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Fortaleza deve ganhar 15 mil carros nos próximos 03 meses mais devido a redução do IPI

sábado, 26 de maio de 2012

Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros, Fortaleza deve receber cerca de 15 mil novos veículos até o dia 31 de agosto, segundo o vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave), Raimundo Brasileiro. Isso representa um número de 3 mil carros a mais do que a previsão sem a redução do imposto.

A medida faz parte de um pacote anunciado na segunda-feira (21) pelo governo federal e publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União.
Expectativa de vendas

Ainda de acordo com Raimundo Brasileiro, a expectativa é que as vendas registrem um aumento de 17%. No entanto, descontada a queda de 7% na comercialização dos veículos no último mês de abril, o real crescimento será de 10%.

De acordo com os dados da Fenabrave, no mês de abril de 2012 foram emplacados 3.845 novos carros em Fortaleza. Já no mês de março foram registrados 4.290 novos veículos rodando nas ruas da capital.

Descontos
Com a redução do principal  impostode 37% para 30% em cima do veículo, um carro até 1.000 cilindradas terá o preço reduzido para o consumidor final.
“Um carro popular que atualmente custa cerca de R$ 32,00 mil, com o desconto do IPI , ele passa a custar em torno de R$ 28.400. Uma redução de R$ 3.500 que já ajuda no pagamento do seguro”, explica Raimundo. A medida é válida até 31 de agosto deste ano.

Veículos rodando em Fortaleza
De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), há 12 anos havia 353.620 veículos rodando na capital e 280.251 no interior. Em dezembro de 2010 esses números dobraram na capital, com 707. 731 veículos, e triplicaram no interior, com 998.630 automóveis registrados.
Já em 2012, a frota de veículos na Capital chega a 1.972.480.  O maior aumento notado foi no interior, onde a número de veículos aumentou 225,44%. De 363.620 carros em 2002 para 1.183.357 em 2012.

Mobilidade urbana
Os efeitos do aumento da frota de veículos na Capital poderá ser reduzido com alguma migração de veículospara cidades como Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá, desafogando a Metrópole, segundo o Arquiteto Urbanístico, Euller Muniz.

De acordo com Euller, com a intensificação dos congestionamentos em Fortaleza em todos os horários, além de outras dificuldades como a falta de espaço para pedestres, o investimento em transporte público de qualidade ainda é a melhor saída para melhorar a mobilidade urbana.

Fonte: Jangadeiro Online

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Conheça a história do transporte público de Teresina

Dentre as várias histórias contadas no Especial "Vida e Trabalho", os telespectadores foram conduzidos a uma viagem na história da evolução do transporte público de Teresina. Confira agora os detalhes dessa história.
Década de 20


Nesta década através de registros fotográficos é possível observar a implantação na antiga rua Grande, hoje conhecida como Álvaro Mendes, do primeiro transporte público da capital. As usinas existentes não tinham capacidade de suprir a demanda de energia elétrica provenientes do trem elétrico.

A Intendência Municipal providenciou então a compra de um motor para que fosse adaptado ao bonde que circularia entre o cais de Parnaíba até a Estação Ferroviária na avenida Miguel Rosa. Já havia carros de aluguel que ficavam na praça Uruguaiana atual praça Rio Branco.

Carros maiores eram utilizados para viagens ao interior, onde os passageiros se aventuravam em cima desses veículos sem nenhum conforto ou segurança. Tinham os chamados transportes mistos onde as pessoas tinham lugar separado durante as viagens.

Transportes apelidados de enxutos eram os únicos na época que protegiam os passageiros da chuva e do sol. Uma viagem para a cidade de União, por exemplo, chegava a durar um dia inteiro.

Década de 30

Já na década seguinte o poder público começava a regulamentar o trânsito. Os proprietários de transportes como automóveis de carga ou passageiros e até de carroças começavam a ser multados caso transitassem sem estarem emplacados.

Em 1941 do total de 40 ônibus existes no Piauí 20 eram destinados apenas para a capital, onde após um decreto foi definido o valor da passagem em 400 réis.

Ponto de táxi

Próximo à Agência dos Correios havia um telefone que era utilizado para chamar esses veículos que ficavam enfileirados na praça Aquidabã. O taxímetro também não existia a cobrança era feita de acordo com cada freguês.

Depois a cobrança passou a ser feita por meio uma tabela que vigorou até o final da década de 60 quando apareceu esse modelo conhecido como capelinha.
Evolução


Aos poucos os veículos foram se tornando mais acessíveis ao público. O passo seguinte foi à evolução na urbanização da cidade com largas e movimentas vias como era o caso da avenida Maranhão, onde o transporte público era um símbolo de modernidade.

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)




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Conselho aprova crédito de R$ 12 milhões para obras de mobilidade urbana do PAC 2

O Conselho Monetário Nacional (CMN) criou uma linha de crédito de R$ 12,2 bilhões para obras de mobilidade urbana inscritas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O dinheiro virá do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e será emprestado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Caixa Econômica Federal.

Os recursos fazem parte do pacote de investimentos de R$ 32,7 bilhões em empreendimentos de mobilidade urbana anunciados no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff. Desse total, R$ 10,3 bilhões vêm diretamente do Orçamento Geral da União; R$ 10,2 bilhões, das contrapartidas de prefeituras e governos estaduais. O restante dos recursos será financiado pela linha de crédito criada pelo conselho.

Os financiamentos beneficiarão cerca de 40 empreendimentos de mobilidade urbana aprovados em abril, pelo comitê gestor do PAC.

De acordo com o assessor econômico do Tesouro Nacional, Mathias Lenz, as obras não estão necessariamente vinculadas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. No entanto, de acordo com o pacote lançado no ano passado, a maioria das ações está relacionada aos dois eventos.

