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No Recife, Negociações para evitar greve de ônibus não avançam

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Os usuários de ônibus da região metropolitana do Recife começam a ficar preocupados devido aos fortes boatos de uma nova greve de ônibus, aonde se vai tem pessoas comentando se vai haver greve e até quando ela começa. O fato pelos bastidores  é as negociações não estão avançando e que uma paralisação vai mesmo acontecer. As conversas são muitas por parte mesmos dos motoristas que são informados de diversas formas.

A categoria pede 6% de aumento e em 2011 conseguiu 9%. O salário do motorista passou de R$ 1.280 para R$ 1.395, do cobrador de R$ 590 para R$ 645 e do fiscal de R$ 825 para R$ 903. Também existem informações que os motoristas querem um Salário de R$ 2 mil reais e o cobrador de R$ 1,2 mil reais, porém tudo está sendo negociado e que o bom censo prevaleça para que muitos usuários não saiam prejudicados.
Do outro estão os empresários de ônibus, que não abrem facilmente, principalmente depois da era Eduardo Campos, que atrelou os reajustes da passagem ao IPCA. Ou seja, a tarifa não sobe mais baseada na planilha de custo do sistema de transporte (despesas com pneus, diesel e folha de pagamento, entre outras coisas), apenas pelo percentual do IPCA, que segundo o empresariado e alguns técnicos do setor, não cobre os custos.

Como a receita com as passagens não se equipara aos gastos do sistema, um déficit vai sendo gerado. E, como o governo do Estado não banca essa diferença, a consequência para diminuir os custos é reduzir o serviço. Esse resultado é facilmente percebido na lotação dos ônibus, especialmente nas linhas que saem dos terminais integrados do SEI, ou seja, da periferia, onde estão aqueles que mais dependem do transporte público.
Hoje cerca de 3 mil ônibus circulam pelo sistema de transporte, transportando cerca de 2,1 milhões de pessoas por dia.
No ano passado a greve durou cerca de 05 dias e as empresas colocaram seus planos de emergência com motoristas que estavam no quadro de reserva, onde aliviou a paralisação.
Blog Meu Transporte e NE10

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Em Manaus, Sistema Inteligente de Gestão Integrada do Transporte (Sigit) não saiu do papel

Usuários do transporte coletivo de Manaus já pagaram mais de R$ 5,5 milhões ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) pela implantação do Sistema Inteligente de Gestão Integrada do Transporte (Sigit). Mas, até hoje, o processo de transição para o novo sistema de bilhetagem permanece indefinido. Enquanto isso, as empresas já começam a retomar a discussão em torno de um novo reajuste tarifário.

O Sigit previa a implantação de contador eletrônico de passageiro, GPS, câmeras e  computador de bordo nos ônibus. Nas paradas, o sistema implementaria painéis digitais, pelos quais o usuário poderia acompanhar o itinerário dos ônibus em tempo real.

O montante é proveniente apenas dos R$ 0,05 excedentes de cada tarifa de ônibus paga pelo usuário entre novembro de 2011 até maio deste ano.

Em outubro do ano passado, a passagem foi reajustada de R$ 2,25 para R$ 2,75. A cobrança de R$ 0,05, segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), seria destinada à implantação do Sigit. Com o novo sistema, a Prefeitura de Manaus prometeu recuperar o controle do transporte coletivo, acompanhando, em tempo real, os ônibus em circulação, cumprimento dos horários, bilhetagem, além do tempo gasto nas viagens.

De acordo com o projeto básico da licitação do transporte coletivo de Manaus, mais de 15 milhões de passageiros equivalentes usam o sistema, em média, por mês. Os passageiros equivalentes representam a soma dos usuários que pagam R$ 2,75 e dos estudantes, que pagam meia, sendo que dois estudantes correspondem a um passageiro equivalente.

O Sinetram, responsável pelo gerenciamento do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do transporte público coletivo de Manaus, alega que o montante de R$ 5.534.619,65 está sendo investido no sistema de bilhetagem eletrônica atual, com base na lei federal 7.418 (que institui o vale-transporte). O parágrafo 2 do artigo 5º da lei determina que “fica facultado à empresa operadora (do sistema de transporte público) delegar a emissão e a comercialização do vale-transporte, bem como consorciar-se em central de vendas”.

O Ministério Público do Estado entrou com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Manaus e SMTU, em outubro do ano passado, pedindo a exclusão dos R$ 0,05 da tarifa.

