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Mobilidade urbana em Salvador tem verba assegurada de R$ 900 milhões

domingo, 24 de fevereiro de 2013

A disponibilidade de recursos para a implantação das vias transversais estruturadoras da malha viária de Salvador foram asseguradas durante a semana pelo governo federal.

A verba permitirá a extensão do transporte de massa para o interior do miolo da cidade, beneficiando bairros como Cajazeiras e Fazenda Grande, entre muitos outros.

As vias alimentarão o Sistema Metroviário Salvador / Lauro de Freitas (Metrô da Paralela). Os projetos passam a fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Serão cerca de R$ 900 milhões, distribuídos em cinco intervenções estruturantes para a mobilidade urbana de Salvador. A confirmação orçamentária foi dada pela presidente Dilma Rousseff ao governador Jaques Wagner.

As vias alimentadoras estão divididas em dois grupos: Sistema Alimentador 1, composto pelas duplicações da Avenida Pinto de Aguiar e Gal Costa, e construção da Ligação Lobato e Pirajá, ligando a Estação Pirajá à Avenida Suburbana.

Já o Sistema Alimentador 2 compreende a duplicação da Avenida Orlando Gomes, com um complexo de viadutos passando sobre a Paralela, o que permitirá a ligação da Orlando Gomes à Avenida 29 de Março, a ser implantada.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Rui Costa, responsável por essas intervenções e pelo metrô, a oficialização da inclusão dessas obras no PAC Mobilidade deve ser publicada em edição do Diário Oficial da União da próxima semana.

“O governo estadual apresentou os projetos e conseguiu incluí-los no PAC. Inicia-se uma nova etapa de obras estaduais na capital baiana, transformando o sistema de transporte e melhorando o trânsito da cidade. Estamos prontos para iniciar os processos licitatórios”, disse Rui Costa.

O secretário informou, ainda, que o lançamento das licitações vai ocorrer a partir de março. A previsão do Estado é que as obras sejam iniciadas já no primeiro semestre deste ano.

Em relação ao Sistema Metroviário Salvador / Lauro de Freitas, Rui Costa informou que o processo de negociação com a prefeitura de Salvador, iniciado em 2012, continua e que, a partir da transferência do metrô para o estado, a licitação será lançada. “Estamos dialogando com a prefeitura, superamos vários pontos e esperamos um retorno positivo. Nosso objetivo é recepcionar o metrô o mais rápido possível”.

Imbuí e Narandiba 
Outras realizações anunciadas pelo Governo da Bahia são a implantação do complexo de viadutos do Imbuí, que teve edital de licitação lançado no início deste mês ,o complexo de viadutos de Narandiba, que trará solução definitiva para o acesso do início da Paralela aos bairros de Narandiba, Tancredo Neves, Cabula e Sabueiro, e a alça ligando a Avenida Luís Eduardo à BR- 116, criando um acesso direto para o Iguatemi e a região do Bonocô.

Essas obras somam investimentos estaduais superiores a R$ 100 milhões. 

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Prefeitura de São Paulo vai pôr dinheiro na construção de uma estação de Metrô no Jardim Ângela

Pela primeira vez desde que o Metrô passou a ser administrado pelo governo do Estado, a Prefeitura de São Paulo vai pôr dinheiro na construção de uma estação. A obra ficará no Jardim Ângela, zona sul, e será o ponto final da Linha 5-Lilás. As negociações já começaram entre as duas esferas administrativas, mas ainda não há prazo para o início da construção.

De acordo com a gestão Fernando Haddad (PT), a construção será tocada pelo próprio Metrô. A nova extensão da Linha 5, que atualmente opera entre o Capão Redondo e o Largo 13, em Santo Amaro, terá cerca de 4 km de comprimento e três estações: Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela.

