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Em BH, Avenida Cristiano Machado é interditada para obras do BRT

domingo, 14 de outubro de 2012

A avenida Cristiano Machado foi interidtada, neste sábado (13), na altura do número 4.000, no bairro São Paulo, no sentido centro - bairro, em BH. Segundo a BHTrans, as duas faixas foram fechadas em função de uma obra da Copasa, o que deve possibilitar a construção da pista de concreto do BRT (Transporte Rápido por Ônibus).

A obra está sendo realizada em meia pista, e os motoristas podem usar a faixa marginal de acesso ao Minas Shopping. Agentes da BHTrans monitoram o trânsito na região, e faixas foram colocadas na via para sinalizar as mudanças. Não houve alterações no transporte coletivo.

Informações: R7.com

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Brasil pode ganhar 21 linhas de trens regionais de passageiros

Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.

O número é mais que o dobro do que existe hoje em operação. Apenas duas linhas de passageiros funcionam atualmente no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra, São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale. O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.

Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."

Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis, e cerca de 500 km de trilhos em Minas que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma parceria público-privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.

Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020, vai cortar grandes cidades do Estado, como Campinas, São Paulo e São José dos Campos, no caminho até o Rio.

Informações: Terra

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São Paulo: Integração CPTM-Metrô será grátis na Zona Leste

O governo do Estado vai parar de cobrar passagem  para usuários dos trens das Linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que quiserem fazer baldeação para o Metrô nas Estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, ambas da Linha 3-Vermelha, na zona leste. Será um benefício válido apenas nos dias úteis, das 11h às 15h e depois das 21h. A medida começa a valer no dia 22, uma segunda-feira.

A ideia do governo é redistribuir melhor pela rede os passageiros da zona leste, que atualmente só têm a Estação Brás para fazer a troca entre os modelos. Atualmente, a mudança de ramal em Itaquera e no Tatuapé é tarifada - são os dois únicos locais na cidade onde quem está na CPTM precisa pagar para trocar para o Metrô e vice-versa.

Nesta segunda-feira também começa a valer o desconto dado pelo governo para quem quiser usar os trens da Linha 9-Esmeralda (que liga a zona sul a Osasco, passando pela Marginal do Pinheiros). Entre 9h e 10h, no lugar de R$ 3, a tarifa vai custar R$ 2,50 - um incentivo para as pessoas deixarem de usar a linha no horário de pico. Também nesta segunda, o Estado vai começar a pagar a passagem de ônibus de moradores da zona sul que usam o Metrô até a Estação Largo 13, da Linha 5-Lilás, e descem no Terminal Santo Amaro da SPTrans. A medida vai valer até que as obras de expansão da Linha Lilás até a Chácara Klabin, na zona sul, fiquem prontas - a previsão de conclusão é 2015.

O anúncio oficial da integração entre CPTM e Metrô na zona leste será feito na segunda-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na Estação Corinthians-Itaquera. O evento vai servir também para o governador anunciar o edital de licitação das obras de prolongamento até Guarulhos da Linha 2-Verde do Metrô, que passa pela Avenida Paulista. O ramal, que para hoje na Estação Vila Prudente, vai receber mais 12 estações e chegará à futura Estação Dutra. O prolongamento terá 13 quilômetros e a estimativa de custo da obra é de R$ 2 bilhões. A promessa do governo do Estado é que o novo ramal fique pronto até 2017. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Porto Alegre terá ponto de integração do transporte público na Copa 2014

sábado, 13 de outubro de 2012

Porto Alegre terá um centro de integração entre os veículos de transporte coletivo durante a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (11) pelo presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, na apresentação do Plano de Mobilidade de Porto Alegre para durante o Seminário de Segurança para o Mundial organizado pela Fifa na sede da Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa).

O ponto de integração entre ônibus, táxis-lotação e táxis será localizado no Viaduto Dom Pedro II, entre as ruas José de Alencar e Padre Cacique, no bairro Menino Deus, na Região Central de Porto Alegre. O local fica a 750 metros do Estádio Beira-Rio, sede dos jogos do Mundial em Porto Alegre. “O objetivo é facilitar o deslocamento a pé, o mais próximo do estádio possível, segundo orientações da Fifa”, afirmou Cappellari.

A prefeitura afirma que o terminal terá infraestrutura adequada para receber todos os tipos de veículos de transporte público, com um sistema para dar informações a turistas. Além disso, funcionários da EPTC com fluência em inglês e espanhol atenderão durante todo o dia no local.

