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Passageiros de ônibus de Fortaleza já registraram 5 mil ligações em 2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O teleatendimento do O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus), registrou cinco mil ligações de janeiro até agora sobre a falta de educação de motoristas, cobradores e outros passageiros. Não parar no ponto, conhecida como “queima” de parada, é a principal das queixas. Segundo o Sindiônibus, quem for denunciado pode até ser demitido.

“Ele é acompanhado tanto pelo setor operacional da empresa, como pelo setor de desenvolvimento humano tanto do sindionibus quanto das empresas. Se o motorista ou o cobrador não estiver dentro do perfil da empresa, ele pode ser desligado”, afirmou a diretora superintendente do Sindionibus, Cítia Pinheiro.

Reclamações e sugestões podem ser feitas a 14 operadores pelo telefone: 4005.0990. O número do sindiônibus, o sindicato das empresas de transporte coletivo.

O adesivo que indica a preferência para alguns grupos, como idosos e gestantes estão em todos os ônibus que circulam em Fortaleza e Região Metropolitana. Mas a recomendação nem sempre é respeitada. “Os jovens que a gente vê indo para as escolas, que são o futuro do país, não respeitam esse direito”, afirmou o motorista Daniel Alves.
Além de não poder sentar durante o trajeto, alguns idosos reclamam da forma como são tratados pelos motoristas e cobradores. “Tem muito motorista grosseiro. Tem uns ótimos, mas tem outros que não deixam a gente subir direito, se a gente faz uma pergunta, como ontem eu fiz, o cara me respondeu com a maior ignorância”, disse a aposentada Salete Rodrigues.

O aposentado Abner Porfírio reclamou da “queima de parada”. “Às vezes você dá com a mão, ele passa direto. Às vezes, você está dentro do ônibus, ele dá uma freada absurda. Se você não por todas as leis do equilíbrio, você cai no chão”, reclamou.
A exemplo dos idosos, as grávidas também têm prioridade nos ônibus coletivos e algumas delas fazem as mesmas reclamações contra os motoristas e cobradores.
Sem querer se identificar, uma mulher conta que foi maltratada, quando ia pagar a passagem.
“Quando chegou quase perto da minha parada, eu só senti foi um 'cutucão' no meu ombro com bastante força. Eu levei um susto e quando eu olhei era o cobrador pedindo o passe. Foi super grosseiro. Não sei porque ele veio tocar em mim dessa forma”, afirmou a gestante.

Fonte: G1 Ceará
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Em Pernambuco, Assembléia Legislativa lança nesta quinta-feira uma Carta Aberta com o tema “Desafios da Mobilidade”

Com o objetivo de explanar um diagnóstico sobre a situação da mobilidade urbana no país, focando em Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife, será lançada no próximo dia 28, às 10h30, a Carta Aberta “Desafios da Mobilidade”, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

"Temos um grande desafio com o transporte coletivo e a mobilidade urbana de Pernambuco. Este documento apresenta uma radiografia de toda problemática, incluindo obstáculos que os gestores públicos e a iniciativa privada têm que enfrentar. É um instrumento de pesquisas e sugestões para o futuro", afirma o presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Alepe, Sílvio Costa Filho (PTB).

O sistema de transporte coletivo de Curitiba, no estado do Paraná, é apresentado como um exemplo sugestivo à Região Metropolitana do Recife. Desde 1971, o arquiteto e então prefeito da capital paranaense, Jaime Lerner, investia em ruas exclusivas para pedestres, transporte público integrado e vias restritas para ônibus. O modelo foi copiado mundialmente, dando origem ao Transmilênio de Bogotá, capital da Colômbia.

De acordo com o doutor em mobilidade urbana da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Oswaldo Lima Neto, tem que mudar o plano diretor do Recife e a política de uso e ocupação do solo. A construção de corredores exclusivos, ciclovias ou ciclofaixas, e o incentivo ao uso de bicicletas são as principais alternativas rumo a uma mobilidade sustentável, em especial no Recife, com vistas para a Copa do Mundo de 2014.

“O plano diretor recifense contempla o chamado polo gerador de tráfegos, inclusive, em áreas já congestionadas. Isso tem que mudar. Além disso, a cidade cresce desordenadamente, causando prejuízos ao fluxo de veículos no Recife”, avalia Lima Neto. Para o engenheiro, a mobilidade urbana começa nas calçadas e também se faz necessária a priorização do transporte público.

“Num primeiro momento, o governo tem de requalificar as calçadas e investir em ciclovias para as pessoas começarem a mudar seus hábitos”, diz. “A curto prazo, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) precisa passar por uma reforma”, completou.

