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Em Belo Horizonte, Motoristas são multados por invadir corredores de ônibus

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sete motoristas são multados por hora nas pistas exclusivas para ônibus de Belo Horizonte. A média é feita com base nos números do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) de janeiro a maio, que revelam um aumento nas autuações depois que radares fixos foram instalados na capital. Nos cinco primeiros meses deste ano foram 26.241 multas. No mesmo período de 2011, 108. O crescimento é de 24.000%.

A Nossa Senhora do Carmo é a única via com radar para faixa exclusiva na cidade e a principal responsável pelas autuações. Ela tem quatro equipamentos, dois em cada sentido. Eles foram instalados em junho do ano passado, em um trecho de 900 m, e fizeram as multas por transitar nas faixas exclusivas saltarem do 94º para o 5° lugar no ranking de infrações do Detran. Elas perdem apenas para as autuações por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, uso de celular e estacionamento rotativo irregular.

O analista de rede Christiano Grieco, 40, foi multado porque não sabia dos aparelhos nem da existência da pista exclusiva, tampouco reparou nas placas. "Era um domingo e quase não havia ônibus. A sorte foi que meu pai avisou no primeiro radar, porque eu podia ter levado duas multas. É uma ótima fonte de dinheiro para o governo em que a gente não vê retorno nenhum", reclamou.

A assessoria da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) não indicou um representante para falar sobre o assunto, mas informou que o objetivo é dar maior fluidez ao trânsito e priorizar os usuários do transporte público.

Mas especialistas em trânsito questionam o caráter educativo da multa, já que os radares foram instalados há um ano e as pessoas continuam sendo autuadas exaustivamente. "Se os radares estão multando tanto ainda, tem alguma coisa errada nisso. O conceito da multa é educar, mas não está funcionando. É apenas uma ótima fonte de arrecadação para o governo", afirmou o perito de segurança de trânsito Marco Paiva.

Para o também especialista em transito José Aparecido Ribeiro, a pista exclusiva está em um local inadequado. "Ali existe um afunilamento da avenida, que acaba confundindo os motoristas. Quem é multado ali é porque não conhece a região. Os ônibus deveriam transitar nas pistas laterais e não nas centrais. É uma fábrica de dinheiro", disse.

A auxiliar administrativa Taciane Leone, 25, foi multada enquanto seguia um amigo em outro veículo e só percebeu a infração quando recebeu a multa. "A gente sai da trincheira da rua Rio Grande do Norte, cai na avenida e nem percebe que está em uma pista exclusiva".


Fonte: O Tempo Online

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Mais 10 ônibus são entregues à população de Angra dos Reis

Nesta sexta-feira, 3, 10 novos ônibus foram incorporados à frota de veículos que fazem o transporte coletivo em Angra dos Reis. Com esses, são 140 ônibus que prestam serviço aos usuários municipais, sendo 60 deles novos.

Os ônibus seguem a nova padronização: são pintados na cor verde e, além de serem maiores, eles têm acessibilidade e ar-condicionado. São 30 na frota com ar-condicionado. Vale lembrar que os usuários de Angra não pagam mais por esse conforto, como acontece em outras cidades.

Os 10 veículos foram integrados às linhas do Parque Mambucaba e Ponta Leste, para suprir a demanda, que vem crescendo vertiginosamente por causa do Passageiro Cidadão, que neste mês completou 1 ano e bate a marca dos 101 mil cadastrados. Cerca de 2 milhões de usuários utilizam o transporte coletivo por mês.

-Diante das mudanças no perfil da população, que hoje utiliza mais o transporte coletivo para se locomover, por conta do valor de R$ 1 da passagem, o prefeito Tuca Jordão solicitou à empresa de ônibus que ampliasse a sua frota. Com isso estamos promovendo melhorias no sistema de transporte coletivo – lembrou o superintendente de Transportes e Trânsito, Robson Oliveira, ressaltando que o programa Passageiro Cidadão foi responsável pelo aumento de 30% de usuários.

