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No Rio, Simulador treinará motoristas de ônibus do sistema BRT

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Um simulador de direção será utilizado para treinar motoristas dos ônibus do sistema BRT. A tecnologia foi apresentada ontem, no 15º Etransport e na 9ª FetransRio, congresso e feira de transporte coletivo urbano realizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), que encerram hoje, no Riocentro.

Os visitantes dos eventos, que acontecem no Pavilhão 5 e têm entrada gratuita, poderão testar a tecnologia. O simulador, que segundo a Fetranspor deve começar a ser utilizado em aproximadamente um mês, vai preparar os motoristas dos ônibus que circularão pela Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil.

Sensações realistas

A tecnologia consiste em reproduzir determinadas condições de ambiente para gerar no motorista em treinamento as sensações mais realistas possíveis: fluxos de veículos, pedestres, condições climáticas, sinais de trânsito e condições de vias públicas diversificadas.

Inaugurado em junho, o corredor expresso Transoeste já registrou pelo menos cinco acidentes fatais com vítimas de atropelamento, além de colisões entre ônibus articulados e veículos que cruzam a pista exclusiva.  

Do Metrô Rio

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SPTrans implanta operação especial de transporte no domingo de eleição


A SPTrans aumentará o número de linhas e a quantidade de ônibus em circulação  neste domingo, quando ocorrerão as eleições municipais. As linhas de ônibus da cidade estarão operando com a frota habitual do sábado, quantidade 40% maior do que o habitual aos domingos. Algumas linhas estarão operando com 100% da frota e outras vão manter 70% da frota durante todo o dia.  

O aumento da circulação dos ônibus tem o objetivo de agilizar a viagem dos eleitores que precisam do transporte coletivo para ir até sua seção eleitoral, e também de incentivar aqueles que costumam usar o carro, a adotar o ônibus.  

Bilhete Amigão 

Os usuários do bilhete Único Comum poderão usufruir do benefício do Bilhete Amigão, que garante quatro integrações em ônibus, no período de oito horas, aos domingos e feriados, pagando somente uma tarifa. 

Para mais informações sobre itinerários de linhas de ônibus, ligue para 156 ou acesse www.sptrans.com.br.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Motoristas seguem com terceiro dia de paralisação em Bauru, SP


Na manhã desta quinta-feira (4), uma reunião foi realizada entre a Transurb (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Bauru) e o Sindicato dos Transportes (Sindtran) para tentar um acordo sobre a paralisação dos motoristas de ônibus em Bauru (SP). O encontro começou por volta das 8h na garagem de uma das empresas. A proposta do sindicato continua a mesma: eles exigem três turnos de 6 horas.

Ainda de acordo com o Sindtran, a direção das empresas de ônibus se reúne com acionistas majoritários e advogados para analisar o pedido dos motoristas, ainda na tarde desta quinta. A partir da resposta da Transurb, o sindicato deve realizar uma assembleia com os grevistas. Os ônibus continuam parados na garagem. Os motoristas são contra o intervalo de até duas horas que são obrigados, por lei, a cumprir por conta da jornada atual de 7h20.   

Em relação à multa diária aplicada contra a Transurb, a assessoria da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) informou que na quarta-feira (3) a associação já recebeu uma notificação no valor de R$76 mil, correspondentes ao primeiro dia de paralisação. Se os ônibus não voltarem às ruas, uma segunda notificação deve ser expedida.

Conforme decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, o sindicato também está sujeito à multa diária de R$ 20 mil por dia, enquanto pelo menos 70% dos ônibus não circularem em horários de pico e 50% nos outros horários. A Justiça do Trabalho de Bauru recebeu uma solicitação do Tribunal Regional do Trabalho para que seja fiscalizado o cumprimento da liminar de manter parte da frota durante o período de paralisação.

A reunião de conciliação entre Transurb, Emdurb e Sindtran, que estava marcada para segunda-feira (08)  no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, em Campinas, foi antecipada para sexta-feira (5), às 13h30.

Informações: G1 Bauru/Marília

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Corredores são saída para trânsito, dizem especialistas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Com o trânsito cada vez pior, São Paulo só evitará um colapso nas ruas se o próximo prefeito priorizar o transporte coletivo, dizem os especialistas.

