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Cidade de Taboão da Serra ganha 10 novos ônibus

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Mais 10 ônibus compõem a frota municipal de Taboão da Serra, da Viação Pirajuçara. A linha Circular e Intermunicipal agora conta com ônibus adaptados e menos poluentes, pois são movidos a biodiesel. Os novos ônibus foram apresentados no último sábado. 

Outra novidade é o itinerário ‘Parque das Hortênsias- Metrô Campo Limpo’ que começam a circular a partir do dia 15 de setembro. “Essa nova linha que está sendo implantada vai começar com apenas cinco ônibus, mas já farão a diferença porque ajudará a desafogar o fluxo de pessoas nos ônibus como Pinheiros e Clínicas, sem contar que a nova linha passará por dentro do município. Passará pela Kizaemon Takeuti, Pelo Shopping Taboão e pelo centro da cidade”, disse ao Portal O Taboanense, o secretário de Transporte e Mobilidade de Taboão da Serra, Zoroastro Júnior.

Foto: Ricardo Vaz
Os veículos são do modelo Mercedes geração 5, que são mais silenciosos e poluem menos. Com esse novo motor e o biodiesel, a taxa de poluição causada pelos ônibus em Taboão da Serra será quase zero.  Acredita-se que dentro de 30 dias, mais 10 novos ônibus serão entregues na cidade.

Para ter acesso as informações sobre o itinerário de todas as linhas municipais, acesse o site da prefeitura www.taboaodaserra.sp.gov.br.   

Informações: O Taboanense

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Cidade de Niterói terá ônibus com designer inovador

Chegou em Niterói nessa última semana, o primeiro veículo de piso-baixo da cidade. No novo sistema de transportes da cidade, foi prometida a substituição da frota por veículos de piso-baixo. Então nessa emana chegou para atuar pelo Consórcio TransNit. Trata-se da Auto Ônibus Brasília que adquiriu um Caio, Millenium BRT, Mercedes Benz O-500U; no novo padrão de pintura da cidade.

Informações: Ônibus em Foco

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Em São Paulo, Expresso Tiradentes tem aprovação de 81% dos usuários

Dominante em Curitiba, o uso do BRT em São Paulo não chega nem perto de fazer cosquinha no metrô: os 9,7 quilômetros do primeiro transportam 81 mil pessoas diariamente, segundo a SPTrans, enquanto os 74 quilômetros do transporte subterrâneo dão conta de 4,5 milhões de viagens todos os dias. 

Mas quando se trata de avaliação, o único corredor BRT da cidade se sai até melhor. Na última pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), 81% dos passageiros acham o Expresso Tiradentes excelente ou bom, índice que cai para 74% no metrô. Os ônibus convencionais ficaram com 40%.

O tempo de viagem entre o Terminal Sacomã e o Parque Dom Pedro II foi enormemente encurtado: caiu de 70 para 14 minutos, segundo a SPTrans.

Em relação ao BRT “ideal”, o Expresso Tiradente perde apenas porque foi construído em via elevada. “Deveria ser na (altura da) rua, porque tem vantagem do ponto de vista da acessibilidade. Mas em relação a velocidade, o benefício foi plenamente atingido”, afirma Otávio Cunha, da NTU.

Fonte: Veja Abril

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No BRT Transoeste já conta com 90% de aprovação dos usuários

Como diz a máxima, quem ri por último, ri melhor. Quando se trata de BRT, o Rio de Janeiro pode ter chegado atrasado, mas saiu na frente na nova leva de munícipios onde o sistema está sendo implantado por causa da Copa. O Transoeste foi inaugurado em junho.

O Rio segue as regras dos BRTs, a mais importante delas sendo as vias com ultrapassagem, que permitem a existência de linhas expressas e semiexpressas. Quem quer ir de uma ponta a outra o pode fazer sem demoras.
Em pesquisa realizada pelo Instituto Mapear, a aprovação chegou a 90%, resultado de quem demorava até 2h30 no trajeto entre Santa Cruz e Barra da Tijuca e agora o faz em 40 minutos.

Dentro dos ônibus articulados, uma gravação informa a próxima estação de parada, como em metrôs. Os GPS nos ônibus permitem que se saiba quando chegarão às estações, como em outros BRTs desta galeria. Mas o governo precisará resolver os atropelamentos, que têm sido constantes.

Na capital carioca, mais três corredores estão em construção para serem inaugurados até o Mundial de 2014 e as Olimpíadas.

Fonte: Veja Abril

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Sistema BRT chega a rivalizar com o metrô onde este existe

Como criação tipicamente brasileira, é estranho que tão poucas cidades do país – dá para contar nos dedos das mãos – tenham aderido ao BRT, o chamado Bus Rapid Transit, uma solução de transporte público inventada em Curitiba há quase 40 anos.

Quando criou o BRT, em 1974, o então prefeito da cidade, o arquiteto Jaime Lerner, provavelmente não imaginava que, décadas depois, 130 cidades do mundo estariam utilizando o sistema ou uma variação muito próxima dele, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

De maneira sintetizada, o BRT tenta colocar na superfície o que o metrô faz abaixo dela: regularidade, rapidez e conforto. Para isso, exige – em um plano ideal – faixas segregadas dos carros; paradas de ônibus que são como estações, com pagamento antecipado; pelo menos duas faixas para permitir ultrapassagens entre os ônibus; e coletivos articulados, que chegam a transportar até 270 pessoas, com controle mais estrito dos horários.

Embora com capacidade pouco inferior ao metrô, são tidos também como transporte coletivo de massa. 

O resultado é que, seja em São Paulo, no Rio ou Goiânia (onde são limitados, mas existem), os BRTs são muito melhor avaliados que os ônibus convencionais – tidos muitas vezes como um transporte sucateado, lento e desconfortável – e chegam a rivalizar com o metrô onde este existe. 

Clique nas imagens para conhecer as cidades brasileira que acordaram, antes da outras, para o papel do BRT na mobilidade urbana, embora a participação destes ainda seja pequena.

Trinta e oito anos após ser inventado, com uma Copa e Olimpíadas batendo às portas, o Brasil corre para recuperar o tempo perdido. Das 12 cidades do mundial de 2014, nove estão com projetos ou obras engatilhadas, segundo a NTU. 

Fonte: Veja Abril

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Cidade de Uberlândia é a única cidade com menos de um milhão de habitantes com BRT


Única cidade com menos de um milhão de habitantes com BRT, a mineira Uberlândia, com pouco mais de 600 mil pessoas, tem um corredor de 7,5 quilômetros na Avenida João Naves de Ávila há seis anos.

Levando o preceito de ser na superfície o que o metrô é abaixo da terra, até mesmo shopping em uma das estações o BRT de Uberlândia tem, o que deve soar familiar para moradores de São Paulo.


A imagem ao lado mostra uma das vantagens do sistema: a acessibilidade. Deficientes físicos adentram o coletivo tão rápido quanto os demais passageiros, já que as estações são elevadas. 

O corredor deu tão certo que o governo já tem mais quatro projetos aguardando verba do governo federal.

Fonte: Veja Abril

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