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Em Cuiabá, Usuários do transporte coletivo pedem a volta dos cobradores

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Cadê o cobrador, sumiu?”. Esta tem sido a pergunta feita pela cadeirante Eumara do Carmo Paz ao pegar o transporte coletivo em Cuiabá e dos demais passageiros que utilizam transporte coletivo na Capital.
 
Há pouco mais de um mês, Eumara observou que os ônibus da Capital estão sem cobrador, o que tem sido uma nova dificuldade para ela ao utilizar este meio de condução. Moradora do condomínio Canaã, ela diariamente se desloca da sua casa até ao bairro Três Barras para pegar suas filhas na escola e o que era para ser uma simples ação a cada dia se torna uma maratona com novas dificuldades. “Além de aguardar muito tempo no ponto, a falta de cobrador tem sido um novo obstáculo, pois na maioria das vezes há necessidade do motorista e do cobrador me auxiliar na entrada do ônibus e na saída”, relata.
 
A usuária ressalta que mesmo antes deste procedimento ser implantado, já foi deixada por várias vezes no ponto por horas, aguardando “a boa vontade dos motoristas”, mesmo tendo sinalizado solicitando a parada. “Sei que eles têm um horário a cumprir e acredito que sozinho o motorista perde muito mais tempo para operar o elevador, que permite a entrada dos cadeirantes”.
 
Diante desta situação, o vereador Arnaldo Penha (PMDB) apresentou nesta terça-feira (28) um requerimento que será direcionado ao Executivo cobrando explicações a Secretaria Municipal de Transporte Urbanos (SMTU), quanto ao surgimento desta normativa que já está sendo implantada nas empresas de transportes coletivos sem que houvesse nenhuma consulta à população, aos motoristas ou informação ao parlamento municipal.

“Tenho recebido muitas reclamações e denúncias deste novo sistema, entendo como algo que deveria ser esclarecido à população antes mesmo da implantação para que fosse ponderado os prós e contras, pois para toda mudança há necessidade de uma preparação ou uma análise de viabilidade”, disse o vereador.



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Em Aracaju, Presidente do Setransp ressalta que transporte coletivo precisa de prioridade

Finalmente saíram da falácia para projetos sérios,diz Adierson Monteiro sobre Plano de Mobilidade . Presidente do Setransp ressalta importância da mobilidade, e insiste que transporte coletivo precisa de prioridade
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Trânsito (Setransp) Adierson Monteiro, comentou nesta segunda-feira, dia 27,sobre a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, que tem iniciado um processo de alterações no trânsito da capital sergipana, com a perspectiva de criação de corredores para ônibus. Adierson ressaltou que o plano é de grande valia para Aracaju,e é um sinal contrário àquilo que ele chama de “falácia” existente em relação ao sistema do transporte público.

 “Finalmente saíram da falácia para projetos sérios. Ao longo dos anos só víamos políticos com discursos demagógicos, que na prática não serviam de nada. Foi sancionada no dia 04 de janeiro deste ano a Lei de Mobilidade Urbana. Essa Lei tem vários aspectos e um deles determina que o transporte público tenha seu espaço para trafegar com prioridade. Então, até fazendo uma crítica e parabenizando nossos gestores, eu digo que esse trabalho do Plano de Mobilidade já deveria ter sido anunciado há muito tempo, mas é muito importante que esteja em vigor agora para que tenhamos em curto/ médio prazo um transported e qualidade. E não podemos falar nessa qualidade e agilidade no transporte seele não tiver prioridade em relação aos demais veículos”, pontuou Adierson Monteiro, em entrevista ao radialista George Magalhães no programa Liberdade Sem Censura. 

O presidente do Setransp também mencionou a questão da desoneração do custo do transporte público, que, segundo ele, por não ter sido citada na Lei Nacional de Mobilidade Urbana acaba por impedir que a tarifa do transporte coletivo seja reduzida. “As empresas de ônibus têm feito investimentos em novos veículos e discutido o reajuste salarial de seus colaboradores. Enquanto isso, o poder público se preocupou em desonerar o custo dos tablets (aparelhos eletrônicos), mas não fez questão alguma de ao menos discutir a desoneração do custo do transporte coletivo. Assim, os impostos para prestação do transporte público continuam de forma abusiva, e acabam incidindo sobre a tarifa cobrada da população”, criticou ele, lembrando que o reajuste da tarifa para este ano está em análise na Prefeitura de Aracaju.

