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Em Fortaleza, Internautas apontam prioridade para vias de acesso ao transporte coletivo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Internautas que responderam à enquete do portal da Assembleia Legislativa entendem que, para melhorar a mobilidade urbana, o poder público deve priorizar vias de acesso para o transporte coletivo e a construção de ciclovias. Essa a opinião de 51% dos participantes, enquanto 44% apontaram o investimento na ampliação e qualidade dos transportes coletivos como a melhor alternativa. Apenas 4,3% dos participantes da enquete publicada entre os dias 16 e 23 de abril concordaram com a redução da circulação de veículos em horários e áreas predeterminadas.  

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), presidente da Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano, esse resultado demonstra uma clara percepção do problema da mobilidade urbana, agravada sobremaneira nos últimos anos, por conta do aumento da frota de veículos particulares.

A resultante do incremento do número de veículos, na opinião do parlamentar são vias supersaturadas, principalmente nos horários de pico, transformando o deslocamento diário em um sofrimento para todos, principalmente para os que dependem de transporte coletivo. O deputado também defende mais investimentos para o transporte coletivo, fazendo que o serviço seja atraente ao proprietário do veículo particular.

O deputado Paulo Facó (PTdoB) pondera que é preciso tornar o transporte público mais eficiente e confortável. Ao mesmo tempo, oferecer condições para que as pessoas possam se deslocar pelas vias de bicicleta e com segurança. Ele defendeu ainda a instalação de semáforos inteligentes, que não obriguem os motoristas a parar em cada cruzamento, por conta da falta de sincronismo entre os equipamentos.  

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) de Fortaleza, Fernando Bezerra, afirmou que em termos de transporte coletivo, a cidade está muito atrasada. Ele salientou que o metrô de Londres foi construído em 1898 e o de Buenos Aires em 1908. No Brasil, conforme ele, esta modalidade só foi implantada nos anos 1980, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em Fortaleza, a primeira linha somente agora está em fase de conclusão. Mesmo assim não pode nem sequer ser considerado com um autêntico metrô, na sua avaliação.

“A Linha, ligando o Centro ao Município de Maracanaú não irá reduzir em nada a utilização do veículo individual, pois está somente substituindo uma ferrovia que já existia”, salientou Fernando Bezerra. Ele explicou ainda que, por decisões equivocadas de administrações passadas, reduziu-se a prioridade dos transportes coletivos. Lembrou que em diversas avenidas havia faixas exclusivas para ônibus, que foram paulatinamente sendo desarticuladas, elevando em muito o tempo do percurso, provocando engarrafamentos e o desconforto dos passageiros.

Fernando Bezerra considerou praticamente inviável o alargamento as atuais vias de transportes nos trechos onde o tráfego está mais saturado, por conta do forte adensamento populacional. Mas salientou que é meta elevar o número de corredores exclusivos de transportes coletivos, iniciando pela avenida Bezerra de Menezes.
Fonte: Assembléia Legislativa

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Transerp disponibiliza linhas de ônibus regulares e especiais para o Ribeirão Rodeo Music

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, vai disponibilizar linhas de ônibus regulares e especiais durante a realização do Ribeirão Rodeo Music 2012, no Parque Permanente de Exposições, no período de 26 a 30 de abril.

A população em geral poderá contar com as seguintes opções de transporte coletivo até o local do evento:

1)  Linhas de ônibus regulares
302- Jardim Aeroporto, 402- Jardim Salgado Filho I e 702- Ribeirão Verde

2)  Rotas do Serviço Complementar Leva e Traz
52- Jardim Iara e 62- Parque de Exposições
Local: Avenida Brasil com Rua Peru / Ponto de Conexão
Horários: até 00h20

3)  Linha Especial de Ônibus
Itinerário
Ida: Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1 - Avenida Jerônimo Gonçalves, acesso a Alameda Botafogo, Alameda Botafogo, retorno, rua José Bonifácio, rua Américo Brasiliense, rua Barão do Amazonas, rua Duque de Caxias, rua Amador Bueno, rua São Paulo, rua Fernão Salles, avenida da Saudade, avenida Brasil, avenida Mogiana, avenida Dr. Oscar de Moura Lacerda, rotatória, avenida Luis Augusto Gomes de Matos, avenida Orestes Lopes de Camargo, Parque de Exposições.
Volta: Parque de Exposições - avenida Orestes Lopes de Camargo, avenida Milton Tapajós Roselino, avenida Thomaz Alberto Whately (pista centro-bairro), retorno junto à avenida Recife, avenida Thomaz Alberto Whately (pista bairro-centro), rotatória, avenida Brasil, avenida da Saudade, rua Saldanha Marinho, rua Florêncio de Abreu, avenida Jerônimo Gonçalves, retorno, avenida Jerônimo Gonçalves, Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1.

