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Região Metropolitanda do Recife precisa de mais linhas de Metrô e VLT

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Quem da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife não sonha com um Metrô ou um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para ir ao trabalho, escola, lazer entre outros. Depois que o Metrorec inaugurou a Linha Sul, onde hoje já é um sucesso para quem usa devido a uma maior agilidade e eficiência, a população de bairros da zona norte do Recife e cidades vizinhas da capital pernambucana como Olinda e Paulista por exemplo, bem que poderiam ser contempladas com a implantação do metrô.

Segundo o Metrorec, existe sim projetos para essas áreas e o que falta é vontade política, na qual os investimentos recentes vem todos sendo implantados nos BRT’s a serem implantados nestas localidades. Por isso o Blog Meu Transporte solicitou ao Metrorec quais estudos e projetos estão sendo realizados para melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana do Recife.

1 – Existe algum estudo para ampliação da rede de Metrô na RMR?
Sim. Após a inauguração da Linha Sul e com a conclusão do PDTU, começamos a estudar novos traçados para ampliação da malha ferroviária.
É notório que a Região Metropolitana do Recife vem enfrentando graves problemas de deslocamentos e pensando em melhorar a vida da população um grupo do Metrô do Recife começou a estudar novos meios de deslocamentos com o intuito de desafogar o trânsito do Recife. Por exemplo:

Para São Lourenço foi idealizado um trajeto seguindo o prolongamento que parte de Camaragibe. Partindo de Recife com um metrô de superfície, pela Av. Caxangá, chegando até Aldeia com integração na estação Camaragibe, sendo esta linha implantada quando for comprovada a necessidade de um equipamento mais eficiente, em substituição ao BRT.
Outro traçado sugerido é partindo de Cajueiro Seco até N. Sra. do Ó, atendendo algumas comunidades que ainda não foram beneficiadas, já que existe previsão de adensamento nesta região, como a comunidade de Olho D’Água,  Cidade Garapú, seguindo por Suape até a praia de N. Sra. do Ó.

Foi pensada também uma linha para desafogar o trânsito na região do Recife Antigo, com um VLT de superfície de piso baixo saindo de Largo da Paz até a Praça do Carmo em Olinda. O objetivo desta linha é trazer para o sistema de transporte público os usuários de automóveis, criando alternativa de mobilidade confortável, onde muitos desses usuários podem deixar seu carro nas estações, que poderão ser providas de amplos estacionamentos.

Para atender à população de Paulista e visando melhorar a mobilidade dessa região, já que estão previstos alguns investimentos nessa região, que ocasionarão um maior adensamento populacional, o grupo sugere uma linha de metrô elevado partindo da estação Joana Bezerra seguindo até o município de Paulista, em Arthur Lundgren.
Como chegou tão perto, o grupo seguiu até Igarassu, saindo de C. Seco, com uma linha de metrô elevada tendo com o propósito de desafogar o trânsito na BR 101 que está travado nos horários de pico e vale, então foi criada esta linha que segue pela comunidade do Ibura, Dois Rios, integrando na estação Barro, já existente, prosseguindo pela Ceasa, Engenho do Meio, Cidade Universitária, passando por Dois Irmãos, integrando no Terminal da Macaxeira, e continuando pelo canteiro central da BR, atendendo também às comunidades de Paratibe, Caetés, Abreu e Lima, Cruz de Rebouças até chegar à estação final Igarassu, com a perspectiva de um prolongamento até a cidade de Goiana, através de um VLT.

Pensando em desafogar o trânsito da região dos Aflitos, Graças, Casa Forte, foi feito um traçado através de equipamento de Metrô subterrâneo, partindo de Parque Amorim (Nova Linha de Arthur Lundgren) até a estação Dois Irmão s (Nova Linha Norte Sul Igarassu/C. Seco).

Ainda existe a linha Cruz Cabugá/Macaxeira, que atenderá a população do Espinheiro, Tamarineira, Casa Amarela, saindo da estação Cruz Cabugá(Nova linha Largo da Paz/Olinda).

E para atender aos empreendimentos que estão surgindo em consequência do evento da Copa do Mundo, que adensará esta região, será construída mais uma estação, Sucupira, no trecho Diesel em operação com destino à Cidade da Copa.

Com todas estas linhas devidamente inauguradas e com o sistema de ônibus e a navegação dos rios Capibaribe e Beberibe se terá um Recife melhor, onde a população conseguirá se deslocar com  qualidade. Assim este grupo de trabalho do Metrô do Recife que se dedica ao estudo da melhoria da mobilidade na cidade do Recife, denomina este projeto de “A cidade que eu quero”.

2 – O que falta em Pernambuco para aumentar ainda mais novas linhas de Metrô?
Este trabalho foi apresentado a algumas pessoas que possam levá-lo a uma instância superior, com o intuito de sensibilizar as esferas governamentais. O grupo aguarda decisão para continuação dos estudos de acordo com as prioridades elencadas.

