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Em Cuiabá, Projeto para construção do BRT fica pronto em 20 dias

quinta-feira, 2 de agosto de 2012


O prefeito Chico Galindo (PTB) anunciou ontem que o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) deve ficar pronto em no máximo 20 dias. Após ser avaliado pelo Executivo municipal, o plano segue para Brasília, onde deve receber o aval da presidente Dilma Rousseff (PT). 


O prazo final para dar entrada na proposta junto ao Governo Federal é 30 de agosto. A assinatura do contrato, no entanto, só deve aconteceu em 14 de dezembro. 



O modal deve ser implantado no trecho que liga o futuro parque de exposições, na saída para Santo Antônio de Leverger, até a avenida Fernando Correa da Costa, onde haverá um terminal do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). 



O petebista afirma que o objetivo é unir os dois modais para “ampliar e agilizar” o sistema de transporte coletivo da Capital. “Estamos complementando o VLT, queremos melhorar o nosso sistema de transporte coletivo”. 



De acordo com Galindo, a intenção era instalar o BRT em toda a avenida dos Trabalhadores, no entanto os recursos financeiros disponibilizados não foram o suficiente para a viabilização do projeto, já que era necessário realizar diversas desapropriações no local. 



“A primeira opção que pensamos era fazer o BRT na avenida dos Trabalhadores porque daria mais fluência no transporte coletivo, mas os recursos são insuficientes”, enfatiza. Galindo ressalta que o BRT não vai chegar até o futuro Hospital Universitário Julio Müller, mas ficará próximo. (KA) 


Diário de Cuiabá

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Setransp cobra apresentação de projetos para transporte público


Enquanto nesse período eleitoral diversos políticos fazem discursos sobre a situação do transporte coletivo, e, nesse ínterim, debatem sobre a necessidade de licitação ou não do sistema, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), provocado sobre o tema, cobrou um posicionamento concreto sobre o caos no transporte. Comentando a respeito, o presidente do Setransp, Adierson Monteiro, criticou o que ele chama de "discursos de bravata".

"É o Estado que gere a saúde, educação e segurança, e esses serviços já são um caos. Imagine se cuidasse também do transporte coletivo? Precisamos de um serviço de transporte público em Aracaju de qualidade, então não é os gestores públicos fazendo discursos de bravata que teremos soluções. O Executivo deve é apresentar projetos para investimentos no transporte, porque há um custo para se desenvolver um sistema de qualidade, mas de fato apesar de o transporte coletivo ser um serviço público é o único serviço que coloca dinheiro no Estado através da alta carga tributária e não recebe investimentos como os demais serviços", contestou Adierson.

Para Adierson, a sociedade precisa ser alertada sobre a realidade do que é o processo de licitação. "O importante não é ter ou não licitação do transporte, até porque para o cidadão isso não interfere em nada. Licitação é um contrato entre as empresas de ônibus e a prefeitura, sendo assim é a única garantia que o empresário tem de recebimento sobre o serviço prestado inclusive com a tarifa sendo reajuste de maneira correta de acordo com a planilha de custo colocada no contrato", explicou ele, "afirmando que a licitação não traz prejuízos para as empresas como muitos tentam jogar".

Segundo Adierson Monteiro, o Setransp nunca esteve contra a licitação. "A ação que movemos foi por conta da forma como estava sendo feito o processo de licitação que não seguia as normas devidas. Pedimos em juízo que o edital fosse revisto", disse ele, defendendo "que os candidatos nestas eleições apresentem propostas concretas para o transporte e não fiquem apenas em críticas fazias".

“Se o ônibus não tiver prioridade sobre os demais veículos, iremos continuar apenas com a falácia. É preciso vias exclusivas para os ônibus entre outros investimentos. É assim que acontece nas grandes cidades como Curitiba, onde o sistema de transporte é considerado como modelo de qualidade: o ônibus, que leva a maioria da população, é prioridade. É uma decisão política: os gestores vão priorizar a maioria que utiliza o ônibus ou vão optar por circular com seu carrão por onde quiser?", indagou Adierson Monteiro, citando os congestionamentos no trânsito, um dos principais fatores de maior influência para precariedade na mobilidade do transporte público.

Setransp


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Venham ''Curtir'' o Blog Meu Transporte, 900 pessoas já curtiram, e você?


Ser uma ferramenta para informar aos usuários de transporte público o que acontece nos sistema de transporte do Brasil é normal, mas quando essa ferramenta vem de um usuário do transporte público, faz com que realidades na flor da pele sejam mostradas, e nessas lutas enfrentadas pelos usuários e também pelo Blog Meu Transporte, faz com que mais pessoas venham se ajuntar neste portal de mobilidade.

Por isso o Blog Meu Transporte vem a agradecer a todos novos usuários que Curtiram o Blog no Facebook, e em especial ao leitor Ronaldo MO que se tornou a 900ª pessoa a "Curtir" um dos maiores Portais de Mobilidade Urbana do Brasil, este trabalho não seria o mesmo sem a participação de vocês, por isso, divulguem a seus familiares e amigos, pois aqui, somos todos usuários de transporte.


