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Em São Paulo, Metroviários podem aderir a greve nacional

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A ameaça de greve dos metroviários a partir da meia-noite de amanhã ficou mais forte ontem, com a paralisação da categoria em Belo Horizonte (MG), e o anúncio de que os metrôs de outras seis capitais vão parar hoje.

Foto: CPTM em Foco
De acordo com a Federação Nacional dos Metroviários, o serviço será suspenso em Recife (PE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Salvador (BA) e Rio (RJ).

Em São Paulo, os metroviários têm várias atividades hoje, terminando o dia com um "café com usuários" na estação da Sé, às 17h. Amanhã, às 18h30, acontece a assembleia que vai decidir se haverá ou não greve.

O sindicato da categoria afirma que nenhuma reivindicação foi atendida até agora pelo Metrô.. A companhia informou que vai negociar nesta semana. Entre as reivindicações estão reajuste salarial de 5,13%, mais 14,99% de aumento real.

Fonte: Destak

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Em Natal, Proposta para o fim da greve prevê nova tarifa de ônibus

Mais um dia de transtornos para a população. A paralisação dos motoristas e cobradores natalenses entra no terceiro dia nesta quarta-feira. Ontem à noite, representantes dos trabalhadores e empresários tentaram negociar o fim da greve mais uma vez na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT). Não houve avanço. A discussão com relação ao aumento salarial dos rodoviários ganha nova vertente. Com a intenção de "viabilizar um melhor entendimento entre patrão e empregado", o Procurador do Trabalho, José Diniz de Moraes, propôs reajustar a tarifa de ônibus para R$ 2,30.

A proposta será apresentada durante reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, realizada às 14h. De antemão, o titular da secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Márcio Sá, afirmou que a Prefeitura é contra a proposta. "A prefeita já disse que é contra qualquer reajuste na tarifa, no entanto, vamos levar a proposta e discutir no Conselho", disse.

A ideia foi sugerida pelo procurador durante a segunda audiência de conciliação entre Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro-RN) e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros no Município de Natal (Seturn). Após quase quatro horas de reunião, ficou acertado que a proposta que será discutida pelo Sintro-RN limita o aumento salarial em 6%, ou seja, dois pontos percentuais a menos do que foi combinado na primeira audiência realizada na segunda-feira.

Segundo Agnelo Cândido do Nascimento, presidente do Seturn,  a classe patronal espera o julgamento de uma ação contra a Prefeitura do Natal para conceder um reajuste maior. "Pedimos na Justiça um reajuste tarifário de 7,6%, que é o percentual acumulado de perda com a inflação em um ano", alegou. De acordo com Agnelo, caso a decisão da Justiça seja favorável aos empresários, haverá repasse para os motoristas e cobradores.

Antes do início da audiência, o presidente do Sintro-RN, Nastagnan da Silva, recebeu a notícia de que o MPT havia solicitado sua prisão à Justiça. O próprio Procurador José Diniz, que solicitou a prisão, informou ao sindicalista. "A categoria só está perdendo. Além de reajustes aquém do que solicitamos, ainda tem o pedido de prisão", disse Nastagnan.

Caso a greve dos rodoviários não seja suspensa no prazo de 24 horas, o MPT recomenda, além da prisão do líder da classe, aumento de multa diária fixada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de R$ 25 mil para R$ 50 mil. Classe patronal e empregados devem voltar à mesa de negociações na próxima quarta-feira. Na última segunda-feira, o vice-presidente do TRT, José do Rêgo Júnior, determinou que pelo menos 70% da frota de ônibus voltasse a circular na capital potiguar sob pena de cobrança de multa. A decisão não foi cumprida pelo Sintro-RN. Ontem, o TRT decidiu bloquear as contas do sindicato enquanto houver descumprimento da decisão primária.

Ontem, na sede do MPT, os empresários voltaram a alegar que o setor acumula, nos últimos anos, prejuízos que impossibilitam reajustes para os trabalhadores. De acordo com Agnelo do Nascimento, a greve prejudica ainda mais o cenário. "Somente com esses dois dias de paralisação, o prejuízo chega a R$ 1 milhão", disse. Para os empresários, o possível aumento da passagem para R$ 2,30 não soluciona o problema. Segundo o Seturn, a tarifa considerada "justa", seria em torno de R$ 2,47. "Essa tarifa de R$ 2,30 é política, de forma nenhuma é levado em conta aspectos técnicos", completou.