Precisamos do apoio da população para mostrar aos dirigentes (políticos) o que a população precisa, ou seja, de um transporte de massa com alta capacidade de deslocamento.

Blog Meu Transporte
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Transporte coletivo de Taubaté inicia a integração de linhas

A ABC Transportes, permissionária do transporte coletivo em Taubaté, iniciou nesta quarta-feira (5) a operação do sistema de integração das linhas de ônibus. Com o novo modelo, a cidade passa a ser a segunda no Vale do Paraíba a adotar a tarifa única para a utilização de mais de um ônibus em período pré-estebelecido.

As 77 vans do Transporte Complementar de Taubaté (Tctau) não foram contempladas pela medida. (saiba mais abaixo).

A ABC investiu R$ 1 milhão na modernização da tecnologia de bilhetagem eletrônica para viabilizar o acesso da população a integração das linhas. A maior parte do valor foi aplicada na renovação dos cartões e o restante em modernização dos softwares das catracas.

De acordo com o diretor da ABC, Tiago Felício, a tarifa única deve ser utilizada por pelo menos 15% dos 60 mil passageiros atendidos diariamente. Na prática, o passageiro que pagava duas passagens para chegar ao destino, totalizando R$ 5,60, vai pagar apenas uma, R$ 2,80.

A regra é que o passageiro embarque no segundo ônibus em um prazo máximo de uma hora e que o ônibus opere em linha de mesmo sentido. O sistema depende da utilização de cartões eletrônicos e não funciona para passageiros que utilizam apenas dinheiro como forma de pagamento.

"O sistema tem cadastrado as linhas que se integram. Quando o usuário usa o cartão para pagar a tarifa, a integração está acionada caso ele precise. A integração não funciona para sentidos opostos, como por exemplo, uma pessoa que foi de um bairro ao Centro e volte no período de menos de uma hora não tem direito ao bilhete único", explicou o diretor.

Além do bilhete único, a ABC lançou em outubro uma promoção para os usuários da bilhategam eletrônica, em que o passageiro recebe gratuitamente uma passagem para viajar as domingos após a compra de valor equivalente a 10 passagens de ônibus.

Transporte Complementar
Os permissionários do TCTAU criticam a Secretaria de Transportes da cidade, gestora do sistema de transporte público, por não acionar as vans para que o bilhete único fosse implementado também nos veículos da cooperativa.

Em protesto ao bilhete único e também à promoção da ABC, os permissionários da TCTAU reduziram a tarifa para R$ 2,52 no último dia 26 de novembro. O novo valor não foi autorizado pela administração. "Já faz dois anos que existe essa conversa de integração das linhas e desde o começo pedimos para prefeitura participar. Não podemos ficar no prejuízo. A ABC faz promoções, agora tem o bilhete único, então reduzimos nossa passagem como moeda de troca para pressionar a prefeitura na negociação. Queremos ser incluídos no sistema e nos mantermos competitivos", disse Sérgio Vasconcelos, permissionário do Tctau.

A cooperativa opera 77 vans, das quais, 7 deixaram de cobrar a tarifa de R$ 2,52 e voltaram para o valor de R$ 2,80 nesta semana. Os demais mantém o protesto.

O diretor da Secretaria de Trânsito e Transportes de Taubaté, Luiz Donizete Gonçalves, foi procurado, mas não atendeu às ligações do G1 até a publicação da reportagem. Em entrevista anterior, a pasta afirmou que a redução da tarifa da TCTAU não havia sido autorizada.

Serviço
Para aquisição ou troca dos cartões antigos da ABC Transportes, basta procurar a loja da empresa no Parque Doutor Barbosa de Oliveira (rodoviária velha) ou na empresa, que fica à Rua Margarida, 612. Para dúvidas, o telefone é o (12) 3621-5300.

Suellen Fernandes
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Rodoviários aceitam acordo e greve de ônibus em Blumenau é descartada

Os trabalhadores do transporte coletivo de Blumenau aprovaram, na primeira assembleia das três que a categoria agendou para esta quinta-feira, a proposta de reajuste salarial oferecida pelo Consórcio Siga. 

A proposta aprovada foi de aumento salarial de 8% (aumento real de 2,1%) e vale alimentação de R$ 360. A proposta também traz vacina contra a gripe para todos os trabalhadores, aumento do auxílio creche de R$ 110 para R$ 150 e pagamento de 60% do valor do plano de saúde pelas empresas. 

As próximas assembleias estão marcadas para as 15h e para as 19h. É preciso que a maioria aprove a proposta nas três assembleias para pôr fim às discussões entre trabalhadores e patrões. O Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo (Sindetranscol).

