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Ônibus entram em greve em Belém, no Pará
quarta-feira, 9 de maio de 2012Postado por Meu Transporte às 11:48 0 comentários
Marcadores: Pará
Recife terá mais de um milhão de carros até 2020
A questão foi levantada ontem na última edição do Fórum de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa. No encontro, a receita apontada pelos especialistas para a cidade não parar de vez é a melhoria do transporte público e a restrição ao uso do automóvel. “Numa cidade onde serão abertas 10 mil vagas de estacionamento no Centro com os edifícios-garagem não está se restringindo o uso do automóvel. Pelo contrário, isso é um estímulo”, declarou o professor e engenheiro Maurício Pina, também crítico da construção dos viadutos na Avenida Agamenon. “Se hoje está ruim, ficará muito pior”, apontou Pina.
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: Especialistas, Pernambuco
Mais uma composição do VLT chega a Maceió
Quando concluído, o projeto VLT colocará oito composições no sistema ferroviário da capital alagoana. A previsão é de que isso aconteça até o fim deste ano, mas segundo a assessoria de comunicação da CBTU, todo o sistema pode estar em pleno funcionamento em julho.
Esse quinto módulo está sendo submetido a testes de frenagem, equilíbrio e capacidade de carga. Sua capacidade é de 510 passageiros, nos três carros que o integram. “Essa nova composição aumenta a grade de viagens e isso é importante, pois até o fim de maio o trem vai até a Utinga Leão”, revela o assessor da companhia, jornalista Gabriel Mousinho.
Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Em São Paulo, Serviço Atende recebe 12 novos veículos
Criado em maio de 1996, o serviço está completando 16 anos. No início de suas operações, contava com 35 veículos adaptados. Em 2005, 268 vans faziam esse tipo de transporte. Com as vans entregues hoje, o Atende passa a contar com 384 veículos e atinge a meta da Agenda 2012, que previa a ampliação da frota do serviço em 20%, ou 382 vans. Até o fim do ano, mais quatro vans devem ser incorporadas ao sistema.
O serviço realiza mais de 100 mil atendimentos por mês e, com a ampliação da frota, 14 mil passageiros devem ser beneficiados com novas viagens, entre pessoas com deficiência e acompanhantes. Em 2011, foram realizadas mais de um milhão de atendimentos, percorrendo quase 14 milhões de km em toda a cidade. Estima-se que as novas vans realizem, até o fim do ano, cerca de 30 mil viagens.
Para garantir a qualidade desse atendimento, os motoristas passam por um treinamento antes de entrar para o serviço. O curso ensina a prática operacional do veículo, as dificuldades frente aos usuários com deficiência e o atendimento adequado a cada tipo de necessidade. Após esse curso, os condutores passam por uma nova etapa, na prática, onde ficam três semanas sob a orientação de um operador mais experiente. Só após cumprir esses passos, o motorista está apto para assumir um veículo.
Além dos serviços rotineiros prestados no dia-a-dia, o Atende participa de eventos culturais, esportivos e religiosos, dentre outros, realizados nos finais de semana, garantindo um transporte seguro e de qualidade ao seu público e participantes.
Acessibilidade no transporte
Além do Serviço Atende, outros avanços foram feitos com relação à acessibilidade no transporte público de São Paulo.
A renovação da frota, que já substituiu 83% dos ônibus da Cidade entre 2005 e 2012, aumentou o número de ônibus acessíveis disponíveis à população com mobilidade reduzida. Em janeiro de 2005, eram 297 veículos com algum tipo de acessibilidade. A atualmente são 8.115, o que corresponde a 54% do total e um acréscimo de 2.632% no período.
A Prefeitura cumpriu a meta da Agenda 2012 de incluir 4.000 ônibus adaptados entre 2009 e 2012. Até o fim de 2011 já eram 4.058 veículos acessíveis novos, à disposição da população de São Paulo.
A Cidade conta também com o serviço de Transporte Escolar Gratuito para crianças com deficiência. Do total de 1.984 veículos do TEG, 205 são adaptados para receber cadeirantes, atendendo a 2.979 alunos de 1.014 escolas. A meta que previa 170 novas vans para o TEG acessível também foi atingida.
Postado por Meu Transporte às 08:41 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, São Paulo
Cidade de Los Angeles copia corredor de ônibus brasileiro para diminuir engarrafamentos
terça-feira, 8 de maio de 2012
Postado por Meu Transporte às 17:58 0 comentários
Marcadores: B R T, M u n d o, Paraná, Reportagem especial, Rio de Janeiro, Videos
Em Teresina, Greve de ônibus deixa apenas 20% da frota circulando
Na decisão, o tribunal estipulou multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento. Roberto Carlos garante que o sindicato não irá cumprir e, após a greve, decidirão se irão recorrer ou não da multa.
