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Três empresas estão interessadas na execução do VLT de Cuiabá

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


O governo estadual remeteu para publicação em Diário Oficial do Estado, o Edital para que empresas interessadas (três já pediram informações extra-oficiais) possam apresentar suas propostas para execução do VLT, que terá 22,2 km de extensão, 33 estações e três terminais de integração, sendo necessária a construção de 5 viadutos, 3 trincheiras e 3 pontes. O anteprojeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

Como o próximo Diário Oficial do Estado só circula no dia 22, quarta-feira, após os feriados de carnaval, apenas a partir desta data os prazos estarão correndo e os interessados poderão buscar o edital que contém as regras definidas para a licitação que acontecerá pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que tem como meta principal acelerar prazos para que em até 60 dias o Estado possa autorizar o início das obras que, em média deverão levar entre 18 e 24 meses para serem concluídas, ou seja, bem próximo do início dos jogos marcados para começar dia 12 de junho com conclusão no dia 13 de julho. O custo estimado das obras do VLT é de R$ 1,261 bilhão".

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o principal modal de transporte para a Copa será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Em média, a distância de uma estação a outra ficará entre 500 a 600 metros.

"Com as autorizações concedidas pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) já colocamos o termo de referência que alguns chamam de anteprojeto para ser recebido pelos interessados que dentro dos prazos especificados no edital deverão apresentar o Projeto Executivo e de custos da obra do VLT", disse ontem pela manhã o governador do Estado Silval Barbosa (PMDB), após participar do programa de rádio Bom Dia Governador.

O chefe do Executivo mato-grossense repartiu com os ouvintes sua satisfação por ter vencido os obstáculos e a burocracia do Poder Público e sinalizou que vai pessoalmente acompanhar as obras e centrar esforços no sentido de garantir agilidade e decisão para que tanto as obras de mobilidade urbana, quanto do novo sistema de transporte coletivo cumpram com as metas e os cronogramas físicos e financeiros de execução.

"Vamos nos empenhar cada dia mais para fazer bonito na Copa do Mundo, tornando Mato Grosso uma vitrine que será conhecida e reconhecida por todos como a fronteira do desenvolvimento", sinalizou o governador Silval Barbosa lembrando que o Estado de Mato Grosso vai centrar os esforços ainda na execução de outras obras em todo o território estadual.

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Tarifa de ônibus a R$ 1 aumenta o número de passageiros em Angra dos Reis

O funcionamento do transporte público em Angra dos Reis tem estado em discussão nos últimos dias no município. Populares elogiam o preço da passagem fixada em um real para os moradores da cidade. Porém, com a diminuição no valor, um número maior de pessoas estaria utilizando os serviços. Para profissionais do setor rodoviário e usuários, muitas medidas precisam ser implementadas para que o cidadão angrense desfrute de um sistema de transporte público de mais qualidade.
Foto: Leonardo Vieira
Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Angra dos Reis, Marcelo Barbosa a busca por melhorias das condições de trabalho dos condutores de transporte público em Angra dos Reis foi motivo para a realização de uma paralisação no dia 30 de janeiro deste ano.
Dentre as reivindicações estava a criação de um espaço no Centro para que os rodoviários pudessem estacionar os veículos sem sofreram a pena de serem multados.

Na ocasião ficou definido pela prefeitura a permissão para que os coletivos fosse estacionados em frente ao Cais de Santa Luzia, para que os funcionários pudessem utilizar o banheiro público. Também ficou acordado que os ônibus podem ficar parados sobre a ciclovia do São Bento e em frente à Santa Casa de Angra. A medida tinha como prazo o final do mês de fevereiro.

De acordo com Barbosa, no decorrer da semana foi aprovado pelo município o investimento na localidade para a realização de obras de urbanização e a permanência do aval para o estacionamento dos coletivos por um período de 36 meses.

- Esta solução agradou muito ao sindicato. Pelo projeto será construído um grande estacionamento que irá beneficiar a população de maneira geral e os rodoviários - destacou.
O gerente da geral da Empresa Senhor do Bonfim, responsável pelo transporte público em Angra, Flaviano Ferreira afirmou que a solução aprovada era uma demanda antiga e foi positiva.