Por Leonardo Lucena

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Volvo conclui a entrega de 332 ônibus para Manaus

A Volvo Bus Latin America entrega hoje, quarta-feira 27, as últimas unidades do lote de ônibus da marca para o sistema de transporte urbano da cidade de Manaus. A entrega conta com a presença do presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Pimenta, e do prefeito da cidade, Amazonino Mendes.
A Volvo vendeu, no ano passado, 332 ônibus, sendo 166 articulados e 166 convencionais, com motor frontal, para operadores de transporte da cidade. Os novos veículos foram adquiridos para renovar a frota do transporte urbano de passageiros. A compra também pode ser considerada um primeiro passo para a implantação do BRT local (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para sistemas rápidos de transporte organizado.
“Estes veículos que estão integrando o sistema de transporte urbano de Manaus são modernos e eficientes. São de alta performance e mais econômicos, o que garante menos emissões de poluentes e oferecem qualidade ao transporte público e conforto para os passageiros”, afirma Pimenta.
Os ônibus articulados da Volvo são veículos de alta capacidade. Transportam até 180 passageiros, o que aumenta a eficiência do sistema de transporte urbano, pois diminui o número de ônibus nas ruas ao mesmo tempo que leva mais passageiros.

Fonte: AutomotiveBusiness
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Licitação no transporte público de Macapá continua suspensa

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) impetrou agravo contra a decisão da juíza Keila Banha, sobre a suspensão da licitação para o transporte coletivo na capital. Desde o segundo semestre do ano passado, a Companhia anuncia a licitação que deve colocar em circulação 200 coletivos, mas o processo vem sofrendo consecutivos embargos.

A suspensão do processo foi anunciada as vésperas da licitação, marcada para ocorrer no último dia 20 deste mês. Embasada no fato de que o edital foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a juíza Keila Banha foi a primeira a conceder liminar suspendendo o certame. A medida foi duramente questionada pelo presidente pelo presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) Carlos Sérgio Monteiro.

Segundo Monteiro, o TCE suspendeu a licitação e recomendou alterações no edital. As mudanças foram feitas e encaminhadas a Corte, que determinou a republicação do edital. “No dia 27 de março, a Prefeitura republicou o edital. Data venha o respeito para com a juíza, este é um edital que está periciado, foi analisado cada item pela Corte de Contas do Estado, como só a magistrada encontrou a brecha para fazer uma suspensão liminarmente?” questionou o presidente da CTMac.

O representante do órgão, ainda reforçou que o sistema de transporte público na capital é totalmente ilegal e opera por ordem de serviço e que a licitação está sendo feita em cumprimento a Lei 8987/95 que trata sobre a licitação de todas as concessões e permissões após a Constituição de 88 e que o processo resolveria as deficiências sofridas quanto ao sistema na cidade.

“Hoje temos cinco empresas apenas atuando na capital. Com o processo, 30 já tinham adquirido o edital. Nós fizemos a licitação em quatro lotes, havendo uma composição de linhas visando atender as demandas existentes em alguns bairros. Com a licitação, a capital deve contar 200 coletivos em circulação, destes, 70% iniciariam 0 km” informou Sérgio Monteiro.

Fonte: jdia.com.br

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ANTT autoriza reajuste da tarifa de ônibus interestaduais e internacionais

As tarifas de ônibus interestaduais e internacionais terão reajuste de 2,77% a partir do próximo domingo, conforme resolução publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União (DOU).

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o reajuste de 2,77% na tarifa de ônibus para viagens de percurso superior a 75 quilômetros a partir da origem, que será aplicado sobre o coeficiente tarifário nos diferentes tipos de serviços.

Segundo o DOU, o reajuste não se aplica ao transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano de passageiros, que será determinado em ato específico.

Fonte: Agência Estado

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Modelagem financeira do metrô de Porto Alegre será definida na próxima semana

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O governo federal deve definir a modelagem financeira do metrô de Porto Alegre até o final da próxima semana. A garantia foi dada pelo secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, ao prefeito José Fortunati, na manhã desta quarta-feira, em Brasília.

Conforme Muniz, restaria apenas o aval final dos ministros das Cidades, do Planejamento e da Fazenda. "A licitação do metrô da Capital depende deste anúncio", enfatizou o prefeito, que não recebeu indicações sobre as diretrizes que serão selecionadas pela União para o repasse dos recursos federais.

O prefeito lembrou que as equipes da prefeitura, do governo Estadual e parceiros já trabalham no recém-inaugurado escritório do metrô para agilizar os estudos necessários. Orçado em R$ 2,4 bilhões, o projeto prevê investimento de R$ 600 milhões da prefeitura, R$ 300 milhões do governo do Estado e R$ 1 bilhão da União. O montante inclui ainda R$ 265 milhões em isenções de tributos municipais e estaduais e R$ 323 milhões originários de financiamento privado.

A primeira fase da linha do metrô, estimada em 15 quilômetros e 13 estações, compreende as avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes, Benjamin Constant, Cairú, Farrapos, rua Voluntários da Pátria, Largo Glênio Peres e avenida Borges de Medeiros. O projeto considera uma tecnologia de transporte segregada do sistema viário, chamada de “Metrô Leve”, apontada como a melhor escolha para atendimento da demanda de Porto Alegre.

A operação da linha do metrô atenderá diariamente a um público de mais de 300 mil passageiros. Serão 25 composições, formadas cada uma por quatro carros que transportam em média 270 pessoas cada um.

Fonte: Correio do Povo

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