Como expandir as linhas do Metrô e da CPTM é algo demorado e depende do governo do Estado, construir mais corredores é a melhor saída para aliviar o trânsito e melhorar o transporte público enquanto o sistema sobre trilhos não crescer.

"Se o trânsito está horrível, é porque temos errado nos últimos 30 anos, ao investir em vias, pontes e asfalto. Quem planta asfalto colhe congestionamento. O investimento deve ser feito em transporte de massa", diz Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela Escola Politécnica da USP.

"Não adianta colocar mais ônibus nas ruas, é preciso aumentar a velocidade deles, o que só é possível com mais corredores", diz Creso de Franco Peixoto, engenheiro e professor da FEI.

Resposta

A Secretaria Municipal dos Transportes diz trabalhar para implantar novos corredores de ônibus.

"Neste momento estão em licitação os projetos do Binário Santo Amaro, com 8 km; corredor Radial Leste, com 17 km; Aricanduva, com 14 km, Itaquera, com 6,1 km, Berrini, com 3,3 km e Capão Redondo/Vila Sônia, com 12,1 km", informou a gestão, em nota.

A prefeitura não explicou por que os corredores ainda não foram construídos.

A pasta diz também que implantou, entre 2011 e 2012, 62,5 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, para tentar aumentar a velocidade média dos coletivos em 15%.

Atualmente, a cidade tem 113 km de faixas exclusivas e 120 km de corredores, segundo a secretaria.

Sobre os terminais, a SPTrans diz que o de Pinheiros está sendo construído e que os de Parelheiros, Jardim Ângela e Perus "estão com as licitações de obras em andamento".

Já os de Vila Sônia, Brasilândia e Vila Prudente estão sob responsabilidade do Metrô; e o do Jardim Miriam está em estudos. A secretaria não explicou o atraso nas obras.

Sobre a região do M'Boi Mirim, a SPTrans diz que ampliou oito paradas, implantou uma faixa reversível em 2010 e reorganizou linhas.

A prefeitura diz que vai implantar um monotrilho ao longo da estrada do M'Boi Mirim.

A Secretaria da Infraestrutura Urbana informou que o prolongamento da Radial Leste foi suspenso para "readequação do cronograma" e retomado em agosto.

Por Fabiana Cambricoli
do Agora SP


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Site mostra localização dos ônibus em Salvador em tempo real

Mais cinco minutinhos. É o que o estudante Isac Moura de Castro, 35 anos, consegue toda manhã antes de ir para a faculdade. “Assim que eu acordo eu dou uma acessada e deixo lá atualizando”, conta, referindo-se ao BUS-U, sistema que pode ser consultado pela internet e permite saber quanto tempo falta para que o ônibus que ela pega, da linha Tancredo Neves – Barra, passe no seu ponto.

“Se são 6h20 e eu sei que o ônibus só vai chegar 7h20, dá para dormir mais um pouco, tomar café e me arrumar com calma”, comemora. O estudante de Sistemas de Informação descobriu a novidade a caminho da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde estuda. “Já tem 20 dias que estou usando o serviço”, diz. Por enquanto, só a empresa Barramar usa o sistema, que foi desenvolvido pela empresa baiana Infortele.
Os 242 ônibus da Barramar estão equipados com GPS e equipamentos chamados AVL (Automatic Vehicle Location, Localização Automática de Veículo, em inglês). Com eles, a empresa acessa em tempo real dados como localização, velocidade do veículo e trajeto percorrido. Com isso, o tempo que falta para o ônibus chegar e o trânsito – classificado como sem retenção, lento ou parado – são atualizados continuamente.

O sistema já é útil para quem acessa no computador. Mas quem tem acesso a internet no celular tem vantagem extra. É o caso do estudante Lucas Marins Batista, 21. “Na ida, eu acesso do computador, mas quando saio da faculdade, vejo pelo celular”, comenta ele, aluno de Engenharia Elétrica da Ufba. O ponto da faculdade, em Ondina, já está cadastrado no sistema. Já o de casa, que fica próxima a Uneb, foi incluído a pedido dele, através do ‘Fale Conosco’ do sistema.

