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ANTT quer ressuscitar projeto de trem para ligar Brasília a Goiânia

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu tirar da gaveta seu antigo projeto para construção de um trem de média velocidade que ligará Brasília, Anápolis e Goiânia.

Por meio de nota, a ANTT informou que na próxima quinta-feira será assinado um "protocolo de intenções" que tem por objeto a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e socioambiental para a implantação da linha.

Esse projeto já foi muito defendido pelo ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, afastado do cargo no ano passado após uma série de denúncias de corrupção envolvendo a estatal. Pelo plano original, a ideia é construir um ramal de passageiros com ligação até a Ferrovia Norte-Sul. A ideia, até o ano passado, era instalar um trem com velocidade média de 190 km por hora, projeto orçado em cerca de R$ 1 bilhão.

Ainda em 2011, o então presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, chegou a afirmar ao Valor que o projeto estava em etapa final de análise e a Valec deveria receber a concessão para tocar o projeto em breve.

O evento de quinta-feira contará com a presença dos ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra; dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de Goiás, Marconi Perillo; e do diretor da ANTT Ivo Borges de Lima. Também participarão José Eduardo Castell, presidente da Valec, e José Pinto Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Marcelo Dourado, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).


Fonte: Uol Notícias
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Paradas precárias irritam usuários do transporte coletivo em Manaus

Usuários do transporte público de todas as zonas da cidade reclamam da má condição das paradas de ônibus. A falta de sinalização, de cobertura e assentos é a principal queixa de quem passa até 50 minutos esperando debaixo da chuva ou do sol.

Na Avenida Loris Cordovil, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, uma fossa quebrada embaixo do poste que demarca a parada exala um forte mal cheiro. A corretora de imóveis Edilene Ribeiro da Cunha, 37, disse que além de suportar o odor, os usuários precisam tomar cuidado com as ‘armadilhas’ do concreto quebrado. “Já vi muitos idosos se acidentarem nesta parada. Eles correm para pegar o ônibus e tropeçam na fossa”.
A estreita sombra do poste serve de proteção contra o sol na parada do 626, na Rua Iracema, Conjunto dos Sarjentos, Cidade Nova, zona norte. Os usuários chegam a esperar no meio da rua.
O cabelereiro Amaury Guedes, 46, afirma que no bairro Tancredo Neves, zona leste, a maioria das paradas de ônibus está em péssimas condições. Ele destaca a falta de abrigos e sinalização precária. “Tem paradas em calçadas estreitas demais, já quase dentro do quintal dos moradores”.
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou, em nota, que está fazendo um levantamento das paradas que precisam de reparos e mais sinalização para solucionar o problema.


Fonte: d24am.com
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Acordo para estudos de implantação de trem bala que ligará Brasília a Goiânia será assinado nesta quinta

O Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do trem bala que fará a linha Brasília-Anápolis-Goiânia será assinado nesta quinta-feira (28).
O objetivo do acordo é definir as regras para os estudos iniciais e a modelagem para concessão e operação do transporte.

Com a implantação do trem bala, a expectativa é de que o tempo de viagem desse trajeto de 190 km seja feito em cerca de uma hora, já que a velocidade média do trem será de 150 Km/h. O tempo gasto na viagem pelos motoristas é de aproximadamente duas horas.

O diretor-superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Marcelo Dourado, justifica o investimento.

— Estudos do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] e IPEA [Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada] apontam que até 2027 essa região terá 20 milhões de habitantes e será a segunda conurbação do país e a região brasileira com um dos maiores PIB per capita, daí a importância do trem para transporte de cargas e passageiros.

Fonte: R7.com

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Prefeito de São Paulo aumenta subsídios em 29% para evitar aumento nas tarifas de ônibus

terça-feira, 26 de junho de 2012

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), aumentou em R$ 112,5 milhões a previsão de repasse de subsídios às empresas de ônibus municipais neste ano. O valor inicialmente previsto no Orçamento era de R$ 660 milhões.

Em decreto publicado nesta terça-feira no "Diário Oficial" da Cidade, ele prevê que serão gastos ao todo R$ 772,5 milhões. O valor é repassado para custear o sistema de transporte municipal, que não se sustenta apenas com a arrecadação das passagens --atualmente em R$ 3.

Em fevereiro, a Folha informou que Kassab não pretendia aumentar a tarifa de ônibus neste ano, medida que tem sido comum em anos eleitorais. No ano passado, quando houve aumento da tarifa, ocorreram diversos protestos pela cidade --inclusive em frente à casa do prefeito.