Outro prolongamento, na ponta oposta do ramal, já está em andamento e seguirá, por túneis de 11,5 km, com 11 estações, até a Chácara Klabin. Com investimento de R$ 6,9 bilhões, o trecho deve ficar pronto em dois anos. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


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Tarifa técnica pode chegar a R$ 2,78 em Curitiba em 2013, diz Urbs

As contas apresentadas pelo diretor jurídico da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rodrigo Grevetti, na audiência pública promovida pelo órgão para discutir a tarifa do transporte coletivo na capital paranaense, na sexta-feira (22), mostram que a tarifa técnica pode chegar a R$ 2,78 em Curitiba no ano de 2013. Na integração metropolitana, conforme a prefeitura, o custo por passageiro pode ser de até R$ 4,10, com uma tarifa técnica de R$ 3,05, que é a média entre esses dois custos, ponderada pelo número de passageiros no transporte urbano e no integrado metropolitano.

O diretor jurídico apresentou os cálculos básicos para que se chegue à tarifa técnica, que é paga às empresas de transporte. Ele mostrou que os gastos com salários, encargos e benefícios representam  45% da tarifa. Grevetti explicou como é feito o cálculo dos custos das empresas com combustível (pela tabela da Agência Nacional de Petróleo); lubrificantes (pela variação de preço), rodagem (cotação dos custos de pneus no mercado) e peças, acessórios e serviços de terceiros relativos à manutenção, pela variação dos preços.

Cerca de 300 pessoas, entre representantes sindicais, motoristas, cobradores, usuários e empresários do setor participaram do encontro e debateram sobre o custo do transporte na capital durante três horas.

“É a primeira vez que se faz uma audiência para ouvir a sociedade sobre a tarifa e o processo de negociação dos salários de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas. Todas as críticas, as denúncias, os problemas levantados aqui serão estudados, debatidos, para que possamos chegar a bons resultados. E ainda vamos fazer a segunda, a terceira, muitas outras reuniões como essa”, disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório.

A prefeitura informou que as perguntas feitas por escrito serão respondidas e publicadas no site da Urbs, assim como a apresentação feita pelo diretor jurídico do órgão.

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Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam cerca de 700 mil pessoas diariamente, será completamente restaurada

A Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam cerca de 700 mil pessoas diariamente, será completamente restaurada. No total, o GDF investirá R$ 800 mil em serviços de pintura, reforma geral dos banheiros, recuperação dos pisos e tetos. Para garantir maior acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, serão instalados piso tátil e placas de comunicação visual. De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes, a previsão é que as obras comecem em março e sejam concluídas em 180 dias.

"O objetivo é acolher melhor o cidadão, oferecendo um ambiente agradável e confortável. Desde 1998, a rodoviária não recebia uma reforma como essa", destaca o administrador do local, Severiano Rodrigues Viana.

O revestimento de mármore, o concreto aparente, os tetos e viadutos serão limpos e receberão verniz antipichação. A substância utilizada nesse processo permite a fácil remoção das tintas aplicadas sobre as estruturas, além de dar brilho e proteção.

As obras incluem também melhorias no sistema de captação de águas pluviais, localizado na plataforma superior. Já os banheiros ganharão novo projeto arquitetônico.

A estudante Ivanilde Marques, 39, que mora no Riacho Fundo I, passa pela Rodoviária do Plano Piloto com bastante frequência e acredita que as medidas vão beneficiar a população. "A rodoviária precisa receber esse tipo de ação. Para quem utiliza o local constantemente, como é o meu caso, encontrar o espaço em bom estado de conservação, com infraestrutura reforçada e limpo, faz toda a diferença", ressalta.

Balanço – A Rodoviária do Plano Piloto recebeu, nos últimos dois anos, diversas melhorias. Os usuários do local contam hoje com a troca das 12 escadas rolantes, em funcionamento desde outubro de 2012. Também foi firmado contrato para manutenção dos quatro elevadores.

Houve, ainda, a construção de fraldário e bicicletário, revitalização dos 107 painéis de identificação das plataformas, instalação de equipamentos para consulta dos horários de ônibus, recuperação dos locais que abrigam os contêineres e melhoria da iluminação pública.

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Em Blumenau, Tarifa de ônibus será de R$ 3,05 a partir de 11 de março

No final da manhã desta sexta-feira, o prefeito Napoleão Bernardes assinou o decreto que aumenta a tarifa de ônibus do transporte coletivo para R$ 3,05. Durante a manhã, representantes do Seterb e da Procuradoria Geral do Município estiveram reunidos para discutir o aumento. A intenção era analisar todos os detalhes do levantamento feito pela autarquia para não haver problemas futuros. 