Horários de partida
Local: Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1
18h – 18h30 – 19h – 19h30 – 20h – 20h30 – 21h – 21h30 – 22h – 22h30 – 23h
Horários de retorno
A partir das 00h30

Pontos de embarque e desembarque
No Centro: Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1 
Rua Duque de Caxias / Praça Carlos Gomes
No Parque de Exposições: Avenida Orestes Lopes de Camargo
As empresas operadoras deverão disponibilizar diariamente veículos extras para serem utilizados nas linhas noturnas “Corujão”, caso haja necessidade de suplementar o atual quadro de horários, para atender a demanda com destino aos bairros.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto


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Motoristas desrespeitam pistas exclusivas de ônibus em Campinas

Motoristas e motociclistas desrespeitam as faixas exclusivas para ônibus em Campinas, mesmo com a sinalização de solo indicando que os corredores são para o transporte coletivo.
“Eu já até derrubei passageiro no chão, porque tive que frear bruscamente”, disse o motorista Wagner Moraes.

O secretário de Transportes de Campinas, André Aranha Ribeiro, disse que a fiscalização existe e que no ano passado pelo menos 3,1 mil foram autuados. A multa para quem é flagrado é de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de motorista. Em breve esta fiscalização deve ser eletrônica, segundo o secretário de transportes.
Fonte: G1 SP

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Governo Federal anuncia pacote de R$ 30 bilhões para mobilidade urbana

A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira um pacote de aproximadamente R$ 30 bilhões para impulsionar obras de mobilidade urbana em 23 grandes cidades de 18 Estados.

O montante inclui verbas do Orçamento Geral da União, linhas de crédito de bancos públicos e financiamentos externos obtidos pelos Estados. Desse total, o governo desembolsará R$ 8 bilhões.

O anúncio será feito em cerimônia no Palácio do Planalto e faz parte da estratégia do governo de manter uma agenda positiva em meio às discussões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as ligações do suposto esquema ilegal de jogos de azar chefiado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e empresas.

Está incluída nessa estratégia do governo a viagem que a presidente fez hoje para Sergipe, onde participou da solenidade de assinatura de um contrato entre a Petrobras e a Vale para o arrendamento das reservas de potássio no Estado. Na avaliação do governo, o acordo entre as duas empresas permitirá uma redução da dependência brasileira da importação de fertilizantes.

Dilma realizou ainda uma reunião com governadores do Nordeste sobre as regiões afetadas pela seca. “Nós pretendemos não deixar que a seca devaste tudo o que conquistamos nos últimos anos de crescimento, de melhoria de vida, de condições de sobrevivência no semiárido nordestino”, discursou a presidente, em Aracaju.

Na quinta-feira, Dilma irá ao Rio de Janeiro para participar da solenidade de aniversário de um ano do plano Brasil Sem Miséria e da entrega de cartões de benefícios do Bolsa Família e do Renda Melhor – o programa de transferência de renda do governo fluminense. Na ocasião, deverá ser anunciada a expectativa do governo de que, no Rio de Janeiro, todas as famílias da classe E passarão a ser atendidas pelos programas de combate à miséria a partir de 2013.

Fonte: Valor online, Por Fernando Exman
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Em São Paulo, Nova tecnologia vai permitir integração entre sistemas de semáforos e de ônibus

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou nesta segunda-feira (23) a implantação de uma tecnologia na cidade de São Paulo que vai permitir que o sistema de semáforos seja integrado a outros sistemas, por exemplo o de ônibus. O primeiro passo para isso, que começa a ser dado este ano, é a adoção de um padrão único de leitura de códigos de controladores, que permitirá a ampliação do número de empresas fornecedoras dos equipamentos.