Abraço a todos!!!


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Ônibus Viale BRT da Marcopolo é apresentado em Salvador

quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Cem anos após o início da circulação do primeiro ônibus que serviu de transporte coletivo em Salvador, a população começa a perceber a modernização do sistema de mobilidade urbana. Na manhã desta quarta-feira (1º), quem passou pela Praça Municipal conferiu as características do ônibus que serve ao Sistema de Transporte Rápido, o Viale BRT, que será aplicado em diversas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
Salvador é a primeira capital do Nordeste a conhecer o veículo. Na avaliação do prefeito João Henrique, o sistema é adequado ao município por ser confortável, de rápida aplicabilidade e de custos baixos para implantação. "O BRT é um investimento mais rápido que o transporte coletivo convencional, com o mesmo conforto e comodidade que o metrô, com a vantagem de exigir menos investimentos e menor tempo para funcionamento", explica o prefeito.
Conforto e segurança - Fabricado pela empresa Marcopolo, o ônibus é o primeiro veículo brasileiro com sistema de tecnologia e gerenciamento de frota que agrega velocidade, conforto, confiabilidade e segurança. O veículo tem 2,6 metros de largura e 19 metros de comprimento, além de equipamentos de acessibilidade, poltronas acolchoadas, impermeáveis e ergométricas, ar-condicionado, suspensão a ar, câmbio automático e motor ecológico. O ônibus tem velocidade regulamentada em 70 km/h e capacidade para locomoção de 160 pessoas por viagem, sendo 60 sentadas.
O diretor da empresa responsável pela fabricação do modelo, Antonio Marcopolo, destacou que o Viale foi desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. É o mais avançado já produzido no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento.
Via exclusiva - O veículo exposto na praça também irá percorrer as vias e ruas de Salvador, demonstrando as vantagens e benefícios que este tipo de veículo pode proporcionar à população e ao trânsito. A primeira via exclusiva para o sistema em Salvador será a Vasco da Gama. As obras de macrodrenagem e de urbanização da via seguem o cronograma programado e já estão mais de 70% avançadas. Segundo a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), a conclusão está prevista para o final de outubro.
Prefeitura de Salvador
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No Rio, Entrou em operação o 16º trem chinês da SuperVia


Entrou em operação nessa quarta-feira, o 16º trem adquirido na China para a renovação  da frota da SuperVia. Com mais da metade dos novos trens em circulação, a concessionária, controlada pela Odebrecht Transport, pode ampliar em mais de 100 mil a oferta de lugares aos seus passageiros.

Segundo a concessionária, os novos trens permitiram a criação de viagens com partida da estação Madureira durante a manhã, contribuindo para melhor fluxo de passageiros nos trens Santa Cruz e Japeri e de novo horário no ramal Belford Roxo.

Além disso, a linha Gramacho (ramal Saracuruna) passou a funcionar durante todo o dia reduzindo para 15 minutos o intervalo de partida no trecho Central-Gramacho. Os demais trens chineses entrarão em operação gradativamente até que se completem os 30.

Fonte: O Dia Online

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Ônibus voltam a circular no terminal do centro de Manaus


Ao todo, 861 ônibus de 209 linhas apenas do transporte coletivo convencional voltarão a passar diariamente pelas vias esburacadas do terminal da Matriz. No entanto, a proibição dos micro-ônibus do transporte Executivo no terminal já gera polêmica. A presidente da Federação das Cooperativas do Transporte Executivo de Manaus, Valderizia Melo, afirma que a categoria não foi consultada pela SMTU sobre a proibição de retorno ao terminal. Ela diz que não aceita a decisão.
Segundo Valderizia, a SMTU garantiu que se houvesse a reativação do terminal os micro-ônibus também voltariam a trafegar no local da mesma maneira que os ônibus convencionais. Ela apresentou um documento datado do dia 16 de junho no qual discute com a SMTU a circulação dos Executivos pela área e diz não entender a mudança. “Porque a SMTU chegou a essa decisão? Queremos uma audiência com o superintendente. O próprio usuário não vai aceitar pagar uma tarifa diferenciada para ficar na Praça da Saudade enquanto os ônibus estarão descendo até a Matriz”, disse.
Para o superintendente da SMTU, Wesley Aguiar, o terminal vai ser exclusivo de transporte coletivo porque o Executivo, que deveria ser suplementar, concorre com o transporte de massa. Ele chamou a mudança de "início da normalização dos Executivos que estão sem controle". Depois da normalização ele diz que haverá a primeira licitação do transporte. Segundo Wesley, o transporte Executivo é predador e a intenção é preservar o contrato que a Prefeitura mantém com as empresas de ônibus, para que elas deixem de ter prejuízo.
Fonte: A Critíca
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BRT Aricanduva

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