Fonte: amazonasnoticias.com.br

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Ônibus para o BRT são apresentados pela BHTrans

A BHTrans apresentou na manhã desta quarta-feira (13), em sua sede no bairro Buritis, três ônibus articulados, cujas especificações técnicas serão analisadas para utilização pelo Sistema Rápido por Ônibus (BRT) em Belo Horizonte.
 
O BRT é um moderno sistema de transporte de alta capacidade, empregado em grandes cidades do mundo como Pequim (China), Joanesburgo (África do Sul), Bogotá (Colômbia) e Los Angeles (Estados Unidos).

Com características similares ao metrô, mas economicamente mais viável, os veículos do BRT são rápidos e possuem capacidade de transporte de passageiros quase três vezes maior do que os ônibus convencionais.

A capital terá 200 ônibus articulados, que vão circular nas avenidas Pedro I, Antônio Carlos e Cristiano Machado e Área Central. Esses corredores de tráfego contarão com 41 estações de transferência para embarque e desembarque dos usuários, sendo 25 estações ao longo das avenidas Antônio Carlos/Pedro I e Vilarinho, 10 na Cristiano Machado e seis na Paraná e Santos Dumont.

O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; informação ao usuário em tempo real e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.

Além da redução nos tempos de espera, os ônibus do BRT vão oferecer mais conforto, confiabilidade e segurança e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô.

Fonte: Hoje em Dia

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Metrô do Recife vai parar 100% a partir de segunda-feira

Após a assembleia realizada às 18h, nesta quarta-feira (13), na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, Centro do Recife, os metroviários decidiram que a greve será de 100%, parando totalmente o fluxo de trens nos metrôs do Recife. A greve que completa um mês hoje, estava em funcionamento da seguinte maneira: dás 5h às 8h30 e das 16h30 às 20h, nesse intervelo de tempo, as estações estavam se mantendo fechadas. Nos sábados funcionavam das 5h às 13h, e aos domingos, as estações permanecem fechadas.

“A população se acomodou com a greve e isso prejudicou o movimento”, declarou o Presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro – PE), Lenival Oliveira, que se reuniu nesta ultima terça-feira (12), com a direção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), onde foram apresentados um aumento de 2%, proposta abaixo da reivindicação dos funcionários que um reajuste de 5, 13%, além de plano de saúde nacional, gratificação proporcional ao número de passageiros transportados, adicional noturno de 50% e melhores condições de trabalho.

“Entramos nessa greve como marionetes da empresa, estamos a favor dela independente do cargo que ocupamos”, afirmou Sávio Delume, advogado do Sindmetro – PE que está à frente da causa.

A greve vai continuar, e de acordo com a coordenação do Sindmetro– PE, assembleias diárias vão acontecer a partir desta sexta-feira (15) às 18h. “Vamos continuar com o movimento, mas se em Brasília não resolver nada a partir de sábado os pilotos vão parar os trens”, enfatizou José Carlos Temporal, diretor da pasta dos aposentados do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro – PE).

Fonte: Leia Já



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Governo do Pará assina contrato para prolongamento da Av. João Paulo II

O governo do Estado, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), assinou na tarde desta terça-feira (12) o Termo de Contratação do projeto executivo de engenharia viária, relativo ao prolongamento da Avenida João Paulo II, no trecho entre a Passagem Mariano e a Rodovia Mário Covas, que abrirá uma nova via de acesso à capital paraense.
O documento foi assinado por César Meira, diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), e Pedro Pereira, diretor presidente da JBR Engenharia Ltda., empresa vencedora da licitação, na sede do Núcleo - órgão responsável pela execução da segunda etapa do projeto Ação Metrópole, destinado a melhorar a infraestrutura viária da Região Metropolitana de Belém. Também estavam presentes a diretora executiva do NGTM, Marilena Mácola, e os representantes da empresa, Dalvani Fernando Oliveira, coordenador geral do projeto, e João Lourenço, coordenador local.

Após a assinatura foi realizada uma reunião entre as equipes do NGTM e da JBR, para tratar de questões técnicas do projeto. O edital contendo o Termo de Referência para Contratação de Estudos Ambientais e Projeto Executivo de Engenharia Viária, relativo à obra, foi publicado em 8 de março, no Diário Oficial do Estado. Na edição desta terça-feira, o DOE traz o resultado do processo.
A próxima etapa será a elaboração do projeto executivo pela empresa vencedora, que terá 120 dias para realizar o trabalho. Finalizada essa etapa, as obras serão iniciadas. Como já está pronto o projeto básico, as obras começarão quando for concluído o anteprojeto.

