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Em São Paulo, Bilhete Único Mensal deve chegar no segundo semestre

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto,  afirmou nesta terça-feira, 22,  que começará em abril o cadastramento para os interessados no Bilhete Único Mensal, promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT). A Prefeitura estima que essa modalidade de carregamento deve funcionar a partir do segundo semestre deste ano.

O governo do Estado sinalizou que deve aderir ao projeto, incluindo o Metrô no sistema. A companhia, no entanto, faz estudos na tecnologia do Bilhete Único para avaliar como isso seria feito.

Tatto também afirmou que a Secretaria Municipal de Transportes está estudando como fazer a integração entre o sistema do Bilhete Único e o bancário - dessa maneira, o passageiro poderia carregar o seu bilhete pelo seu cartão de banco.

Entre outras mudanças anunciadas, também está a criação do sistema de biometria nos cartões do Bilhete Único. Segundo Tatto, a população terá de utilizar o cartão e a impressão digital como forma de evitar fraudes.

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Haddad critica paralisação e pede apuração de greve de ônibus em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad , criticou a greve dos motoristas e cobradores de ônibus da Viação Transpass, realizada nesta terça-feira, e informou ter pedido a apuração "rigorosa" por parte do secretário de Transportes Jilmar Tatto.

Visivelmente irritado, Haddad criticou o fato de não ter sido informado da paralisação na companhia, que tem 336 ônibus e atende principalmente a zona oeste de São Paulo, com 52 linhas.

"Não houve informação (da greve) dos trabalhadores e dos empresários", disse Haddad. "Pedi para ser rigoroso no cumprimento do contrato, pois, na minha opinião, o poder concedente é o primeiro a ser informado e tem de mediar o conflito", disse Haddad.

Veja as linhas que são atendidas pelo Paese: 

Garagem 1: Avenida Torres de Oliveira, 435 – Jaguaré 
13 Linhas

6032/10 – Pinheiros – Metrô Barra Funda 
6262/10 – CEASA – Terminal Bandeira 
702C/10 – Metrô Belém – Jardim Bonfiglioli 
8018/10 – Vila Sônia – Butantã 
8020/10 – Butantã – Shopping Morumbi 
802C/10 – CEASA – Largo da Concórdia 
8075/10 – Terminal Campo Limpo – Metrô Butantã 
819J/10 – Jardim Colombo – Pinheiros 
8252/10 – Metrô Barra Funda – Lapa 
875R/10 – Terminal Campo Limpo – Aclimação 
8700/10 – Terminal Campo Limpo – Praça Ramos 
8707/10 – Rio Pequeno – Terminal Princesa Isabel 
875C/10 – Terminal Lapa – Metrô Santa Cruz

Garagem 2: Rua Cesar Cavassi, 385 – Jardim D’Abril 
22 Linhas

6250/10 – Jardim Jaqueline – Terminal Bandeira 
714C/10 – COHAB Educandário – Largo da Pólvora 
715M/10 – Jardim Maria Luiza – Largo da Pólvora 
7458/10 – Jardim Boa Vista – Estação da Luz 
748A/10 – Jardim D’Abril – Lapa 
708A/41 – Jardim Peri-Peri - Lapa 
708A/42 – Vila Dalva – Lapa 
748R/10 – Jardim João XXIII – Barra Funda 
748R/41 – Jardim Boa Vista – Lapa 
748R/51 – COHAB Raposo Tavares – Lapa 
7545/10 – Jardim João XXIII – Praça Ramos 
771P/10 – Jardim João XXIII – Hospital das Clinicas 
778J/10 – Jardim Arpoador – Barra Funda 
775P/10 – Jardim Guaraú – Metrô Ana Rosa 
778J/41 – COHAB Raposo Tavares – Barra Funda 
778R/10 – COHAB Raposo Tavares – Terminal Princesa Isabel 
7903/10 – Jardim João XXII – Praça Ramos 
8023/10 – CDHU Munck – Butantã 
8077/10 – Jardim João XXIII – Butantã 
809D/10 – COHAB Educandário – Praça Ramos 
809R/10 – Rio Pequeno – Pinheiros 
8610/10 – Jardim Paulo VI – Terminal Bandeira

Informações: Último Segundo

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Reajuste de 20% eleva valor da tarifa de ônibus de Rio Claro, SP, para R$ 3

Com um reajuste de 20%, a tarifa de ônibus urbano de Rio Claro (SP) terá novo valor a partir do dia 27, último domingo de janeiro. A passagem do transporte coletivo passará dos atuais R$ 2,50 para R$ 3.

