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Linha Turismo: City tour oficial de São Paulo fica para 2013

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Prefeitura de São Paulo finalmente deu o primeiro passo para a cidade ganhar seu city tour oficial. Com mais de um ano de atraso, foi lançado nesta semana o edital para a concessão do serviço. O tour vai passar pelos principais pontos turísticos do centro da cidade, pelo parque do Ibirapuera e pela avenida Paulista, e deverá entrar em funcionamento só no segundo semestre de 2013.
Linha Turismo em Curitiba

O mapa do percurso que será percorrido por cinco ônibus simultaneamente mostra que o trajeto vai começar e terminar na região da estação da Luz, no centro da cidade. De lá, ele vai para a região da Consolação, passa no estádio do Pacaembu, vai para a avenida Paulista, depois para o Parque do Ibirapuera e finalmente volta ao centro, onde serão visitadas a praça da Sé e o Pateo do Colégio, segundo Ivan Whately, assessor especial da Secretaria Municipal de Transportes.

— O tour vai mostrar a São Paulo antiga, da fundação, e também a São Paulo moderna e bonita da Paulista.

De acordo com ele, o público-alvo não é apenas o turista, mas também o paulistano que não conhece direito a cidade.

— O roteiro é muito interessante, e tem muita gente que mora aqui a vida inteira mas não conhece direito o centro. Eu mesmo já fiquei com vontade de levar a minha família e fazer o passeio.

Preço

O valor do bilhete do ônibus ainda não está definido. Na verdade, a vencedora da concorrência será a empresa que oferecer o menor preço para os visitantes, obedecendo a um teto de R$ 70. Esse valor daria direito a um bilhete, mas os visitantes poderiam descer em algum dos pontos turísticos, passear e pegar o próximo ônibus para continuar o trajeto.

Critérios técnicos, como experiência prévia e o modelo de funcionamento proposto, por exemplo, também servirão para escolher a vencedora. Esse modelo vai prever, por exemplo, se os ônibus funcionarão no horário de pico ou não - já que vias que fazem parte do trajeto, como a Avenida 23 de Maio, costumam ficar paradas após as 17h. O funcionamento diário do tour, porém, é exigência da Prefeitura.

Além de operar os ônibus com uma parte aberta para os visitantes e contratar monitores para acompanhá-los, a empresa vencedora também terá de construir totens em cada uma das nove paradas previstas.
Atraso

Como a abertura das propostas está marcada apenas para o fim de novembro, a licitação só deverá ser concluída no fim deste ano. Depois disso, a empresa ainda tem seis meses para começar a operação. Ou seja, na melhor das hipóteses, deverá haver um atraso de mais de um ano e meio em relação à previsão inicial de começar a operação em janeiro deste ano.

— O importante é que o projeto está saindo do papel. E é um projeto muito interessante, que coloca São Paulo no patamar das grandes cidades do mundo que têm esse serviço.

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Região Metropolitana do Recife terá reforço de ônibus para as eleições


O Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma operação especial para o próximo domingo (07/10) por conta das eleições municipais. A frota da Região Metropolitana do Recife terá um acréscimo de 494 ônibus e 3.464 viagens. Além disso, nove linhas, que não operam aos domingos, circularão com 23 veículos, realizando 258 viagens. 

No total, a oferta de serviço será de 2.005 ônibus, realizando 20.402 mil atendimentos. Isso representa um acréscimo de 34% na frota e de 21% nas viagens. Em um domingo normal, o Sistema funciona com 1.488 ônibus, que fazem 16.680 viagens. 

O Consórcio também colocará 22 coletivos extras à disposição dos usuários, distribuídos em 10 terminais de integração e em um terminal urbano (lista abaixo). Todas as linhas reativadas estarão com cartazes informando sobre o atendimento especial. 

Para maiores informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800.081.0158, das 7h às 19h. 

Linhas reativadas: 

204 - Santa Luzia/ Loteamento Jiquiá 
141- Jardim Monte Verde 
517 - Córrego do Inácio 
644 - Largo do Maracanã 
949 - Caetés/ Cidade Tabajara (Paratibe) 
988 - Desterro/ (Integração) 
935 - Paratibe/ PE-15 
330 - Casa Amarela / CDU / TRT 
514 - Nova Descoberta (Cor. do Joaquim) 

Veículos Extras: 

LOCAL - HORÁRIO - QTD. 

