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Greve dos metroviários completa uma semana am Brasília

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A greve dos metroviários no Distrito Federal completa uma semana nesta segunda-feira (19). Em uma audiência na última sexta-feira (16), o presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Distrito Federal, Ricardo Alencar Machado, pediu que a categoria volte ao trabalho e que as negociações com o governo sejam feitas somente em janeiro, após o recesso de fim de ano.

Os trabalhadores realizaram uma reunião após a decisão do TRT e não aceitaram a proposta, por isso a paralisação segue por tempo indeterminado. A categoria negocia com a empresa e o governo estadual aumento salarial.

Eles também querem melhorias no sistema de trens e estações, cumprimento do acordo coletivo e a execução de um concurso público para contratar mais funcionários.

O metrô do Distrito Federal atende diariamente cerca de 200 mil passageiros.



Fonte: R7.com


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Rio de Janeiro: BRS encurta a viagem de ônibus entre Leblon e Centro

No novo corredor do Centro (Presidente Antônio Carlos), o percurso de 1,2 quilômetro foi feito pelo coletivo em 7 minutos, numa velocidade média de 10,3km/h. O carro fez o trajeto em cinco minutos, mantendo uma velocidade média de 14,4km/h.

Motorista da linha 128 há 14 anos, Pedro Paulo da Cruz conta que o projeto do BRS melhorou muito a vida de quem depende do transporte coletivo e de quem dirige:

— Com o corredor é bem melhor. Nunca marquei no relógio, mas, com certeza, levava mais do que uma hora para fazer o trajeto. Percebo que a viagem ficou mais rápida e menos estressante.

A corretora de imóveis Vanessa Fernandes mora em Copacabana e trabalha no Centro. Ela também defende o corredor exclusivo, mas diz que a economia no tempo depende do horário:

— Hoje (ontem) está mais tranquilo. Tem dias que até o corredor engarrafa, e de nada adianta. Mas, pior ainda, é fora do corredor. Quem sofre mesmo é o carro.
 
Especialista diz que metrô ainda é melhor opção
Fernando Mac Dowell defende o metrô como transporte de massa:
— Na Linha 1, por exemplo, ele trafega a 36 Km/h e não depende de tráfego. O problema hoje do metrô são as falhas.

Problema que ontem fez o engenheiro Carlos Alberto Bacha trocar de transporte. Ele mora no Leblon e costuma ir para o Centro de metrô, mas ontem, após 20 minutos parado na estação Cardeal Arcoverde, resolveu embarcar no 128.

— O sistema apresentou problemas na estação Botafogo. Mas acabei saindo de um transporte ruim parar embarcar em outro pior — disse, enquanto tentava manter a paciência para enfrentar o congestionamento no Aterro. — A chegada ao Centro é sempre um caos, principalmente por causa dos estacionamentos em fila dupla, como na Marechal Câmara.

Fonte: Extra Online

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Em Curitiba, Câmeras são instaladas dentro de ônibus coletivo

Alguns ônibus do transporte coletivo de Curitiba receberam câmeras que vão monitorar a movimentação de passageiros. O equipamento será testado por 60 dias e visa dar mais segurança aos usuários do transporte coletivo. Terminais urbanos e estações tubo também devem receber o equipamento, que é pequeno e fica no canto dos veículos.

Os custos dos equipamentos e do acompanhamento das imagens serão arcados pela Urbanização de Curitiba (Urbs) em parceria com as empresas que operam no transporte coletivo da cidade.

A movimentação dos usuários vai ser monitorada via internet por uma central. Tudo será gravado para que em caso de roubos, assaltos ou vandalismo seja possível identificar os responsáveis. De acordo o diretor de planejamento da Urbs, Fabiano Braga Cortes, as imagens ficarão armazenadas por uma semana. “A ideia é que qualquer usuário que tenha sofrido qualquer tipo de ação dentro do sistema possa entrar em contato com a central e ter acesso a essas imagens”, explicou Cortes.

A quantidade de câmeras por veículo ainda será estipulada. Mas a previsão é de que os 2.500 ônibus que rodam pela capital paranaense recebam o equipamento. A instalação será gradual, a partir do primeiro trimestre de 2012, e as primeiras linhas beneficiadas são as Norte-Sul e as do Interbairros.

Esta fase de teste serve para aprimorar o sistema. Como nos primeiros dias usuários mexeram nas câmeras, as próximas vieram com uma proteção.


Fonte: G1 Paraná

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Em Florianópolis, Temporada de praia terá reforço de ônibus

Até 25 de dezembro os quadros de horário do transporte coletivo de Florianópolis permanecerão os mesmos. A mudança ocorre a partir do dia 26 estendendo-se até o final da temporada de verão.