O último reajuste ocorreu há um ano e meio. Segundo a Prefeitura, a mudança é necessária para cobrir o aumento de preço dos itens que definem o cálculo tarifário, como óleo diesel, lubrificante, pneus, chassis e carroceria dos veículos e outros.

A frota da cidade conta hoje com 60 ônibus novos, segundo a administração municipal. A troca ocorreu em julho, como exigência para o novo contrato de concessão do transporte coletivo no município.

A média de passageiros transportados na cidade é superior a 530 mil usuários por mês, de acordo com o levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário feito entre janeiro e outubro do ano passado.

Região
Em São Carlos (SP), a tarifa do transporte coletivo sofreu um reajuste de 3,77%, subindo de R$ 2,65 para R$ 2,75 no dia 26 de dezembro do ano passado.

O pedido de reajuste foi feito pela empresa RMC Transportes Coletivos, responsável pela Athenas Paulista, e aprovado pela Prefeitura.

Para os moradores, o valor é muito alto para a qualidade do serviço prestado. Frota antiga, atrasos e lotação estão entre as reclamações dos usuários.

Em Araraquara (SP), o valor da tarifa foi reajustado pela última vez no dia 26 de fevereiro do ano passado, passando de R$ 2,50 para R$ 2,70. O aumento também desagradou a população.

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No Dist. Federal, Sistema de integração dos ônibus deve passar por mudanças e adaptações

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Após o primeiro dia de integração de ônibus no DF, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) planeja alguns ajustes no sistema. Segundo o órgão, será necessário readequar horários dos motoristas, itinerários, definir com precisão o momento de chegada dos ônibus nas paradas e informar cada vez mais a população sobre a nova estratégia do transporte coletivo.

Essas medidas começaram a ser tomadas ainda nesta segunda-feira (21/1). Ao todo, 150 mil panfletos estão sendo distribuídos nas paradas com orientações sobre as mudanças no sistema e os horários dos ônibus.

Nos principais pontos de ônibus nas rotas de integração, como Prala do Relógio, na Octogonal, no Complexo da Polícia Civil e na Rodoviária do Plano Piloto, é possível encontrar 20 funcionários que tiram dúvidas, além de receber e anotar sugestões dos usuários. Outros dez pesquisadores fazem rondas e tentam identificar problemas. Eles devem permanecer nos pontos de ônibus até quarta-feira (23/1), mas o prazo pode ser estendido se houver necessidade.
Foto: Blog Rede Integra de Transporte Coletivo
A expectativa do DFTrans é que, após esse período de avaliação, os ônibus passem a rodar também nos horários de pico. Atualmente eles circulam apenas entre as 8h e 17h nos dias de semana; entre 8h e meia-noite aos sábados; e entre 6h e meia-noite aos domingos e feriados.

A vantagem da integração é que o passageiro pode usar duas linhas para fazer um trajeto, e pagar apenas R$3, desde que as duas viagens aconteçam dentro de um intervalo de duas horas. Os ônibus que fazem parte desse novo sistema são identificados por um placa na parte dianteira do ônibus.

Sistema Integrado

Operação: integração de 50 linhas de ônibus que fazem o trajeto Ceilândia e Taguatinga com as sete que se destinam ao Plano Piloto, Guará I e II, Octogonal, Núcleo Bandeirante e Rodoviária Interestadual.
Beneficiados: cerca de 40 mil passageiros.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, das 8h à meia-noite. Domingos e feriados, das 6h à meia-noite.

Tempo máximo para integração: duas horas
Tarifa: R$ 3


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Manaus e Curitiba revisam planos de mobilidade urbana para a Copa

O monotrilho e o BRT (Bus Rapid Transit, em inglês, sistema de corredores exclusivos para ônibus), de Manaus não vão mais sair a tempo de transportar os torcedores para assistir os jogos da Copa do Mundo de 2014.

A alternativa agora será o transporte por ônibus, com estrutura similar à adotada durante o carnaval da cidade, segundo alternativa apresentada pela Unidade Gestora do Projeto Copa do Amazonas. No Paraná, o plano de mobilidade de Curitiba está sendo revisto. Foi criada uma comissão que vai reavaliar os prazos e projetos que estão sendo executados para o evento.

