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Tarifa de ônibus em Fortaleza volta a custar R$ 2

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Tribunal de Justiça do Ceará aceitou nesta quarta-feira (12) o pedido da prefeitura de Fortaleza para derrubar a liminar que autoriza o aumento do preço das passagens de ônibus. Na terça-feira (11), o preço cobrado pela passagem foi R$ 2,25; até segunda-feira (10), o preço era R$ 2. Ainda de acordo com a decisão, a passagem deve voltar a custar R$ 2 a partir da quinta-feira (13).

A decisão foi do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Arísio Lopes da Costa. Na decisão, o desembargador suspendeu a liminar que permitia a alta no preço das passagens. "Defiro a suspensão da decisão proferida pelo juízo da Primeira Vara da Fazenda Pública, certo ademais de que seus efeitos prevalecerão até o trânsito em julgado", afirma o desembargado, na decisão.

O aumento foi autorizado após decisão do juiz Hortêncio Augusto Pires, que derrubou na segunda-feira (10) a liminar da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da prefeitura de Fortaleza que impediam o aumento no preço da passagem. O juiz justificou que o aumento visa o equilíbrio financeiro entre gastos e arrecadação das empresas de transporte público da capital cearense.

A prefeitura havia alegado que o aumento da passagem foi feito de forma imediata, sem respeitar o prazo de 10 dias antes do anúncio, conforme determina a lei. A prefeitura recorreu da decisão na terça-feira.

Justificativa das empresas
De acordo com o sindiônibus, desde o ano passado houve investimento das empresa que ampliou em 70 veículo o número de ônibus da frota em Fortaleza. As empresas argumentam ainda que o aumento é necessário para compensar a inflação e aumento do salários do funcionário entre 2011 e 2012.

De acordo com a empresa, nesse período houve aumento de 8,3% no preço do óleo diesel; 17% no salários dos motoristas, cobradores e funcionários da manutenção e de setores administrativo; 23% na cesta básica dos trabalhadores; e 23% no vale alimentação.

Na ação das empresas que derrubou a liminar nesta segunda-feira, elas alegaram que o contrato firmado com o município de Fortaleza prevê que, no mês de novembro de cada ano, seja realizada revisão da tarifa (podendo o valor ser modificado para mais ou para menos). Afirmaram ainda que, embora tenham requerido administrativamente a revisão, não obtiveram resposta da Etufor, tendo a “inércia do poder público causado prejuízos diários às empresas consorciadas”.

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Rodoviária de Salvador oferece 1.800 horários extras no Natal e Ano Novo

Com o período de Natal e Ano Novo, quando milhares de pessoas deixam Salvador com destino ao interior e a outros estados, a Rodoviária de Salvador oferece 1.800 horários extras, além dos 540 horários regulares operados pelas empresas de ônibus.

A oferta vai atender um público de 320 mil passageiros que devem deixar a capital baiana entre 17 de 31 de dezembro, de acordo com informações da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Entre os destinos mais procurados, estão as cidades de Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Vitória da Conquista e Juazeiro, além das localidades ao longo da BA-099, Estrada do Coco e Linha Verde, no Litoral Norte, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano.

Para transtornos, a Agerba orienta que os passageiros comprem as passagens antecipadamente e chegam à rodoviária 20 minutos antes do horário marcado.

Durante o período de festas, a Agerba vai realizar fiscalizações em regime de plantão. Para fazer reclamações, os usuários podem procurar os postos localizados nos terminais rodoviários e a Ouvidoria, através do 0800-071-0080.

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Ônibus de São Bernardo do Campo terão rastreamento até junho de 2013

Até junho do ano que vem, todos os ônibus municipais de São Bernardo terão rastreamento por GPS. O objetivo é monitorar a frota para evitar atrasos e identificar em tempo real falhas no sistema. O investimento, feito pela concessionária SBC Trans, será de cerca de R$ 1,2 milhão por ano para manutenção.

A inovação é uma das soluções encontradas pela empresa para reduzir o número de reclamações de usuários. A cidade tem o maior índice de queixas da região, com cerca de 16 por dia. "O GPS irá nos ajudar a melhorar o monitoramento com informações em tempo real sobre velocidade, paradas e distância entre os carros", comenta o gerente de operações da SBC Trans, Nilson Matiolli Dantas.