Desafios do transporte coletivo
Para um ex-funcionário da empresa Bonfim, que prefere não se identificar, as condições de trabalho dos motoristas de ônibus são difíceis. Segundo ele, a pressão para o cumprimento dos horários e a reação de insatisfação das pessoas para com o serviço prestado são os dois maiores problemas a serem enfrentados por quem atua nesta profissão.

De acordo com o motorista, com a diminuição do valor da passagem, um número maior de pessoas tem utilizado o sistema de transporte público. O que seria uma solução viável para acabar com os congestionamentos e diminuir a emissão de gás poluentes, tem se tornado na verdade complicado para passageiros e motoristas.

- Se o ônibus está cheio e o condutor para no ponto, os passageiros que estão dentro do veículo reclamam. Alguns chegam a querer agredir motoristas e cobradores. Por outro lado, se condutor do veículo lotado opta por não parar no ponto, corrermos o risco de sermos notificado pela empresa. Enfim, ou somo punidos pelo passageiro ou pela empresa - disse.
O presidente do Sindicato confirmou os problemas apresentados pelo ex-funcionário.
Segundo ele, todas essas questões fazem parte da luta da entidade para que a categoria tenha melhores condições de trabalho.
- Sabemos da dificuldade de realizar viagens para bairros distantes dentro de um pequeno espaço de tempo. Conseguimos junto à empresa, que os horários de linhas que trafegam grandes percursos como Angra-Parque Mambucaba e Mangaratiba fossem alterados para uma margem maior de duração - disse.

Para Barbosa,o crescimento populacional no município e a estrutura estreita das ruas centrais são fatores que precisam ser considerados na análise do sistema de transporte público na cidade. De acordo com o presidente, as negociações entre o sindicato e a empresa Senhor do Bomfim tem sido produtivas e aos poucos as melhorias estariam produzindo resultados positivos.

- Com o aumento da população temos mais pessoas utilizando o serviço. A criação do transporte cidadão também contribuiu para o aumento do fluxo de pessoas nos coletivos.
Estão sendo colocados mais veículos. Porém, sabemos que as condições de trabalho ainda estão longe do ideal. Conforme a empresa for conseguindo se adequar, melhor será o serviço prestado para a população - destacou.

Populares cobram melhorias
-Já fiquei uma hora no ponto de ônibus tentando embarcar. No horário de saída dos trabalhadores do estaleiro quem quer entrar no coletivo após o ponto de embarque na Brasfels tem que ter paciência - contou a professora Carmem Silva.
Para a assistente administrativo Fabíola de Castro Barreto a mudança no preço da passagem para um real, beneficiou a população. Porém, segundo ela, o ideal é que a frota fosse adequada à nova quantidade de usuários.

- Isto significou uma economia muito grande para quem anda de ônibus. Também acredito que se mais pessoas estão nos coletivos menos carros teremos nas ruas. Mas o que não pode são ônibus tão cheios em alguns momentos do dia - disse.
A estudante Ana Cristhiane Barbosa reclamou da presença de baratas em alguns coletivos.
- Em alguns ônibus os passageiros são obrigados a fazer a viagem com baratas nas paredes e no chão dos carros. Reconheço que ainda há pessoas que deixam lixo no ônibus e isso contribui para que apareçam estes insetos. Por outro lado a empresa deveria limpar e dedetizar os veículos - contou.

Empresa comenta reclamações
O gerente geral da viação Senhor do Bonfim, Flaviano Ferreira salientou que os coletivos trafegam respeitando o número limite de passageiros.
Segundo ele, os veículos destinados ao transporte e trabalhadores do estaleiro correspondem a carros extras e por isso não houve a diminuição no número de ônibus que atende a comunidade. Sobre a superlotação nos horários de maior fluxo de pessoas, o gerente afirmou que a necessidade de aumento da frota é avaliada de acordo com a demanda juntamente com a subsecretaria de Trânsito.
- Foram colocados 20 novos carros em operação. Atualmente temos cerca de 140 ônibus. Os veículos possuem ar condicionado, GPS e câmeras de segurança. Nos horários de pico há um maior fluxo de passageiros, mas os carros fazem os itinerários com a lotação permitida. A empresa sempre procura atender a necessidade dos usuários. No Carnaval, por exemplo, teremos uma programação especial com 40 carros extras à noite - afirmou.
Sobre a reclamação de passageiros relativas à presença de insetos, a empresa informou que há um convenio com uma empresa de dedetização para evitar este tipo de ocorrência.