Os dois principais projetos de transporte de massa de Manaus custariam R$ 1,5 bilhão e saíram das responsabilidades para a Copa a pedido do governo do Amazonas. As obras do monotrilho e do BRT continuam a ser executadas pelo governo estadual e devem receber verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, que não tem exigência de conclusão até julho de 2014, como as obras previstas para o mundial.

Sem essas duas principais obras de mobilidade urbana, o governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus elaboraram novo plano operacional que prevê acesso dos torcedores à Arena da Amazônia majoritariamente por ônibus durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O planejamento estima que 69% dos torcedores que irão à Arena da Amazônia terão acesso por transporte coletivo. Já os ônibus de agências de turismo e hotéis transportarão 20% dos espectadores. Os 11% restantes usarão carros particulares ou outros meios. O estádio terá capacidade para 42 mil torcedores e tem previsão de entrega para dezembro deste ano.

De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto, as ações previstas são semelhantes às desenvolvidas nos grandes eventos que ocorrem anualmente na região do estádio, onde também está localizado o Sambódromo e o ginásio Arena Amadeu Teixeira. “A exemplo do que ocorre no carnaval, Carnaboi e Boi Manaus, quando mais de 150 mil pessoas vão ao Sambódromo, o trânsito também será alterado para viabilizar o deslocamento do público”, afirmou o coordenador.

Paraná

Já a Prefeitura de Curitiba instalou a Comissão de Revisão das Obras do PAC da Copa, que vai estudar a previsão de custos, o prazo e a qualidade de sete projetos de mobilidade urbana previstos para o mundial.

Entre as obras estão: corredor Aeroporto-Rodoferroviária; revitalização da Avenida Cândido de Abreu; corredor da Avenida Marechal Floriano Peixoto; Linha Verde Sul; reforma da Estação Rodoferroviária; ampliação do Terminal Santa Cândida; e implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, que irá monitorar o trânsito na capital paranaense.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba, os relatórios serão entregues mensalmente para o novo prefeito da cidade, Gustavo Fruet (PDT), que vai revisar os projetos que devem ser executados até julho de 2014.

Por Guilherme Soares Dias | Valor Econômico


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Estudantes de escolas públicas deixam de pagar ônibus em Ribeirão Preto a partir de fevereiro

A partir de 1º de fevereiro, estudantes das redes municipal e estadual estarão isentos de pagar passagens de ônibus urbano em Ribeirão Preto (SP). O anúncio foi realizado pelo superintendente da Transerp - empresa que administra o trânsito na cidade -, William Latuf, na manhã desta terça-feira (15). O benefício foi uma das promessas de campanha da prefeita Dárcy Vera (PSD).

Para ter direito ao auxílio, os alunos precisarão realizar um cadastro na Transerp. Entre os requisitos exigidos estão morar em Ribeirão e que a residência fique a, pelo menos, mil metros da unidade escolar em que o estudante estiver matriculado.

Segundo dados divuldados pela empresa, aproximadamente 20 mil crianças e adolescentes receberão o "passe livre" para uso diário em duas viagens - ida e volta. Atualmente, 14 mil alunos da rede pública recebem 50% de desconto nas passagens.

Os interessados no programa devem procurar os postos da Transerp na Rua São Sebastião, n.º 909, no Centro da cidade ou no Poupatempo, localizado no Novo Shopping. É necessário levar cópia do RG, comprovante de residência e declaração escolar atestando matrícula.

Estudantes de cursos técnicos, preparatórios para vestibular, graduação e pós-graduação em nível superior não receberão o benefício. Eles continuarão pagando 50% do valor dos bilhetes.

Reajuste
Durante a coletiva, o superintendente informou que o preço dos bilhetes - que hoje é de R$ 2,60 (comum) e R$ 2,80 (integrado) - deve ser reajustado até o primeiro semestre de 2014. O novo valor das passagens, no entanto, não foi divulgado.

Em abril do ano passado, durante processo de licitação para escolha da empresa que exploraria o transporte público em Ribeirão, o Consórcio Pró-urbano venceu a concorrência apresentando um valor de tarifa de R$ 2,74, R$ 0,14 a mais que o preço atual.

A Pró-Urbano também anunciou a extinção do bilhete integrado. A promessa é que o usuário com cartão poderá pegar outro ônibus sem ter que pagar a mais, desde que a segunda viagem seja feita em um intervalo de até duas horas da primeira.

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