Para melhor atender aos usuários, as linhas de praia e as linhas da madrugada (os populares “Madrugadões”) receberão reforços. Em ambos os períodos a fiscalização estará autorizada a liberar viagens extras, caso haja demanda.



Informações: Portal da Ilha





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Terminais rodoviários de SP devem receber quase 900 mil passageiros no feriado de Natal

Aproximadamente 894 mil pessoas devem embarcar nos terminais rodoviários da capital paulista entre os dias 22 e 27 de dezembro, época do feriado de Natal. A estimativa foi feita pela Socicam - empresa que, sob concessão do Metrô, administra os terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara.Segundo empresa, cerca de 221 mil pessoas deverão deixar a cidade de São Paulo por meio dos terminais rodoviários, entre sexta-feira (23) e sábado (24). O dia com a maior concentração de passageiros deve ser sexta-feira (23), quando 122 mil pessoas embarcam nos terminais rodoviários.

As cidades mais procuradas neste feriado são: Florianópolis, sul de Minas, Angra dos Reis, Salvador e Curitiba.

Para quem pretende deixar a cidade utilizando os terminais, a Socicam recomenda: adquirir sua passagem de forma antecipada; chegar ao terminal uma hora antes do embarque; identificar as bagagens; não descuidar das crianças; trazer documentos de todos os passageiros e procurar sempre um funcionário ou segurança devidamente identificado, ou ainda, dirigir-se ao balcão de informações para o esclarecimento de eventuais dúvidas.

A Socicam realizará operações especiais na época. Por isso, os terminais contarão com um aumento de 15% no quadro de funcionários das áreas de operação, limpeza, manutenção e segurança.

Veja mais informações sobre os terminais:

Terminal Tietê - Linhas para regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país, interior de São Paulo, litoral norte, litoral capixaba, Minas Gerais, Rio de Janeiro e linhas internacionais para o Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru.

Terminal Barra Funda - Linhas para cidades paranaenses, região de Sorocaba e Vale do Ribeira, oeste de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Porto Velho (RO).

Terminal Jabaquara - Linhas para Santos, São Vicente, Guarujá e demais cidades do litoral sul de São Paulo.

Fonte: R7.com

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Integração de ônibus vai cobrar R$ 3,15 dos usuários do transporte coletivo em Teresina

A integração das linhas dos ônibus coletivos de Teresina começará no dia 02 de janeiro. Junto com a mudança, a passagem do transporte passará dos R$ 1,90 para R$ 2,10, conforme a planilha de custos de 2011.

“É bom lembrar que não está havendo reajuste. O que está acontecendo, é voltando ao valor que foi proposto para iniciar em setembro”, disse durante entrevista a um canal de televisão superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Os usuários que possuem bilhete eletrônico irão pagar apenas meia passagem na segunda viagem se utilizarem este segundo ônibus no período de uma hora. Os estudantes pagarão, respectivamente, meia e ¼ de passagem.

“O que o nosso prefeito está dando hoje na integração, é fazendo com que você que está pagando duas passagens, no término das duas passagens, com o sistema de integração temporal, só vai ser pago R$ 3,15, que equivale uma passagem e meia”, disse Alzenir explicando ainda que o estudante vai pagar meia da meia.

Alzenir Porto esclareceu durante entrevista que a prefeitura de Teresina fez sua parte e chamou atenção para o governo do estadual.

“Quem adentrou com a outra meia foi a prefeitura de Teresina através da desoneração fiscal. O governo do Estado pode nos ajudar no que tange a questão do ICMS, óleo diesel, IPA, e outros impostos a exemplo de Fortaleza. A gente pretende em um curto espaço de tempo chegar à passagem única. Vai depender exclusivamente da colaboração daqueles podem desonerar sua parte. Estamos fazendo a parte da prefeitura e a prefeitura conseguiu tirar a meia passagem, que é uma grande economia”, explicou a superintendente do Strans.


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No Rio, Ônibus intermunicipais não param no BRS do Centro

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os passageiros de ônibus intermunicipais que passam pelo Centro devem ficar atentos. Começou no sábado, nas avenidas Presidente Antônio Carlos e 1º de Março, o sistema de tráfego rápido BRS. Com ele, 55 linhas que vêm de outras cidades não vão mais parar nestas duas vias, e pontos de embarque e desembarque mudaram.

Quarenta mil passageiros usam diariamente 14 linhas intermunicipais que circulam pelo corredor BRS, mas ainda há falta de informação sobre ele. O problema é resultado do desentendimento entre a prefeitura e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro).