- Temos um contrato de dedetização com uma empresa multinacional, certificada pelo Inea (Instituto estadual do Meio Ambiente). Os ônibus que apresentam algum problema são recolhidos e o serviço é refeito. Realizamos, também, junto à população campanhas para o uso das lixeiras dos veículos, evitando o acumulo de lixo durante as viagens - disse Flaviano que finalizou "Qualquer duvida, reclamação ou sugestão podem ser feitas pelo 0800 886 1000".

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Novo modelo Viale BRT, da Marcopolo vai circular em Caxias do Sul

sábado, 18 de fevereiro de 2012

A encarroçadora de ônibus Marcopolo vendeu a primeira unidade do seu modelo urbano mais desenvolvido.
O Viale BRT foi comprado pela Visate – Viação Santa Tereza e já começa a operar nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2012.
O veículo vai circular entre a Rua Visconde de Pelotas e os Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, cidade onde a Marcopolo possui sua sede.

Foto: Júlio Soares

Em nota divulgada à imprensa, a Marcopolo destaca os avanços do modelo, voltado para sistemas de corredores de ônibus, que são apontados como uma das soluções de mobilidade mais condizentes com as realidades econômicas e geográficas das cidades. A empresa também relata as expectativas da Visate em relação ao veículo:
“Buscando a satisfação de seu usuário, a Visate incorpora à frota do transporte coletivo um ônibus de última geração, tecnologicamente avançado, com design arrojado, conforto e capacidade de transporte elevado”, afirma Fernando Ribeiro, diretor-superintendente da empresa.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, é muito importante para a companhia e para a cidade a Visate ter sido a primeira empresa a adquirir e utilizar em suas linhas o novo Viale BRT. “A iniciativa permitirá que o usuário e, principalmente, os visitantes da Festa da Uva, sejam transportados com mais conforto, segurança, rapidez e em um dos melhores veículos urbanos já fabricados no País”, salienta Corso.
O Marcopolo Viale BRT articulado foi desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem até 21 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.
Externamente, o Viale BRT tem desenho futurista, inspirado nos mais modernos trens de alta velocidade em operação no mundo. Os vidros laterais colados garantem maior visibilidade e proporcionam uma visão panorâmica aos passageiros.
O veículo tem exclusivos conjuntos óticos dianteiros e traseiros em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Também é o primeiro ônibus urbano no mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis, mesmo durante o dia.

CONFORTO INTERNO:
Internamente, o Viale BRT inova nos conceitos de ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a adoção de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.
A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizaram, e de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada.
Para atingir o objetivo de valorizar a viagem de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários, o Viale BRT pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota.
Ideal para o transporte urbano, o Viale possui câmbio automático e sistema de segurança para que não se movimente com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.


Texto Inicial: Adamo Bazani
Texto da Matéria: Secco Comunicação



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Edital do trem-bala deve sair até abril, diz ANTT


O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse hoje que o edital do Trem de Alta Velocidade (TAV) que vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro deve ser publicado até abril. Segundo Figueiredo, a proposta está "tecnicamente" pronta, só restando a "validação política" do que foi feito pela agência.

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou, no início da tarde, por 16 votos a favor e uma abstenção, a recondução de Figueiredo ao cargo máximo da ANTT. Ao final da reunião, a presidente da comissão, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), disse que acredita ser possível votar ainda hoje a recondução dele em plenário.

Figueiredo afirmou que ainda nesta semana se reunirá com ministros envolvidos no projeto para mostrar a proposta. Em seguida, o material sobre o trem-bala seguirá para aval da presidente Dilma Rousseff. A expectativa dele, porém, é de que apenas depois do Carnaval será possível se reunir com a presidente, por questões de agenda. Depois de receber o aval da presidente, o edital poderá ser lançado dentro de um mês.