De acordo com o secretário municipal de transportes, Marcelo Cardinale Branco, o custo dos controladores será reduzido, mas a principal vantagem da nova tecnologia é possibilitar a priorização das fases dos semáforos de acordo com o fluxo de passageiros nas vias. Atualmente, os semáforos inteligentes (que representam 25% do total de semáforo de SP) programam as aberturas de acordo com o número de veículos, mas ignoram que os ônibus representam um fluxo muito maior de pessoas.

— Vamos pegar como exemplo a avenida Santo Amaro que fica com os corredores lotados nos horários de pico. A ideia é que, nesses períodos, a CET diminua o tempo de abertura nas transversais, dando preferência à liberação do fluxo de ônibus.

O prazo para que isso aconteça, entretanto, ainda não está definido. A abertura de protocolos (linguagem do sistema), que foi desenvolvida no Brasil pela USP (Universidade de São Paulo), é apenas a primeira etapa para que as gestões dos serviços públicos sejam unificadas. De acordo com o diretor de sinalização da CET, Valter Vendramini, a tecnologia começou a ser implementada nos semáforos porque são eles que comunicam as decisões de trânsito para a população.

— Temos que começar fazendo com que os controladores se entendam. Depois, vamos criar um nível mais alto, que pode comunicar com o transporte público e de segurança urbana. Esses passos virão nos próximos anos.

Atualmente, apenas três empresas fornecem os equipamentos para a capital paulista por causa da restrição de protocolos. Segundo Vendramini, a tendência de abertura das linguagens é mundial. Em um fórum realizado na manhã desta segunda-feira na USP, especialistas em transporte da Inglaterra e dos Estados Unidos apresentaram as tecnologia que funiconam nesses países.

— Eles perceberam a necessidade de não ficar dependente de uma ou outra tecnologia. Então, eles criaram protocolos em seus países. O que estamos fazendo aqui através da USP? Criando uma tecnologia que une esses dois protocolos e qualquer empresa que tenha o produto poderá fornecer para nossa cidade.

Ainda de acordo com Vendramini, a experiência desse países mostra que o custo dos equipamentos caiu significativamente após a abertura daslinguagens.

Pedestres
A CET também lançou nesta segunda-feira uma nova etapa da campanha de proteção ao pedestre que vem sendo implementada pela prefeitura desde o ano passado. O vermelho piscante dos semáforos para pedestres terão seu tempo estendido. Eles não mais indicarão que a pessos tem que parar do outro lado da rua, mas que ele tem rempo suficiente para fazer a travessia.
De acordo com o órgão, os semáforos que apresentarem a mudança serão identificados com um adesivo de um boneco verde.

Fonte: R7.com

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Etufor prorroga prazo de validade da carteira estudantil

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) prorrogou o prazo de validade das carteiras estudantis 2011 por um mês. Os estudantes poderão pagar a metade da tarifa nos ônibus e vans da cidade até o dia 31 de maio.

De acordo com a Etufor, foram entregues este ano mais de 100 mil carteiras estudantis, porém, cerca de 200 mil alunos ainda necessitam fazer a solicitação. "Para não prejudicar esses alunos, a Etufor dará mais um tempo para que eles possam realizar o requerimento. O procedimento deve ser feito pela internet", informa o órgão.

Nova carteira
A partir do dia 1º de junho, só será aceita a carteira de estudante 2012. O documento estará desbloqueado automaticamente nesta  data, sem a necessidade do comparecimento do aluno à sede da Etufor.
 
Socilitação online
O procedimento de confecção e emissão das carteiras deve ser feito através do site das entidades estudantis ou na secretaria da própria instituição de ensino.

Após preencher os dados corretamente, o aluno deve imprimir o comprovante de solicitação, anexar a documentação exigida e entregá-lo na entidade, colégio ou universidade.

No caso dos estudantes de escolas e universidades particulares, será emitido também o boleto com as taxas de R$ 13,00 e R$ 15,00, respectivamente, para ser pago em agências lotéricas. A nova carteira só será entregue mediante confirmação da matrícula e pagamento do boleto.

A exemplo do que acontece todos os anos, alunos da rede pública receberão o documento gratuitamente, já que o mesmo será custeado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.


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