Prefeitura Mun. de Angra dos Reis

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No Recife, Já é possível carregar o cartão VEM nos postos credenciados espalhados pela cidade

 
Já é possível carregar os  cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante, Trabalhador e Comum  em pontos de venda autorizados espalhados pela cidade. Isso faz com que muitos usuários possam recarregar seus cartões VEM sem precisar se deslocarem para o novo posto situado na Rua da Soledade.
Em algumas das principais vias do centro, já é possível vê bancas de revistas e papelarias com banner’s da Rede Ponto Certo avisando o ponto de recarga.
A ideia é possibilitar a recarrega dos cartões com dinheiro de forma moderna, ágil e segura, reduzindo-se assim o tempo de permanência na agência e as possíveis filas em períodos de pico.
Além da solução de autoatendimento, cerca de 600 pontos comerciais – lanchonetes, padarias, papelarias, entre outros – serão credenciados para a carga e recarga dos cartões VEM Comum e Estudante (a do VEM Trabalhador continua no posto e Internet). Com isto, a capilaridade aumentará sensivelmente o que facilitará ainda mais o uso dos créditos eletrônicos de transporte para a população da Região Metropolitana de Recife. A opção de recargas pela Internet também continuam.

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Em João Pessoa, CBTU anuncia licitação para aquisição dos VLTs

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai realizar no dia 13 Audiência Pública em que abre oficialmente o processo de licitação para aquisição de oito Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT’s) para a cidade João Pessoa. A audiência ocorrerá às 14h no Auditório da Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER), localizado à rua Presidente Vargas, nº 1733, 6º andar, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações do Ministério das Cidades serão disponibilizados cerca de R$ 96 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, para aquisições desses novos trens para João Pessoa. Com esse medida, o Governo Federal agilizará o processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos da Capital paraibana, que necessita de melhores condições para promover a mobilidade e o acesso da população ao transporte público de passageiros.

 Para o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, essa compra trará uma nova realidade para o transporte público de passageiros na Região Metropolitana da capital. “Com essas aquisições teremos condições de oferecer um transporte com a melhor qualidade, rapidez, segurança, economia e conforto do Estado, implantar a integração entre trem e ônibus, retirando veículos das ruas, melhorando o tráfego e trazendo mais gente para se locomover de trem”, afirma.

 Ao todo, o PAC Equipamentos liberará R$ 721 milhões, para compra de novos trens para João Pessoa (PB), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).

Segundo a presidenta Dilma Rousseff, uma política de compras governamentais, neste momento, é uma afirmação de que o nosso país tem mecanismos para enfrentar a crise. A aquisição de novos trens é uma maneira de estimular o investimento no setor como também o consumo e, melhorar o transporte público da população.

O PAC Equipamentos é uma iniciativa que visa estimular o crescimento econômico do país. No total serão investidos R$ 8,4 bilhões. Ele é um programa de compras que visa agilizar as compras governamentais dando preferência a aquisição de produtos da indústria nacional. O objetivo é estimular o crescimento econômico. Além da compra de novos trens, o novo programa também será destinado para adquirir novos caminhões, patrulhas agrícolas, ambulâncias, ônibus, retroescavadeiras, motoniveladoras, furgões, blindados e móveis para escolas.

Fonte: PB Agora

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Em Natal, Trens que circulam há mais de 40 anos serão substituídos pelo VLT

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uma luz se acendeu no fim dos trilhos para a implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de superfície que será criado em Natal até a Copa 2014. Na terça-feira, o Diário de Natal publicou declarações da governadora Rosalba Ciarlini informando que o projeto está sob análise da Caixa Econômica Federal. "É uma obra relativamente mais rápida já que temos os trilhos, que serão apenas melhorados, e contaremos com um trem mais veloz e com vagões maiores. Esperamos que seja liberado até o final do ano", ela disse. Ontem a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que vai realizar uma audiência pública de instrução, ou seja, um primeiro passo para licitar e adquirir doze VLTs para Natal.