Informações: Jornal de Santa Catarina

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Governo de SP tenta convencer governo federal sobre a importância do monotrilho para capital e obter nova linha de financiamento

O governo de São Paulo terá de correr atrás do prejuízo para concluir as obras da linha 17-Ouro, o monotrilho que ligará a região do Jabaquara, na zona sul, ao bairro do Morumbi. Como a primeira etapa do trecho só será entregue após a Copa de 2014, prazo anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), o projeto foi retirado da lista de prioridades do governo federal, o que significa a perda do financiamento de R$ 1 bilhão, cerca de um terço do custo total (R$ 3,2 bilhões).

Os recursos estavam garantidos enquanto a linha-17 fez parte da chamada matriz de responsabilidades das cidades que irão sediar jogos do mundial. A Caixa é a responsável pelo repasse dos recursos.

Ontem, a STM (Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos) confirmou que o projeto foi retirado da matriz. Segundo a Pasta, a medida ocorreu não por causa do prazo de entrega, mas devido à escolha do estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste, para abrigar os jogos em São Paulo. A região, segundo a STM, já é atendida pelas linhas 3-Vermelha, do metrô, e 11-Coral, da CPTM.

De acordo com o governo estadual, a inclusão do monotrilho era justificada enquanto se cogitou o estádio do Morumbi, na zona sul, como sede dos jogos.

O Estado agora tenta convencer o governo federal sobre a importância da obra e, como consequência, obter outra linha de financiamento para manter o cronograma de execução, que prevê a entrega dos primeiros 7,7 quilômetros, que ligarão o aeroporto de Congonhas à região do Morumbi, no segundo semestre de 2014. O trecho prevê uma estação a 100 metros do terminal.

O governo ressalta que, somente com a primeira etapa em operação, será possível transportar 100 mil pessoas por dia. No total, o monotrilho terá 17,7 quilômetros até 2016.

Informações: Band

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Cronograma de entrega do BRT de Belém é alterado

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Após várias reclamações sobre a demora na finalização das obras do BRT a Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais (UGPE/Belém), informa que neste momento o trabalho está concentrado na área do Entroncamento, na construção dos elevados.
Foto: Paulo Lisboa
Em nota a comunicação do UGPE afirma que na Avenida Almirante Barroso só faltam as telas de proteção por isso o ritmo das obras é menos intenso. "no trecho que compreende o Entroncamento - São Brás está faltando basicamente as telas de proteção da cicolovia e os serviços de acabamento no corredor do BRT, que está sendo finalizando, por isso o ritmo da obras no local estão menores. A obra está mais concentrada no Entroncamento, na construção dos elevados" responde a nota.

Cronograma

O cronograma de entrega das obras foi modificado. Na área entre a Avenida Almirante Barrodo até o Entroncamento a previsão é para o 1º semestre do ano que vem. Já até Icoaraci a entrega deve ficar para o final de 2013. "Em função de alguns transtornos, como por exemplo, a adutora no Entroncamento, nós tivemos que readequar o cronograma. A previsão para entregar o trecho do Entroncamento e Almirante Barroso é até o primeiro semestre de 2013", afirma.

Engenheiros tiram dúvidas da comunidade escolar sobre o BRT

A partir desta terça-feira, dia 4 de dezembro, as escolas públicas estaduais e municipais localizadas ao longo da Avenida Almirante Barroso começam a receber uma série de palestras sobre a implantação do BRT, em Belém. O objetivo é esclarecer as dúvidas da comunidade escolar sobre o novo sistema de transporte que está sendo implantado em nossa cidade.

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Nessa primeira etapa as palestras acontecem em dois períodos: pela manhã, às 9 horas, e à tarde, a partir das 16 horas, nas escolas da Almirante Barroso, onde as obras do BRT estão em fase de conclusão. Durante o bate papo com os engenheiros Régis Victor Barata, da Construtora Andrade Gutierrez, que realiza a obra, e Rômulo Rocha, da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), estudantes, professores e demais funcionários das escolas vão pode tirar dúvidas sobre o funcionamento na avenida após a implantação do BRT. Como, por exemplo, onde e como atravessar a via, pegar o ônibus e utilizar as estações.

Além do bate papo com os engenheiros, os estudantes também vão receber uma cartilha ilustrada, que explica de maneira simples o funcionamento do BRT. Ao todo, 10 escolas serão visitadas nessa primeira fase do projeto, voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e educação infantil.

Informações: Diário Online


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Preço da tarifa do ônibus em Curitiba vai aumentar no mês de fevereiro

O preço da tarifa do ônibus em Curitiba vai aumentar no mês de fevereiro. A confirmação foi dada pelo presidente da Urbs. O aumento ainda não foi estipulado, mas o reajuste é certo. Na semana passada, o Setransp, sindicato que representa as empresas de transporte coletivo da cidade, informou que os empresários do setor apresentavam um déficit nos cofres de R$ 100 milhões de reais. A categoria justifica que o valor repassado pela Urbs às empresas não supre os custos operacionais do sistema. 

O presidente informou que a Urbanização de Curitiba, Marcos Isfer, cumpre com tudo o que foi acordado e adiantou um aumento no preço da tarifa para fevereiro do ano que vem.

Informações: BandNews

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