Segundo Nastagnan, a greve continua. "Vamos apresentar as propostas da reunião aos colegas. Não posso garantir o que vai ser decidido, mas, por enquanto, a paralisação prossegue", disse ao final da reunião de ontem.

Em coletiva, prefeita garantiu manter preço da passagem

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, convocou coletiva para a manhã de ontem. Na oportunidade, ela esclareceu que a Prefeitura tem acompanhado as negociações entre o Sindicato dos Rodoviários e os empresários. "Considero justo as reivindicações dos rodoviários. No entanto, a paralisação é injusta com a população, que está sendo muito afetada com isso", disse Micarla. Segundo ela, a greve deflagrada nesta segunda-feira tem se mostrado mais danosa para a população. "É a primeira vez que se tira 100% dos ônibus de circulação", ratificou.

Micarla de Sousa garantiu que não haverá alteração no preço da tarifa para subsidiar o aumento dos salários dos trabalhadores. "Quando a tarifa foi reajustada em 2011, os empresários já sabiam que apenas em 2013 é que isso seria discutido novamente. Que ninguém imagine que a greve possa servir como instrumento de pressão para que a prefeitura dê aumento de tarifa. Isso eu jamais aceitaria", afirmou. Segundo ela, estão sendo tomadas medidas para resguardar a população. "A Prefeitura não ficará como espectadora desse impasse entre os trabalhadores e empresários", disse. A prefeita acrescentou que também não haverá desoneração para os tributos exigidos aos empresários do transporte.

Micarla de Sousa informou que as empresas estão sendo multadas diariamente por descumprimento de horário. Isso ocorre, claramente, em virtude da reduzida frota destinada ao atendimento à população. A prefeita disse que multas de R$ 350 foram aplicadas 486 vezes apenas durante a segunda-feira, gerando um prejuízo de R$ 170 às empresas. O cenário pode ter se repetido ontem, com a mesma intensidade de aplicação de multas. Ela afirmou que, apesar de a paralisação ser motivada pelos trabalhadores, são com as empresas que a Prefeitura mantém relações comerciais.

Informações: Tribuna do Norte

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Suspensa licitação para o novo transporte de Brasília

A troca de quase toda a frota de ônibus do Distrito Federal (DF) está suspensa. A secretaria de Transporte publicou no Diário Oficial desta terça-feira 15, a suspensão do edital do novo sistema de transporte público. Decisão acontece depois do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), no dia 27 de abril, apontar irregularidades no certame e parar a concorrência.

Foto: Thaygo Arruda

A pasta afirma que a decisão do Tribunal é soberana e que achou por bem manter o efeito suspensivo.
"Continuamos fazendo os ajustes recomendados pelo TCDF e pelo Ministério Público o mais rápido possível. Vamos encaminhar para corte analisar e liberar a continuidade do certame o quanto antes", explicou o subsecretário de Políticas de Transporte e Trânsito, Luiz Fernando Messina. Messina acredita que não devem ocorrer atrasos na conclusão do processo licitatório e na implementação do sistema, embora a previsão do início do novo modelo tenha sido adiado de fevereiro para maio de 2013.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal manteve suspensa a licitação de ônibus, mesmo depois de analisar o novo edital que previa a seleção de concessionárias para manter e operar três mil veículos, em vez dos 900 automóveis previstos no edital anterior. Também foram levadas em consideração as representações protocoladas no Tribunal por empresas e entidades de transporte coletivo.

Um dos problemas encontrados pelo corpo técnico no novo edital foi a falta de detalhamento dos ônibus a serem utilizados na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG/DF-085), que necessita de veículos que possuam portas do lado esquerdo ou em ambos os lados. Entre as correções pedidas, está incluir a apresentação da especificação técnica dos veículos e a definição dos itens de acessibilidade, ambas de acordo com as características operacionais de cada via.