De acordo com informações do Ministério das Cidades, o Governo Federal vai dispor inicialmente cerca de R$ 154 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Equipamentos), para atender a estas necessidades e iniciar o processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal. "Com a implantação do VLT, a população poderá contar com um meio de transporte público melhor e que certamente permitirá a integração entre o modal ferroviário e o rodoviário, contribuindo para uma maior fluidez do trânsito na grande Natal", afirmou o superintendente da CBTU em Natal, o engenheiro João Maria Cavalcanti.

Cavalcanti participa da audiência, que acontece no dia 13 de agosto, no auditório da Associação dos Engenheiros Ferroviários (AENFER), no Rio de Janeiro. Neste mesmo dia também será discutida a licitação de oito VLTs para João Pessoa e dez Trens Unidade Elétrica (TUE's) para Belo Horizonte. O sistema VLT, espécie de "bonde moderno" já é adotado em várias cidades de países como Estados Unidos, Inglaterra e França, e começou a ser implantado em algumas capitais brasileiras. Maceió, Recife e a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, já realizam o transporte de passageiros por meio do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos.

Em Natal, o transporte sobre trilhos atende atualmente a região metropolitana, e funciona atualmente com locomotivas da década de 1950 e com carros de passageiros da década de 1970. Obsoleto, o sistema apresenta sinais de fadiga e necessita de adequação ao novo sistema para melhorar as condições de aparelhamento para promover a mobilidade e o acesso da população ao transporte público. Segundo informou o secretário estadual da Copa, Demétrio Torres, o VLT de Natal terá capacidade para transportar até 50 mil passageiros por dia. "É a mesma quantidade de passageiros que transportam mil ônibus. Imagine o impacto que isso pode causar, diminuindo o tráfego de pessoas na região da Ponte de Igapó", colocou o secretário.

Fonte: Diário de Natal




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Marcopolo entrega 19 ônibus Viale BRT a Campinas


Nesta semana, a Marcopolo entregou ao sistema de transporte de Campinas (SP) o primeiro lote formado por 15 ônibus Viale BRT. Segundo a fabricante, os veículos oferecem internet sem fio e monitores de televisão. O motorista conta com uma tela ao lado do volante para acompanhar o embarque e desembarque de passageiros, câmeras de segurança e computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota. 

Desenvolvido para aplicação em grandes centros urbanos, o modelo tem 19 metros na versão articulada e capacidade para até 145 passageiros. É montado com chassi Volvo. A sigla BRT vem de Bus Rapid Transit, sistema de transporte metropolitano em que grandes coletivos trafegam por corredores exclusivos e equipados com boa estrutura para abrigar os passageiros nas paradas. 

“Em Campinas o sistema foi escolhido como padrão do transporte coletivo nos próximos anos. É um exemplo que deve ser replicado para outras cidades brasileiras pelos benefícios e vantagens que proporciona”, destaca o diretor de operações comerciais da Marcopolo, Paulo Corso. 

“Enquanto os corredores exclusivos não ficam prontos, os ônibus serão utilizados no sistema atual da cidade. A partir de 2013 deverão ser colocados novos veículos nos corredores Ouro Verde e Campo Grande. A estimativa é de que os dois corredores transportem juntos no horário de pico cerca de 30 mil passageiros por hora”, explica o executivo. 

Ideal para uso urbano, o Viale tem câmbio automático e sistema de segurança que impede o movimento com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque no País.

Fonte: automotivebusiness.com.br


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Em Cuiabá, Projeto para construção do BRT fica pronto em 20 dias


O prefeito Chico Galindo (PTB) anunciou ontem que o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) deve ficar pronto em no máximo 20 dias. Após ser avaliado pelo Executivo municipal, o plano segue para Brasília, onde deve receber o aval da presidente Dilma Rousseff (PT). 