O valor foi apresentado pelo presidente do Seterb à população durante a reunião da Câmara desta quinta-feira. A princípio, o Consórcio Siga havia aprensentado um relatório ao Seterb pedindo o aumento para R$ 3,45. O novo valor da passagem entra em vigor dia 11 de março. 

Mesmo com o decreto assinado, os estudantes voltam a se reunir nesta sexta à tarde, às 17h30min, na praça da prefeitura, para discutir o aumento da tarifa e ações contra o aumento para a próxima semana. A diretora da União Blumenauense dos Estudantes (UBE), Michele Mantelli, disse que, a princípio, não há nenhuma passeata marcada para ocorrer hoje. A participação no encontro é aberta a toda comunidade.

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Em Marília, Empresas de transporte coletivo têm 30 dias para fazer transição

As empresas Viação Cidade Sorriso, de Curitiba (PR), e Grande Bauru, vencedoras da licitação para explorar o transporte coletivo em Marília terão 30 dias para realizar a transição. O prazo começa a valer com a publicação de um decreto da prefeitura comunicando a decisão da justiça que derrubou liminar de outras oito empresas concorrentes e acatou recurso das duas vencedoras. No final de março a população já deve contar com novo modelo de transporte coletivo.
O fim da Viação Circular na cidade
A principal mudança será a bilhetagem eletrônica, sistema pelo qual os passageiros não terão que retornar ao Terminal para trocar de ônibus. “O software para a compensação dos bilhetes de uma região para outra já foi adquirido”, explica o advogado das empresas, Cristiano Mazeto.

Outra novidade será o valor da passagem. Atualmente o mariliense desembolsa R$ 2,30. Na ocasião do processo licitatório foi divulgado o valor de R$ 2,15 para Grande Bauru, que atuará na zona norte, e de R$ 2,13 para Viação Cidade Sorriso, que será responsável pela zona sul.

As duas empresas já adquiriram 63 ônibus cada, todos licenciados em Marília. Sobre os planos de melhorias na prestação de serviços, a empresa informou que o conforto e qualidade compõem o estilo de trabalho que será assegurado aos clientes.

A empresa Viação Cidade Sorriso está no mercado há mais de 20 anos e atua em cidades como Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR), Itabuna (BA), Porto Seguro (BA), Uberlândia (MG), Paranaguá (PR) e Toledo (PR).A empresa recebeu prêmios na área de sustentabilidade e possui o ISO 9001. A garagem da Viação Cidade Sorriso está localizada na avenida Sampaio Vidal, 1.301 A.

Já a empresa Grande Bauru está há 55 anos no mercado de transporte e atua nas cidades de Bauru, São José dos Campos, Santos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Uberaba (MG), Campo Grande (MS), Maringá (PR), Londrina (PR), Apucarana (PR), Caxias do Sul (RS) e Rondonópolis (MT). A garagem da empresa está localizada na rua Marcos Bortion, 233, no Distrito Industrial I.

A população espera que o início das atividades em Marília represente a melhoria dos serviços.

A estudante Mariana Batista, 16, utiliza o transporte durante toda a semana e torce por mudanças positivas. Já a dona de casa Eunice Bueno, 63, que utiliza o transporte para ir até o trabalho acredita em benfeitorias para os usuários.

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No Recife, Programa Rios da Gente é exposto durante seminário

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, participou dia 20, na Faculdade de Direito do Recife, no centro da Cidade, do seminário “O novo Recife que precisamos”. Evento que acontece de 18 a 21 de fevereiro é coordenado pelo Grupo Estudantil Ateneu Pernambucano (FDR) e pelo Observatório do Recife e tem como proposta discutir os problema e pensar as soluções para a cidade.

Debatendo o painel “O Rio Capibaribe e as políticas estatais nas questões hídricas”, o secretário apresentou a um público formado por estudantes de várias áreas, em especial, de direito, um panorama sobre o Programa Rios da Gente que vai transformar o Rio Capibaribe, um dos principais cartões postais da cidade, em um corredor de transporte fluvial.

