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Ônibus municipais de São Caetano terão integração gratuita entre os oito itinerários da cidade

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Em setembro, os 20 mil passageiros de ônibus municipais de São Caetano terão integração gratuita entre os oito itinerários da cidade. Usuários que tiverem o cartão Sits (Sistema Integrado de Transporte de São Caetano) poderão fazer transferência em até uma hora, em moldes semelhantes aos do bilhete único, utilizado na Capital.

Atualmente, o cartão só permite transferência sem custos entre as linhas 1 (Santa Maria/Osvaldo Cruz) e 6 (Nova Gerty), além das linhas 4 (Santa Paula) e 5 (Bairro Mauá) com a 7 (Boa Vista). Passageiros do trajeto Prosperidade/Fundação podem fazer conexão gratuita com todos os outros itinerários.

A previsão é de que o bilhete único comece a valer no momento em que for iniciada a integração tarifária entre o sistema municipal e os trens (leia ao lado). O secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, estima que a ampliação das conexões não irá gerar custos para a Prefeitura. "Essa é uma responsabilidade que cabe à concessionária (Vipe) e isso está previsto no edital de concessão do serviço", explica.

O titular da Pasta avalia, no entanto, que a empresa não terá acréscimo significativo de gastos. "A cidade é pequena, e a maioria das transferências não são entre linhas municipais, mas do municipal para o trem ou para os ônibus intermunicipais." A Prefeitura ainda não tem os números exatos de quantas pessoas fazem as conexões diariamente.

Com o início da operação, São Caetano será o quarto município da região a oferecer bilhete único. A primeira cidade a disponibilizar o benefício, em março do ano passado, foi São Bernardo. Lá, o Cartão Legal pode ser utilizado para integrações gratuitas em período de até 90 minutos. Em Mauá, o usuário pode fazer conexão sem custo adicional em até uma hora, usando o cartão DaHora. Diadema adotou neste ano o Sou (Sistema de Ônibus Urbano). Com ele, o usuário pode fazer baldeação gratuita em parte das linhas por até 50 minutos. Os demais municípios não têm sistemas semelhantes.

INTERMUNICIPAIS - O secretário de Mobilidade Urbana afirmou que apresentará neste mês à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) o projeto para construção de duas estações de conexão nas entradas do município. O objetivo é fazer com que as linhas intermunicipais que têm São Caetano como destino passem a utilizar os terminais como ponto final. Dessa forma, menos coletivos circulariam pela cidade. "Vamos organizar o transporte e diminuir os congestionamentos", explica Darronqui. Das 43 linhas intermunicipais que passam por São Caetano, apenas 13 utilizam a cidade como passagem.

Prefeitura negocia integração tarifária com trens

O convênio para a criação de integração tarifária entre o sistema municipal e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deve ser finalizado em cerca de 15 dias, informa o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui. A celebração do acordo, que já foi autorizada pela Câmara Municipal, ainda tem detalhes pendentes como a adaptação das catracas e a porcentagem do desconto.

Darronqui estima que o sistema será semelhante ao que já é adotado em Barueri, Jandira e Itapevi, na Grande São Paulo. Nesses locais, quem sai do sistema municipal para o trem paga R$ 4,40, sendo R$ 2,90 do ônibus e mais R$ 1,50 do trem. Sem a integração, o gasto seria de R$ 5,90. Atualmente, a tarifa municipal de São Caetano é de R$ 2,75.


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Monotrilho em São Paulo: Obras da estação e pátio Oratório que fazem parte da extensão da Linha 2 do Metrô avançam

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A construção da estação e pátio Oratório, que fazem parte da extensão da Linha 2-Verde do Metrô, em monotrilho, estão em ritmo avançado. A estação está com a parte bruta da estrutura concluída. A próxima etapa será a finalização das lajes da plataforma e mezanino, para posteriormente serem iniciados o acabamento e instalação de cobertura metálica.

O governador Geraldo Alckmin inspecionou os trabalhos nesta quarta-feira, 18. “As obras estão em um bom ritmo. Nós devemos entregar no ano que vem a estação Vila Prudente, a estação Oratório e o pátio, que terá cinco quilômetros de vias para poder estacionar todos os trens”, afirmou.