O terminal funcionará durante toda a Copa do Mundo e será o último ponto de acesso de transporte público. “Com a definição das seleções que virão a Porto Alegre, teremos informações complementares do tipo de torcedores. Isso vai colaborar para implementar ações de trânsito e segurança”, disse Cappellari.

Informações: G1 RS

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Empresa de ônibus perde 12 linhas em Sorocaba e São Roque, após diversas denúncias e reclamações

A Artesp (Agência Reguladora do Transporte do Estado de São Paulo) anunciou nesta quinta-feira (11) que a empresa de ônibus ‘Expresso Regional’ perderá doze linhas intermunicipais que opera na região, entre elas, as linhas que operam em Sorocaba e São Roque. 

A decisão foi tomada em reunião, após diversas denúncias e reclamações dos passageiros.

De acordo com a agência reguladora, a ‘Expresso Regional’ será notificada e outra empresa deverá operar emergencialmente na cidade. A decisão ainda será publicada no Diário Oficial. Ninguém da empresa foi encontrado para falar sobre o assunto. 

Em setembro, o Tem Notícias mostrou as condições em que os usuários viajavam. As linhas de Sorocaba e São Roque estão sempre lotadas. Por causa do excesso de pessoas, muita gente viaja em pé, e algumas vezes até em local proibido, como na escada do veículo.

Informações: G1 SP

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Metrô de São Paulo terá arma antilotação daqui a 90 dias

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Metrô vai entregar em 90 dias um novo sistema de controle de trens que promete reduzir em até 20% o intervalo das composições e é tido como a principal arma para reduzir a superlotação da rede - inclusive na Linha 3-Vermelha, caminho para o Itaquerão, estádio da zona leste que abrirá a Copa do Mundo de 2014.

A Linha 2-Verde, que vinha sendo testada desde o ano passado, será a primeira a receber o sistema. Os testes nas Linhas 1-Azul e 3-Vermelha serão no ano que vem. Para terminar o processo, as estações da Avenida Paulista serão fechadas nas manhãs de domingo, em dias alternados, até o fim do ano (leia na C3).

Chamado CBTC (sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação), o novo sistema permite que a distância entre os trens seja reduzida sem comprometer a segurança. A distância mínima, hoje de 200 metros, cairá para 70 metros. Assim, caberão mais oito trens na Linha 2, o que aumentará a oferta de assentos e reduzirá a lotação. Cada trem carrega até 2 mil pessoas por viagem.

Os contratos para instalação da nova sinalização foram assinados com a empresa Alstom em 2008. A promessa inicial era que o processo estaria concluído em dezembro de 2009. O custo foi R$ 750 milhões. Mas o Metrô enfrentou uma sequência de problemas técnicos para adaptar os trens à nova tecnologia.

"O teste é um processo interativo. Você faz o teste, valida e, se tiver algum problema, volta ao trecho de novo. O começo foi um processo difícil, mas agora estamos em uma fase consolidada", afirmou o gerente de Concepção de Projetos e Sistemas do Metrô, David Turbuk. "Nos testes, a segurança vem em primeiro lugar. Depois, avaliamos os recursos de controle. Colocamos o maior número de trens no trecho em teste e simulamos todas as alternativas de manobras, para aí validar o teste", explicou.

Os testes vinham sendo feitos no trecho entre as Estações Sacomã e Vila Prudente da Linha 2, na zona leste, as últimas entregues. Só agora o Metrô validou a operação para expandi-la ao resto da linha. 

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo

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VLT de Maceió completa 01 ano de operação

Na semana de comemoração do Dia das Crianças, o VLT (Veiculo Leve Sobre Trilhos) completou ontem, quarta-feira, um ano de operação em Maceió. Quem ganha com este tipo de transporte é a população, que se locomove diariamente para bairros e cidades que compõem a grande Maceió.

Para o superintendente da CBTU, Marcelo Aguiar, a implantação do VLT mobilizou todos os técnicos da empresa num esforço conjunto e comemorou um ano justamente na Semana da Criança. Os trens, desde segunda-feira, também passaram a operar até Lourenço de Albuquerque.

Sobre o novo sistema ferroviário, o preço é o que mais chama a atenção e a preferência do usuário, que paga pela passagem de ônibus 2,30 centavos, enquanto a do VLT é de apenas 0,50 centavos, sem contar ainda com o conforto que outros meios de transporte não oferecem como a climatização e segurança. ’’Oxe, é bom demais. Economizo no fim do mês, e ainda sobra dinheiro pro leite dos meninos’ ’falou Maria Cícera que mora em Satuba e usa o VLT todos os dias para vir a capital alagoana.