Postado por Meu Transporte às 15:21 0 comentários
Marcadores: Piauí
Conheça a linha mais curta e a mais longa do transporte de Curitiba
Alferes Poli - Os ônibus desta linha partem da praça Rui Barbosa, e o trajeto, até a Estação Fanny, é feito pela rua Desembargador Westphalen, avenida Iguaçu, ruas 24 de Maio, Chile, Lamenha Lins, Antônio Parolin Júnior, Brigadeiro Franco Maria Moscardi Fanini, avenida da República, ruas General Zenon Silva e Roberto Faria, por onde chegam à BR-476 e à estação.
O itinerário prossegue pela travessa Tobias de Macedo, ruas Alfredo Bufren e Presidente Faria, avenida João Gualberto, rua Heitor Stockler de França, avenida Candido de Abreu e ruas Senador Xavier da Silva e Mateus Leme, até chegar o ponto final, no Abranches, na rua Vitório João Brunor.
A volta, a partir dessa via, é feita pelas ruas Matheus Leme e Barão de Antonina, avenida Cândido de Abreu, rua Barão do erro Azul, travessa Nestor de Castro, alameda Augusto Stellfeld, ruas Ébano Pereira e Cruz Machado, alameda Doutor Muricy, ruas Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen, por onde chega à praça Rui Barbosa.
Daí em diante, os ônibus, em direção à Água Verde, seguem pela rua Alferes Poli, avenida Visconde de Guarapuava, ruas 24 de Maio, Engenheiros Rebouças, Lamenha Lins, Almirante Gonçalves e Alferes Ângelo Sampaio, quando alcançam a avenida Água Verde. O trecho final do percurso é pelas ruas Professor Assis Gonçalves, Dom Pedro I, Monsenhor Manoel Vicente, João Rodolfo Schlenker, Paranaguá e Amazonas, chegando ao ponto final, na rua Engenheiro Niepce da Silva.
Postado por Meu Transporte às 07:24 5 comentários
Marcadores: Paraná
No Recife, Especialistas e urbanistas em mobilidade urbana dão suas declarações em audiência pública
Mediado pelo presidente da Comissão e deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), o encontro contou com a participação dos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Oswaldo Lima Neto, Maurício Pina, Leonardo Meira, César Cavalcanti e o reitor Anísio Brasileiro. Também presentes, o deputado federal João Paulo, o presidente do Crea-PE José Mário Cavalcanti e o consultor em transporte público Germano Travassos.
Costa Filho abriu a discussão lembrando a importância da parceria entre a UFPE e o poder Legislativo. “É um marco poder dialogar diretamente com a academia. Aqui estão técnicos que têm autonomia e domínio sob a questão. Certamente esse é um ponto chave na construção da nossa carta aberta”.
O documento com a radiografia da mobilidade da Região Metropolitana do Recife (RMR) e de Pernambuco será lançado na Alepe no próximo mês de junho e entregue em prefeituras, governo estadual e federal, universidades e bibliotecas, com projetos, metas e sugestões para os próximos 10 anos.
O primeiro palestrante, Germano Travassos, comparou o investimento que é feito para a circulação de automóveis e o que é voltado para os ônibus. “Abrir espaço para carros é estimular o seu uso e se preparar para um congestionamento próximo”, alertou o consultor. “Foi feito um investimento significativo no entorno do Terminal Joana Bezerra para os automóveis, contudo o terminal continua deficiente. É questão de escolha e de política pública. Onde colocar o dinheiro?”, indagou.
Já o doutor em transporte, Oswaldo Lima Neto, lembrou que a última pesquisa domiciliar realizada na RMR foi em 1997, pela antiga EMTU/Recife. “Faltam dados atuais para que nós possamos conhecer os reais problemas da mobilidade e enfrentá-los. Sem pesquisas não é possível planejar”.
O mestre e doutor Maurício Pina também frisou que é preciso conhecer a realidade antes de optar. “Se faz necessária uma atualização dos dados. Não podemos ficar no ‘achismo’”. Além disso, Pina ressaltou que os 15 edifícios-garagem que serão construídos no centro do Recife vão estimular ainda mais o uso de automóveis e adensar a área. “Mobilidade ou imobilidade?”, questionou complementando que em Amsterdam, capital da Holanda, são construídos edifícios garagens, porém, para as bicicletas.
O professor Leonardo Meira provocou os presentes. “Você quer passar o dia no congestionamento ou fazer um passeio pela cidade? Você aproveita e conhece o espaço público? O que faz para melhorar a mobilidade urbana de sua cidade?”. Falta de ciclovias, de calçadas de qualidade e de estrutura - como bicicletários e vestiários -, também foram citados como obstáculos que envolvem a problemática.
César Cavalcanti, vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), destacou cinco prioridades para decidir corretamente sobre projetos de mobilidade urbana: pesquisar a demanda e tecnologia, planejar antes de optar, garantir recurso para investir em manutenção, ouvir a comunidade técnica e aplicar mecanismo de subsídios à operação. “Nós não sabemos o que está acontecendo na cidade, isso é uma vergonha. Optar antes de planejar é colocar o carro na frente dos bois”, desabafou.
Postado por Meu Transporte às 07:24 0 comentários
Marcadores: Especialistas, Pernambuco