Anteriormente, a secretaria de Transporte recebeu uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para que fosse reduzida a emissão de gases poluentes dos ônibus, o que não poderia ser feito mantendo a frota velha. Com isso, foi determinado que 90% dos veículos, no lugar de 15%, serão trocados.

Antes da suspensão, a licitação, que começou prevista para acontecer no dia 18 de maio, ia ser realizada no dia 28 do mesmo mês. A previsão era de que a nova frota estivesse em circulação em fevereiro de 2013. O novo modelo do transporte público dividiu o Distrito Federal em cinco bacias: Norte, Sul, Sudoeste, Centro-Oeste e Noroeste. Separação ocorreu com base no faturamento e número de passageiros de cada região.

Confira as observações do Tribunal de Contas para manter a suspensão:
- apresentação da especificação técnica dos veículos de acordo com as características operacionais de cada via;
- divulgação da memória de cálculo das tarifas técnicas de cada bacia
- revisão do critério de escolha dos licitantes vencedores em mais de um lote, recaindo a competência da escolha para a Administração, e não à licitante, de forma a assegurar a alternativa de menor preço global para o conjunto dos lotes.


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Em BH, Estações de metrô ficam mais vazias no segundo dia de greve

Metroviários mantém a greve em Belo Horizonte, mas cumprem a escala mínima determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Nesta terça-feira (15), os trens circularam somente nos horários de pico. Na parte da manhã, o funcionamento foi até as 8h30 e, na parte da noite, o serviço foi mantido até as 19h30. Nas estações, que normalmente atendem cerca de 200 mil passageiros diariamente, poucas pessoas embarcaram. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), durante a manhã, o movimento caiu praticamente pela metade. Um novo balanço com dados do movimento durante a noite será divulgado nesta quarta-feira (16).

Por causa da greve, muita gente optou por sair de carro e em vários pontos da cidade houve congestionamento. Na Avenida Cristiano Machado, foi registrada lentidão principalmente no sentido Centro. Na Avenida Tereza Cristina, um dos acessos pra quem vem de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também trânsito também ficou lento.

Durante a paralisação dos metroviários, os trens vão circular das 5h20 às 8h30 e das 17h às 19h30, de segunda-feira a sexta-feira. Nos sábados, o horário de funcionamento será das 5h30 às 9h.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindmetro-MG), entre as principais do reivindicações do movimento grevista estão o reajuste salarial de 5,74%, plano de saúde integral, participação nos lucros e resultados e adicional noturno de 50%. Não há previsão de quanto tempo a paralisação vai durar. Uma audiência conciliatória está agenda para esta segunda-feira (21).

Paralisação nacionalAlém de Belo Horizonte, funcionários de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE) estão em greve por tempo indeterminado, segundo a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro). A categoria negocia com a CBTU, ligada ao Ministério das Cidades.
Fonte: G1 Minas

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Em Salvador, Greve de ônibus deve ser aprovada pelos rodoviários na quinta-feira

A última rodada de negociações entre o Sindicato das Empresas de Transporte (Setps) e representantes do Sindicato dos Rodoviários (Sinttroba) terminou sem acordo nesta terça-feira (15). De acordo com o diretor de imprensa do sindicato, Francisco Costa, os representantes do Setps não fizeram nenhuma proposta ao grupo, que reinvidica um reajuste salarial de 30% enquanto o Sinttroba negocia um reajuste de 13,80%.

Os rodoviários estão reunidos neste momento em negociações com representantes da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário (Abemtro), representates das empresas de transporte do setor intermunicipal, fretamento e turismo.

Um edital de convocação para uma assembleia geral na próxima quinta-feira (17) já foi publicado pelo Sindicato dos Rodoviários. Durante a assembleia deve ser decidido se os trabalhadores entram em greve por tempo indeterminado, o que pode acontecer caso não haja uma contraproposta considerada boa por parte dos donos das empresas de ônibus.

Um grupo de rodoviários que rompeu com o Sinttroba saiu em uma caminhada de protesto na tarde desta segunda-feira (14), na avenida ACM, sentido Iguatemi. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a manifestação congestionou o tráfego de veículos na avenida Barros Reis, Rótula do Abacaxi, Bonocô e Iguatemi.