Hoje, o Centro de Controle Operacional da empresa funciona com informações passadas por motoristas via rádio. "Esse processo ficará mais rápido e preciso. Caso um passageiro ligue para reclamar de uma linha, já saberemos imediatamente a causa do problema e em quanto tempo o ônibus chegará ao local", acrescenta Dantas. A cidade será a quarta da região a utilizar a tecnologia.
Para diminuir os problemas no atendimento aos usuários, a empresa organiza anualmente seminários sobre disciplina para motoristas e cobradores. Todos os cerca de 1.400 funcionários da operação passam pelo curso. "Em caso de reclamação nesse sentido, o empregado passa por uma reciclagem. Caso haja reincidência, será desligado do nosso quadro", garante o gerente.

CORREDORES
Apesar dos investimentos para diminuir o índice de insatisfação dos passageiros, o diretor de operações da companhia, Nelson Borges Ribeiro, acredita que a situação só terá melhora significativa após a inauguração dos 11 corredores de ônibus que serão feitos pela Prefeitura. A previsão é de que as pistas fiquem prontas até 2016. "O viário da cidade não dá preferência para o transporte público. Com tantos congestionamentos, é natural que o ônibus atrase", explica Ribeiro. Segundo o diretor, 75% das 61 linhas municipais passam pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, cujo trânsito é problemático em dias úteis.

Para a construção dos corredores, a Prefeitura assinará financiamento com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 250 milhões - o equivalente a cerca de R$ 500 milhões. Os locais que receberão pista exclusiva para ônibus são Alvarenga, João Firmino, Senador Vergueiro, Faria Lima, Jurubatuba, Montanhão, Ferrazópolis, Rotary, Capitão Casa, Castelo Branco e Galvão Bueno. Também está prevista a criação de três terminais.

Tecnologia já é usada em 3 cidades da região
São Bernardo será a quarta cidade da região a implantar tecnologia de rastreamento por GPS nos ônibus municipais. O sistema já é utilizado em Mauá, São Caetano e Diadema.

Após o início do monitoramento eletrônico, as reclamações de usuários em Diadema tiveram queda significativa, passando de 136 para 73 de janeiro a outubro de 2011 para o mesmo período deste ano - redução de 46,3%. O equipamento começou a ser usado no fim do ano passado, quando as empresas Benfica e Mobibrasil assumiram as linhas da ETCD e da Imigrantes, respectivamente. Com a substituição, 100% da frota foi renovada.

Em Mauá e Diadema, o sistema permite ao usuário ver pela internet a localização do ônibus em tempo real e se programar para o horário do embarque. As duas prefeituras planejam estender o projeto e instalar painéis em pontos estratégicos com informações sobre as linhas.

Na Capital, a SPTrans disponibiliza letreiros eletrônicos em terminais e paradas com grande fluxo de pessoas. Em São Bernardo, a concessionária SBC Trans informa que também existe o projeto para publicação do posicionamento dos veículos na internet, mas ainda não há data prevista para instalação.

Além de proporcionar mais comodidade ao usuário, o GPS também facilita o trabalho de fiscalização por parte das prefeituras.

INTERMUNICIPAIS
Após a licitação do Lote 5 das linhas intermunicipais - que abrange as sete cidades da região -, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também irá implantar o sistema de rastreamento nos veículos. A previsão é de que as propostas dos interessados sejam abertas até a metade de 2013.

Informações: Diário do Grande ABC
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Primeiro trem do Monotrilho brasileiro começa a ganhar forma no interior de SP

O primeiro trem em sistema monotrilho do Brasil, que irá circular na Linha 15-Prata (Ipiranga - Hospital Cidade Tiradentes) do Metrô de São Paulo a partir do final de 2013, começa a ganhar forma com o início da montagem do terceiro "carro" (vagão) em solo nacional.