Sobre o novo sistema ferroviário, o preço é o que mais chama a atenção e a preferência do usuário, que paga pela passagem de ônibus 2,30 centavos, enquanto a do VLT é de apenas 0,50 centavos, sem contar ainda com o conforto que outros meios de transporte não oferecem como a climatização e segurança. ’’Oxe, é bom demais. Economizo no fim do mês, e ainda sobra dinheiro pro leite dos meninos’ ’falou Maria Cícera que mora em Satuba e usa o VLT todos os dias para vir a capital alagoana.

Por mês o número de passageiros ultrapassa 100 mil usuários do Veiculo Leve Sobre Trilhos (VLTS) e a tendência é aumentar com mais uma composição que está pra chegar, ressaltou Aderson Jackson (Coordenador de Manutenção) da CBTU Maceió. Pelos levantamentos feitos pela área técnica da CBTU, as operações dos trens alcançarão a marca de um milhão e quatrocentos mil usuários neste mês de outubro, informou Darcírio Magalhães, Coordenador de Operações.

Informações: Cada Minuto

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Motoristas de ônibus no Rio desrespeitam estudantes

Por lei, as empresas de ônibus são obrigadas a transportar alunos com uniforme sem cobrar passagem, mas não é tão fácil fazer os motoristas pararem.

O dia mal começa e estudantes da rede pública de ensino do Rio já enfrentam uma rotina estressante. No meio da rua, a jovem chega a implorar.

O menino sinaliza quatro vezes seguidas e nada do ônibus parar. “Todo dia, teve um dia que passaram seis ônibus e não parou”, conta.

Alunos são desrespeitados, ignorados por motoristas. “Para quem estuda é ruim. Às vezes perde prova, perde escola por causa disso”
As empresas de ônibus são obrigadas por lei a transportar alunos uniformizados de escolas públicas sem cobrar passagem. Mas a prestação do serviço não é de graça. Com o dinheiro de impostos pagos, por nós cidadãos, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio repassam às empresas R$ 115 milhões por ano.

Sem saber que estavam sendo filmados, motoristas admitem que a irregularidade é comum. “Velho e estudantes, eles não ganham, não param”.
“A grande maioria não para não, são muitos”.
Um homem trabalha em uma empresa de ônibus e prefere não mostrar o rosto. Ele diz que os motoristas são forçados a atingir uma meta diária de passageiros pagantes.
“Nós temos que bater uma meta de 320. Se ele não carregar o pagante e chegar no final do dia e não tiver o pagante, ele é punido”, conta.
“Ele vai ficar suspenso no dia seguinte, vai perder o dia, vai perder a folga e vai perder a cesta básica dele”, afirma Oswaldo Garcia, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio.

Depois que a Secretaria Municipal de Transportes tomou conhecimento das irregularidades contra estudantes, os motoristas começaram a parar. “Hoje está todo mundo parando. Vai dar mole?”, disse um deles.
Um fiscal estava no ponto e, quando os alunos faziam sinal, o ônibus parava. A multa para quem passa direto é de R$ 182, mas a secretaria diz que o contrato de concessão prevê penalidades mais pesadas e multou o consórcio que cometeu as infrações em R$ 20 mil.
“A conduta, é bom que se diga, é do motorista, mas o motorista não age por livre espontânea vontade. Ele não ganha nada com isso. Está muito claro que isso é orientação de quem comanda os motoristas. Com base em denúncias como essa a gente direciona a nossa fiscalização durante um determinado prazo e vai aplicar diariamente multas a esses consórcios até que eles ajustem essa conduta”, afirma Alexandre Sansão, secretário municipal de Transportes do Rio.

O Sindicato das Empresas de Ônibus do município nega que os motoristas sejam orientados a evitar passageiros com direito a gratuidade. “Lamentamos profundamente o ocorrido e pedimos inclusive desculpas aos estudantes e os familiares. Estamos tomando providências para que isso não se repita, junto aos empresários. O motorista que assim proceder tem que ser advertido, suspenso e até dispensado do serviço se for necessário”, diz Octacilio Monteiro.
Para os estudantes, é esperar que as providências cheguem logo. “Porque não é de graça, os nossos pais pagam os impostos e eles chegam e não respeitam. Passam direto e a gente fica esperando, tendo que aguardar”, lamenta.

Informações: Bom Dia Brasil

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