Fonte: Correio 24 Horas

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Tarifa do ônibus em Atibaia passará para R$ 2,90 a partir do dia 23

Está programada para sábado, 19 de maio, uma passeata popular de protesto contra o aumento do preço da passagem de ônibus em Atibaia. A saída será na Praça da Escola José Alvim, no Centro da cidade, às 11 horas.

Os organizadores do evento defendem que o aumento do preço, ocorrido no mês passado, é abusivo (a tarifa foi reajustada de R$ 2,60 para R$ 2,90) e que o sistema de transporte público da cidade deixa a desejar.

Algumas das reclamações dos usuários contra a empresa Viação Atibaia são de que não há horários e itinerários suficientes para atender a população, exitem veículos circulando sem condições de uso e alguns motoristas não respeitam limites de velocidade. Contra a prefeitura, a reclamação é de que não há fiscalização sobre o serviço, não existem pontos de ônibus suficientes e não houve uma justificativa clara para que fossem permitidos dois reajustes de preços nas tarifas em menos de um ano.

A passeata deve levantar o debate sobre a real eficiência do modelo de transporte público atual da cidade.

Informações: Atibaia.com.br


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Grande Vitória: Corredores para ônibus, reforma de terminais e melhorias na frota são projetos do Governo até 2016

O maior investimento já feito em mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória, com obras viárias, melhorias para o transporte coletivo, implantação do BRT e de novos modais de transportes. Este é o Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), lançado na manhã desta segunda-feira (14), pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop).

Mais de 400 pessoas participaram da solenidade oficial, realizada pelo Governador Renato Casagrande,no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento contou com as presenças do secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, do diretor de infraestrutura do BNDES, Guilherme Lacerda, autoridades, profissionais do setor de transporte e imprensa.

Durante o evento foi assinado contrato com o BNDES para financiamento da primeira etapa de construção do BRT, com recursos da ordem de R$ 530 milhões, que contarão também com mais R$ 242 milhões de contrapartida do Governo do Espírito Santo. O projeto desenvolvido pela Setop foi aprovado com louvor pelo BNDES.

Também foram autorizadas as contratações dos projetos de pavimentação da estrada de acesso ao Porto de Capuaba, em Vila Velha e da Avenida América, em Cariacica. Essas obras serão executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Setop.

"Esse não é um Programa de uma gestão, mas do Espírito Santo. Vivemos um momento importante para a mobilidade e estamos exercitando o pensar metropolitano, a visão global. Nós assinamos, nesta primeira fase do BRT, o maior contrato que o Estado já experimentou, o que demonstra a nossa atenção total ao setor, que interfere diretamente na qualidade de vida da população”, destacou Casagrande.

O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende 51 ações, entre elas a pavimentação de179 km de vias, reformas de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Estão previstas obras viárias, projetos e outras ações com entregas ainda este ano, até 2014, 2016 e após 2016.
“Sem dúvida, o Espírito Santo vai mudar de patamar na prestação de serviços na área de transporte coletivo, com a integração do BRT ao sistema atual e diversos outros modais. Planejando a mobilidade, nós damos uma condição diferente, de qualidade, para quem usa o transporte coletivo em nosso Estado”, afirmou o governador.

O secretário Fábio Damasceno explicou que o objetivo do PMM é promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, reorganizando os espaços urbanos, priorizando o transporte público coletivo e facilitando a mobilidade na Grande Vitória. “Não são obras isoladas. A região metropolitana é um grande eixo que precisa ser pensado como uma grande cidade, com 1,6 milhão de habitantes, levando em consideração o desafio viário de encontrar soluções entre morro e mar. O Programa foi planejado para gerar melhorias na mobilidade a médio e longo prazos, mas também compreende ações imediatas, principalmente no transporte coletivo”, disse.