Formada por sete carros, a primeira composição está sendo produzida na fábrica da Bombardier no município de Hortolândia, interior de São Paulo. Paralelamente, outro trem, o "protótipo" da frota, está sendo montado na matriz da empresa, em Kingston, no Canadá. Nesse caso, os dois primeiros carros, que já estão em fase final de montagem, deverão iniciar período de testes dinâmicos na linha de testes da fábrica canadense em fevereiro do próximo ano.

Os primeiros carros produzidos no Brasil começarão a passar por testes estáticos no início de 2013. Já a composição inteira, com sete carros e capacidade para 1.000 pessoas, tem previsão de conclusão para abril do próximo ano.

A tecnologia empregada na fabricação do monotrilho se assemelha à utilizada na aeronáutica. Os carros têm peso aproximadamente 30% menor que de um trem convencional, e com desempenho equivalente. Para ter esse resultado, estão sendo utilizados materiais mais leves e resistentes, como o alumínio, estrados de aço carbono e aplicação de "rebites" estruturais no fechamento da caixa ao invés de soldas.

No monotrilho, foram incorporadas inovações tecnológicas já presentes nos novos trens do Metrô, entre as quais se destacam a operação totalmente automática, passagem livre entre carros, ar-condicionado, câmeras de vigilância e baixo nível de ruído. Também estão contemplados itens de acessibilidade, como espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille e dispositivos de emergência de comunicação.

São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h. Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 25,8 km e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje leva mais de duas horas.

O monotrilho é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes na atmosfera e é silencioso. Com recursos de controle totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é muito mais seguro e confiável. Sob a via elevada está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população.

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Sistema BRT do Rio já nasce com a capacidade esgotada, dizem especialistas

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio (UFRJ) e vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Fabiana Izaga, avalia que a Transoeste - primeira linha de BRT inaugurada no Rio - está levando urbanização para uma área da cidade que deveria permanecer de proteção ambiental. Com 56 quilômetros de extensão, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, no extremo oeste do Rio.

Para Fabiana, a Transcarioca tem um bom traçado, que une linhas radiais, mas deverá ser inaugurada já com a demanda defasada, tendo serviço de má qualidade. No caso da Transbrasil, a arquiteta avalia que a discussão deveria ser ampliada, porque o BRT vai passar pelo centro do Rio, um patrimônio histórico.

Especialista em transportes da Coppe/UFRJ, Paulo Cezar Ribeiro diz que a opção por BRTs consta do plano apresentado ao Comitê Olímpico Internacional e contribuiu para a escolha da cidade como sede dos Jogos. "Estão fazendo o que foi prometido. Se isso resolve os transportes no Rio, aí é outra questão."

Ele ressalta que o BRT apresenta faixa de demanda que não pode ser ultrapassada - o metrô pode transportar de 60 mil a 80 mil passageiros/hora em cada sentido. Já o BRT, ao redor de 20 mil. "Mas nosso sistema de transporte é tão ruim que qualquer coisa que se fizer, mesmo que não seja ótima, melhora um pouco. O que foi acordado com o COI está sendo atendido, mas, pelo nosso feeling, os BRTs logo terão capacidade esgotada." /F.W.

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Em Campinas, Transporte coletivo facilita acesso aos shoppings

Com a proximidade do Natal, festas de amigo secreto, a lista de presentes vira prioridade. Para facilitar o acesso da população aos shopping centers da cidade, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) divulga as linhas do transporte público coletivo municipal que atendem aos principais locais.

Com a ampliação no horário de abertura do comércio, as linhas com parada nos terminais urbanos no Centro contam com frota reserva, que é acionada conforme necessidade. Já as linhas que atendem aos centros de compras têm o horário estendido, para atender a população e os trabalhadores dos locais.

As dúvidas sobre o transporte público coletivo podem ser esclarecidas pelo telefone da EMDEC, no (19) 3772-1517; ou no site www.emdec.com.br, na seção “Como Chegar”.

Abaixo, confira o endereço dos centros de compras e as linhas que atendem cada um deles.