Segundo Kassab, o objetivo da prefeitura é sempre conceder o maior subsídio possível para conseguir a menor tarifa possível.

A nova previsão representa aumento de 29% em relação ao repassado em 2011. Mas o valor não é recorde --em 2009, para cumprir promessa de campanha de não aumentar a tarifa, Kassab repassou R$ 808 milhões.

Até o mês de maio, a prefeitura já havia empenhado R$ 440 milhões para os subsídios.
 
Fonte: Folha.com
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Paralisação de ônibus no Recife nesta quarta feira será de 100%, rodoviários e empresários não entraram em acordo


Em greve!!! Mais de 3 mil ônibus e consequentemente mais de 2 milhões de pessoas vão ser prejudicadas com está paralisação, os rodoviários não aceitaram a proposta dos empresários nesta última rodada de negociação e decidiram entrar em greve de advertância por 24 horas, a paralisação começa a partir das 0 horas desta quarta-feira.


A paralisação será de 100% na qual vai impossibilitar a muitos a saída de casa neste dia. Vale salientar que a paralisação é de advertência e a categoria volta a negociar na quinta já no ministério do trabalho onde está marcada uma reunião para decidir se a paralisação continua e os motivos por ela impostos.


Este ano, a pauta de reivindicações dos rodoviários é composta por 108 reivindicações, sendo o reajuste salarial a principal delas. Desta vez, a categoria quer um aumento de 27% do piso. Com isso, os motoristas passariam a receber R$ 2 mil e cobradores e fiscais teriam um aumento de 60% e 80%, respectivamente, em cima do valor oferecido aos motoristas.

A paralisação acontece dias depois de uma greve no metrô que durou mais de 30 dias e prejudicou quase 300 mil pessoas.

Com esta paralisação, é aconselhável o usuário ficar em casa devido a ela não ter garantia ainda de um minímo de frota exigido pela justiça.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-Metrorec) informou que, devido à decretação da paralisação dos motoristas de ônibus, irá prolongar, nesta quarta (27), o horário de pico, nas linhas Centro e Sul, de acordo com a demanda de usuários no sistema. E, caso haja necessidade, disponibilizará mais trens para atender a demanda de passageiros. O horário de pico normal vai das 5h às 8h e das 16h às 20h.

Leia: Usuários de ônibus no Recife sofrem com paralisação dos ônibus


Blog Meu Transporte

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Transporte entre Araraquara e São Carlos é alvo de críticas de usuários


O transporte intermunicipal entre Araraquara (SP) e São Carlos (SP) tem sido alvo da reclamação dos usuários que utilizam a linha diariamente. Segundo eles, a superlotação e a falta de manutenção dos ônibus são os principais problemas.

De acordo com os estudantes, os atrasos nas viagens são constantes. “Eu pego esse ônibus todo dia de manhã e a cada dia é uma história nova de ônibus quebrado ou atrasado. A gente tem horário. Parece que a empresa não está nem aí para o conserto e para a manutenção. Parece que o ônibus é de graça e não é”, diz a estudante Mariana de Oliveira.

O estudante Matheus Zingarelli depende do transporte há sete anos. Segundo ele, a falta de manutenção e o excesso de passageiros são graves. “Vai gente em pé e eu não entendo porque isso não é proibido, já que é uma viagem entre duas cidades. Também há falta de cobradores em alguns horários, o que acaba onerando o motorista, que tem que fazer cobrança, verificar certidão de nascimento de crianças”, afirma.

Na sexta-feira passada, Zingarelli seguia viagem quando o ônibus em que ele estava quebrou. O veículo ficou parado no acostamento e muitos passageiros desceram. “Chegando em Ibaté ele bambeava a qualquer aceleração. A chuva e a neblina ainda prejudicaram a viagem. O ônibus já vai lotado com 45 pessoas sentadas e mais gente em pé. Eles colocaram a vida de 60 pessoas em risco e o carro poderia ter sido trocado por causa do problema mecânico”, diz o estudante.

Responsáveis
A empresa responsável pelos ônibus afirmou que os veículos usados na linha entre Araraquara e São Carlos são novos e passam por revisões regularmente. Para evitar a superlotação, a empresa informou que coloca carros extras nos horários de pico.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e as prefeituras são responsáveis pela fiscalização do transporte intermunicipal.
Em nota, a assessoria da Artesp informou que em 2012 a ouvidoria já recebeu cinco reclamações sobre a empresa, mas nenhuma por superlotação. Ainda segundo a Artesp, nesse tipo de linha os passageiros podem viajar em pé.


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