A estação Oratório começou a ser construída em outubro de 2010. Quando finalizada, serão cinco mil metros quadrados de área construída e dois acessos, cada um com bicicletário para 50 bicicletas. A estação Oratório será totalmente acessível, contará com elevadores e escadas rolantes que permitem o acesso do mezanino às plataformas. A estimativa é de que mais de nove mil passageiros utilizem diariamente a estação quando em funcionamento, em 2013.

Entenda o prolongamento da Linha 2-Verde em monotrilho

O primeiro trecho do prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô, Vila Prudente-Oratório, com extensão de 2,9 km, encontra-se em implantação e é composto por duas estações: Vila Prudente e Oratório, além do pátio Oratório.

Posteriormente, seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

O trecho final, São Mateus-Hospital Cidade Tiradentes, terá sete estações e 11,5 km de extensão. No total, serão 24,5 km, ligando Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, com 17 estações.

A inauguração do primeiro trecho do monotrilho da Linha 2-Verde, em construção entre Vila Prudente e Oratório, está prevista para 2013. O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar funcionamento em 2014 e a chegada à Cidade Tiradentes, em 2016.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, a linha completa de Vila Prudente até o Hospital Cidade Tiradentes terá 24,5 km de extensão e 17 estações. A demanda da extensão em monotrilho da Linha 2-Verde será de pelo menos 500 mil passageiros/dia.

Do Portal do Governo do Estado

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Cidade de Uberaba é pré-selecionada a ser beneficiada com o PAC Mobilidade

Uberaba está pré-selecionada para ser beneficiada com recursos do programa de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. A garantia foi dada ontem pelo prefeito Anderson Adauto, que foi convidado para participar da solenidade de apresentação do PAC Mobilidade das Médias Cidades, nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto, para representar o município. O convite está assinado pela própria presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Outras 76 cidades, com 250 mil e 500 mil habitantes, também disputam os recursos, que somam R$5 bilhões, voltados para ser aplicados em projetos de mobilidade urbana, com liberação pelo Governo Federal. Para se habilitar na seleção, os projetos apresentados pelos municípios devem estar orçados acima de R$3 milhões. Além disso, os recursos devem ser aplicados em vias urbanas existentes, em áreas de baixa renda e maior adensamento populacional, sendo que os projetos deverão estar integrados com redes de abastecimento de água e coleta de esgoto.

De acordo com o prefeito, o governo municipal irá apresentar como proposta a segunda etapa de mobilidade urbana, que abrange a instalação de doze subestações de passageiros ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira e a construção de dois terminais do transporte coletivo – o chamado corredor Leste/Oeste – para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) – trânsito rápido de ônibus.

Para se habilitar no programa, a Prefeitura de Uberaba já providenciou o preenchimento da carta-consulta junto à Caixa Econômica Federal. No entanto, o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, irá representar o prefeito na solenidade, tendo em vista que AA já possui compromissos pré-agendados em Uberaba.  No mesmo dia, o prefeito participa da entrega de novas moradias, no Parque dos Girassóis 2, construídas dentro do programa "Minha Casa, Minha Vida".

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Governo Federal libera R$ 7 bilhões para PAC da mobilidade urbana

O Governo Federal lançará nesta quinta-feira, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, que será anunciado pela presidente da República, Dilma Rousseff, em reunião de trabalho com representantes de 75 municípios, que serão beneficiados com a iniciativa. A relação de cidades contempladas ainda não foi divulgada pela pasta.

Os recursos, na ordem de R$ 7 bilhões, serão liberados por meio de financiamento para as cidades com menos de 700 mil habitantes e mais de 250 mil, ou para governos estaduais, com a anuência dos municípios envolvidos.

No encontro serão apresentadas as regras do processo seletivo dos municípios, que deverão elaborar o projeto executivo para execução das obras de mobilidade urbana e poderão apresentar até duas propostas. A inscrição da Carta Consulta deverá ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br), a partir do dia 23 de julho até o dia 31 de agosto.
 
Haverá uma pré-seleção entre 3 de setembro e 1º de outubro, para o enquadramento das propostas, além de reuniões presenciais para entrevistas e análise final até o dia 29 de novembro. A divulgação das cidades selecionadas será no dia 30 de novembro.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 75 cidades têm grande importância econômica para o País e estão distribuídas em 18 estados brasileiros. Entre elas, estão Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais, Ribeirão Preto e Limeira, em São Paulo, e Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso. Além disso, 51% estão em regiões metropolitanas.

