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MP abre procedimento para apurar acidentes com trens da CPTM

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital instaurou, nesta quarta-feira, procedimento preparatório de inquérito civil para investigar os recentes acidentes com trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O objetivo é avaliar se os acidentes ocorreram por falha humana - causa apontada pela CPTM para o evento ocorrido nesta quarta-feira, na linha 7 - Rubi - , ou se aconteceram falhas técnicas, de sinalização ou de treinamento de pessoal.

A Promotoria já solicitou à CPTM informações sobre o histórico dos acidentes com trens da companhia ocorridos nos últimos seis meses. As informações solicitadas deverão ser remetidas do Ministério Público no prazo de 20 dias.

Colisão de trens
Uma colisão entre dois trens na região da Vila Clarice, no noroeste de São Paulo deixou 38 pessoas ficaram feridas. A colisão ocorreu por volta das 9h, na Estação Vila Clarice, no sentido Jundiaí - Estação da Luz. Segundo a CPTM, um trem de manutenção bateu na traseira de uma composição que levava passageiros.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes, disse que existe a hipótese de falha humana. "Isso será investigado", declarou Fernandes. A linha ficou bloqueada no sentido Estação da Luz e foi liberada no fim da manhã.

No dia 27 de janeiro, outra colisão entre trens deixou três pessoas feridas. Um trem da CPTM que trafegava pela Linha 8-Diamannte, em direção à estação Júlio Prestes, bateu em outra composição que realizava manobras. A colisão foi entre as estações Itapevi e Engenheiro Cardoso.


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Câmpus da USP ganha bilhete único próprio

São Paulo - O sistema de transporte público da Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, vai mudar. A partir do próximo dia 27, quando recomeçam as aulas na Universidade de São Paulo (USP), alunos, professores e funcionários receberão um bilhete único exclusivo para ser usado nas duas linhas de ônibus circular do local, que passarão a ser gerenciadas pela São Paulo Transporte (SPTrans), da Prefeitura. Os coletivos também começarão a ir até a Estação Butantã do Metrô - atualmente, o serviço se restringe ao interior do câmpus.
Usados por 12 mil pessoas diariamente, os ônibus circulares permanecerão grátis, mas só para quem tiver o novo cartão, denominado Bilhete USP (Busp). Hoje, qualquer pessoa, mesmo quem não estuda ou trabalha na instituição, pode usar o transporte sem pagar.
Serão 14 ônibus por linha, atendendo um percurso de 18 quilômetros de extensão. O tempo estimado de viagem é de 48 minutos. "O atendimento será diuturno (ao longo do dia e da noite). Hoje, as linhas da USP só funcionam durante o dia, já que os portões são fechados à noite", diz Adriana Schneider, assessora técnica da SPTrans. O atendimento começará por volta das 4 horas e vai até depois da meia-noite, horário similar ao de funcionamento do Metrô. Não haverá mudanças nas outras linhas da SPTrans que atendem o câmpus.
Schneider diz que é a primeira vez que outro sistema de bilhetagem é usado em coletivos da SPTrans. O Busp só será aceito nessa frota. Os ônibus terão um adesivo no para-brisa indicando que o novo cartão pode ser usado neles. Segundo o reitor da USP, João Grandino Rodas, que firmou ontem o convênio do programa com a SPTrans, ao menos 65 mil cartões serão entregues. Desses, 50 mil estão prontos. "Só não temos os dos calouros, porque não temos os nomes completos. Mas assim que as matrículas estiverem todas fechadas, mais um período de uns 15 dias, vamos tê-los", explica o reitor.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


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Usuários estão sendo prejudicados com o novo sistema integrado de transporte em Americana


No segundo dia útil de operação do sistema integrado do transporte coletivo em Americana, pelo menos cinco ônibus deixaram o Terminal Urbano de Americana completamente abarrotados, no meio da tarde de ontem, ao contrário do prometido pela Administração.

Segundo usuários ouvidos pelo LIBERAL, linhas foram suprimidas, ônibus chegam e saem lotados e funcionários das empresas de ônibus estão mal informados em relação ao sistema.

O secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, afirmou apenas que houve "alterações" em algumas linhas e informou que as pessoas não devem mais esperar o coletivo com a nomenclatura do bairro destino (ler texto).

A reportagem esteve ontem no Terminal Urbano, por volta das 16h, e constatou que pelo menos cinco linhas deixaram o local praticamente lotadas de passageiros.

A linha 210, com destino ao Parque da Liberdade e Jardim da Paz estava praticamente lotada. As linhas 220 (Mário Covas), 126 (Alvorada/Guaicurus), 201 (Jardim Brasília) e 105 (Vila Bertini/Jaguari) também estavam com passageiros no corredor. Usuários estavam inconformados com a lotação das linhas, mesmo fora do horário de pico.

"Não sei o que está acontecendo. Mas o sistema, até o momento, não me agrada. Os ônibus, mesmo em horários antes tranquilos, saem lotados", afirmou a ajudante Neusa da Silva, de 42 anos, que embarcou no coletivo 210 rumo ao Parque da Liberdade.

A mesma opinião tem o torneiro mecânico Marcio Roberto Costa, de 29 anos. Segundo ele, independente dos horários, os coletivos deixam o terminal abarrotados. "Antes neste horário (16h) não tinha tanto movimento. Olhe como está hoje", disse indignado, apontando para a quantidade de pessoas.

Itinerário

A reportagem do LIBERAL embarcou na linha 210 na tarde de ontem, que liga o Terminal Urbano ao Parque Gramado/Parque da Liberdade e o coletivo estava lotado já ao sair do terminal.

Durante o percurso, o espaço ficou cada vez apertado. "Depois da integração a qualquer hora é desse jeito. Sempre com ônibus lotado. Acho que a Prefeitura deveria resolver esse problema", disse a dona-de-casa Valdomira Feitosa, de 42 anos.

'Certas linhas não passam mais'

O secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, afirmou ontem que o grande problema no sistema de integração até o momento é que o usuário ainda aguarda o coletivo com a nomenclatura do bairro destino.

Segundo ele, em alguns casos, muitos ônibus com destino ao Terminal Urbano, por exemplo, passam pelos bairros, local em que o passageiro pode fazer a integração. Em relação à retirada de algumas linhas, o secretário disse que se trata de algumas alterações.

"O usuário tem que entender que o conceito de integração é outro. Não adiante ele ficar esperando o ônibus com a nomenclatura do bairro passar pelo ponto que vai acontecer lotação. Existem outros meios: as vezes é mais fácil desembarcar no terminal, por exemplo, e fazer a baldeação.

Em caso de dúvida volto a afirmar que as pessoas devem procurar informações com os monitores", afirmou o secretário. Segundo ele, tudo ainda é muito novo e não há possibilidade de informar 40 mil usuários de uma só vez.

"Não sei precisar em quantas linhas houve alterações. Mas em alguns locais certas linhas não passam mais.

Entretanto, outras possibilidades, mais rápidas inclusive, foram criadas para melhorar o tempo de percurso. É um processo lento, um vai informar o outro e assim por diante. É caso de se acostumar", explicou o secretário.

De acordo com ele, as informações serão levadas aos pontos com maior concentração de lotação em algumas linhas. "Estamos levando informações aos bairros", explicou.

Informações: O Liberal


   
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Projeto reserva assentos para obesos em transporte coletivo

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Projeto de Lei 2999/11, em análise na Câmara, reserva assentos para pessoas obesas no transporte público coletivo. A proposta altera a Lei do Atendimento Prioritário (10.048/00), que já prevê a reserva para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e passageiros acompanhados por crianças de colo.
Segundo o texto, os veículos de transporte coletivo a serem produzidos após um ano da publicação da lei serão planejados de forma a facilitar o acesso das pessoas obesas, como já ocorre em relação às pessoas com deficiência. No caso dos veículos já em utilização, haverá prazo de 180 dias para as adaptações necessárias.

Restrição
O autor da proposta, deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), argumenta que a lei atual é restritiva por não incluir as pessoas obesas entre as que possuem mobilidade reduzida.
“Essa lacuna é injustificável. Pesquisas médicas estimam que a obesidade afeta quatro em cada dez brasileiros. Quando se atinge o patamar da obesidade mórbida, chega-se ao limite do peso suportado pelo organismo, com reflexos negativos para ossos e articulações e para a mobilidade da pessoa”, afirma o parlamentar.