De acordo com Adierson Monteiro, só na Grande Aracaju, cerca de 300 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. Esse número,para ele, mostra que a população, em sua maioria usa ônibus como transporte,mas não conta com a prioridade do governo. “Não adianta ter discurso demagógico.A população quer providências concretas, e é isso que o Setransp tem cobrado, e inclusive tem somado com projetos como esse do Plano de Mobilidade”, disse ele,citando o projeto que foi encomendado pelo Setransp para o ordenamento do trânsito em Aracaju, pensando na fluidez do transporte coletivo.  
Por Raissa Cruz
Finalmente saíram da falácia para projetos sérios,diz Adierson Monteiro sobre Plano de Mobilidade . Presidente do Setransp ressalta importância da mobilidade, e insiste que transporte coletivo precisa de prioridade

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Trânsito (Setransp) Adierson Monteiro, comentou nesta segunda-feira, dia 27,sobre a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana, que tem iniciado um processo de alterações no trânsito da capital sergipana, com a perspectiva de criação de corredores para ônibus. Adierson ressaltou que o plano é de grande valia para Aracaju,e é um sinal contrário àquilo que ele chama de “falácia” existente em relação ao sistema do transporte público.

 “Finalmente saíram da falácia para projetos sérios. Ao longo dos anos só víamos políticos com discursos demagógicos, que na prática não serviam de nada. Foi sancionada no dia 04 de janeiro deste ano a Lei de Mobilidade Urbana. Essa Lei tem vários aspectos e um deles determina que o transporte público tenha seu espaço para trafegar com prioridade. Então, até fazendo uma crítica e parabenizando nossos gestores, eu digo que esse trabalho do Plano de Mobilidade já deveria ter sido anunciado há muito tempo, mas é muito importante que esteja em vigor agora para que tenhamos em curto/ médio prazo um transported e qualidade. E não podemos falar nessa qualidade e agilidade no transporte seele não tiver prioridade em relação aos demais veículos”, pontuou Adierson Monteiro, em entrevista ao radialista George Magalhães no programa Liberdade Sem Censura. 

O presidente do Setransp também mencionou a questão da desoneração do custo do transporte público, que, segundo ele, por não ter sido citada na Lei Nacional de Mobilidade Urbana acaba por impedir que a tarifa do transporte coletivo seja reduzida. “As empresas de ônibus têm feito investimentos em novos veículos e discutido o reajuste salarial de seus colaboradores. Enquanto isso, o poder público se preocupou em desonerar o custo dos tablets (aparelhos eletrônicos), mas não fez questão alguma de ao menos discutir a desoneração do custo do transporte coletivo. Assim, os impostos para prestação do transporte público continuam de forma abusiva, e acabam incidindo sobre a tarifa cobrada da população”, criticou ele, lembrando que o reajuste da tarifa para este ano está em análise na Prefeitura de Aracaju.

De acordo com Adierson Monteiro, só na Grande Aracaju, cerca de 300 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. Esse número,para ele, mostra que a população, em sua maioria usa ônibus como transporte,mas não conta com a prioridade do governo. “Não adianta ter discurso demagógico.A população quer providências concretas, e é isso que o Setransp tem cobrado, e inclusive tem somado com projetos como esse do Plano de Mobilidade”, disse ele,citando o projeto que foi encomendado pelo Setransp para o ordenamento do trânsito em Aracaju, pensando na fluidez do transporte coletivo.  

Por Raissa Cruz / FAXAJU
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Apenas 30% dos ônibus de João Pessoa estão adaptados para pessoas com deficiência

Aumenta o índice de insatisfação da população com o transporte público eficiente (adaptado para cadeirante) e o promotor do cidadão, Valberto Lira, afirma que desde dezembro de 2009 há um termo de conduta entre órgãos autorizando que os novos ônibus sejam eficientes.

Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), do total de 453 ônibus, apenas 137 são eficientes o que representa apenas 30% da frota da Capital. O promotor revelou que desconhece o dado de 729 cadeirantes para um ônibus, informado pela Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB).

O gerente executivo da Associação de Deficientes e Familiares da Paraíba (Asdef-PB), Normando Vitorino, reconhece o aumento na quantidade de ônibus adaptados em João Pessoa, mas revela que o número ainda é insuficiente para atender a demanda.

Segundo o promotor Valberto Lira, o termo de compromisso foi firmado entre a Superintendência de Transportes e Trânsito na Paraíba (STTrans) e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) autorizando que todos os novos ônibus adquiridos sejam adaptados aos deficientes.