O PAC Mobilidade Urbana prevê construção de 600 quilômetros de corredores de ônibus, 380 estações e terminais, 200 quilômetros de linhas de metrô e compra de mais de mil veículos sobre trilhos. Os empreendimentos vão beneficiar, segundo o Ministério das Cidades, 53 milhões de pessoas.

Fonte: A Tribuna
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Metrô Rio inicia testes com novo trem chinês na Linha 2

Por conta do início de mais uma etapa de testes dos novos trens do Metrô Rio, a partir deste sábado, a Linha 2 terá um esquema especial de funcionamento durante as noites dos finais de semana. Aos sábados, das 21h à 0h e aos domingos, entre 21h e 23h, as novas composições passarão por testes na via.

Com isso, nestes horários, a Linha 2 operará normalmente entre as estações Estácio e Colégio. Os usuários que desejarem seguir viagem até a Pavuna deverão de desembarcar em Colégio e pegar outra composição, que partirá a cada 20 minutos.
Foto: João Laet / Agência O Dia
O MetrôRio fará ampla divulgação do esquema para seus usuários nas estações através de avisos sonoros e faixas, além de veicular mensagens através do sistema interno de televisão. Para o maior conforto dos passageiros, as estações estarão sinalizadas e todos os funcionários estarão preparados para tirar qualquer dúvida.
 
Testes se intensificam com a progressiva chegada de trens

O primeiro dos 19 novos trens, fabricado na China, chegou ao Rio em abril e, desde o mês passado, realiza testes na via durante as madrugadas. A alteração no funcionamento do sistema se torna necessária com a aproximação da entrada em operação deste trem, no final de agosto, e a sucessiva chegada de novas composições (duas chegaram no final de junho e mais seis se encontram a caminho).

Fonte: O Dia Online
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Atrasos ou problemas no transporte coletivo de Guarujá serão avaliados

Qual nota você dá para o transporte coletivo de Guarujá? No início de agosto, essa pergunta vai passar a ser respondida periodicamente pela Central de Monitoramento da Diretoria de Trânsito e Transporte da Prefeitura. A avaliação, que classificará o serviço entre 0 e 100, já está sendo providenciada por meio do órgão, implantado oficialmente há exatamente um mês.

A nota leva em conta quesitos que possibilitam o cálculo do Índice de Qualidade do Transporte (IQT). São ao todo dez itens, dos quais a Prefeitura está podendo verificar atualmente apenas quatro. Entre eles, a variação do intervalo entre os veículos, o grau de cumprimento das viagens, as reclamações dos usuários quanto ao serviço e a ocorrência de irregularidades, como multas, por exemplo.

“Esses pontos respondem por 60% da avaliação. Só o grau de cumprimento equivale a 35% da nota”, afirma o fiscal municipal Angel Juan Lloret, responsável pelo Centro de Controle Operacional do Transporte Coletivo.

Entre os quesitos que não podem ser verificados atualmente estão os que dependem de outros órgãos ou de equipes de campo. Como o grau de limpeza dos coletivos e a aprovação da frota em vistorias de campo. “Ainda não é possível porque precisamos contratar os funcionários, o que deve ser feito em 2013. Acredito que sejam necessárias entre 20 e 40 pessoas para este trabalho”, calcula Angel.

Enquanto isso, quatro agentes se revezam entre as 6 horas e meia-noite para monitorar, em tempo real, o percurso dos ônibus, se eles estão dentro do prazo ou atrasados e os motivos que podem levar a isso. O sistema possui um banco de dados que acumula as informações de forma permanente.

“Se alguém fizer uma reclamação com o número da linha, local, horário e dia, podemos fazer a comprovação da queixa por meio do sistema. Facilita muito na hora de apontar isso para a concessionária de transporte público.”

A intenção é que a nota da operadora seja diária, de modo que a cada mês seja tirada uma média. Mais do que avaliar, a intenção da Central de Monitoramento é verificar onde estão as eventuais falhas e requerer as melhorias. “Vamos avaliar a evolução do transporte de forma constante.”

A frota de Guarujá é composta por cerca de 165 ônibus, que transportam entre 1,5 e 1,7 milhão de passageiros por mês.

Fonte: A Tribuna
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