O prazo final para dar entrada na proposta junto ao Governo Federal é 30 de agosto. A assinatura do contrato, no entanto, só deve aconteceu em 14 de dezembro. 



O modal deve ser implantado no trecho que liga o futuro parque de exposições, na saída para Santo Antônio de Leverger, até a avenida Fernando Correa da Costa, onde haverá um terminal do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). 



O petebista afirma que o objetivo é unir os dois modais para “ampliar e agilizar” o sistema de transporte coletivo da Capital. “Estamos complementando o VLT, queremos melhorar o nosso sistema de transporte coletivo”. 



De acordo com Galindo, a intenção era instalar o BRT em toda a avenida dos Trabalhadores, no entanto os recursos financeiros disponibilizados não foram o suficiente para a viabilização do projeto, já que era necessário realizar diversas desapropriações no local. 



“A primeira opção que pensamos era fazer o BRT na avenida dos Trabalhadores porque daria mais fluência no transporte coletivo, mas os recursos são insuficientes”, enfatiza. Galindo ressalta que o BRT não vai chegar até o futuro Hospital Universitário Julio Müller, mas ficará próximo. (KA) 


Diário de Cuiabá

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Setransp cobra apresentação de projetos para transporte público


Enquanto nesse período eleitoral diversos políticos fazem discursos sobre a situação do transporte coletivo, e, nesse ínterim, debatem sobre a necessidade de licitação ou não do sistema, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), provocado sobre o tema, cobrou um posicionamento concreto sobre o caos no transporte. Comentando a respeito, o presidente do Setransp, Adierson Monteiro, criticou o que ele chama de "discursos de bravata".

"É o Estado que gere a saúde, educação e segurança, e esses serviços já são um caos. Imagine se cuidasse também do transporte coletivo? Precisamos de um serviço de transporte público em Aracaju de qualidade, então não é os gestores públicos fazendo discursos de bravata que teremos soluções. O Executivo deve é apresentar projetos para investimentos no transporte, porque há um custo para se desenvolver um sistema de qualidade, mas de fato apesar de o transporte coletivo ser um serviço público é o único serviço que coloca dinheiro no Estado através da alta carga tributária e não recebe investimentos como os demais serviços", contestou Adierson.

Para Adierson, a sociedade precisa ser alertada sobre a realidade do que é o processo de licitação. "O importante não é ter ou não licitação do transporte, até porque para o cidadão isso não interfere em nada. Licitação é um contrato entre as empresas de ônibus e a prefeitura, sendo assim é a única garantia que o empresário tem de recebimento sobre o serviço prestado inclusive com a tarifa sendo reajuste de maneira correta de acordo com a planilha de custo colocada no contrato", explicou ele, "afirmando que a licitação não traz prejuízos para as empresas como muitos tentam jogar".

Segundo Adierson Monteiro, o Setransp nunca esteve contra a licitação. "A ação que movemos foi por conta da forma como estava sendo feito o processo de licitação que não seguia as normas devidas. Pedimos em juízo que o edital fosse revisto", disse ele, defendendo "que os candidatos nestas eleições apresentem propostas concretas para o transporte e não fiquem apenas em críticas fazias".

“Se o ônibus não tiver prioridade sobre os demais veículos, iremos continuar apenas com a falácia. É preciso vias exclusivas para os ônibus entre outros investimentos. É assim que acontece nas grandes cidades como Curitiba, onde o sistema de transporte é considerado como modelo de qualidade: o ônibus, que leva a maioria da população, é prioridade. É uma decisão política: os gestores vão priorizar a maioria que utiliza o ônibus ou vão optar por circular com seu carrão por onde quiser?", indagou Adierson Monteiro, citando os congestionamentos no trânsito, um dos principais fatores de maior influência para precariedade na mobilidade do transporte público.

Setransp


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