TI PE 15 - 7h/18h - 3 
TI PE 15 - 7h/13h - 1 
TI Afogados - 7h/18h -1 
TI Macaxeira - 7h/18h - 2 
TI Pelópidas da Silveira - 7h/18h -
TI Igarassu - 7h/18h - 2 
TI Aeroporto - 7h/18h - 2 
TI Barro - 7h/18h - 3 
TI Joana Bezerra - 7h/18h - 2 
TI Cabo - 7h/18h - 1 
TI Camaragibe - 7h/18h - 2 
Terminal de Rio Doce - 7h/18h - 1 

TOTAL - 22

Informações: GRCT

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Nova linha de ônibus começa a circular em Fortaleza neste sábado


Uma nova linha de ônibus começará a circular na Capital a partir deste sábado, 6. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha, chamada Miguel Arraes/Siqueira, serve para melhorar o deslocamento dos moradores dos conjuntos habitacionais Miguel Arraes e Rachel de Queiroz ao Terminal do Siqueira. 

No sentido ida, os ônibus seguem pela Rua Sublime, Rua da Força, Rua do Sossego, Rua da Tranquilidade, Rua Pacífica, Rua Generosa, Rua Bravura, Rua Um/Cj. Tatumundé, Rua Urucutuba, Rua Pedro Martins, Av. Osório de Paiva e Terminal do Siqueira. Na volta, percorre a Av. Osório de Paiva e Rua São Francisco até o Cj. Miguel Arraes. 

Na mesma data, também será prolongado o itinerário da linha (815) Cidade dos Funcionários/Papicu/Cj.Tancredo Neves, que, após seguir pela Rua Barra Nova, fará conversão à esquerda na Rua Castro Alencar, Rua da Caraúba e Av. Plácido Castelo. Em seguida, retomará itinerário vigente com destino ao Terminal do Papicu.

Redação O POVO Online

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Veja o esquema especial do transporte público para as eleições no Rio

Os eleitores que optarem por utilizar o transporte público no deslocamento até seus locais de votação do primeiro turno das eleições municipais do Rio de Janeiro, neste domingo (7), poderão contar com esquemas especiais para facilitar esse trajeto.

A SuperVia informou que oferecerá um planejamento diferenciado para atender aos eleitores que optarem pelos trens para o deslocamento até suas zonas eleitorais. A operação será feita por grade horária de feriados, o que significa uma adição de 30 viagens em relação ao programado para os domingos. Além disso, serão oferecidas seis viagens extras, conforme os seguintes horários:

- Ramal Saracuruna: Duas viagens extras, às 9h20 e às 10h, com partida da estação Saracaruna e destino à Central do Brasil, além de uma viagem extra, às 19h, com partida da Central do Brasil e destino à estação Saracuruna;

- Ramal Japeri: Uma viagem extra, com partida da estação Central do Brasil, às 19h40;

- Ramal Santa Cruz: O ramal será contemplado com uma viagem extra, com partida da Central do Brasil, às 19h20;

- Ramal Belford Roxo: Os passageiros serão atendidos por uma viagem extra, às 18h, com destino à estação Belford Roxo.

E os eleitores poderão consultar todos os horários disponíveis no site da SuperVia ou pelo telefone 0800-726-9494.

Já de acordo com o MetrôRio, trens extras estarão posicionados para atender um possível aumento de demanda, devido às eleições. O telefone 0800-595-1111 está à disposição para os passageiros que queiram obter mais informações.

O Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) informou que vai operar no esquema dos dias úteis e ainda terá uma frota extra nas garagens, que poderá ser acionada se houver necessidade. Para mais informações, os passageiros podem ligar para o telefone 0800-886-1000.

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Termina greve de ônibus em Bauru-SP


Um acordo pôs fim à greve do transporte coletivo em Bauru, SP. Uma audiência de conciliação foi realizada na tarde desta sexta-feira (5), no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas, com a presença de representantes da Emdurb, Transurb e Sinditran. Ficou definido que os motoristas voltam a trabalhar na manhã deste sábado (6), com 100% da frota de ônibus. A paralisação durou quatro dias. 