Para pegar ônibus, alguns vão ter que andar cerca de 1,5 quilômetro do antigo ponto ao atual. Problema que não devem ter, no entanto, os passageiros das 71 linhas municipais que circulam na região. Há mais de 20 dias, estão sendo distribuídos no Centro panfletos informando sobre as alterações.

Os pontos de parada foram reagrupados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4 e BRS 5. O corredor estará em operação das 6h às 21h em dias de semana e das 6h às 14h aos sábados. Nesse horário, na faixa exclusiva, carros só poderão circular por um quarteirão, para dobrar à direita.

Para o BRS do Centro, foram reduzidos 15% da frota de ônibus municipais que passam pelo local. Isso deve traduzir-se, a longo prazo, em redução de tempo de viagem em até 30%.

O próximo corredor exclusivo será adotado na Avenida Rio Branco, da Candelária à Cinelândia, no próximo dia 27. “Em janeiro faremos o BRS da Avenida Presidente Vargas. E então vamos partir para a implementação na Zona Norte”, prometeu o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

O presidente da Fetranspor, Edmundo Fornasari, disse acreditar no sucesso do corredor exclusivo no Centro do Rio. “Mais de 70% da população urbana que usa transporte público utilizam o ônibus. Em Copacabana, houve um aumento de 5% de passageiros nos ônibus porque as pessoas notaram que ganham tempo. A gente não pode virar uma São Paulo”, alerta Edmundo Fornasari.




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Sistema de transporte coletivo urbano que será implantado em Ribeirão Preto terá padrão de metrópole

O sistema de transporte coletivo urbano que será implantado em Ribeirão Preto após a nova licitação entrar em vigor é semelhante ao adotado em municípios brasileiros com mais de um milhão de habitantes.

É o que afirmam especialistas ouvidos pelo A Cidade, que consideram o modelo "audacioso" para o porte do município.

Foto: matheus urenha
Pela nova proposta, serão criadas linhas diametrais, circulares e perimetrais. Esses sistemas permitem a interligação de algumas regiões sem que os ônibus passem obrigatoriamente pelo Centro. A licitação da nova rede será aberta nos próximos dias.
O especialista de transporte da Unicamp, Carlos Alberto Bandeira de Guimarães, avalia que a proposta é consistente. "É uma surpresa a adoção de um padrão significativo para uma cidade do porte de Ribeirão. A iniciativa demonstra que a Transerp desenvolveu a rede com apoio de pesquisas de origem e destino", diz.

Para o professor, a mudança vai permitir agilidade maior no transporte público, com queda no tempo das viagens, tornando-se assim mais atrativo para uma parcela da população que usa apenas carro de passeio para se deslocar.

Com o corredor diametral Norte/Sul 1, duas importantes regiões de Ribeirão serão interligadas sem passar pelo quadrilátero central. Assim, o tempo de viagem reduzir em 50% para quem vai da avenida Brasil (zona Norte) até o RibeirãoShopping (zona Sul).
No modelo atual a viagem leva, em média, uma hora e meia. Isso porque exige-se integração no Centro, já que a rede atual é do tipo radial - os ônibus operam as linhas bairro/Centro e com destino inverso.

Já o especialista em transporte e trânsito da USP de São Carlos, Coca Ferraz, afirma que a proposta da Transerp é adequada para Ribeirão, caso esteja fundamentada em pesquisa de origem e destino.

"A mudança abre caminho para possíveis melhorias no trânsito. Com a retirada de ônibus do quadrilátero central, mesmo que em número pequeno, haverá um impacto positivo", diz.

O líder de uma comissão de motoristas de ônibus em Ribeirão, José Carlos da Silva, avalia que a nova rede trará avanços significativos para os usuários. "Ribeirão Preto passará a ser uma referência. O transporte público terá uma agilidade maior", diz.
Projeto ‘completo’ em 2014A empresa ou consórcio que vencer a licitação da nova rede do transporte público de Ribeirão Preto terá prazo de dois anos e meio após a assinatura do contrato, para concluir todos os investimentos. Como a previsão da Transerp é concluir a licitação na metade de 2012, as melhorias devem ser todas realizadas até o fim de 2014.

O valor previsto pelo edital é de R$ 131 milhões. Serão construídas duas estações no Centro. Uma delas, a da Catedral será modular, assim como as existentes em Curitiba. Além disso, haverá oito terminais em várias regiões da cidade.

Os dados foram divulgados durante a última semana. O diretor de Transportes da Transerp, José Mauro de Araújo, explicou que o novo modelo busca tornar o transporte coletivo mais atrativo para a população. "Se disponibilizarmos um serviço de qualidade, conseguimos atrair novos usuários do transporte coletivo", diz.

Fonte:  A Cidade


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