Para utilizar o BUS-U, o usuário deve acessar o site (salvador.busu.com.br), e escolher uma das 65 unidades de faculdades já cadastradas, que servem como ponto de referência. Ao clicar em uma delas, deve-se escolher, no mapa, no máximo três pontos de ônibus entre os disponibilizados e cadastrar o e-mail.

Um link personalizado é enviado ao e-mail, dando acesso ao painel com o status das linhas que passam nos pontos escolhidos. É possível cadastrar três pontos de ônibus em todas as faculdades que constam na lista do BUS-U.

Inicialmente, o sistema está usando faculdades como pontos de referência, mas pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo que não seja estudante. “Os universitários são multiplicadores de qualquer tecnologia. Mas se o seu ponto é próximo a uma faculdade, é só cadastrar seu email. Nos próximos meses serão adicionados novos recursos que incluirão outros pontos de interesse da cidade, como supermercados, shoppings, hospitais...”, explica o diretor da Infortele, Pedro Vargas. Até agora, o BUS-U já conta com mais de mil usuários.

De acordo com o coordenador de Tecnologia de Informação da Barramar, Marcell Santana, a empresa adquiriu o sistema de monitoramento desde agosto de 2010, mas só disponibilizou para os usuários há dois meses, após período de testes. O projeto começou a ser desenvolvido pela Infortele em 2008. “Neste ano, ganhamos um contrato de financiamento e começamos a desenvolver o sistema”, conta Pedro Vargas.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que apoia a inovação, concedeu cerca de R$ 1,8 milhão para o desenvolvimento do sistema. A desenvolvedora também aplica há um mês o sistema em Aracaju e pretende expandir os serviços. “Em breve, oferecemos a possibilidade de recebimento de torpedos sobre os pontos nas horas de interesse dos passageiros assíduos”, conta Vargas, que aguarda com paciência a adesão de outras empresas.

“O que a gente quer é que funcione, o boca a boca vai divulgando. A Cooperativa de Transporte Complementar de Salvador deve implantar o sistema até o fim de novembro”, revela. Quem precisa do transporte coletivo fica na expectativa - nem tão calmamente assim.

Ricardo Machado, estuda Enfermagem na FIB, no Stiep, onde uma tela mostra as informações do ponto do Hospital Sarah Kubitschek. O problema é que o ônibus de Ricardo não é da Barramar. “É muito interessante, mas seria legal que outras empresas tivessem também né?”, cobra. 

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SMTU Manaus adesiva ônibus para orientar usuários sobre a Integração Temporal

A Prefeitura de Manaus está afixando adesivos nos ônibus do sistema de transporte coletivo para orientar os usuários sobre a integração temporal, sistema que permite ao usuário utilizar outro coletivo pagando somente uma passagem num intervalo de 2 horas e que não sofreu interrupção em sua operação.

A integração do sistema proporciona ainda ao usuário um número maior de opções de destino e a redução de viagens negativas. O benefício só não vale para o usuário que queira utilizar a mesma linha ou o mesmo veículo durante o prazo de 2 horas. As linhas alimentadoras, que levam os usuários até os terminais, também não fazem parte do Sistema de Integração Temporal.

Segundo os números apresentados pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), na manhã desta segunda-feira (01/10), só no mês de agosto cerca de 1,9 milhão de usuários utilizaram a integração temporal no sistema de transporte convencional. Já no sistema alternativo (os amarelinhos, que circulam na zona Leste) foram mais de 86 mil usuários a utilizar o beneficio. O acumulado de 2012 registra quase 14 milhões de integrações efetuadas.

“A integração temporal é um direito do usuário e ela nunca deixou de existir. Nós resolvemos adesivar os ônibus pra deixar bem claro para os passageiros que eles têm direito ao beneficio. Foi uma medida que adotamos para divulgar esse trabalho”, explicou o superintendente da SMTU, Wesley Aguiar.

A SMTU alerta os usuários que todos os ônibus adesivados fazem parte do sistema, e quem tiver seu direito desrespeitado deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento Comunitário (SAC), pelo telefone  118, e informar o número de série do ônibus, da linha, a hora e a data do ocorrido.

Informações: Prefeitura de Manaus

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