Fonte: Correio do Brasil



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EMTU quer cobrar tarifa nas linhas fazem integração nos terminais de ônibus Diadema e Piraporinha

Cerca de 40 mil moradores de Diadema, o equivalente a 10% dos 400 mil habitantes da cidade, fazem integração nos terminais de ônibus Diadema e Piraporinha, com destino a São Paulo e a outros municípios do ABC, sem pagar uma segunda tarifa. A transferência gratuita ocorre desde 1991, mas pode acabar no  próximo dia 28.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) já instalou catracas nos dois terminais de Diadema e também no de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Um adicional de tarifa de R$ 1 iria ser cobrado desde domingo passado, mas o governo do estado decidiu adiá-lo até o final do mês. Moradores de Diadema fizeram duas manifestações contra a cobrança nos últimos dias.

“Precisamos equilibrar as finanças do corredor ABD com essa cobrança, da mesma forma como já fazem as outras cidades do ABC”, afirmou nesta terça-feira o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, referindo-se aos municípios de São Bernardo, Santo André e Mauá. A EMTU quer o adicional de tarifa para contrabalançar investimentos de R$ 90 milhões no corredor.

Diadema/ O prefeito de Diadema, Mario Reali (PT), reuniu-se nesta terça à tarde com Fernandes para debater o aumento de tarifa. “Nós não vamos cobrar”, disse ele, ao alegar que o corredor é do governo do estado  e não há custos para o município.

Reali fará outra reunião com Fernandes. Se de fato não cobrar, o usuário dará R$ 1 ao embarcar nos ônibus da EMTU, mas não nos municipais de Diadema. Em São Paulo, vai pagar na ida e na volta para a EMTU e para a SPTrans.

Governo propôs subsídio, mas prefeito negouPara evitar a cobrança de adicional de tarifa nos terminais Diadema e Piraporinha, o governo do estado propôs ao prefeito Mário Reali que subsidiasse com R$ 1 cada passageiro transportado pelo corredor ABD, que tem 33 km e liga São Mateus ao Jabaquara, passando por cidades do ABC. “Não é possível”, disse  o prefeito. “Isso custaria R$ 12 milhões por ano e comprometeria toda a capacidade de investimento de Diadema.”

Usuários protestaram nesta terça contra os adicionais de tarifa que deverão ser cobrados para quem fizer integração nos terminais Diadema, Piraporinha e São Mateus. “É um absurdo”, disse Odete Borja, de 49 anos, ao lado da filha, a farmacêutica Juliana Nogueira, de 26. “Já aumentaram o Metrô e a EMTU aumentou também”, afirmou Juliana. “Como agora vão cobrar pela integração? Continuamos em pé, espremidos, e os salários continuam iguais.”

Fonte: Rede Bom Dia



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Em Curitiba, Greve de ônibus chegou ao fim e ônibus voltam a circular ainda hoje

A greve dos motoristas e cobradores de Curitiba terminou. Os trabalhadores aceitaram a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Setransp), numa assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (15), na Praça Rui Babosa em Curitiba. Com isso, os ônibus devem voltar as ruas já na tarde de hoje.

A proposta da classe patronal, levada pelo Sindimoc aos trabalhadores na assembleia que acontece às 14h de hoje, foi de 10,5% de reajuste no salário, R$ 200 de vale refeição, além de um abono único de R$ 300 no salário de junho. Os quase dois mil trabalhadores aceitaram a proposta e aos gritos comemoram o fim das negociações.

O presidente do Sindimoc, Aderson Teixeira, resumiu as negociações como uma vitória. “Temos que comemorar pelo avanço nessa negociação o que nos deixa ainda mais felizes para as próximas etapas. Além do reajuste também conseguimos um abono em junho, que é uma novidade aos trabalhadores”, disse.

Ele também confirmou que a volta da frota será imediata. “As empresas já estão se organizando para que os ônibus voltem às ruas. Nosso compromisso é de que instantaneamente a frota volte a atender à população”, apontou.

Informações: Banda B


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