“Esse era um sonho antigo dos recifenses, e hoje estamos conseguindo tornar realidade. Além de resgatar o rio permitindo o seu uso como mais uma opção de corredor de transporte público, também estaremos devolvendo às pessoas a possibilidade de olhar para o Capibaribe como antigamente e que voltem a ter orgulho do mais importante cartão postal da cidade”, ressaltou Danilo, que na ocasião também apresentou as intervenções que o Estado de Pernambuco tem feito para melhorar a mobilidade do Recife, como a implantação dos vários corredores exclusivos de ônibus.

Do painel, também participou a Dra. em Engenharia Ambiental pela USP, Fátima Brayner, que apresentou um historio desde o século XVI sobre o Rio Capibaribe e a sua importância para a cidade do Recife. “O Rio Capibaribe, apesar de toda a sujeira que é lançada nele, continua no imaginário popular como parte importante do Recife, da beleza natural da cidade.” ressaltou a engenheira, mencionando versos de vários autores pernambucanos como João Cabral de Melo Neto, Josué de Castro e Austro Costa, e de movimentos culturais, como o Manguebeat  que tem como objeto o Rio Capibaribe. Ao final das explanações os alunos fizeram perguntas aos debatedores.

Durante o seminário também foram discutidos temas como controle urbano, educação, meio-ambiente e planejamento urbano. Após o seu encerramento todas as propostas apresentadas serão consolidadas e entregues ao Prefeito do Recife, Geraldo Julio. 

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São Paulo: Bilhete único mensal começa a valer em novembro

Uma das principais promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), o bilhete único mensal vai começar a ser usado em toda a capital a partir de novembro. Antes disso, em uma fase piloto, o serviço já estará disponível para portadores de deficiência, idosos e estudantes. O valor do bilhete ainda não foi definido pela Prefeitura.

Os cerca de 7 milhões de usuários dos ônibus da cidade terão de fazer pessoalmente o cadastro no novo sistema. O processo começa em abril. A cidade tem, atualmente, cerca de 22 milhões de bilhetes únicos ativos - que também são usados no metrô e nos trens. 

Conforme explicou com exclusividade para o Estado o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, antes do cadastro físico será preciso preencher uma ficha pela internet, onde o passageiro terá também de informar o número do CPF. Depois, de forma escalonada, os passageiros serão chamados para o cadastro físico, onde será colhida uma impressão digital - que será usada em um sistema de identificação biométrica para usar os cartões. "É um cadastramento complicado", disse o secretário, que analisa a contratação de estagiários para fazer esse processo.

A implementação do bilhete único mensal depende também da conclusão do processo de renovação da concessão do serviço de ônibus da cidade. Dos atuais oito consórcios que operam o transporte público municipal - divididos por regiões -, os novos contratos preveem apenas três empresas operando na capital. Os contratos atuais vencem em julho.

Validadores. A Prefeitura publicou anteontem, no Diário Oficial da Cidade, o edital para certificar empresas a fornecer os validadores do bilhete único mensal com leitura biométrica. O processo se encerra no fim do mês que vem. Cada um dos cerca de 15 mil ônibus e lotações da capital tem um.

"Os validadores terão de ter também GPS. Hoje, o ônibus não sai com validador desligado, mas pode sair sem GPS. Temos de mudar a tecnologia em função também de novas tecnologias que queremos instalar, como recarga na catraca, compra pela internet e pagamento com cartão do banco ou celular", afirmou o secretário. O acompanhamento eletrônico servirá para evitar fraudes. 

No ano passado, a campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) estimou em R$ 140 o valor do bilhete único mensal - o que daria para fazer, atualmente, 46 viagens de ônibus (com direito a transferência gratuita para até três ônibus em três horas). 

Sem falar no valor do novo bilhete - que também estará disponível na modalidade "bilhete semanal" -, Tatto reafirmou que a passagem de ônibus vai subir em junho, como já havia prometido o prefeito Fernando Haddad, e garantiu que o valor ficará dentro da inflação medida desde o último reajuste, em janeiro de 2011. Mas não revelou quanto custará a passagem.

Por Bruno Ribeiro e Caio do Valle - O Estado de S.Paulo


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