* Shopping Parque das Bandeiras
O Shopping Parque das Bandeiras fica na Avenida John Boyd Dunlop, 3.900, no Jardim Ipaussurama. O telefone para contato é o (19) 3728-4000.
Confira as linhas que atendem o Parque das Bandeiras:
1.34 – Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.10 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.11 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.12 – Terminal Itajaí (inclusivo)
2.20 – Terminal Campo Grande (inclusivo)
2.21 – Jardim Satélite Íris IV (inclusivo)
2.22 – Jardim Florence (inclusivo)
2.23 – Jardim Satélite Íris III
2.29 – Jardim Florence II (inclusivo)
2.30 – Jardim Ipaussurama / Carrefour Dom Pedro (inclusivo)

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* Shopping Parque Dom Pedro
O Shopping Parque Dom Pedro fica na Avenida Guilherme Campos, 500, no Jardim Santa Genebra. O telefone para contato é o (19) 4003-7740.
Linhas no Parque Dom Pedro:
1.16 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
1.71 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
2.10 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.40 – Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
2.44 – Vila Teixeira / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
3.00 – Sousas / Barão Geraldo
3.07 – Interbairros I
3.08 – Interbairros II
3.38 – Terminal Barão Geraldo / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.71 – Estação Parque Prado (inclusivo)
3.73 – Vila Miguel Vicente Cury / Marquês de Três Rios (inclusivo)
3.77 – Vila Marieta / Shopping Dom Pedro
3.81 – Shopping Iguatemi / Shopping Dom Pedro (inclusivo)

* Shopping Iguatemi
O Shopping Iguatemi fica na Avenida Iguatemi, 777, na Vila Brandina. O telefone para contato é o (19) 4005-9510.
Linhas no Iguatemi:
1.25 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.11 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.49 – Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos (inclusivo)
2.60 – Nova Aparecida / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.07 – Interbairros I
3.08 – Interbairros II
3.38 – Terminal Barão Geraldo / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.62 – Parque Brasília I / Via Taquaral (inclusivo)
3.78 – Carrefour Valinhos / Shopping Iguatemi
3.81 – Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi (inclusivo)
3.83 – Leroy Merlin
3.85 – Shopping Iguatemi / Rodoviária (inclusivo)

* Galleria Shopping
O Galleria Shopping fica na Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5, no Jardim Nilópolis. O telefone para contato é (19) 3766-5300.
Linhas no Galleria:
3.69 – Parque Imperador / Vila 31 de Março (inclusivo)

* Campinas Shopping
O Campinas Shopping fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, no Jardim do Lago. O telefone para contato é o (19) 3727-2300.
Linhas no Campinas Shopping:
1.22 – Terminal Vida Nova / Campinas Shopping (inclusivo)
1.71 – Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
3.82 – Cambuí / Campinas Shopping 
4.16 – Jardim do Lago (inclusivo)

* Shopping Unimart
Já o Shopping Unimart fica na Avenida John Boyd Dunlop, 350, na Chácara da República. O telefone é o (19) 3744-5000.
Linhas no Unimart:
1.16 – Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro (inclusivo)
1.34 – Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.10 – Terminal Campo Grande / Terminal Barão Geraldo (inclusivo)
2.11 – Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi (inclusivo)
2.12 – Terminal Itajaí (inclusivo)
2.20 – Terminal Campo Grande (inclusivo)
2.21 – Jardim Satélite Íris IV (inclusivo)
2.22 – Jardim Florence (inclusivo)
2.23 – Jardim Satélite Íris III
2.29 – Jardim Florence II (inclusivo)
2.30 – Jardim Ipaussurama / Carrefour Dom Pedro (inclusivo)
2.40 – Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro
2.41 – Vila Padre Manoel da Nóbrega I
2.49 – Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos (inclusivo)
3.07 – Interbairros I
3.08 – Interbairros II

* Shopping Prado
O Shopping Prado fica na Avenida Washington Luis, 2.480, no Parque Prado. O telefone para contato é (19) 3271-0147.
Linhas no Shopping Prado:
3.44 – Estação Parque Prado (inclusivo)
3.48 – Vila Marieta / Estação Cidade Judiciária
3.71 – Estação Parque Prado (inclusivo)
3.77 – Vila Marieta / Shopping Dom Pedro
3.78 – Carrefour Valinhos / Shopping Iguatemi
4.08 – Parque Jambeiro (inclusivo)

Informações: EMDEC

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BRT Aricanduva

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