Mobilidade - O prolongamento da Avenida João Paulo II desafogará o tráfego na Região Metropolitana de Belém, pois hoje o acesso à capital é feito apenas pela Rodovia BR-316. A conexão do prolongamento com o elevado do Coqueiro, e daí com a Rodovia Mário Covas, também permitirá o acesso direto a Belém de veículos oriundos dos conjuntos Cidade Nova e Paar, e dos bairros do Coqueiro e 40 Horas, em Ananindeua.

Para o governo do Estado, o prolongamento da avenida é necessário para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) previsto no "Ação Metrópole", já que o início das obras na BR-316 deverá alterar o trânsito. “Essa obra é de extrema importância para a população, pois será a segunda via de acesso a Belém. Ela dará suporte à implantação do corredor de BRT, que será implantado desde o município de Marituba até o entroncamento. O governo do Estado entende que precisa oferecer vias alternativas de tráfego para a população, quando a BR-316 estiver em obras”, explicou Marilena Mácola.

A obra compreenderá o trecho entre a Passagem Mariano e a Rodovia Mário Covas, e ficará com duas pistas, três faixas por sentido, ciclovia e calçadas em ambos os lados, além da construção de duas pontes, uma a 60 metros da Passagem Mariano, transpondo a ponta do Lago Bolonha, e a outra a 200 m da Rua da Pedreirinha, transpondo a ponta do Lago Água Preta. A interligação da Avenida João Paulo II com a BR-316 se dará com a construção da quarta pétala do elevado do Coqueiro. Toda a obra terá cerca de 4 quilômetros.

Ação Metrópole - O prolongamento da Avenida João Paulo II é a segunda etapa do Projeto Ação Metrópole. A primeira etapa foi finalizada com a construção da Avenida Centenário Assembleia de Deus e do elevado Günnar Vingren. A terceira fase será a implantação do Sistema BRT, trafegando em canaletas na Rodovia BR-316, em faixas exclusivas.

O diretor geral do NGTM, César Meira, também destacou a importância da "João Paulo II" para a proteção do Parque Ambiental do Utinga, pois funcionará como uma barreira física e sanitária para a Área de Preservação Ambiental (APA) de Belém. “Outra importante contribuição desta obra é que ela trará uma barreira sanitária, através de um sistema de drenagem, que fará a captação dos efluentes que atualmente são lançados diretamente nos mananciais, promovendo a devida filtragem desses efluentes. É uma barreira física, já que será uma via expressa margeada por um muro, que impedirá o avanço urbano sobre o parque. Além disso, a obra permitirá uma bela visualização do parque ambiental”, informou.

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Em Maringá, Troca dos cartões de vale-transporte vai até 14 de julho

Os usuários do serviço de transporte coletivo de Maringá têm até o próximo dia 14 de julho para retirar o novo Cartão Passe Fácil. Os modelos antigos estão sendo substituídos desde o início deste ano pela empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e a Prefeitura de Maringá.

A troca é gratuita e imediata, e está sendo feita na loja Passe Fácil no terminal urbano de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados das 7h às 13h30.

Em razão do cartão de vale-transporte ser pessoal e intransferível, somente o usuário titular poderá retirar o novo Passe Fácil mediante a apresentação do cartão antigo, RG, CPF e comprovante de residência.

Os usuários que ainda não possuem o Cartão Passe Fácil ou necessitam de segunda via deve dirigir-se à loja da TCCC, na Galeria Estação, localizada na rua Joubert de Carvalho ao lado do Banco do Brasil.

O Cartão Passe Fácil é o primeiro vale-transporte do Brasil com a função de "cartão de crédito" agregada e que pode ser usado para consumo. Entre as inúmeras vantagens da nova tecnologia, o inovador sistema de bilhetagem do cartão comporta uma rede de 100 pontos de recarga espalhados pela cidade, muitos deles localizados em bairros distantes do centro. O antigo sistema possuía apenas seis pontos de recarga, todos no centro da cidade.

As funções "vale-transporte" e "crédito" do Cartão Passe Fácil são independentes. Os valores correspondentes à passagem de ônibus não podem ser usados para compras de bens e produtos. A "função crédito" é opcional ao usuário com mais de 18 anos e está sujeita à análise dos dados cadastrais.

Fonte: O Diário
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