Obras
Dentro do Programa, todos os municípios da Grande Vitória serão beneficiados. Cariacica é a cidade que possui a maior parte desses projetos, incluindo melhorias no Terminal de Campo Grande e Reforma e Ampliação do Terminal Itacibá. Junto com Viana, o município conta com quatro grandes obras. São elas: o Eixo Viana Norte, Corredor Sudeste, Corredor Leste Oeste e o Corredor José Sette, além do projeto de engenharia da 4ª ponte.

Vila Velha será beneficiada com obras como o Corredor Leste Oeste, Corredor Bigossi, Saída Sul, Av Perimetral, além da Alça da Terceira Ponte e o Terminal de Vila Velha em ampliação e modernização.

Já em Vitória, Capital do Espírito Santo, e no município da Serra, as avenidas Fernando Ferrari e João Palácios já estão em obras, recebendo alterações em suas estruturas, garantindo benefícios para a mobilidade da Grande Vitória. A implantação do sistema de transporte hidroviário também está prevista no programa.

BRT
Além das demais intervenções, o Programa de Mobilidade Metropolitana envolve a implantação do novo modelo de transporte público coletivo: o BRT.
Esse novo sistema de transporte inteligente conta com corredores exclusivos para ônibus, veículos de alta capacidade com tecnologia limpa, programação e controle de horários, estacionamentos e bicicletários, além de integração entre serviços e sistema de comunicação com os usuários.

“O sistema é integrado. Quem mora em Jacaraípe, por exemplo, pode ir de carro até o terminal, pegar o BRT, ir para o trabalho. E depois, na volta, pegar o carro no estacionamento do Terminal e ir para casa”, esclarece o secretário Fábio Damasceno.
 
Todas essas características proporcionarão, além do resgate das calçadas e espaços destinados aos pedestres, uma requalificação urbana da Grande Vitória.

Outro ponto do PMM é a multidamolidade, a integração entre todos os modais de transporte, de acordo com a hierarquia viária estabelecida pela Nova Lei Federal de Mobilidade Urbana, que prevê prioridade para o pedestre, transporte coletivo, bicicleta, outros modais, como o hidroviário e só então os veículos de passeio.

Fonte: Folha Vitória

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Em Brasília, Faixa exclusiva para ônibus já está valendo na W3 Norte

Mais um corredor exclusivo entrou em funcionamento nesta terça-feira (15). A W3 Norte será a quarta via do Distrito Federal a ter faixa só para ônibus e táxis. Segundo o Governo do DF, diariamente circulam na avenida cerca de 200 coletivos no horário de pico.

A faixa da direita da W3 Norte, no percurso dos sete quilômetros da via começa que começa na quadra 501 e segue até a 716, deve ser utilizada apenas por ônibus, micro-ônibus, veículos escolares e táxis.
A faixa funciona nos dois sentidos da via. O acesso às quadras do lado direito pode ser feito cruzando a faixa exclusiva onde ela não for contínua.
Durante as primeiras semanas, o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) realizará campanhas educativas de conscientização dos motoristas. Ainda não há data prevista para o início de aplicação de multas.

Próximas faixas
De acordo com o diretor-geral do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal), Marco Antonio Campanella, a expectativa é de que o tempo de viagem seja reduzido em cerca de 15 minutos, com a medida. 
– É importante dizer que nós deveremos concluir ao longo deste ano todas as faixas exclusivas devidamente implantadas conforme a determinação do governador Agnelo Queiroz.
De acordo com Campanella, a próxima via que receberá o corredor exclusivo será a do Setor Policial Sul. As outras passam por estudos técnicos.
– Estamos avaliando a Estrutural onde faremos algumas intervenções viárias porque o acostamento é muito estreito. Temos também (a via) do Estádio Elmo Serejo.

Já existem faixas exclusivas para ônibus nas rodovias EPNB (Estrada Parque Núcleo Bandeirante), desde 27 de dezembro de 2011; na EPTG (Estrada Parque Taguatinga), em 31 de janeiro deste ano; e na via W3 Sul, em 15 de março. 
O diretor da autarquia avaliou também a instalação da faixa no Eixo Monumental.
– Tivemos uma reunião com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que sinalizou com a possibilidade de implantarmos baias de recuo. O estudo já está sendo feito também pelo Detran.

Fonte: R7.com

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