Outra reclamação da população é a falta de conscientização dos motoristas de transporte público que ainda não sabem lidar com a entrada do deficiente físico no ônibus. "A AETC promove anualmente treinamento para os motoristas, mas, não podemos fazer nada em relação à falta de educação de alguns deles", disse o promotor.


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Motoristas de ônibus fazem paralisação em Florianópolis

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Depois de uma paralisação relâmpago do transporte coletivo de quase uma hora em Florianópolis, o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano (Sintraturb) decidiu na noite desta terça-feira que não haverá nova ação. A assembleia terminou por volta das 20h.

 
Veja as imagens da paralisação no fim da manhã e início da tarde
Segundo o diretor de comunicação do Sintraturb Antonio Carlos Martins, a entidade foi chamada para negociar com os patrões e, portanto, ficou decidido que não haverá nova interrupção do transporte coletivo. A ação revindicava melhores condições de salário, como tempo de intervalo ao fim das rotas, banheiros para uso dos motoristas e cobradores e ônibus em boas condições de uso.

No fim da manhã desta terça, os passageiros foram pegos de surpresa. Por volta das 11h30min, o Sintraturb de Florianópolis fechou a saída de ônibus do Terminal do Centro (Ticen). A paralisação, que durou até as 12h10min, provocou confusão no Centro da cidade, com congestionamento nas vias mais movimentadas da cidade, como as avenidas Paulo Fontes e Gustavo Richard.


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Transporte coletivo de Belo Horizonte está em estado de greve

Motoristas e cobradores da Grande BH decidiram entrar em estado de greve durante uma assembleia ocorrida na manhã desta terça-feira, no Centro de Belo Horizonte, que contou com a participação de 500 trabalhadores.

De acordo com o diretor e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte (STTRBH), Júlio Barbosa, uma possível paralisação já na próxima segunda-feira vai depender do resultado das negociações com o sindicato patronal. Serão duas rodadas marcadas para quarta e quinta-feira na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais, no Bairro Prado, na Região Oeste da capital.

Segundo Barbosa, a proposta de reajuste salarial de 6% por parte das empresas não agradou os rodoviários. Os trabalhadores reivindicam redução da jornada para 6 horas, reposição das perdas salariais dos últimos 5 anos, talão de ticket de alimentação no valor de R$ 30, fim da compensação de horas e melhorias nas funções de trabalho.

Ainda de acordo com o diretor do sindicato dos rodoviários, haverá uma nova assembleia às 16h desta terça e, caso o número de participantes seja superior ao registrado durante a reunião desta manhã, os trabalhadores devem sair em passeata em direção à Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Afonso Pena, o que pode prejudicar o trânsito.

Cristiane Silva / Estado de Minas

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Para evitar greve, Metrô de SP aceita proposta de sindicato

O Metrô de São Paulo aceitou nesta terça-feira a proposta do Sindicato dos Metroviários de não reduzir em 7,21% o valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Os funcionários --que ameaçam entrar em greve na quarta (29)-- ainda precisam aprovar o acordo em uma assembleia que será realizada às 18h.

A PLR é um valor pago uma vez ao ano para os oito mil funcionários da companhia. Ela é composta de um valor fixo --que este ano é de R$ 3.062-- mais 40% do salário mensal. Se a proposta for aceita, nenhum dos metroviários receberá menos de R$ 3.900.

O Metrô planeja pagar a quantia amanhã.

Na última quinta (23), a categoria decidiu pela greve. Segundo o sindicato, o Metrô queria reduzir a PLR porque houve uma queda de 84% para 74% dos usuários que consideram o serviço excelente ou bom. O número é resultado de uma pesquisa de satisfação feita todos os anos com as pessoas que usam o metrô.

Para o presidente do sindicato, Altino de Melo Prazeres Júnior, a insatisfação diz respeito à superlotação dos trens, aumentos das tarifas e número reduzido de linhas --que não têm relação direta com o desempenho dos funcionários.

JUSTIÇA

Ontem (27) o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) concedeu uma liminar (decisão provisória) obrigando os metroviários a manterem 100% dos serviços nos horários de pico, em caso de greve. O pedido foi feito pelo Metrô de São Paulo.

Nos demais horários, o serviço deve ser oferecido com 90% do efetivo.

Em caso de descumprimento da medida, o sindicato pode receber uma multa diária de R$ 100 mil.


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