Investimento
Segundo o diretor-geral da ANTT, todo o projeto deve ficar em torno de R$ 33 bilhões. Desse valor, R$ 25 bilhões serão gastos com a obra, outros R$ 6 bilhões, para pagar o operador e outros R$ 2 bilhões serão reservados para gastos do governo, entre eles, por exemplo, desapropriações de terra e estudos de impacto ambiental decorrentes do projeto.

Figueiredo disse que, desde o mês passado, começou a contratação dos projetos executivos do TAV. O diretor-geral da ANTT pretende estar com todos os projetos executivos e avaliações imobiliárias prontas até o segundo semestre de 2012. A expectativa é de ter todas as contratações prontas - projetos executivos e do concessionário - até 2013 para iniciar a construção da obra no ano seguinte. Pelo cronograma, o trem bala ficaria pronto em 2019.

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Pernambuco: Estação de carnaval montada em terminal de ônibus promete animar usuários

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Que tal eternizar momentos de alegria e de muita festa? Esta é a proposta da Estação Clic Folia, um espaço montado pela Itamaracá Transportes no Terminal da PE-15, que durante todos os dias de carnaval vai possibilitar aos clientes usarem fantasias para serem fotografados. Haverá também um painel carnavalesco para outros clics.
                Os participantes terão as fotos publicadas na fan Page da Itamaracá, no Facebook. Uma comissão formada por funcionários da empresa elegerá as cinco melhores. Os escolhidos serão presenteados com brindes.
                O projeto começa no sábado de Zé Pereira (18/02), a partir das 8h. A iniciativa inédita faz parte da campanha “Não jogue pedra, jogue confete”, um movimento contra a depredação dos ônibus no período da festa de Momo. A ação conta ainda com arte-educadores, que de maneira descontraída, distribuirão entre os passageiros panfletos informativos, confetes, leques e preservativos.
                Tudo em busca de um carnaval no ritmo da paz, afinal Pernambuco é um estado de alegria!
Com Informações da Itamaracá Transportes
Blog Meu Transporte

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Bilhete único no transporte coletivo de Teresina passa a valer neste domingo (19)


A Prefeitura de Teresina através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que a partir do próximo domingo (19) será implantado o bilhete único para o sistema de integração das linhas urbanas de Teresina. A medida foi acordada durante reunião realizada entre estudantes e representantes da Prefeitura no dia 18 de janeiro, no auditório da Secretara Municipal de Finanças (Semf).

O sistema de integração das linhas de ônibus foi implantado no dia 2 de janeiro de 2012 Já estão integradas 33 linhas e a expectativa é que até 1º de junho mais 23 linhas sejam integradas, totalizando 56 linhas. O sistema de transporte público de Teresina conta atualmente com 91 linhas e sua integração total foi antecipada para o mês de junho deste ano.

De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, a gratuidade no segundo trecho já estava previsto no projeto de integração das linhas urbanas, mas após a reunião foi antecipada para o dia 19 de fevereiro. "Estávamos com esse trabalho todo preparado desde o início da integração. Com a realização da reunião com os estudantes apenas antecipamos a implantação do bilhete único, que passará a valer a partir do próximo domingo", acrescentou.

Lopes enfatiza ainda que o bilhete único será utilizando respeitando o limite de tempo da viagem. "O prefeito Elmano Férrer tem se empenhado bastante para a implantação do bilhete único na capital. A segunda viagem gratuita já estava prevista no nosso planejamento, e a expectativa é que até junho todas as linhas urbanas estejam 100% integradas", ressaltou.

O gerente informou ainda que a aceitação da integração das linhas urbanas por parte da população está sendo muito positiva. "Estamos satisfeitos com os resultados da integração, pois percebemos que, aos poucos, os usuários dos transportes coletivos estão se adaptando e sentido os benefícios do sistema de integração", complementou.

Lopes ressalta que a economia com o bilhete único será muito grande para todos. "Com essa nova medida as pessoas vão sentido no bolso a redução de gastos com transporte público. Além disso, o nosso serviço de transporte está mais ágil com a implantação da faixa semi exclusiva na Frei Serafim", finalizou.

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