isso a pessoa interessada em representar formalmente contra a empresa, deverá ir pessoalmente e protocolar um documento relatando o caso, no térreo da Prefeitura Municipal. Outras opções são ligar para a Polícia Militar no número 190 e também no disk-denúncia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável por atender os casos de poluição sonora. Os números são: (65) 6316-9614 e (65) 9982-3210. Até o momento, não foi registrada qualquer reclamação oficial sobre o problema, desde que a lei entrou em vigor, informa a Prefeitura de Cuiabá.

A Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos - (MTU) que representa as empresas de ônibus da Capital foi procurada para explicar quais as medidas que estão, ou que serão tomadas para informar sobre a lei aos usuários do transporte coletivo e exigir o cumprimento. Porém, informou que a assessoria jurídica está analisando a lei e que deverá se posicionar sobre o assunto nesta terça-feira (05).

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Prefeitura de Goiânia lança obra do corredor T-63

O prefeito Paulo Garcia lança amanhã (5), às 8h, na Praça Felix de Bulhões, no Parque Anhanguera, a obra do corredor T-63. Além do recapeamento do asfalto, o corredor preferencial contará com faixa para ônibus, ciclovia, sinalização vertical e horizontal e fiscalização eletrônica.
Foto: Blog Rede Integrada de Transporte
A previsão é de que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMT) conclua até o final deste mês a sinalização deste corredor. Após a liberação para uso, a fiscalização de trânsito será feita, inicialmente, de forma presencial até que os equipamentos eletrônicos para o corredor sejam instalados. 

De acordo com o projeto, novos abrigos serão instalados nos 24 pontos de parada ao longo do corredor que tem início na Avenida Campos Sales, no Bairro Anhanguera, segue pela T-63 até a Avenida Xavier de Almeida, no Terminal Isidória. Ao todo, o corredor T-63 tem seis quilômetros de extensão, onde passam cerca de 80 mil usuários do transporte coletivo. A frota operante é de 86 ônibus que realizam 562 viagens por dia.

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Governo de Pernambuco entrega primeiras intervenções do Corredor Exclusivo de ônibus Norte/Sul

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o Secretário das Cidades, Danilo Cabral, entregaram no início de fevereiro, as primeiras intervenções do Corredor Exclusivo de Ônibus Norte/Sul - obra integrante do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB). A solenidade foi marcada pela liberação do Viaduto Bajado, localizado nos Bultrins (sentido Recife/Paulista) e pela entrega de 13 km de corredor Exclusivo de Ônibus, entre o Terminal Integrado Igarassu e o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista.

O elevado beneficia os cerca de quatro mil veículos que trafegam pela área diariamente no sentido Recife/Paulista. Além deste viaduto, outro está sendo construído no sentido inverso (Paulista/Recife), cuja entrega será feita no segundo semestre deste ano. Juntos, os dois equipamentos somam um investimento de R$ 16 milhões.

Para o secretário Danilo Cabral, responsável por gerenciar mais de 15 obras de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana do Recife, com esta primeira entrega os usuários do Sistema de Transporte já começarão a sentir as mudanças. “Com a liberação dos 13 km, as linhas de ônibus voltam a circular no canteiro central, deixando de disputar o espaço com o carro e saindo dos engarrafamentos. Isto significa ganho de tempo na vida do trabalhador”, ressaltou.

 Além disso, com o funcionamento do viaduto Bajado, nos Bultrins, o tráfego da área passa a ter mais velocidade. “Ganha o usuário do transporte coletivo, ganha o motorista de carro e dos demais veículos que circulam na área”, pontuou o secretário.
O Governador Eduardo Campos lembrou que quando todo o corredor estiver pronto, as viagens de ônibus serão mais rápidas. “Quando todo o percurso de 32 quilômetros estiver concluído, vamos encurtar a viagem do trabalhador em uma hora”, garantiu o governador, adiantando que até o final deste ano todo o corredor Norte/Sul será entregue à população.

Ordenamento do tráfego: Participaram da ação agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Batalhão da Polícia Rodoviária de Pernambuco (BPRV), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Pernambuco (BPTRAN-PE) e da Prefeitura Municipal de Olinda que estavam no local ordenando o tráfego local.

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