Fonte: Portal Brasil

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Greve de ônibus continua na Bahia; Rodoviários recusam aumento de 7,5%

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Acabou o julgamento dos dissídios coletivos de greve envolvendo tanto os trabalhadores rodoviários de Salvador, quanto os intermunicipais. A relatora dos dissídios, desembargadora Graça Boness, concedeu reajuste de 7,5% à categoria, além dos quinquênios, declarando a abusividade da greve, com a aplicação de multa de R$ 150 mil para o sindicato dos rodoviários e de R$ 75 mil para o patronal, valor que já foi bloqueado das contas dos dois sindicatos, pelo uso do sistema Bacen-Jud.

Em assembléia, realizada logo após o julgamento, os trabalhadores decidiram manter o movimento grevista.
No caso dos rodoviários não retornarem ao trabalho, será cobrada multa de R$ 50 mil diários do sindicato dos rodoviários e R$ 25 mil para o sindicato patronal.

Fonte: jornaldamidia.com.br


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No Rio, Sistema BRT Transoeste será aberto para visitação

A partir de sábado (26) o sistema BRT Transoeste será aberto para visitação guiada. As roletas serão destravadas e o carioca poderá conhecer melhor a nova forma de andar de ônibus entre Santa Cruz e a Barra da Tijuca, na zona oeste. As visitas vão ocorrer durante todo o mês de junho, em dois horários, 9h e 15h, para grupos de até 168 pessoas.

Os visitantes serão recebidos na estação do Magarça, em Guaratiba, onde, depois de conhecer suas instalações, serão divididos em dois Ligeirões — nome dado aos ônibus articulados — para uma viagem de ida e volta ao terminal Alvorada, na Barra

Em breve, também serão organizadas visitas para o circuito entre a estação Novo Leblon e o Centro de Controle da Prefeitura.

De acordo com a concessionária que administra o sistema, os grupos serão formados por associações comunitárias e de moradores, condomínios, escolas públicas e outros representantes da zona oeste.

Fonte: R7.com

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Em Salvador, Greve dos Rodoviários chega ao 3º dia

O terceiro dia de greve dos rodoviários nesta sexta-feira (25) pode ser o dia do acordo entre empregados e patrões. Pelo menos, assim torce a população soteropolitana. O Tribunal Regional de Trabalho (TRT) julgará os dissídios de greve envolvendo os rodoviários de Salvador e intermunicipais  nesta sexta-feira (25).

A vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Graça Laranjeiras,
decidiu antecipar o julgamento do dissídio coletivo, que estava previsto somente para a segunda-feira, diante dos transtornos provocados para a população.

Também pelo terceiro dia, os rodoviários descumpriram a determinação da Justiça de pôr nas ruas 40% da frota de 2.742 ônibus nos horários habituais e 60% nos horários de pico. A multa para o não cumprimento é de R$ 50 mil, acumulando um total de R$ 150 mil.
O sindicalista Euvaldo Alves afirmou que deverá recorrer da decisão. “Vamos apresentar nossa defesa, a culpa aí não é do sindicato”, assegurou.

PM promete segurançaO Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setps) anunciou que teve a garantia de que a Polícia Militar faria a segurança dos veículos que iriam pegar em casa motoristas e cobradores responsáveis por conduzir os ônibus. Segundo o assessor de relações sindicais do sindicato, Jorge Castro, os ônibus foram impedidos de sair das garagens pelos grevistas. “Botamos os transportes, mas eles quebraram ônibus, fizeram a maior balbúrdia”, diz.

Mas, segundo o chefe do Departamento de Comunicação Social da PM, capitão Pitta, a instituição já tinha montado na quarta (23) e quinta (24) um esquema de segurança. “A PM está lá para dar apoio aos rodoviários que quiserem trabalhar, mas não podemos forçar o rodoviário a sentar e dirigir o ônibus”, destacou o Capitão Pitta.

O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários (Sintroba), Euvaldo Alves, negou que tenha havido o impedimento da saída dos veículos. “Fomos para as garagens para cumprir a ordem judicial, mas não tinha ônibus para os trabalhadores chegarem às garagens”, explicou.

Julgamento
A depender da decisão do TRT, os 18 mil rodoviários da Bahia poderão ter os vencimentos elevados de R$ 1.447,58 a R$ 1.859,30, somados  salário base e tíquete-refeição. Atualmente, recebem R$ 1.379.
Na primeira hipótese, se concedido o que foi oferecido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setps), as empresas de ônibus que atuam na capital terão de reduzir os lucros em R$ 2,8 milhões por mês, conforme estimativa da entidade. O impacto do que foi pedido pelos rodoviários é de R$ 6,2 milhões.

Outros pontos que estão na pauta, como o retorno do pagamento do quinquênio (que concede reajuste de 5% para cada cinco anos de contrato com a empresa e era pago até 2006) e o plano de saúde para dependentes, segundo o assessor de relações sindicais do Setps, Jorge Castro, poderão ampliar o impacto para R$ 20 milhões mensais.

Conforme o histórico dos dissídios do TRT, quando não há entendimento entre as partes, o usual é conceder o reajuste da inflação do ano anterior, com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do IBGE. Em 2011, esse indicador fechou em 6,5%, o que levaria o salário base dos rodoviários para R$ 1.597,10.  Após o julgamento, os rodoviários irão se reunir em assembleia.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários (Sintroba), Manuel Machado, evitou falar sobre a possibilidade de continuação da greve, caso a decisão judicial não agrade. “Vamos nos entender com a categoria”, disse. Após o dissídio, a continuação da greve torna-se ilegal e os empresários ficam autorizados a cortar o ponto.

Fonte: Correio 24 Horas

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