A partir de agora eles terão uma jornada de trabalho de sete hora e vinte minutos, com seis intervalos de 10 minutos cada. Uma nova reunião deverá acontecer em 30 dias para ser discutida novamente a carga horária, além do pedido do sindicato para que a categoria volte a fazer três turnos de 6 horas.

Na noite desta sexta-feira, às 19h, o sindicato realiza um encontro com os motoristas da garagem das empresas que prestam o serviço em Bauru para informar sobre o fim da greve e o que foi conversado na audiência.

No entanto, a votação do mérito que julgará se a greve foi ilegal e abusiva e se os motoristas terão que pagar a multa diária de R$ 20 mil em relação aos dias parados. O julgamento é mais demorado porque depende de um colegiado com quinze desembargadores.

Informações: G1 Bauru/Marília

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Ônibus que vão circular em BH serão climatizados e terão espaço para levar bikes e outras comodidades

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


Rio de Janeiro – Suporte para bicicleta, encosto de cabeça e apoio para o braço, ar-condicionado, mais espaço entre as poltronas, bancos para obesos. Além de agilidade, os veículos do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês) prometem dar mais conforto ao usuário. Os critérios que deverão ser atendidos pelos operadores do sistema foram detalhados em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com o diretor de Planejamento da BHTrans, Célio Freitas, que ontem apresentou o Plano de Mobilidade Urbana de BH no Congresso de Transporte de Passageiros (Etransport), no Rio de Janeiro, os veículos deverão cumprir  uma série de pré-requisitos para que se adaptem ao tamanho das estações e atendam melhor os clientes. “Há diversos tamanhos de ônibus, tipos de porta, e tivemos que estabelecer um parâmetro que se adeque ao projeto de nossas estações”.

Dois tipos de ônibus vão circular nos corredores do BRT: O padrão, com tamanho de 13,2m a 15m, e o articulado, que tem pelo menos 18,6m de comprimento. “Conforme o horário e a linha, definiremos o tamanho. Linhas de maior demanda e horário de pico circularão com ônibus articulados”, explica Célio, que garante que o BRT diminuirá pela metade o tempo das viagens.

Todos os veículos contarão com ar-condicionado, com variação de temperatura entre 22°C e 26°C, e espaço para transportar bicicletas. Inicialmente, será possível transportá-las aos domingos, feriados e aos sábados, a partir das 15h. Dependendo da procura, diz Célio, a BHTrans poderá ampliar os dias de uso. Para portadores de necessidades especiais, haverá rampas de acesso veicular e plataforma elevatória, além de um espaço garantido, seja para cadeira de rodas ou para deficientes visuais acompanhados de cão guia. O município pode cobrar dois espaços reservados para esse público em cada coletivo.

Os ônibus terão ainda dispositivos que limitam a velocidade máxima, para não provocar “trancos” nem desconforto aos passageiros. Há também sistema de bloqueio do veículo, impedindo que os ônibus trafeguem com portas abertas. Um sistema de segurança antiesmagamento também não permitirá que o motorista dê partida se houver algum passageiro ou objeto, como bolsas e mochilas, entre as portas. Para completar o sistema, haverá sinal sonoro de dois segundos para informar sobre o fechamento das portas.

Segundo as especificações detalhadas no Diário Oficial do Município do dia 18, o limite aceitável de passageiros em pé é de cinco pessoas por metro quadrado em horário de pico. Todos os carros apresentados pelos operadores do sistema BRT deverão ser homologados pela BHTrans, que prepara também decretos para regulamentar o treinamento de motoristas do BRT e a operação do sistema.

Com investimento de R$ 1,7 bilhão, entre recursos federais, estaduais, da prefeitura e da iniciativa privada, os corredores do BRT das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado estão previstos para começar a operar em agosto do ano que vem. “A Avenida Pedro I demorará mais um pouco”, admite Célio, seguro de que o sistema ficará pronto até a Copa de 2014. “O BRT da Santos Dumont fica pronto no fim do ano, e logo depois das chuvas, já começamos o da Avenida Paraná”, completa ele.

Informações: Estado de Minas

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